Como escrever um Guest Post de qualidade?

Autor Convidado

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O marketing digital é abrangente e conta com diversas estratégias, como a produção de conteúdo em formato de Guest Post para publicação em blogs e sites parceiros. 

A denominação também pode ser encontrada como guest blogging, levando em consideração que as parcerias de conteúdo geralmente ocorrem no formato de blog. Ou então mantém-se essa estrutura dentro de um site corporativo ou uma loja virtual. 

O que importa é que o guest post é uma estratégia muito praticada dentro do inbound marketing, para que as etapas sejam colocadas em prática sobre os leads, sendo elas:

  • atração;
  • conversão;
  • vendas;
  • retenção ou encantamento. 

A criação de conteúdo pode ser feita por diferentes modelos para divulgação de produtos e serviços, e o guest post serve como atrativo.

Isso ocorre exatamente para alcançar um público que está presente no site ao lado. Ou melhor, em um blog parceiro, muitas vezes dentro de um mesmo nicho.

Vantagens aparentes na aceitação de guest post

As páginas corporativas, empresariais e de negócios podem formalizar parcerias no mundo real, como fornecedores e clientes. 

Entretanto, dentro do ambiente virtual, as possibilidades de alcance de público-alvo se tornam mais importantes, ainda mais quando envolve o comércio eletrônico por meio de lojas virtuais, e-commerces e marketplaces

Dessa forma, o guest post é uma prática que deve ser aplicada dentro do marketing digital, principalmente entre empresas que possuem atividades complementares, e de alguma forma, concentram um público-alvo semelhante ou idêntico, de modo a ampliar o alcance de ambas.

A seguir serão apresentados 5 benefícios que podem justificar as parcerias comerciais, sendo fortalecido pela prática de guest post e reforçando o inbound marketing para atrair mais leads, como são denominados os potenciais clientes. 

1. Novos consumidores passam a conhecer a marca

A produção de guest post leva os conteúdos a outros lugares, físicos e virtuais. Sendo assim, alcança um público que antes estava inacessível, de alguma maneira.

Aqui vale a máxima que o inbound marketing propõe, que é atrair novos leads e captar os dados de uma forma legal, respeitando a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). 

Neste caso, primeiramente os leitores da página são levados a conhecer seus serviços, e podem compor a rede de contato.

Quando uma loja de tecido para patchwork formaliza uma parceria com fornecedores de linhas, é possível que isso estabeleça um contato com os clientes de ambos os lados.

Isso amplia possibilidades de compra tanto em B2B (Business To Business) quanto em B2C (Business To Consumer), aumentando o leque de opções para quem acompanha os conteúdos presentes nos blogs de cada empresa.

Os guests posts podem ser produzidos a partir do acesso a um espaço que exige login e senha.

Logo, o compartilhamento de dados está seguro, desde que os termos e condições apresentados para o usuário determinem a possibilidade de compartilhamento por meio de parcerias. 

Assim, novos consumidores podem conhecer marcas que estejam relacionadas à empresa principal, podendo abrir um novo espaço de divulgação. 

2. Oferta de conteúdo diferenciado para público

As empresas que abrem espaço dentro de um blog para a publicação de guest post renova o material de publicação

As empresas do setor da construção civil que trabalham com galvanização ouro podem oferecer uma parceria com serralherias, mostrando os benefícios do uso desse material sobre um projeto imobiliário residencial ou comercial. 

Apresentar um conteúdo diferenciado, além de reter os clientes para buscar mais informações, promove a marca para outros públicos. Ou seja, é uma maneira de criar elos entre as publicações e manter o tráfego em alta.

3. Engajamento em um mesmo nicho

A publicação de um guest post pode ser compartilhada pelos leads em diferentes ferramentas digitais, como o envio de um e-mail, ou então dentro de mensageiros eletrônicos.

As redes sociais também entram nessa conta, e são ainda melhores para ampliar a divulgação em massa, dado o número de usuários que se identificam com os materiais publicados e fazem parte do encantamento, outra etapa voltada para o inbound marketing.

Pense que a segurança dentro de um prédio está relacionada ao Laudo do bombeiro para comercio, e um guest post sobre esse tipo de informação pode ser divulgado dentro de um único edifício, ou em vários, caso seja publicado por uma administradora de condomínios.

Portanto, é preciso levar em consideração como o material é publicado, qual o alcance desejado e o objetivo do material, podendo ter formatos variados como:

  • texto abrangente;
  • vídeo institucional;
  • podcast com entrevistas;
  • artigo assinado por profissional.

Outros modelos podem ser publicados dentro do guest post, porém deve ser aplicado de maneira que seja acessível a quem se destina. Assim fica mais fácil proporcionar a retenção ou o encantamento. 

4. Garante maior nível de autoridade

O marketing de conteúdo serve para produzir materiais direcionados ao público-alvo e, assim, a empresa que divulga se torna um ponto de referência, ou seja, constrói a autoridade sobre determinado assunto.

Um hospital que atende pacientes que precisam de coloproctologista São Paulo devem produzir textos referentes às doenças que podem acometer as pessoas, e os cuidados que devem ser tomados para evitar qualquer problema de saúde. 

Logo, a autoridade se constrói a partir de artigos e textos que tenham caráter científico, nesse caso, ou com argumentos que sejam plausíveis e que atendam a ética. 

5. Melhora de posicionamento no Google

Assim que se convida alguém para fazer uma publicação, ao mesmo tempo em que ocorrem todos esses benefícios acima mencionados, há ainda um muito importante, com um propósito que valoriza o blog que está recebendo o material de divulgação.

Trata-se do posicionamento nas páginas de busca do Google, ou qualquer outra plataforma digital de pesquisa dentro da internet. 

Complemente seu conhecimento com o vídeo a seguir!

Aqui vale destacar a importância do SEO (Search Engine Optimization), ou seja, a otimização do motor de busca utilizando palavras-chave que são detectadas pelos algoritmos do Google e de outras ferramentas de pesquisa. 

Uma clínica oftalmológica que oferece cirurgia para correção de astigmatismo pode receber um guest post de um profissional da área que faz palestras, participa de simpósios e atua como professor em universidades. 

Todas essas características servem para apresentar autoridade, o que fortalece a relação entre as marcas e os consumidores, além de proporcionar um melhor ranqueamento no registro de buscas do Google. 

Além disso, o marketing de conteúdo pode levar a novas parcerias e expandir a publicação de guest post em outros blogs.

Modelos de guest post disponíveis

Qualquer empresa que apresenta um guest post com conteúdo interessante pode receber um convite para a publicação em blogs parceiros. 

Entretanto, há ferramentas digitais que disponibilizam blogs que podem fazer a publicação de guest post de forma gratuita ou paga. 

1. Publicação em ferramentas gratuitas

A maneira mais fácil de fazer um guest post gratuito é por meio de parcerias. Por isso, é necessário manter um diálogo aberto com empresas que possuem os mesmos interesses quanto a público, produtos e serviços relacionados. 

A internet possui ferramentas que permitem a divulgação por meio de guest post gratuito a partir do cadastro em um plataforma digital. 

É importante se ater ao que se publica, para que possa ter um retorno interessante e seja aplicado como fortalecimento de autoridade, alcance de público e atração de leads, para a conversão em clientes.

Um encanador que entende com propriedade sobre corrosão em tubulações de água pode angariar mais clientes quando publica um texto explicando sobre como evitar esse tipo de problema. Ou então apresentar uma solução que pode ser aplicada com técnicas próprias.

De qualquer maneira, vale a pena investigar quais as plataformas que publicam esse tipo de material e formalizar o maior número de parcerias

2. Guest post pago tem retorno garantido

Os portais de notícias possuem um grande fluxo de visitantes e, por isso, podem cobrar pela publicação de um guest post, que nesse caso pode ser divulgado como infopubli, identificando como publicidade informativa

O investimento em um guest post pago pode ter uma visibilidade muito maior, proporcionando um retorno mais atrativo para o tráfego no blog, site, ou qualquer que seja a plataforma.

O retorno financeiro também pode ser mais atraente e, por isso, é mais fácil encontrar um infopubli sobre drenagem de taludes e encostas associados a matérias sobre desastres naturais, possibilidades de causa e como evitar tragédias.

Conclusão

Para finalizar, vale conhecer algumas dicas que podem funcionar para a criação de um guest post de qualidade e que seja efetivo na prática de marketing de atração.

Dessa forma, é preciso ter um planejamento sobre o público alvo, qual o objetivo em relação ao assunto que será tratado no guest post e atente para um tema que possa ser compreendido de maneira apropriada e seja dúvida comum/esteja em alta.

Falar sobre Recuperação de bloco de motor para engenheiros e mecânicos pode ser interessante em um blog do setor industrial automobilístico, mas fora de questão se for uma página que trata de culinária. 

Uma última dica, muito importante, trata de conteúdos inéditos e exclusivos. Ninguém quer ler algo que já encontrou em outros sites, inclusive sendo uma prática ilegal e passível de punição do Google e sanções legais. 

Portanto, quando se pensar em parcerias, tenham em mente a necessidade de atingir diferentes públicos e, ao trazer um tema já abordado, lembre-se que é importante torná-lo único e efetivo para aquela audiência. Por fim, aposte na originalidade e o resultado pode ser muito satisfatório.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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