Blog 8D Hubify

E-mail marketing e automação: entenda tudo sobre essas estratégias

7 minutos de leitura

Já vamos começar desmistificando um ponto: o e-mail não morreu e continua sendo muito útil. São mais de 4 bilhões de pessoas no mundo usando esse canal de comunicação, sabia?

Segundo a Litmus, a estratégia de e-mail marketing também segue viva e forte, com 78% dos profissionais de marketing B2B apostando nela para distribuir conteúdos.

Neste artigo, vamos te explicar o que é a automação de e-mail marketing, por que ela é tão vantajosa, como aplicá-la na sua empresa e também dicas para você escolher a ferramenta certa. Está preparado? Então, continue a leitura!

O que é automação de e-mail marketing?

Automação de e-mail marketing nada mais é do que o envio programado de e-mails que podem ser disparados por gatilhos pré-estabelecidos, de uma empresa para seus leads.

E, ao contrário do que a maioria das pessoas imaginam, enviar um e-mail igual para todos os seus contatos não é e-mail marketing. Nessa prática, os e-mails precisam ser enviados a leads organizados em segmentações específicas, de acordo com o seu perfil de interesse.

Imagine, por exemplo, que em uma lista de contatos de uma loja online há diferentes perfis de compradores, como: mulheres interessadas em vestidos rodados, homens interessados em roupa de academia e pessoas com interesse em roupas infantis.

Com uma segmentação adequada, os leads podem receber conteúdo personalizado, seguindo seus interesses. Dessa maneira, há uma chance maior dessas pessoas interagirem com as comunicações da empresa.

Entre os principais objetivos da automação de e-mail marketing podemos destacar:

  • desenvolvimento de um relacionamento entre o lead e a empresa;
  • aumento da confiança na marca;
  • nutrição do lead, até que ele esteja pronto para comprar um determinado produto ou serviço. 

Quer saber mais sobre o e-mail marketing? Clique no vídeo a seguir!

Quais são as vantagens da automação de e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa de automação para que a empresa mobilize seus leads e conduza-os até a compra

Porém, esse não é o único motivo pelo qual você deve adotar as práticas de automação no seu negócio. Acompanhe!

Otimização do tempo

Pense que a sua equipe de marketing tenha 20 mil leads na base e precise analisar o perfil de cada um para decidir em qual lista de e-mail eles se encaixam melhor. É provável que os leads já tenham até perdido o interesse quando o e-mail personalizado dele enfim chegar. 

Além disso, imagine o tempo que seu time de marketing perderia analisando contato por contato! Isso sem mencionar a quantidade de demandas que eles têm diariamente. Seria impossível, não é mesmo?

Agora, pense como seria incrível se a equipe só precisasse definir os parâmetros de cada lista uma vez, configurar os e-mails e deixar todo o resto de forma automática. Bem, isso é exatamente o que acontece na automação de e-mail marketing!

As atividades que seriam manuais passam a ser feitas automaticamente pela ferramenta, e o seu time tem mais tempo para fazer as outras atividades do dia a dia. 

Importante: é preciso apenas fazer o monitoramento das ferramentas. Assim, o tempo poupado em iniciativas para atrair novos clientes.

Mais controle sobre o desempenho de e-mails

Quando uma plataforma de automação de marketing é usada, além de economizar tempo no envio das mensagens, a equipe pode ter acesso aos indicadores de desempenho dos disparos de maneira automática.

Dados como a taxa de rejeição, taxa de abertura, taxa de cliques e, até mesmo, a quantidade de envios que caíram como spam podem ser acessados em tempo real e comparados com um histórico, gerando uma análise completa do desempenho. 

Assim, é possível tomar decisões assertivas com base em fatos, testar e melhorar modelos de e-mail e descobrir o que funciona melhor para cada situação.

Leads qualificados para a equipe de vendas

Com a automação de e-mail marketing, os leads podem ser nutridos conforme o seu nível de interesse, e só passarão para o departamento de vendas se demonstrarem que estão prontos para o próximo passo.

Assim, os vendedores ficarão mais satisfeitos, pois não terão que perder tempo em abordagens precoces. A automação de e-mail marketing é benéfica para as duas equipes envolvidas no processo comercial, o time de vendas e marketing!

Segmentar diferentes mensagens para públicos distintos

Com a automação  você poderá programar conteúdos personalizados para cada cliente e de acordo com a segmentação que fizer mais sentido para a sua empresa. Assim, os leads interessados no produto X receberão informações relacionadas ao produto X, os interessados no serviço Y, informações relacionadas ao serviço Y, e assim por diante.

Além dessa forma de engajar e conectar-se com seus leads, há várias outras ferramentas de inbound marketing que podem ajudar. Saiba mais vendo nosso vídeo!

Saiba como fazer automação de e-mail marketing

Defina as suas personas

Personas

Antes de qualquer coisa, para começar a desenvolver o conteúdo que vai compor seus e-mails marketing você precisa conhecer o seu público, isto é, os leads que irão receber os e-mails.

Saiba quem são suas personas, perfis fictícios dos principais tipos de clientes que o seu produto ou serviço pode atingir. Pense nas particularidades de cada tipo de consumidor, desde o seu campo de trabalho até seus hobbies e marcas preferidas. A riqueza de detalhes que uma persona tem ajuda a equipe a saber como se comunicar, se pode usar linguagem formal ou informal etc.

Crie segmentações e listas de leads

O primeiro passo foi dado, você já sabe com quem vai falar. Agora, é preciso organizar como essa comunicação vai ocorrer.

Separe as listas de e-mails conforme os tipos de leads que você vai comunicar. Para isso, você pode utilizar parâmetros como o interesse em determinados produtos, a etapa do funil ou o nível de interação.

Alguns exemplos de listas são:

  • boas-vindas: quando o lead fornece os dados para baixar algum material ou se inscreve na sua newsletter, é uma boa prática recebê-lo com um e-mail de agradecimento;
  • aviso de novas publicações: quando o lead demonstra interesse no blog da empresa, por exemplo, você pode incluí-lo na lista de atualizações sobre posts. Assim, a cada novo texto publicado, ele receberá um e-mail avisando;
  • lead interessado em um assunto específico: seu lead baixou um e-book sobre “Marketing Digital”? Que tal enviar um e-mail com sugestões de outros conteúdos sobre o mesmo assunto?
  • recuperação de contato: sabe aqueles leads que não abrem os e-mails que você manda há algum tempo? Tente recuperar o interesse deles oferecendo algum bônus ou condição especial de forma personalizada.

Elabore os e-mails que serão enviados

Lembre-se que todo e-mail deve ter um objetivo, preparar o seu lead para a próxima etapa do funil. Por esse motivo, além de ter um assunto atraente e uma mensagem adequada à persona, seus e-mails devem ter CTAs (Call-To-Action) claras e que ofereçam um benefício real.

Sabe aqueles botões coloridos que direcionam para conteúdos relevantes, por exemplo? Então, é disso que estamos falando! #FicaADica

Construa as automações 

Essa é a etapa em que você vai definir o destino do seu lead. Há uma infinidade de automações que você pode fazer, como:

  • definir o gatilho que leva o lead a entrar em alguma lista;
  • determinar quanto tempo depois de baixar um material o lead irá receber um novo e-mail;
  • estabelecer se o clique em alguma CTA irá gerar outras ações automáticas;
  • definir se a origem do lead irá direcioná-lo a um conteúdo específico.

Esse tipo de configuração é o passo mais importante da automação de e-mail marketing, afinal, se não for feita da maneira certa, pode causar alguns efeitos negativos.

Em contrapartida, se forem bem configuradas, as automações podem aumentar a conversão dos leads e gerar inúmeros benefícios para a organização.

E, será que a automação é capaz de gerar leads?

Acompanhe o desempenho dos seus disparos

Depois de ativar as automações, é necessário que você acompanhe o desempenho dos e-mails e busque melhorá-los continuamente. Monitore as taxas de rejeição, de abertura, de cliques (CTR) e quantos leads estão evoluindo no seu funil a cada disparo.

Com indicadores de marketing como esses, você consegue comparar o desempenho de e-mails diferentes, perceber se está indo no caminho certo e se seus leads estão reagindo conforme o esperado. 

3 ferramentas que podem te ajudar com e-mail marketing e automação

RD Station

A RD Station é uma ferramenta brasileira, criada pela Resultados Digitais, uma das maiores referências de marketing no Brasil.

O modelo de serviço da plataforma é Saas e oferece funcionalidades, como:

  • agendamento e disparo de e-mails;
  • alimentação de fluxos de nutrição;
  • criação de landing pages;
  • publicação agendada em redes sociais;
  • análise dos leads.

ActiveCampaign

Com o intuito de facilitar a experiência do usuário, nasceu a ActiveCampaign. Isso ocorre por uma interface visualmente atrativa e muito amigável.

A plataforma oferece serviços de automação de marketing que envolvem:

  • automatizar o e-mail de follow up;
  • localizar os contatos mais engajados;
  • integrar seus aplicativos favoritos;
  • segmentar leads;
  • personalizar conteúdos de e-mail.

HubSpot

A criadora do conceito de Inbound Marketing, a HubSpot é uma excelente referência quando falamos de marketing digital ou de conteúdo.

Sua plataforma é uma das mais completas encontradas no mercado. Ela facilita o gerenciamento de leads, a divulgação de mensagens em redes sociais e produz análises completas de métricas.

Gostou do conteúdo? Então, assine a nossa newsletter para saber tudo sobre o marketing digital.

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
Buscar por