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KPIs para redes sociais: saiba como acompanhar

7 minutos de leitura

Os KPIs para redes sociais são muito importantes para conseguir identificar a área em que você está acertando ou errando em relação às suas estratégias de venda.

É através das métricas do KPI que você consegue acompanhar o progresso da sua empresa e, assim, melhorar em algum aspecto, aumentando seus ganhos.

Existem métricas gerais para todos os aspectos de uma empresa ou negócio, mas focaremos em métricas voltadas para as redes sociais.

O que são KPIs?

O KPI significa Key Performance Indicator, ou seja, indicador de desempenho. Ele analisa o retorno de uma ação de marketing. É através dessas ferramentas que é possível identificar quais ações estão obtendo mais impacto, quais são mais relevantes para o seu público-alvo e quais não são.

Qual é a importância dos KPIs para o meu negócio?

O KPI tem o objetivo de assegurar que a sua empresa está indo na direção correta. Caso contrário, existiria uma grande quantidade de dinheiro investido em divulgação que não gera conversão, ou ainda, não obtêm todo o potencial que poderiam ter.

Uma empresa de assessoria contábil empresarial, por exemplo, percebe através das métricas das redes sociais, que seu público-alvo tem mais engajamento com conteúdo de natureza informativa e lives tirando dúvidas de seus clientes.

Essa empresa pode voltar todo o seu investimento para essa área em específico e engajar cada vez mais leads (potenciais clientes), aumentando o seu posicionamento no mercado e, consequentemente, aumentando as suas vendas.

É extremamente importante a utilização do KPI em suas redes sociais. Mas quais são as métricas utilizadas para adquirir essas análises?

Quais são os KPIs para redes sociais?

Existem muitas formas de se medir o sucesso de uma ação de marketing. Entretanto, vale ressaltar que é necessária a identificação de qual métrica tem maior relevância para o objetivo da sua empresa e de sua rede social. 

Dentre as métricas das redes sociais estão:

  • seguidores;
  • curtidas ou likes;
  • compartilhar;
  • número de publicações;
  • alcance;
  • comentários;
  • engajamento;
  • taxa de conversão;
  • ROI;
  • CPL;
  • CPA;
  • CTR.

Portanto, acompanhe detalhadamente cada uma delas e seus significados.

Seguidores

A quantidade de seguidores que uma pessoa tem nas redes sociais, com certeza é uma métrica muito relevante no meio da internet. E isso não se difere para a sua empresa.

Essa métrica pode ter grande impacto na criação de comunidades. Por exemplo, uma empresa que fornece ecobags personalizadas, pode criar um perfil nas redes sociais com o intuito de divulgar e se conectar com a comunidade formada por indivíduos que prezam pelo cuidado ambiental.

Curtidas ou Likes

As curtidas são uma ótima métrica, onde é possível analisar: se você tem uma quantidade X de seguidores, uma quantidade Y de visualizações da sua publicação e um número Z de curtidas.

Isso significa que dentre todas as pessoas que visualizaram a sua postagem, você obteve uma determinada porcentagem de conversão em likes. E isso permite observar se as suas publicações estão agradando o seu lead.

Esses dados podem ser muito relevantes para algumas empresas e nichos. O nicho: aluguel tendas para eventos sp, por exemplo, é um público-alvo específico, onde seu cliente precisa residir em São Paulo e possuir uma quantia elevada de dinheiro para fazer uma festa.

Nesse caso, seu público é muito restrito, então o número de seguidores não tem tanta relevância quanto o número de curtidas, pois mesmo que seu segmento de atuação seja pequeno, as pessoas têm um número elevado de interações com você.

Compartilhar

Se o número de curtidas é um ótimo indicador de interações com o seu público, o compartilhamento é um excelente identificador.

O compartilhamento de uma postagem significa que o seu consumidor gostou tanto do seu conteúdo que enviou para outra pessoa ter a mesma experiência que ele teve.

Além disso, o compartilhamento é uma espécie de marketing “boca a boca”, onde um cliente acaba divulgando o seu produto de maneira espontânea para um não cliente.

Ademais, normalmente se é divulgado para pessoas que têm o perfil para adquirirem o seu produto, uma vez que se é divulgado a elas por algum motivo de necessidade do consumidor.

Uma empresa de reforma de fachada, por exemplo. Por ser um serviço muito visual, o compartilhamento é ideal para esse nicho e seu “marketing boca a boca” ocorrerá, principalmente, para pessoas que já estão considerando reformar suas fachadas.

Número de publicações

Essa é uma métrica específica para você e para a sua empresa. Esse é o momento de identificar se as suas expectativas de produção de conteúdo estão no prazo e se a sua estratégia de marketing previamente determinada está indo de acordo com as perspectivas da sua empresa.

Alcance

O alcance é o número de pessoas que visualizaram o seu post. Dependendo do assunto, meio de abordagem e até horário de publicação, o número de pessoas alcançadas pela pode variar.

Comentários

Os comentários são uma excelente métrica nas redes sociais. Isso porque eles te fornecem a grosso modo tanto uma pesquisa quantitativa quanto qualitativa

Ou seja, é possível identificar o número de comentários em cada postagem, mas também o seu conteúdo e como os consumidores reagem a ele.

Engajamento

O engajamento é a quantidade de interação que o seu público teve com você em um determinado período. Isso inclui curtidas, comentários, compartilhamentos, entre outros. Essa seria a porcentagem de interações que o seu perfil teve em 30 dias, por exemplo.

Taxa de conversão

Essa métrica seria a quantidade de pessoas, em percentual, que visitaram o seu site de vendas. Ou seja, dentre as pessoas que fazem parte da sua rede social, quantas delas converteram em cliques e visitas no site da sua empresa.

ROI

O ROI significa retorno sobre o investimento. Nessa métrica é necessário conhecer o objetivo da sua empresa nas redes sociais, e isso seria, por exemplo, conseguir um certo número de curtidas por post, conseguir X número de seguidores, entre outros.

Conhecendo o objetivo da empresa, é possível identificar quanto de retorno ela obteve a partir de uma quantia de investimento. Para calcular o ROI, basta dividir o lucro pela quantidade investida nas redes sociais.

Já que falamos em ROI, que tal ver um vídeo sobre o assunto?

CPL

CPL significa custo por lead. Ele analisa quanto custa cada lead. Ou seja, dentre o custo total do investimento nas redes sociais, quanto cada cliente recém captado te custou.

CPA

CPA significa custo por aquisição e é muito parecido com o CPL. Entretanto, enquanto o custo por lead calcula o custo de cada novo seguidor ou curtida, o CPA calcula o custo para cada venda do produto em si.

CTR

O CTR significa Click Through Rate e indica a quantidade de cliques obtidos em um anúncio.

Como identificar qual KPI é melhor para você 

Nem todos os KPIs são ideais para o seu negócio. Algumas métricas podem e são mais relevantes que outras para impulsionar a sua empresa.

É muito fácil errar o foco de análise de uma rede social e acabar deixando o KPI de maior necessidade do seu perfil de lado.

As métricas de vaidade são métricas que fazem a sua página parecer de muito sucesso, mas que na verdade não converte. Isso porque o foco está no KPI errado.

Por exemplo, uma empresa de placas de sinalização de trânsito tem o intuito de divulgar o seu trabalho em redes sociais, mas o número de curtidas e seguidores que possui não é o KPI ideal.

Essa empresa busca número de visitas em seu site, o tempo que cada pessoa ficou nele e se seu consumidor passou e olhou outros produtos em sua página antes de efetuar a compra.

Outro exemplo são empresas que fornecem etiquetas para indústria alimentícia. Esses são nichos com produtos muito específicos e com a principal característica de ser funcional. Fotos de etiquetas no perfil não são o que atrai o consumidor, mas sim a necessidade.

Nesses casos de produtos funcionais, curtidas e compartilhamentos não são o que mede o sucesso da sua estratégia de marketing, mas sim os cliques para visitar seu site.

Métrica do Linkedin

Enquanto redes sociais como o Facebook e o Instagram possuem métricas voltadas para o plano de marketing B2C (business to consumers, negócios para consumidores).

O Linkedin é uma rede social voltada para as empresas e para o marketing B2B (business to bussiness, negócios para negócios).

Dependendo do seu nicho, é necessário escolher atentamente não só o método de divulgação, como o meio. 

Uma empresa que fornece crachá de identificação pvc, por exemplo, tem como alvo outras empresas que necessitam do seu produto.

Isso não significa que essa empresa não pode divulgar seu produto em outras redes sociais, mas dependendo do meio, suas métricas podem mudar.

Em uma rede B2B é possível utilizar métricas como a demográfica, que analisa não só o perfil nas redes sociais e as curtidas, como também o perfil da empresa e do gestor.

Outro exemplo de B2B é o aluguel de impressoras. Essa empresa pode ter como alvo vendas em massa para grandes compradores. Nesse caso, é necessário identificar o porte da empresa, entre outras características.

Acompanhamento constante

Além de conhecer as métricas das redes sociais e saber qual é a melhor para o seu setor de atuação, é necessário o acompanhamento constante. Uma vez que as redes sociais estão mudando constantemente e, consequentemente, seus resultados e interações também. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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