Texto publicado originalmente em 04 de outubro de 2017.
Olá, queridos leitores da Hubify, tudo certo com vocês? Aqui é o Marcio, analista de marketing da Hubify! Sou um dos responsáveis pelos anúncios em mídia tanto da Hubify como de nossos clientes, e já escrevi alguns artigos aqui no blog, como aquelas dicas para um site dar resultado e dicas de marketing no dia das crianças.
Mas hoje o tema é um pouco diferente! Aliás, vou falar de algo que entendo bem: como o marketing digital pode ser (bem) aplicado na preparação para a Black Friday.
Meu interesse em especial sobre a data se iniciou quando, conversando com um parceiro da Hubify ainda no ano passado, descobri que, em 2016, o mês de novembro vendeu mais do que todos os outros meses juntos! Isso por conta da Black Friday.
Além disso, se os números já foram excelentes em 2016, em 2017 foram ainda melhores, com um crescimento de 16% em relação ao ano anterior!
Diante disso, fica fácil perceber o potencial da data para incrementar as Vendas e o Marketing.
Se interessou também? Então, bora pro aprendizado!
Primeiro, vamos fazer uma gincana! O que o Dia de Ação de Graças, o happy hour de sexta-feira e o boom de vendas no varejo em datas especiais têm em comum? Isso mesmo, a Black Friday!
Ué, mas como assim?
Bem, se você vive na Coreia do Norte (que não deve ser o caso), com certeza você já ouviu falar sobre as promoções de Black Friday, que acontecem na sexta-feira depois do feriado de Ação de Graças, que é comemorado na 4ª quinta-feira de novembro.
Mas como surgiu essa loucura do varejo? Tudo começou nos EUA, quando dois homens tentaram enriquecer comprando e vendendo muitas ações na Bolsa de Valores de Nova York, elevando o preço com fomentação e tentando vender tudo de uma só vez, isso no ano de 1869. Até parece o livro “O Lobo de Wall Street”, não é?
Contudo, com o intuito de proteger a economia local, o governo corrigiu a distorção de valores e fez com que o preço de várias ações caísse, caracterizando esse dia como a “Black Friday”.
De lá pra cá, muita coisa mudou, as pessoas não possuem mais tanto controle de ações na bolsa, o ouro não é o único ativo de valor que fazia as ações do mundo balançarem e hoje o governo não precisa intervir para os preços caírem, o próprio varejo se encarrega disso criando promoções para impulsionar vendas.
O primeiro e mais óbvio dos motivos são os números dessa data, que, agora, também movimenta milhões de reais no Brasil. Por exemplo, em 2017, o e-commerce brasileiro movimentou R$2,1 bilhões, apresentando alta de 10,3% com relação ao faturamento de R$1,9 bilhão registrado em 2016 no mesmo período.
Apenas para fins de comparação, em 2011, nos primeiros passos do evento no Brasil, a data representou, para o comércio eletrônico, menos de R$1 milhão em vendas. Contudo, em 2015 esse número atingiu a marca de R$1 bilhão em vendas e, dois anos depois, passou dos R$2 bilhões.
É muito dinheiro, não é? Pois saiba que as perspectivas para 2018 são ainda mais otimistas, já que, de acordo com dados do E-bit divulgados durante o Seller Day, a data promete um novo crescimento na casa dos 15%!
Os outros motivos são ainda mais simples: as dicas que daremos hoje são práticas, validadas no mercado, usadas por grandes players e podem perfeitamente ser adaptadas para a sua realidade. Gostou? Então confira nossos ensinamentos abaixo.
Antes de começarmos, lembre-se: essa dica não vale somente na Black Friday. A todo momento e em qualquer oportunidade de venda, o primeiro passo para fazê-lo com qualidade é conhecer bem o público com quem você está lidando.
Para iniciar qualquer relacionamento e oferta de valor, você precisa, primeiro, saber onde está o seu cliente, como ele se comporta no dia-a-dia e durante a compra, como ele prefere pagar ou receber seu produto, quais tipos de catálogos e variedades mais o agradam, entre outros fatores. A regra aqui é você saber tanto sobre o seu cliente a ponto de conseguir impactá-lo com suas promoções no lugar certo e no momento mais adequado.
Quer um exemplo? Imagine que você utiliza uma conta no Instagram para divulgar o seu salão de beleza, postando fotos dos trabalhos que faz no dia-a-dia. Imaginou? No Instagram, o seu público interage frequentemente, curtindo, e buscando mais informações sobre seus seviços.
Já outros canais do seu salão, como o Facebook, por exemplo, são mais “parados” e costumam atrair menos a atenção dos seus clientes. Neste caso, faria sentido você trabalhar uma promoção para a Black Friday focando a estrutura e os investimentos para conversão no Facebook?
Provavelmente não. Afinal, como o contato é maior via Instagram, é mais provável que seja este o “lugar certo” em que seu cliente estará esperando sua chegada!
Próxima dica!
Quem nunca pegou aquele chocolate em promoção na fila do mercado? Ou comeu um pouquinho a mais por conta do brinde? Ou, ainda, fez fila nas lojas por grandes descontos? Por isso, promoções com datas de validade são importantes e essenciais para gerar reboliço e vendas.
Muito do que compramos não é pela razão, mas sim por impulso, ou seja, agindo com a emoção, e o sentimento de “escassez” é um dos gatilhos mais fortes para gerar vendas.
Essa é uma dica que, de certa forma, é reflexo da anterior, uma vez que também trabalhar o gatilho da escassez.
Por que os comerciais das Casas Bahia são sempre iguais e não mudam há um bom tempo? Porque é um formato que dá certo!
“Só hoje”, “para os primeiros 50 clientes”, “enquanto durarem os estoques”, “corra”, “compre agora”, “é por pouco tempo”… Ufa! São vários os gatilhos que geram senso de urgência e buscam incentivar o consumidor a buscar seu produto o quanto antes. Afinal, ele está próximo de perder sua oportunidade – lembra da escassez?
E, na Black Friday, essas técnicas de comunicação são indispensáveis! Além de gerar esse sentimento no consumidor, elas ajudam a demonstrar um maior valor pertencente ao seu produto.
Mas tenha muito cuidado para não ser exagerado ao extremo! Tenha em mente de que você deve ser urgente e prioridade, mas não inconveniente (imagine o comercial das Casas Bahia passando a cada 2 minutos; não é legal).
Com a internet, tudo tem o poder de tomar proporções gigantescas! E é tudo mesmo, não só os memes e vídeos de gatinhos, mas até – e talvez principalmente – a popularidade negativa envolvendo quaisquer temas.
E, caso você trabalhe de maneira incorreta suas estratégias promocionais, sua marca também pode ser alvo dessa popularidade indesejada. Por isso é preciso muito cuidado para não errar e não expor nenhuma fraqueza.
Por exemplo, existe um site especializado em encontrar promoções “fake”, as chamadas “black fraudes” (clique aqui para acessar esse site).
Por isso, se for entrar nessa oportunidade, seja verdadeiro!
Ah, chegou a o dia mais esperado de novembro, suas promoções estão chamando muita atenção, os anúncios no Google Ads e no Facebook então, estão bombando! Está tudo correndo muito bem, não é mesmo?
Pois é, pode ser que não! Você pensou na sua Logística? Pois não adianta apenas atrair consumidores, sem poder oferecer condições ideais para atendê-los.
Mantenha o estoque sempre cheio, planeje entregas no prazo, prepare sua logística total para satisfazer o cliente e cumprir prazos, fato que retém, fideliza e pode agregar valor para sua marca por conta das avaliações positivas que ela receberá na internet.
Já imaginou comprar um presente na Black Friday e receber ele depois do Natal? Ninguém merece, né?
Vai vender na internet? Ótimo, lembre-se de arrumar a casa e receber seus visitantes da melhor forma possível!
De nada adianta cuidar de tudo e esquecer do mais importante: o site. Por isso, certifique-se de que seu site comportará grandes tráfegos, não haverá bugs, não cairá e garantirá muitas vendas!
Aliás, há algum tempo fizemos um artigo especial sobre o Google Analytics, uma ferramenta gratuita extremamente importante para você mapear dados e melhorar o seu site! E se você precisar mudar a cara do seu site, leia nosso texto sobre a escolha do novo layout!
Você pode até não gostar de usar cartão de crédito, ou receber clientes que costumam pagar apenas em dinheiro (mesmo sendo muito difícil). Mas opção não é regra, então você pode perder muitos clientes, caso tenha opções limitadas de pagamento pela aquisição dos seus produtos.
Na Black Friday, por conta das promoções, pode ser que você receba muitos clientes novos. Por isso é importante ampliar as formas de pagamento, para diversificar as opções e garantir que todas as compras aconteçam!
Apesar de ser muito bom conquistar novos cliente, melhor ainda é fidelizar os antigos!
Por isso, faça promoções de com descontos especiais para os seus clientes antigos. Inclusive, faça progressivamente, de acordo com sua fidelidade e ticket médio!
Trata-se de valorizar quem sempre está por perto te ajudando!
Com os dados da sua empresa, você consegue ofertar os produtos que eles mais desejam e estão propensos a comprar. Assim a conversão é mais possível! E, acredite: essa é uma das técnicas mais simples e eficazes do marketing digital de performance!
Opte pelo relacionamento!
Vamos supor que você vende eletrônicos:
Nada de fazer promoções com produtos que vendem pouco, só pra girar o estoque e você se livrar daquele headset que está na prateleira há 2 anos. Nem pense, também, em olhar para suportes para celular, antenas de TV antigas ou baterias de notebook.
Faça promoções com os produtos mais desejados, aqueles que fazem o olho do seu cliente brilhar e a sua loja aparecer para o público. Assim você ganha em escala, credibilidade e reforça a marca!
Promoções não se divulgam sozinhas, não é mesmo? Então, mãos à obra! Invista em anúncios para lucrar em larga escala e faturar muito na Black Friday!
Trabalhe na internet e ela te trará muitas vantagens! Mas lembre-se: faça tudo com muita coerência e seja assertivo!
Trabalhar com conteúdo relevante e visual adequado – sempre alinhado à sua marca – dentro dos seus anúncios também ajudará a atrair mais olhares e trazer maior credibilidade e força ao seu material.
Para te ajudar, temos 2 guias bem práticos de como anunciar e otimizar sua campanha no Adwords!
Imagina que chato seria se você comprasse pãezinhos todos os dias na padaria perto da sua casa, mas, mesmo assim, o padeiro nunca lembrasse de você ou te chamasse pelo nome.
Pois é, isso é questão de relacionamento. Se você não trata seu público pelo nome e não continua se relacionando com ele após a venda, certamente encontrará dificuldades para engajá-lo além dos hábitos que ele já mantém.
Imagine a dificuldade que o padeiro que não lembra seu nome teria para oferecer a você um salgado ou um foleado mais caros que o pãozinho que você compra, mesmo que sejam muito mais saborosos.
O mesmo vale para você: se quiser continuar vendendo para o seu cliente, não apareça para ele somente para oferecer produtos, mas mostre que você se importa com ele e com sua informação sobre os principais ideais acerca de sua marca.
Mostre sinceridade e transparência e você ganhará (muita) confiança do seu público!
Gostou das nossas dicas? Várias das soluções citadas acima são serviços prestados por nós, da Hubify! E, se você quiser saber mais sobre as nossas soluções e preços, clique aqui e entre em contato conosco!