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Semana de Marketing e Vendas 2020: por que ampliar seu conhecimento é útil em momentos de crise

4 minutos de leitura

Com a atual conjuntura da pandemia do coronavírus, o sentimento de instabilidade nas empresas está constante. Porém, é preciso buscar alternativas para gerar oportunidades que permitam superar a crise. Uma forma de fazer isso acontecer, é ampliar seu conhecimento para formular novas estratégias de marketing consolidadas.

Pensando nisso, confira a seguir como foi a Semana de Marjeting e Vendas 2020 e quais ensinamentos foram apresentados às startups e empresas de tecnologia. Boa leitura!

Semana de Marketing e Vendas 2020

O evento SMV20, também conhecido como Semana de Marketing e Vendas, promovido pela Clint Hub com parceria da Darwin Startups e Distrito Fintech, forneceu uma jornada de aprendizagem nesse cenário que vivemos de isolamento social, com conteúdos de qualidade. Assim, é possível agregar referências importantes mesmo estando em casa, o que gera insights para formular suas estratégias.

As temáticas abordadas envolvem branding, gestão, crise, customer success, onboarding, inovação, tecnologia, tendências, CRO, entre outros. Vamos apresentar algumas delas em seguida.

Branding: O que é e como ele pode impactar os resultados da sua empresa

O CEO da CAPME, Felipe Gondin, fala que o branding de uma marca não é imediato, na verdade, ele ocorre quando ela começar a se estabelecer no mercado. Por isso, é preciso entender bem o seu público e o produto que você tem a oferecer, assim o branding pode ser desenvolvido a partir de um storytelling honesto e natural.

Para manter a equipe produtiva, é importante ter a identidade da empresa bem alinhada. Segundo a Harvard Business Review, cerca de 9 em cada 10 funcionários, aceita um salário menor para realizar um trabalho significativo.

O branding não deve ser aplicado para a empresa estar na “moda”, sua estrutura precisa ser baseada na transparência com os funcionários.

Os principais casos que não deram certo são aqueles em que os gestores não praticam os valores que pregam sobre a companhia, o que gera insatisfação de seus colaboradores e, consequentemente, queda na produtividade.

Como manter a receita em tempos de crise

Renata Centurion Sócia e Diretora da Winning by Design, relata a necessidade de aprofundar suas pesquisas sobre a prospecção, ou seja, analisar como você ajuda seu cliente.

É um momento de empatia ao ligar para um cliente, principalmente aqueles cujo segmento é um dos mais prejudicados pela pandemia (restaurantes, por exemplo), é preciso conhecer mais sobre ele e ser solícito. Busque alternativas que sejam úteis, ainda que não seja promover diretamente seu produto ou serviço.

Outro ponto levado em consideração, foi a questão da rotina no trabalho remoto, ela mencionou o fato de que o home office permite agilidade entre os intervalos de uma reunião e outra, já que agora todos estão conectados em casa sem maiores distrações, como o trânsito da cidade. Dessa maneira, é viável organizar horários ao longo do dia com despertadores que ajudem a ter um cronograma de trabalho.

Open innovation: por que você deve começar agora mesmo!

Edson Mackeenzy, Diretor de Investimentos da Mackwave, nos ensinou sobre o que é o Open innovation — um conceito que se baseia no setor de inovação de uma empresa e envolve toda equipe, até os concorrentes se necessário, para proporcionar um ambiente de criações variadas.

Por ser um processo no plural, não é possível monopolizar o surgimento de novas ideias. Um exemplo está no caso do sistema operacional Android existem milhares de aparelhos com diferentes marcas, uma vez que é um segmento colaborativo.

É essencial pensar nos processos utilizados para elaborar seus pensamentos. Uma dica é utilizar OKR’s (Objectives and Key Results) que é a sua visão de futuro, em que você divide os estágios necessários para atingir o objetivo, entendendo seu método e plano.

Por que ser global? Oportunidades e desafios na expansão de empresas de tecnologia

A gerente de expansão internacional da Involves, Nayara D'Alama explica que existem três fases de vida em uma startup:

  1. praticar o ajuste de seu produto;
  2. buscar um modelo lucrativo;
  3. começar a fazer a escala desse negócio.

Apesar da crise atual ser mundial, os países lidam com ela de maneiras diferentes. Por isso, ter possibilidades de receita espalhadas em outras localidades facilita no processo de retomada ao mercado após esse período de instabilidade, uma vez que permite diversificar riscos.

Para isso, ela lista alguns pontos a serem analisados para elaborar sua estratégia:

  • a sua empresa quer dominar o mundo (global) ou quer ser líder em determinados mercados (local)?;
  • entrar em mercados que já estão maduros ou apostar na educação desses mercados?;
  • cenário competitivo quando já existe validação pela concorrência ou optar por onde ninguém está olhando?

Além de estar atento à persona, ações online e offline de marketing (geração de conteúdo, eventos e referências), idioma (vendedores bilíngues), cultura (como as pessoas agem?).

Espero que este conteúdo tenha sido útil para você! É fundamental adquirir conhecimentos para moldar sua estratégia, principalmente agora, quando o mercado exige novos métodos de recuperação.

Então, que tal colocar em prática o que você aprendeu? Entre em contato com a nossa equipe e supere os desafios do cenário atual.

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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