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10 dicas de Escrita Criativa para desenvolvê-la na prática!

7 minutos de leitura

Com a polarização da internet, cada vez mais pessoas estão produzindo conteúdos em plataformas digitais como blogs, redes sociais e e-mails. Em meio a tanta informação, existem algumas dicas de escrita criativa no campo semântico, para se destacar e conquistar a atenção do público.

Você sabe do que se trata esse conceito? Neste artigo, falaremos melhor sobre ele e sua importância na criação do conteúdo. Acompanhe a leitura até o final para esclarecer suas dúvidas. Boa leitura!

O que é escrita criativa?

A escrita criativa está relacionada à produção de um texto que une todas as sutilezas de técnicas como a do Storytelling, uma prática inovadora de contar histórias, para proporcionar experiências únicas em um conteúdo

Aproveitando que falamos sobre storytelling, que tal ver um vídeo sobre o assunto?

Em outras palavras, é todo conteúdo que consegue abordar um tema comum de maneira inovadora, superando as expectativas de quem lê positivamente.

Mas, por que aplicar as dicas de escrita criativa é importante? Bom, com essa técnica, você garante que o seu leitor queira consumir mais conteúdos seus e compartilhe a sua mensagem! 

Conheça 10 dicas de escrita criativa para desenvolver essa pratica

Para produzir conteúdos criativos é necessário atentar-se a algumas dicas e cuidados. A seguir, falaremos sobre alguns deles, no total são 10 sugestões e recomendações de técnicas. Confira!

1. Atente-se ao português e à gramática

Em primeiro lugar, é importante destacar que a sua escrita não pode chamar mais atenção a ponto de roubar o destaque da mensagem. É claro que existem vários contextos, mas na internet, o ideal é utilizar a linguagem mais simples possível para abranger um público maior, caso contrário, você irá afastar o leitor e não aproximar.

Além disso, encare o seu texto como um diálogo com o leitor. Entenda que tem uma pessoa lendo, pois trata-se de uma leitura individual. Portanto, o melhor é mesclar as três pessoas do singular para se digerir ao leitor. Veja como, a seguir:

  • primeira pessoa: para contar sua próprias experiências mas tome cuidados com os “eus”;
  • segunda pessoa: para se comunicar diretamente com o leitor, mas atenção para não soar autoritário ou ditar regras. Exemplo: “você tem dificuldade de focar ou uma dificuldade comum.”;
  • terceira pessoa: para contar sobre histórias e experiências externas.

Do mesmo modo, ainda falando sobre dicas de português e gramática, também é necessário tomar cuidado com o uso de advérbios. Fique atento para não usá-los como “muletas” nos textos. Assim, o ideal é usá-los, especialmente, nas situações abaixo:

  1. em textos em que você precisa ser breve, seja por espaço limitado ou por não ser o foco;
  2. para mostrar distância e tempo rapidamente. Exemplo: “sempre” para remeter a rotina.

2. Faça um título impossível de ser ignorado

O título é como um pitch de elevador, em que existe um tempo muito curto para despertar a atenção do seu público e, de maneira geral, sempre aborda uma promessa implícita ou explícita.

Dessa forma, um bom título sempre apresenta sonhos, desejos, medos, desafios/ dúvidas e curiosidade.

Observação: o título pode ter um desses elementos ou mais, porém se ele não se encaixar tão bem em nenhum desses, pode ser uma boa repensá-lo. 

Além disso, existem mais dicas interessantes para criar um título poderoso, acompanhe:

  • ser breve;
  • criar tensão; 
  • ser específico;
  • fazer perguntas;
  • demonstrar urgência;
  • usar números e listas;
  • incluir a palavra “tudo”;
  • usar verbos chamativos;
  • evidenciar uma trajetória;
  • falar diretamente com o leitor;
  • ser claro quanto aos benefícios;
  • usar termos para descrever um problema;
  • usar “o que”, “por quê”, “como” e “quando”.

3. Capriche na introdução 

Acima de tudo, a introdução é responsável por apresentar o que o leitor verá no seu conteúdo, de maneira resumida. Portanto, confira abaixo, três dicas para uma excelente introdução: 

  1. utilizar a técnica do APP (Agree, Promise, Preview), que traduzindo para o português significa concordar, prometer, prever;
  2. estabelecer autoridade apostando na franqueza para gerar identificação, e na razão para demonstrar conhecimento. 
  3. de trás para frente ao imaginar como o leitor deveria estar no início dessa jornada, e qual deveria ser a expectativa dele para chegar até o final e ter uma excelente experiência com o seu conteúdo

4. Transforme seu texto em uma jornada

Transformar o seu texto em uma jornada, é uma ótima forma de prender a atenção do leitor até o final, pois a leitura vai ser tão dinâmica que vai parecer que o conteúdo foi mais curto. Então, se você quer colocar essa estratégia em prática, atente-se às dicas:

  • utilize ganchos;
  • faça o encadeamento das ideias;
  • use intertítulos como parte do texto;
  • faça uma jornada cíclica, isso significa levar seu texto de um ponto A ao outro, mostrando tudo que aconteceu até chegar ali. 

5. Utilize a técnica de Show, don’t tell 

dicas de escrita criativa

Se você não conhece essa técnica, fique tranquilo. De maneira bem sintética, trata-se de um conceito que exprime a ideia de “mostrar em vez de falar ou mostrar para não falar“. Ou seja, em vez de simplesmente falar, você pode demonstrar com mais detalhes

Isso porque, apenas com a fala é difícil despertar a identificação e emoção necessária no seu leitor. Por outro lado, quando você “pinta” um cenário, consegue fazer isso melhor. 

Os dois pilares do show, don’t tell que você deve levar para os seus conteúdos são:  

  • dar a devida importância ao que importa: assim, se você estiver falando de algo que seu leitor nunca passou, ele vai conseguir imaginar apenas pela boa explicação. Agora, se ela já passou, vai gerar identificação. 
  • trazer maior familiaridade para uma situação: isso quer dizer que você não deve apenas falar de alguma coisa, mas trazer referências sobre aquilo que está falando.

6. Trabalhe analogias 

Elas devem ser utilizadas para facilitar a compreensão do leitor, mas você não pode utilizá-las como firulas. Acompanhe um exemplo de como não se deve utilizar analogias: “O que você pode aprender com determinada série”. Ou seja, isso significa “pegar carona” em algo que já dialoga com um público muito grande, porém isso não é algo que se destaca. 

Entretanto, ao utilizar analogias para desenvolver melhor a sua ideia, você consegue gerar valor

7. Gere valor aos seus conteúdos

Essa talvez seja a principal das dicas de escrita criativa. Afinal, você já parou para analisar o que nos leva a compartilhar conteúdos nas redes sociais, de maneira geral? 

As pessoas compartilham conteúdos que geram valor para elas e outros indivíduos. Mas, o que isso significa? Em outras palavras, dar valor aos seus conteúdos é uma maneira de oferecer às pessoas uma forma de parecer melhores enquanto promovem suas ideias. 

Sendo assim, uma das dicas de escrita criativa que é fundamental se baseia nos textos humanizados, que conquistam a atenção do leitor sobre quem você é e o que viveu. Dessa forma, é muito importante contar suas experiências, com exemplos, para mostrar sua vulnerabilidade e vitórias. Afinal, com isso você consegue transmitir aprendizados reais para os leitores e cria uma identidade exclusiva em seus textos.

8. Quebre expectativas 

Levando este conteúdo à esfera cinematográfica, dois excelentes exemplos de quebra de expectativas são os filmes: Agente Secreto e Agente Impossível. 

Na prática, você deve dar várias pistas ao longo do seu texto de que algo será feito, mas sem deixar escancarado, assim, quando você quebrar a expectativa, o resultado será surpreendente!

Aqui, para escrever histórias que prendam atenção do leitor, você precisa conhecer as expectativas da sua audiência, em relação aos temas abordados no conteúdo.

Se você tem consciência do que sua audiência pensa, é possível surpreender as pessoas apresentando algo diferente do que elas esperavam. Em seguida, envolva seu leitor no enredo da narrativa “brincando” com suas expectativas, e conduzindo a história por caminhos inéditos.

9. Use citações

Nesse sentido, as citações ajudam na escaneabilidade e compreensão do conteúdo, além de despertar o interesse do leitor imediatamente, caso ele conheça o autor. Você pode utilizar citações no seu texto para:

  1. introduzir um assunto: como ponto de partida;
  2. reforçar ou refutar uma ideia: você traz uma frase que as pessoas costumam dizer muito. Nesse caso, você está dialogando com um público grande que pensa como você; 
  3. pedir autoridade emprestada: vale a pena trazer uma autoridade àquele assunto, para contribuir no seu texto como se fosse uma participação especial. Assim, isso também pode ser usado quando você quer fazer uma crítica mais forte, colocando o autor na linha de frente;
  4. mostrar a importância do que você irá abordar: isso também está relacionado à autoridade;
  5. evidenciar e referenciar as suas referências: aqui, você está reforçando o seu conteúdo como uma autoridade. Outra forma de fazer é falar sobre algo que você aprendeu com determinado autor.

 10. Aposte na exclusividade

A exclusividade é a ação de marketing em que você aposta no seu público para repassar a sua audiência. Algumas formas de fazer isso nos conteúdos são:

  • se você têm diferentes redes sociais, compartilhe coisas diferentes, pois isso faz parecer que aquilo é exclusivo;
  • transformar os seus conteúdos em conversas francas na segunda pessoa. 

Por fim, essas foram as nossas 10 dicas para desenvolver a escrita criativa em suas produções de conteúdo. Gostou? Aproveite e descubra como o storytelling também pode ajudar nessa missão!

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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