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8 benefícios da ActiveCampaign para o seu negócio!

6 minutos de leitura

Presumo que você já tenha ouvido falar de uma das melhores ferramentas de automação, estou certa? A ActiveCampaign traz benefícios para pequenas e médias empresas que desejam se conectar e se envolver com os clientes pelos canais de marketing.

A plataforma ajuda a acelerar o crescimento de negócios, combinando o poder do marketing por e-mail, automação de marketing e vendas, além do CRM.

Para entender melhor os benefícios que a ActiveCampaign pode proporcionar a sua empresa, nós separamos 8 vantagens da ferramenta. Acompanhe!

Por que investir na ActiveCampaign?

A ActiveCampaign apresenta um vasto repertório de ferramentas projetadas para ajudar pequenas e médias empresas a adquirir, reter e envolver os seus clientes.

Sendo assim, é possível obter novos contatos e, até mesmo, acompanhar os processos de pós-venda da sua empresa. Além disso, a plataforma fornece imenso valor aos seus usuários em qualquer estágio do ciclo de vida comercial.

Ela vai além dos concorrentes, e vincula seus recursos de e-mail e mensagens a uma plataforma de automação de marketing fácil de usar. Sem mencionar as funcionalidades internas de CRM e automação de vendas disponíveis na ActiveCampaign.

Com a ferramenta é possível:

  • criar fluxos de trabalho de marketing;
  • rastrear o comportamento de vários canais de marketing;
  • elaborar sequências de acompanhamento automatizadas.

Vale mencionar que a ActiveCampaign se integra a mais de 150 aplicativos e serviços.

Veja a seguir mais 8 benefícios dessa importante ferramenta!

1. Rastreamento de site

Essa funcionalidade permite que a ActiveCampaign entenda o que um contato está fazendo no seu site.

Todo o histórico de visualizações da página é anexado ao registro de contatos para você saber quais ações eles executaram ou não no seu site.

Assim, você pode usar essas informações de exibição de página para segmentar seus contatos e alterar seu marketing.

2. Conteúdo condicional

Com o conteúdo condicional, você pode alterar de forma dinâmica o conteúdo por contato.

Quer um exemplo? Você pode exibir imagens ou blocos de texto totalmente diferentes em um e-mail com base em como o contato é marcado ou em quais páginas da web eles visualizaram no seu site.

Outro exemplo, se você estiver enviando um e-mail notificando seus contatos de uma venda, poderá usar esse recurso para exibir os produtos específicos que eles visualizaram no passado.

3. Rastreamento de eventos

A partir do rastreio de eventos, você pode comunicar ações específicas que seus contatos realizaram com a ActiveCampaign e, em seguida, usar essas informações para criar um marketing personalizado.

4. API fácil de usar

Embora existam integrações embutidas para muitos serviços populares, a ActiveCampaign pode se integrar fácil e completamente ao ecossistema de aplicativos que você já está usando e pode estender seus recursos conforme necessário.

5. Automação intuitiva

Uma reclamação comum entre os usuários de automação de marketing é as ferramentas serem confusas e difíceis, de modo que muitas vezes não acabam usando muitos recursos pelos quais estão pagando.

O construtor de automação da ActiveCampaign é uma ferramenta de fluxograma de arrastar e soltar que é intuitiva de usar, para que você possa criar automações poderosas de maneira rápida e fácil.

6. Teste de divisão de e-mail

O recurso avançado de teste de divisão da ActiveCampaign permite testar diferentes informações sobre remetentes, linhas de assunto e conteúdo do corpo do e-mail, para que você possa identificar o que funciona melhor com seu público-alvo.

Você pode definir quantos contatos devem obter cada versão do teste e enviar a versão vencedora para o restante da sua base.

7. CRM de vendas

As ferramentas de automação da ActiveCampaign se estendem ao CRM para haver uma transição perfeita do marketing para as vendas.

As mesmas ferramentas de automação de marketing que podem ser aproveitadas durante o processo de marketing também podem ser usadas para automatizar muitas tarefas durante o processo de vendas.

Aprenda mais sobre CRM com o vídeo a seguir!

8. Pontuação avançada de leads

A ActiveCampaign permite criar pontuações ilimitadas de leads com regras, para que você tenha flexibilidade e controle para priorizar seus leads de acordo com qualquer critério importante para sua empresa.

Essas pontuações de leads podem ser usadas para iniciar as automações, para que você possa distribuir automaticamente um lead à sua equipe de vendas quando atingirem uma pontuação limite.

Quais são os primeiros passos para começar a usar a plataforma ActiveCampaign?

A plataforma de automação disponibiliza diversas funcionalidades, por esse motivo hoje passaremos somente por duas funções: importação de contatos e como criar uma automação simples de e-mail.

O foco aqui é demonstrar a operação dentro da ActiveCampaign para quem está se familiarizando com a ferramenta. Acompanhe!

Crie uma conta na plataforma

O primeiro passo a ser dado é criar sua conta na ActiveCampaign. Para isso, acesse o site da ferramenta. Depois, no menu superior (canto direito), insira seu e-mail e clique no botão ao lado “Teste gratuitamente”.

Observação: Sim, a ActiveCampaign é uma plataforma paga, mas disponibiliza um período de teste de 14 dias.

No momento de cadastrar, você precisará informar alguns dados da sua empresa, como nicho de mercado e objetivos que você deseja alcançar com a ferramenta. O processo de cadastro é bem simples, basta seguir o passo a passo até aparecer o painel ou dashboard.

Configure sua conta 

No painel que aparecerá na Active, você terá uma visão macro das informações da sua conta e também como estão rodando as suas campanhas.

Antes de partirmos para a automação, é necessário fazer algumas configurações básicas na conta, exemplo? Adicionar um e-mail, afinal, isso é preciso para que suas comunicações não sejam marcadas como spam.

É só seguir o passo a passo abaixo:

  • No menu lateral, vá ao ícone da engrenagem e clique em “Configurações”;
  • Após isso, clique em “Endereço” e vá em “Adicionar um endereço”;
  • Após adicionar as informações solicitadas, clique em “Adicionar endereço”.

Elabore uma lista de e-mail 

Para começar a criar sua lista de e-mail, você precisará:

  • Clicar em “Listas”, no menu lateral;
  • Depois vá ao botão azul, localizado no canto superior direito da tela, “Adicionar uma lista”;
  • Adicione as informações solicitadas, como nome da lista e URL. Além disso, é importante colocar um recado para lembrar seus contatos sobre o motivo de estarem recebendo seus e-mails.
  • Em seguida, clique em “Adicionar”.

Importe seus contatos 

Atenção: antes de começar a importação dos seus contatos para a ActiveCampaign, deixe seu arquivo CSV pronto!

Como começar a importação?

  • Clique em “Importar contatos”, que aparecerá na linha da lista que você criou;
  • Em seguida, vá em “Importar do arquivo”;
    • Essa não é a única opção disponível na ferramenta, a Active oferece uma série de opções para transmitir os dados de outras plataformas.
  • Depois, basta concluir as orientações para finalizar o upload;
  • Após isso, você será encaminhado para o mapeador de importação, onde deverá customizar os campos conforme os dados da sua lista (como nome, e-mail, telefone, etc.).

Configure uma automação 

Estamos quase lá, para finalizar esse processo:

  • Clique em “Automações”;
  • Vá em “Criar uma automação”, botão azul que aparecerá no canto superior direito;
  • Selecione “Começar do zero” e, em seguida, em “Continuar”;
  • Após optar por um acionador, que nada mais é do que como os contatos serão adicionados a sua automação, selecione “Continuar”;
  • Em seguida, você será questionado se quer executar a ação uma ou múltiplas vezes, e se deseja segmentar o envio. Depois basta clicar em “Adicionar partida”;
  • Na etapa seguinte, você poderá optar pela ação que será executada. 

Gostou do conteúdo? Então, nós recomendamos que você leia também 5 mitos e verdades sobre a ActiveCampaign Brasil!

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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