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7 tipos de e-mail marketing para melhorar sua estratégia

6 minutos de leitura

Quem trabalha com marketing sabe da importância de investir em ações práticas para que as marcas se comuniquem com o público. Não é para menos que uma das mais efetivas é justamente a do disparo de e-mail marketing. Uma atividade que, além de abarcar diversas finalidades, também facilita a mensuração do retorno obtido. Porém, será que você sabe quais são os diferentes tipos de e-mail marketing que existem?

Foi pensando nessa questão que preparamos este post. Continue lendo e fique bem informado sobre o assunto e como potencializar os seus resultados com essa ação!

Quais os tipos de e-mail marketing mais comuns?

Neste primeiro tópico, nós vamos apresentar os principais modelos de e-mail marketing adotados no mercado brasileiro. Aqueles que são usados, por exemplo, para potencializar as vendas e estabelecer um canal de interação com os consumidores.

Além, é claro, de gerar e converter leads, promover conteúdo de outras plataformas da marca e divulgar produtos e serviços das empresas. Fique atento à lista que preparamos!

1. E-mail de prospecção

O e-mail de prospecção, como o nome já entrega, é a mensagem enviada para potenciais novos clientes. Isto é, pessoas que estão interessadas no serviço ou produto da empresa, mas ainda não se decidiram pela aquisição. 

Portanto, o objetivo aqui é reforçar as vantagens da marca em relação aos concorrentes e incentivá-los a fechar o negócio.

Nesse cenário, é importante que você tenha e-mails customizados para o perfil do cliente. Também é útil trabalhar oferta especial de descontos ou promoções para a primeira compra.

2. Newsletters

As newsletters são mensagens com teor informativo e de atualização enviadas com frequência, muitas vezes, semanal. Elas são personalizadas para pessoas que são clientes da empresa ou têm interesse nela. Para recebê-las, o público geralmente se inscreve nesse serviço por meio do site, do blog ou mesmo das redes sociais da organização.

Para trabalhar adequadamente as newsletters, é interessante que você diversifique o teor dos e-mails. Por exemplo, utilizando-os para divulgar novidades da marca, lançamento de produtos e serviços e datas comemorativas com ofertas e promoções.

Além disso, é interessante que elas tragam artigos e postagens da estratégia de marketing de conteúdo. Assim, a empresa constrói uma relação com o público. Algo que vai além do mero consumo, se fazendo presente em outros assuntos da rotina.

3. Campanhas promocionais

As campanhas promocionais não têm mistério. Elas focam na divulgação das ofertas da marca em datas específicas para o mercado, como o Natal ou a Black Friday. Períodos em que há grande oferta e procura de produtos e serviços, tanto nos estabelecimentos físicos, quanto nos e-commerces.

Para otimizar o e-mail marketing aqui é importante ter um cronograma de disparo conforme a proximidade das datas. Além disso, é preciso pensar em disparos segmentados com promoções especiais para diferentes nichos. Outro ponto útil são as mensagens de engajamento para aqueles usuários que até abrem os e-mails, mas não acessam os links deles.

4. E-mail de criação de relação

O e-mail de criação de relação tem dois focos distintos. O primeiro é a obtenção de informações do usuário que serão úteis para o planejamento de ações futuras. 

Já a segunda é a construção de vínculo com a empresa. São mensagens enviadas de forma mais esporádica e espaçada, geralmente com foco em pessoas que fizeram aquisições recentes.

Quando você quer utilizá-lo na sua estratégia de marketing, vale a pena pensar no uso de modelos temático para envio. Mensagens pensadas, por exemplo, para interação em momentos de celebração (como o aniversário do cliente). Isso ajuda a criar identificação das pessoas com a imagem da companhia.

5. E-mail transacional

Outro dos tipos de e-mail marketing que não pode ficar de fora dessa lista é o transacional. Aquele utilizado para confirmar etapas de transações, o andamento de solicitações ou sinalizar a finalização de compras e contrações de serviços.

Esse modelo precisa ser mais sucinto quanto ao volume de texto. Também é importante ter menos recursos visuais e o principal: disparado no menor intervalo de tempo possível.

6. Lifecycle e-mail

Ao contrário dos demais, o lifecycle e-mail não é exatamente um dos tipos de e-mail marketing. Na verdade, ele representa um ciclo completo de mensagens enviadas aos destinatários para conduzi-los pelo funil de venda. É a ação ideal para negócios de grande volume que demandam mais tempo de decisão.

A otimização aqui é importante principalmente no agendamento de novos disparos. Deve-se focar em mensagens que esclarecem dúvidas do consumidor, apresentam cases de sucesso e anunciam novidades em primeira mão. E-mails que engajam o cliente com os valores e ideais da marca também são uma ótima estratégia para conduzir os usuários às compras.

7. E-mail de vendas

Encerrando a nossa lista de tipos de e-mail marketing há o modelo de mensagem de vendas. Ou seja, aquele que tem o propósito de ofertar produtos para o consumidor. Ele pode ser planejado conforme diferentes critérios. Por exemplo, de acordo com o histórico de compras do cliente ou a lista de itens favoritos dele no site da marca.

Aqui, é interessante trabalhar com call-to-actions que levem o usuário a acessar a página desejada, a conferir as ofertas e a efetivar a compra. Algo que também contribui para o sucesso desse e-mail é utilizar gatilhos de escassez para estimular o consumo instantâneo.

A automação de e-mail marketing é uma boa opção?

A resposta é sim. A automação reduz significativamente o trabalho que você tem para o envio dos e-mails marketing. Em especial, quando é preciso fazer múltiplos disparos ao longo do mês e o público a ser atingido é grande. Por exemplo, na casa das centenas ou das milhares de pessoas. 

Afinal, fazer isso de forma manual demanda muito tempo, além de um grande número de profissionais envolvidos na execução dessa tarefa.

Porém, serviços de automação de e-mail marketing, como a Hubspot, a RD Station e a ActiveCampaign, não trazem apenas esse benefício. Eles também permitem a criação de bancos de e-mails de consumidores conforme diferentes critérios para as estratégias de venda da sua empresa.

É o caso de perfil demográfico, nichos de mercado, ticket médio por compra, características de consumo ou forma de aquisição (online ou loja física). Isso permite que você faça diversos disparos segmentados e personalizados dentro do seu público, adequando a comunicação institucional e as ações publicitárias para cada categoria.

Para completar, eles trazem ferramentas para a produção criativa de e-mails marketing e sistema de gerenciamento de resultados obtidos. O que inclui, entre muitos fatores, a taxa de entrega, de engajamento, de descadastro. Ou seja, dados que vão permitir você ajustar, adaptar e aperfeiçoar suas futuras campanhas de marketing.

Como você leu, há diferentes tipos de e-mail marketing. Cada um voltado para atender um objetivo específico da sua marca. Portanto, além de conhecer esses formatos e o tipo de conteúdo que eles terão, é crucial saber como otimizá-los para obter resultados mais expressivos.

Isso sem mencionar, é claro, a importância de contar com ferramentas de automação para o disparo, a monitoração e a gestão de métricas envolvendo essa ação. Assim, você tem mais possibilidades de personalização e adaptação das suas estratégias de comunicação e venda.

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Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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