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Como fazer a integração com WhatsApp no ActiveCampaign?

6 minutos de leitura

A plataforma ActiveCampaign é mais uma opção no mercado de automações de marketing e de CRM. Um dos diferenciais da ActiveCampaign é a fácil exclusão de contatos da base. 

Ou seja, você não precisa criar padrões longos e critérios de segmentação para remover contatos da sua base. Basta inserir os e-mails que não deseja mais.

Além disso, essa ferramenta permite a integração com WhatsApp. Já não é novidade que esse mensageiro se tornou muito mais do que um app de mensagens particulares. Com mais de 96% da população brasileira usando o WhatsApp, ele se tornou um canal importante para as empresas.

Sendo assim, por meio das integrações, é possível criar e gerenciar campanhas e ainda oferecer suporte personalizado e ágil para o seu público.

Vamos conhecer um pouco mais sobre a ActiveCampaign? Acompanhe este artigo e saiba por onde começar a configurar a sua integração.

O que é a ActiveCampaign?

A ActiveCampaign é uma plataforma para automação de marketing e CRM com funcionalidades que se tornaram atrativas para os gestores da área.

Um de seus destaques é a facilidade e intuitividade que a ferramenta entrega, sendo de simples uso para qualquer profissional de marketing.

A plataforma permite integrações com diversos canais para uma gestão 360º das suas campanhas e acompanhamento de leads e clientes. Isso porque o foco principal é na comunicação. Algumas dessas integrações são:

  • WhatsApp;
  • Google Analytics;
  • Google Calendar;
  • Calendly;
  • Facebook;
  • Twilio;
  • Twitter;
  • Slack;
  • Magento.

Além disso, a ActiveCampaign permite personalizar diversos recursos, como trechos em HTML até tags.

Para que serve a ActiveCampaign?

A plataforma ActiveCampaign serve para automatizar as suas operações e campanhas de marketing, desde o e-mail marketing, até testes A/B.

A ferramenta também é muito conhecida por suas personalizações que permitem gerenciar a experiência do seu cliente ou lead nos seus canais, seja site, WhatsApp ou redes sociais, por exemplo.

Dessa forma, o seu foco em integrações se torna um grande aliado para otimizar e aprimorar a comunicação das marcas. Tudo isso, mirando nas vendas e na entrega de valor.

Por que usar a ActiveCampaign?

A ActiveCampaign se torna um grande diferencial para a gestão dos canais de comunicação e das estratégias de marketing.

Segundo Philip Kotler, um dos pilares do marketing 5.0 está pautado no uso de tecnologias para melhorar a experiência e comunicação das marcas com seu público.

Sendo assim, é preciso que as empresas se adaptem e estejam onde o cliente está. Um exemplo: muitos leads já não têm mais paciência para preencher formulários padrões em sites. Eles preferem uma conversa direta no WhatsApp, mesmo que seja com um bot.

Nesse sentido, as funcionalidades da plataforma ActiveCampaign permitem o gerenciamento omnichannel, implementação de estratégias de marketing (como e-mail marketing) e acompanhamento de metas. Tudo em somente um lugar.

O WhatsApp como canal de comunicação e de marketing

O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagem mais populares do mundo. Somente no Brasil, mais de 96% da população entre 16 e 64 anos utiliza esse mensageiro.

A união dessa ampla utilização e das funcionalidades do aplicativo permitiram que empresas começassem a implementar estratégias de venda, branding e nutrição.

Com isso, o WhatsApp saiu do mero uso pessoal e passou a ser uma importante ferramenta de marketing e comunicação das empresas.

O resultado são campanhas centralizadas e com mais personalização. Ou seja, é uma forma do cliente ou lead ter uma experiência individualizada.

No entanto, o WhatsApp não deve ser usado de forma isolada. As estratégias envolvendo esse canal precisam de integração com plataformas de gerenciamento. Afinal, você precisará realizar ações em massa se quiser escalar e alcançar mais pessoas.

É exatamente aí que a plataforma ActiveCampaign atua.

Vantagens de integrar o WhatsApp na ActiveCampaign

Como dissemos, a plataforma ActiveCampaign permite diversas integrações com canais importantes para operações de suporte e marketing, sendo uma delas o WhatsApp.

Essa é uma funcionalidade indispensável para estratégias omnichannel e gestão em tempo real. Ainda não sabe se é a ferramenta ideal? Confira algumas vantagens.

Personalização

A integração do WhatsApp na ActiveCampaign permite a visualização de cada cliente e o acompanhamento em tempo real dos resultados de disparos. Dessa forma, a sua equipe consegue acompanhar as particularidades de cada cliente e fazer segmentações.

A partir disso, é possível criar estratégias personalizadas para cada cliente ou grupo de leads, por exemplo. Essa experiência customizada pode ser desde o tom de voz da mensagem, até frequência dos contatos e tipo de conteúdos.

Suporte em tempo real

O novo consumidor não gosta de esperar por suporte. Afinal, as pessoas estão antenadas o suficiente para saber que as marcas têm meios e tecnologias para serem eficientes nos contatos.

Nesse caso, a integração com o WhatsApp e ActiveCampaign permite que as equipes de suporte possam responder dúvidas e problemas de clientes de forma instantânea.

Como fazer a integração com WhatsApp na ActiveCampaign

O primeiro passo para fazer a sua integração é ter uma conta e um plano na plataforma. Um dos diferenciais da ActiveCampaign é justamente o preço acessível, e diferentes planos para diferentes negócios. Há planos a partir de R$79 mensais até pacotes personalizados.

Feito isso, você tem três opções para usar a plataforma ActiveCampaign no WhatsApp:

  • usar o WhatsaApp pelo aplicativo móvel da ActiveCampaign e enviar mensagens via SMS;
  • integrar a ferramenta com o WhatsApp por meio da plataforma MessageBird;
  • integrar o WhatsApp com ActiveCampaign pela plataforma Spoki.

Para facilitar, vamos mostrar o passo a passo das três alternativas. Vamos lá.

Integração com WhatsApp pelo aplicativo móvel da ActiveCampaign

O passo a passo para integração é:

  1. Faça o Download do aplicativo móvel do ActiveCampaign;
  2. Nas configurações, torne o WhatsApp o aplicativo de mensagens móvel padrão para envio de SMS em sua conta da ActiveCampaign. Pronto!

Essa opção de integração é bem simples, porém é importante que você tenha em mente que: as conversas feitas por SMS serão rastreadas pelo seu WhatsApp. Portanto, não serão armazenadas no histórico da sua conta na ActiveCampaign.

Integração pela plataforma MessageBird

  1. Faça uma conta gratuita ou paga na plataforma ActiveCampaign;
  2. Solicite acesso ao canal do WhatsApp;
  3. Cadastre a conta de WhatsApp Business da empresa;
  4. Dentro da plataforma MessageBird, crie um webhook (seguindo a documentação da empresa) para poder enviar mensagens pelo WhatsApp.

Lembrando que, para criar mensagens modeladas, o WhatsApp precisa aprová-las previamente. Então, considere o prazo da Meta no seu planejamento de campanha.

Integração pela plataforma Spoki

Spoki é uma plataforma de automação que permite integrar o WhatsApp Business de empresas a outras ferramentas, como ActiveCampaign.

Dessa forma, você pode não somente automatizar e agilizar contatos, mas também adicionar botões de CTA e implementar estratégias de conversão ao seu WhatsApp.

A integração com WhatsApp na ActiveCampaign usando o Spoki é feita da seguinte maneira:

  1. Em automações na plataforma ActiveCampaign, busque pelo App Spoki CX;
  2. Siga os passos indicados na página para instalação;
  3. Feita a instalação, basta configurar o WhatsApp Business da empresa no campo que será solicitado. 
  4. A partir disso, você já poderá enviar mensagens pelo WhatsApp, automatizar campanhas pelo mensageiro e gerir os seus contatos.

A integração com WhatsApp na ActiveCampaign é uma estratégia de gerenciamento 360º. Por meio dessa união de forças, é possível planejar campanhas mais centralizadas e eficientes, seja para clientes, seja para leads, e ainda acompanhar as métricas e melhorar o suporte ao cliente. Falando em campanhas de marketing, se você precisa melhorar os seus resultados e automatizar processos para deixar a sua equipe em operações mais complexas, acesse o site da Hubify e conheça as nossas soluções.

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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