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Content Scoring — um aliado na qualidade de seus conteúdos

5 minutos de leitura

De fato, o Marketing de Conteúdo é uma das estratégias mais poderosas para quem busca autoridade no mercado, já que oferece conteúdos relevantes ao público-alvo com intuito de suprir alguma necessidade.

Entretanto, você não é o único que está buscando conquistar novos clientes. Devido à concorrência, existem diversos aspectos para analisar qual o melhor conteúdo, portanto, o content scoring surge como peça-chave para que as criações sejam mais assertivas.

Se você quer saber como fazer isso, confira este artigo até o final e tire suas dúvidas. Boa leitura!

O que é Content Scoring?

Traduzindo a expressão para o português, temos o conceito “pontuação de conteúdo” que resume bem a ideia dessa prática, ou seja, é o processo de avaliar e quantificar o potencial do conteúdo, mensurando o desempenho de trechos individuais na geração e conversão de leads.

Com o content scoring, você elabora os critérios necessários para cada etapa do funil, assim, sua equipe vai direcionar melhor os conteúdos a sua persona, além de estabelecer padrões de formatos e informações para as próximas atividades.

Por que vale a pena investir nessa prática?

A princípio, aqui na Hubify nos baseamos em uma cultura data-driven, ou seja, tomar decisões de acordo com a análise de dados. Então, o content scoring combina bastante com a nossa metodologia, pois a partir dos resultados podemos nortear melhor as tomadas de decisões no futuro.

Além disso, o content scoring também vai elevar muito a qualidade das publicações, uma vez que ao analisar o ranqueamento nos motores de busca e feedbacks dos clientes, podemos obter insights para criar os futuros conteúdos com um mesmo padrão de qualidade, o que influencia diretamente na autoridade da sua marca e fidelização de clientes.

Outro ponto que serve para o time operacional é a agilidade das atividades, já que com os critérios estabelecidos, o processo se torna mais rápido e eficaz, otimizando o tempo para focar em outras demandas.

O passo a passo para utilizar o Content Scoring

Conheça cada etapa a seguir e saiba como aplicar esse método de forma bem-sucedida na sua estratégia!

Identifique o seu nicho de mercado

Pode parecer óbvio falar sobre a importância de conhecer o seu público, porém é válido ressaltar isso, já que serve como base para qualquer ação. Portanto, entenda o perfil da sua persona e qual o canal ideal para explorar seus conteúdos e conquistá-la.

Dessa forma, é fundamental entender o que a sua persona procura para, assim, direcionar melhor a produção de conteúdo. Afinal, além da qualidade do que é produzido, é necessário pensar no interesse e na relevância para o leitor.

Conte com uma equipe de conteúdo

Um time especializado na área de conteúdo faz toda a diferença, pois os integrantes vão saber o que analisar para pontuar a qualidade daquele material. 

É importante também ter noções sobre SEO, já que vai ser precisar fazer otimizações no conteúdo, para manter um bom ranqueamento no Google com a indexação de palavras-chave e materiais atualizados. 

Defina um padrão

Aqui é o momento de estabelecer os critérios principais para levar em consideração durante a pontuação. Podemos citar alguns como: 

  • Tamanho: é o número de palavras sugeridas no texto, de acordo com a profundidade do tema;
  • Estrutura: vai determinar o quão legível está o conteúdo para que qualquer pessoa entenda a mensagem;
  • Consequência: como o conteúdo ajudou a resolver uma necessidade do público?;
  • Contexto: é o tipo de engajamento do conteúdo. Informações úteis como o setor do cliente em potencial, concorrentes, etapa na jornada do compra, entre outros;
  • Repetições: indicam quantos termos do conteúdo estão se repetindo, o que vai cansar a leitura do usuário;
  • Palavras-chave: leva em consideração a quantidade de palavras-chave obrigatórias, adicionais e recomendadas para o tópico que estão incluídas no texto.

A partir desses critérios, você vai estabelecer uma pontuação com base neles para nivelar a qualidade do conteúdo.

Utilize as métricas

Por mais que um conteúdo tenha qualidade e alcance boas posições no Google, ele vai precisar de atualizações periódicas para se manter atualizado. Aqui, as métricas podem ajudar, já que permitem analisar como está o desempenho dele, em relação às visualizações, taxa de rejeição, número de sessões, entre outros.

Quais são as melhores ferramentas para utilizar?

Ufa, chegamos ao momento de conhecer quais recursos podem ajudar a implementar o content scoring sem maiores dificuldade. Vamos lá?

SEMRush

Essa plataforma paga e uma das mais populares por entregar o que promete, ou seja, análise completa de palavras-chave, backlinks e análise de concorrência.

Google Analytics

Assim como já mencionamos no texto, existem critérios de avaliação como taxa de rejeição e número de sessões que influenciam bastante na avaliação de um conteúdo, e o Google Analytics é uma das poucas ferramentas que oferece esse dados com precisão e fácil acesso.

Google Search Console

Mais uma ferramenta do Google, nesse caso ele oferece um serviço para encontrar os erros nas suas páginas e corrigi-los. Ela ajuda nas otimizações de SEO até corrigir os erros de HTML, e tudo de graça!

Moz

A ferramentas realiza varreduras no seu site para avaliar a qualidade do site ou blog. Alguns dos principais erros de páginas duplicadas até erros de ortografia, ou lentidão para carregar.

Ahrefs

Ele faz um controle de tudo que entra no seu site, sejam backlinks ou então artigos que não estão obtendo o desempenho esperado.

Espero que tenha gostado de conhecer esse novo método para qualificar seus conteúdos. Agora, que tal ler o nosso artigo sobre os KPIs de marketing de conteúdo e contar com mais aliados nesse processo?

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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