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Facebook Ads vs Google Adwords: quem ganha esse duelo? Descubra!

10 minutos de leitura

Senhoras e senhores, sejam bem-vindos ao maior duelo virtual de todos os tempos! Dois gigantes da internet se enfrentam pelo título de melhor plataforma para divulgação digital. Do lado direito do ringue: Google Ads. Do lado esquerdo do ringue: Facebook Ads. E no meio dos dois: você.

Mas antes de analisar em detalhes as forças e peculiaridades do Google Ads e do Facebook Ads, é importante conhecer melhor cada uma das ferramentas de mídia paga.

Como funciona o Google Ads?

O Google Ads é uma plataforma de pesquisas focada em segmentar palavras-chave e textos (pagos ou não), que aparecem em posição de destaque na busca orgânica mais utilizada do mundo.

Por meio da propaganda com custo por clique, as empresas pagam pela oportunidade de aumentar o tráfego dos seus sites ou aplicativos. Além disso, é possível segmentar a campanha por imagens em sites e blogs e ainda por vídeos, graças ao YouTube, marca pertencente ao Google.

O Google Ads ainda conta com as seguintes ferramentas sob seu guarda-chuva:

  • Rede de Display: são espaços para anunciar em sites como portais de notícias e blogs. Também é possível segmentar campanhas e incentivar o público a notar sua empresa, considerar suas ofertas e fazer as ações que você deseja. Está disponível em diversos formatos, como banner, texto e Gmail;
  • Rede de Pesquisa: a rede de pesquisa é exibida nos resultados de busca, para determinadas palavras-chave. Elas ficam em destaque no início e no fim da página, com um pequeno aviso que diz tratar-se de mídia paga;
  • YouTube: como anunciante, é possível criar campanhas que são mostradas antes, durante e depois de vídeos no YouTube – que, caso você não saiba, pertence ao Google. É possível segmentar o público-alvo de acordo com idade, local, interesses e muito mais;
  • Shopping: com os anúncios desta categoria, você exibe seus produtos nos resultados de busca da seção Shopping do Google. Ou seja, aqui já é focado em uma venda final;
  • Aplicativos: com esse formato, é possível impulsionar a instalação de aplicativos das redes do Google.

Quer saber mais sobre o Google Ads? Assista ao vídeo a seguir!

Como funciona o Facebook Ads?

Em vez de usar palavras-chave como o Google, o Facebook Ads permite que as empresas segmentem seu público-alvo baseando-se no comportamento e nos interesses das pessoas. É possível atingir a audiência desejada com base em critérios, como:

  • área geográfica;
  • faixa etária;
  • gênero;
  • emprego;
  • status de relacionamento;
  • nível educacional;
  • idade dos filhos, etc.

O Facebook Ads também conta com diferentes tipos de anúncios, quer ver quais são? Continue a leitura!

  • Reconhecimento da marca: esse tipo de anúncio do Facebook Ads tem o objetivo de alcançar pessoas com maior probabilidade de prestar atenção nos seus anúncios e aumentar o reconhecimento da sua marca;
  • Alcance: exibe seu anúncio para o máximo de pessoas;
  • Tráfego: essa é uma alternativa bem interessante, já que você tem a possibilidade de enviar o público atingido pelo anúncio para seu site ou também para suas landing pages, aumentando o tráfego nessas páginas;
  • Envolvimento: faz mais pessoas verem sua publicação ou página e se envolverem com ela. O envolvimento pode incluir comentários, compartilhamentos, curtidas, participações no evento e obtenções de oferta;
  • Visualizações do vídeo: promove vídeos para aumentar a conscientização sobre a sua marca;
  • Geração de cadastros: coleta informações de cadastros de pessoas interessadas nos seus negócios quando o usuário clica no banner do anúncio e é direcionado a uma landing page fora do Facebook, na qual preenche informações em troca de algum produto ou serviço;
  • Conversões: leva as pessoas a executarem ações no seu site ou aplicativo, como adicionar informações de pagamento ou fazer uma compra. É necessário usar o pixel do Facebook ou eventos do aplicativo para rastrear e medir conversões.

Agora que você conhece melhor cada um dos serviços, chegou a hora do verdadeiro duelo de forças começar. Qual será a melhor opção para promover a sua marca?

Quais são os pontos positivos do Facebook Ads?

Enorme audiência

O Facebook tem 1.71 bilhão de usuários ativos mensais — e esse número continua a crescer. 

Perceba que a quantidade disponível de audiência para os anunciantes corresponde a nada mais e nada menos que um quinto da população global. 

Com a segmentação de público do Facebook Ads, é possível impactar, por exemplo, todos os países de língua portuguesa no mundo.

Diferentes opções de formatos de conteúdo

Investir em diferentes tipos de conteúdos digitais é uma estratégia efetiva para qualquer segmento de negócio, concorda?

Por que isso acontece? Porque o comportamento do consumidor atual demanda dinamismo e inovação por parte dos empreendedores. 

Com o Facebook Ads, sua empresa pode escolher entre veicular anúncios nos formatos: 

  • vídeo;
  • imagem;
  • coleção;
  • carrossel;
  • experiência instantânea.

Alta segmentação de público

O trunfo da segmentação de público é um dos pontos altos que favorecem a escolha entre Facebook Ads e Google Ads. Na primeira opção, é possível determinar, com alto nível de detalhamento, qual o público-alvo de cada anúncio veiculado. 

Sendo assim, empresas que estudam o comportamento de seus consumidores e que conhecem as buyer personas do negócio tendem a ter sucesso na estratégia. 

Disponibilidade de dados para análise

Usar a inteligência de dados a partir de relatórios é uma das maiores vantagens competitivas de uma empresa, sabia?

Isso porque, estas informações podem dar uma dimensão completa sobre o desempenho das ações digitais, bem como sobre o comportamento do consumidor diante daquele estímulo. A partir daí, a companhia pode otimizar sua estratégia ou direcioná-la em busca de resultados mais efetivos. 

No Facebook Ads, os relatórios ficam disponíveis no Gerenciador de Negócios da plataforma. 

Quais são os pontos negativos do Facebook Ads?

A falta de visualizações orgânicas

A menos que você pague, ninguém verá o seu anúncio no Facebook. Quem decide qual conteúdo é importante para os usuários é um algoritmo, que tem em mãos uma quantidade exorbitante de informações. 

Está sendo cada vez mais difícil ser visto em um mar de dados. Por isso, é preciso pagar pelo bote salva-vidas.

Dificuldade em promover certos conteúdos

Mesmo pagando pelo serviço do Facebook Ads, o algoritmo pode ter dificuldades na hora de promover o conteúdo, caso a sua empresa queira vender algo que não é popular entre os usuários.

O seu produto pode ser considerado “chato” pela audiência e, por conta disso, aparecerá menos na linha do tempo. Por exemplo: a sua empresa vende seguros de vida e decide anunciar em uma rede social composta, em sua maioria, por jovens. É de se esperar que esse tipo de anúncio passe batido, já que não é uma preocupação comum da faixa etária citada.

Restrições

O Facebook restringe conteúdo envolvendo álcool, promessas de emagrecimento e anúncios voltados para maiores de 18 anos. Empresas relacionadas a esses ramos encontrarão sérias dificuldades para atingir um bom público.

Alto custo de manutenção

Com o passar do tempo, os custos para anunciar tendem a aumentar. Isso acontece em razão do crescimento da demanda de empresas querendo anunciar na plataforma.

Dependência do patrocínio para alcançar tráfego

Empresas que começam a investir no Facebook Ads precisam tornar a estratégia permanente, sempre! Ao interromper bruscamente a rotina de anúncios, é comum que as marcas tenham quedas abruptas em seu engajamento e tráfego na plataforma. 

Quais são os pontos positivos do Google Ads?

Popularidade

O Google é o buscador mais conhecido do mundo, e por tabela, o Ads é a maior plataforma de custo por clique existente no mercado. Para se ter uma ideia, os processadores do Google analisam mais de 40 mil pesquisas por segundo, o que equivale a impressionantes 3.5 bilhões por dia!

Decisão de compra

Por meio do Ads, é possível mirar na audiência que está decidida a consumir determinado produto ou serviço. Esse é o público que já conhece a sua marca e precisa apenas adquirir um novo exemplar. Com essa função, fica muito mais fácil aumentar as chances de realizar uma venda.

Possibilidade de otimização de campanhas veiculadas 

Você sabia que um dos grandes diferenciais do Google Ads é a possibilidade de otimizar campanhas que já estejam no ar? Isso significa que, na medida em que perceber falhas no direcionamento ou engajamento da publicidade, você pode pausar e ajustar a campanha conforme a demanda. 

Assim, sua empresa evita o gasto desnecessário de verba em uma campanha mal direcionada. 

Análise de resultados

Assim como o Facebook Ads, o Google Ads oferece uma completa plataforma para análise de resultados: o Google Analytics. Ela possibilita o acompanhamento dos resultados da campanha sob diversos aspectos: cliques, visitas ao site, conversão, etc.

Já que falamos em Google Analytics, veja um vídeo sobre o assunto!

Usabilidade da plataforma

A interface da plataforma Google Ads é muito simples e intuitiva. Isso faz com que não seja necessário ter equipes altamente especializadas para operar e testar as funcionalidades disponíveis. 

Quais são os pontos negativos do Google Ads?

Segmentação não tão eficiente

O Ads se prende ao que a audiência está procurando e de onde vem a procura, enquanto fatores como idade, gênero e interesses ficam de fora. Isso quer dizer que os seus anúncios podem ter que gastar tempo em “retoques” durante a campanha para se adequarem melhor aos resultados pretendidos.

Necessidade de conhecer com precisão os desejos do cliente

Para anunciar no Google Ads, é preciso saber com precisão as palavras-chave buscadas pelos potenciais clientes. Do contrário, será difícil alcançar consumidores com verdadeiro potencial de compra.

O custo por clique que pode sair caro

Se a sua empresa quer ser vista, o custo por clique é uma excelente ferramenta. Mas isso significa que você paga ao Google determinada quantia a cada clique no seu anúncio, mesmo que o usuário não compre nada. 

No final das contas, é possível que você pague por visitantes que nunca pretendiam consumir o seu produto ou serviço. Um erro na estratégia pode sair muito caro. 

O futuro é o GA4?

O GA4 pode ser considerado uma versão melhorada do Universal Google Analytics, que era a versão mais atual até então.

Ele foi criado para se adaptar às várias regras de privacidade de dados que surgiram nos últimos anos, mas seu maior diferencial está no fato de que toda sua estrutura é feita com base em Machine Learning.

Suas principais funcionalidades são: 

  • Cookieless: o GA4 não armazenará cookies (informações navegacionais sobre um usuário) de terceiros, respeitando as novas diretrizes de proteção de dados;
  • Eventos: para analisar cliques externos no GA4, os parâmetros são ‘link_classes’, ‘link_domain’, ‘link_id’ e ‘link_url’;
  • Relatórios: essa nova versão do GA reduziu bastante o número de relatórios no painel. Esse ponto deixou a plataforma com uma usabilidade mais intuitiva, tornando fácil encontrar o relatório que precisa e também melhorando a parte de personalização;
  • Machine Learning: a barra de ferramenta do GA4 também trará insights automatizados. Se você buscar “usuários do Brasil nos últimos 30 dias”, a plataforma responde automaticamente.

Vale a pena investir em anúncios digitais?

Somente no ano de 2015, o Facebook faturou 1.6 bilhões de dólares, e 80% veio de anúncios mobile. 

Enquanto isso, o Google gerou incríveis 75 bilhões, vindos principalmente do Ads. Isso significa que os acionistas dessas duas empresas estão com a conta bancária cheia, mas também quer dizer que os anúncios digitais de fato funcionam.

Nenhum anunciante voltaria a usar Facebook Ads ou Google Ads se os serviços não dessem resultado, o importante aqui é saber usar corretamente as duas ferramentas. 

De início, pode até parecer simples implantar e gerenciar uma campanha de Google Ads ou de Facebook Ads, mas, a bem da verdade, há diversos detalhes que precisam ser observados constantemente para que sua campanha tenha o melhor custo e benefício.

E o vencedor é…?

Chega de suspense. O vencedor é você! Isso mesmo, você anunciante, empreendedor, profissional autônomo ou artista que quer divulgar qualquer produto ou serviço para mais pessoas. A competição entre dois gigantes sempre resulta em melhores acordos, taxas e serviços. Felizmente, a mídia digital não está nas mãos de uma única empresa com poderes ilimitados.

Algo muito importante para você analisar antes de decidir onde irá investir é que os anúncios do Facebook funcionam muito bem para construir e consolidar a marca do seu negócio, além de desenvolver relacionamento com os seus clientes e possíveis clientes.

Por outro lado, os anúncios no Google Ads apresentam uma melhoria direta e mais rápida nos resultados de vendas, pois ele apresenta uma taxa de conversão visita/compra mais alta

Nesses casos, é como colocar a sua empresa no lugar e hora certa, já que o possível cliente clique no anúncio quando estava procurando por um assunto relacionado ao produto ou serviço que você oferece. Portanto, nesse caso, ele está em um estágio de “interesse”, mais próximo de efetuar a compra.

Mas, a bem da verdade, você não precisa decidir entre Facebook Ads ou Google Ads, mas sim em qual deles irá focar dependendo da sua estratégia. Existem muitos benefícios no uso combinado das duas ferramentas. 

O melhor dos mundos é poder atingir a maior audiência possível por meio de anúncios com texto ou imagem, para um público amplo e interessado na sua marca. Portanto, aproveite os pontos positivos dos dois para alavancar o seu negócio.

Agora que você tem uma visão ampla do Facebook Ads e do Google Ads, é hora de concentrar os esforços no marketing digital da sua empresa. Conheça as soluções de mídia paga da Hubify!

Oscar Sigaki
Engenheiro formado pela FEI, com MBA em Gestão de Negócios pela FGV e Professor de Pós-Graduação no curso de Marketing Digital na UMC. Já foi responsável pelo marketing de performance em projetos como Vivo, Smiles, Kroton, entre outros. Hoje é sócio e CGO da 8D Hubify.
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