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5 mitos e verdades sobre o ActiveCampaign Brasil!

8 minutos de leitura

Existem diversas plataformas de automação no marketing digital, mas há uma que chegou ao país e virou tendência em 2021. Estou falando da ActiveCampaign Brasil!

E, por ser uma novidade, é comum sentir dúvidas sobre os prós e contras da plataforma, afinal, essa é uma decisão que vai influenciar no futuro da sua empresa. Sendo assim, elaboramos este artigo com os mitos e verdades.

Curtiu? Então, confira até o final e aproveite para descobrir se essa é a escolha certa para o seu negócio. Boa leitura!

O que é a ActiveCampaign Brasil?

A ActiveCampaign é uma plataforma de automação de marketing e CRM poderosa, que tem uma interface de usuário simples e intuitiva. Ou seja, os usuários podem configurar facilmente uma sequência de e-mail e rastrear as interações de um contato. Além disso, você pode adotar várias estratégias de marketing.

Uma de suas características mais importantes são as automações, pois ela vai além do e-mail marketing, focando na automação de toda a experiência do cliente. Ademais, você também pode adicionar notas aos contatos, fazer inúmeras personalizações e integrar com outras ferramentas que fazem parte do seu dia a dia. 

Outro benefício é o recurso "Conversas", pois com ele você pode enviar mensagens direcionadas aos visitantes do seu site, otimizando a experiência geral do cliente.

Mas, essa foi apenas uma introdução do que você vai conferir nos próximos tópicos, espero que goste!

As 5 verdades da ActiveCampaign Brasil

Trouxemos algumas verdades irresistíveis sobre essa plataforma que vem se destacando recentemente no Brasil. Aproveite!

ActiveCampaign Brasil é uma plataforma intuitiva e acessível

A ActiveCampaign é uma plataforma que apresenta uma interface intuitiva, o que facilita muito a experiência dos seus usuários. Portanto, você não precisa ter conhecimento técnico para compreender como funciona. Quer mais? Os planos começam a partir de 50 reais!

Além disso, a ferramenta temum editor de e-mails completo, que serve de inspiração para outras empresas no mercado.  

Permite diversas integrações

Em primeiro lugar, ela se integra com mais de 860 apps diferentes. Isso permite que você conecte a ActiveCampaign com uma grande variedade de ferramentas. Isso inclui aplicações para diferentes áreas de negócio, como e-commerce, educação, SaaS e outros.

A grande sacada da empresa é dar a liberdade que o usuário precisa para utilizar as ferramentas que desejar no seu negócio. Assim, ela atende essa expectativa muito bem.

Dessa maneira, se você acessar a página de aplicativos e integrações da empresa, verá todas as integrações oferecidas atualmente. Entre eles:

  • Base Camp;
  • Bigcommerce;
  • Calendly;
  • ClickFunnels;
  • Dropbox;
  • Evernote;
  • Facebook;
  • Google Analytics;
  • Google Calendar;
  • GoToMeeting;
  • Magento;
  • PayPal;
  • Salesforce;
  • Shopify;
  • Slack;
  • Twilio;
  • Twitter.

Oferece incríveis recursos de personalização

Nos últimos anos, ActiveCampaign desenvolveu uma série de recursos inovadores. Com um alto investimento em machine learning, a plataforma faz o cruzamento de dados pela sua empresa, enquanto você consegue tomar melhores decisões.

Além disso, as opções de personalização, que incluem o envio preditivo e o conteúdo condicional, permitem que você eleve as suas campanhas de e-mail marketing para outro nível. 

Já pensou em criar uma biblioteca de texto simples ou trechos de HTML, que podem ser reutilizados em suas campanhas? Aqui, você pode! Por exemplo, é possível alterar um código de cupom em determinada automação, regularmente.

Ou seja, as variáveis ​​de mensagem representam os textos que você pode designar uma tag de personalização, para utilizar em qualquer e-mail de campanha.

Eles são semelhantes aos campos personalizados, mas não iguais: enquanto os campos personalizados extraem valores dos registros de contato, as variáveis ​​da mensagem extraem um valor constante de um único local dentro da ActiveCampaign Brasil.

Portanto, ela pode ser um diferencial na sua estratégia para personalizar ainda mais suas campanhas, a partir de um local central na plataforma.

Disponibiliza conteúdos de apoio

O site hospeda uma base de conhecimento, com artigos de ajuda, vídeos e até webinars, por exemplo. Além disso, também possuem um blog, um canal no YouTube e um perfil no instagram 100% em língua portuguesa. 

Desse modo, tanto clientes como leads podem ser beneficiados pelos conteúdos disponibilizados. Além disso, oferecem outros benefícios, como: 

  • onboarding acelerado;
  • acesso a treinamentos;
  • suporte por chat.

Facilita o rastreamento de metas 

Certamente, você tem metas para conquistar seus clientes em potencial, não é mesmo? E você pode fazer isso por meio de campanhas, formulários, landing pages, automações e mais.

Ou seja, com a ActiveCampaign Brasil, é possível acompanhar o sucesso de seus esforços com o rastreamento de metas. Isso porque você pode definir seus objetivos na plataforma, de acordo com a realidade do seu negócio. 

Assim, é possível que você tenha controle total  quando se trata de rastreamento de metas, permitindo acessar métricas como a quantidade de vezes que o e-mail foi aberto e os cliques nos links. Além disso, é possível integrar a sua campanha de e-mail com o Google Analytics.

Esses dados são úteis para criar uma nova campanha, por exemplo, ao enviar o mesmo e-mail com outro assunto, para todos que não abriram a primeira versão. Ou, por exemplo, aplicar tags e criar novas segmentações de acordo com as metas atingidas.

Os 5 mitos da ActiveCampaign Brasil

Depois de conhecer a plataforma, também é válido indicarmos os pontos que poderiam melhorar. Então, continue a leitura e confira!

“É recomendada apenas para operações complexas”

A ActiveCampaign é, de fato, uma ferramenta avançada. Para aqueles que ainda não têm experiência com automação de marketing, pode haver alguma dificuldade para se familiarizar com todos os seus recursos.

Porém, uma vez que as automações são configuradas, você só vai precisar revê-las quando modificar algo na sua estratégia. E isso é válido para operações que são mais complexas, mas certamente também se aplica para médios e pequenos negócios.

“A plataforma é em inglês e vou ter que pagar em dólar”

Mito! A ActiveCampaign aceita pagamentos em real! Você não vai precisar converter para entender o valor do seu investimento. A sua moeda está disponível na plataforma.

Além disso, a ActiveCampaign oferece 14 idiomas em que a plataforma pode ser utilizada. Portanto, está disponível em português para quem preferir utilizar em seu idioma nativo, mas também em inglês, para aqueles que querem praticar!

Além disso, a central de ajuda conta com mais de 700 artigos traduzidos para a língua portuguesa, entre outros canais que oferecem conteúdo exclusivo para o Brasil, como blog, Instagram e YouTube.

“Não é uma plataforma prática”

O fato de a plataforma possibilitar que os usuários construam automações e campanhas complexas do zero pode induzir a esse tipo de pensamento. Porém, também é possível utilizar receitas de automação, modelos de e-mail, entre outras facilidades que a ferramenta oferece.

Tudo vai depender de como a sua operação se estrutura hoje. É possível iniciar utilizando os modelos e, então, adaptar o que for necessário de acordo com o crescimento da empresa e com as novas demandas que vão surgindo ao longo do percurso.

“Não tem planos acessíveis”

Aqui, chegamos em um ponto delicado, afinal, existem 4 planos disponíveis (Lite, Plus, Professional e Enterprise), que iniciam em R$50 por mês, para os usuários escolherem aquele que mais combina com a sua empresa.

Para quem está começando, por exemplo, startups menores, o custo-benefício é imenso. Inclusive, é possível explorar muitos recursos da ferramenta que vão ajudar a crescer o seu negócio e, provavelmente, expandir o seu plano também. 

“O CRM é o melhor serviço da plataforma”

Na verdade, faltam alguns requisitos necessários no seu CRM, deixando outras plataformas autônomas como PipeDrive ou Salesforce ganharem destaque. Porém, se você prefere usar uma dessas ferramentas, é possível integrá-las à ActiveCampaign.

Segundo análise dos próprios usuários, a ferramenta de automação de marketing performa melhor.

E por falar em mitos, fica o convite para conferir o nosso vídeo com uma das maiores polêmicas do marketing:

Principais recursos por plano da ActiveCampaign Brasil

Agora que você já sabe os mitos e verdades, falta mais um fato para avaliar se vale a pena apostar na plataforma. Então, veja os preços da ActiveCampaign Brasil:

Lite

O plano Lite da ActiveCampaign conta com valor a partir de 50 reais mensais e tem:

  • automação de marketing;
  • e-mail marketing;
  • envio ilimitado de e-mails;
  • mais de 125 modelos de e-mail;
  • criador de e-mails com recurso “arrasta e solta”;
  • formulários de inscrição;
  • segmentação;
  • relatório de automação e e-mail;
  • monitoramento de sites e eventos;
  • importação de contatos existentes;
  • envio de newsletter;
  • respostas automáticas.

Plus

Já o plano Plus tem o valor a partir de 236 reais mensais, podendo oferecer tudo que já contém no plano Lite, mais:

  • landing pages;
  • mais de 50 modelos de landing pages;
  • públicos personalizados do Facebook;
  • pontuação de contatos;
  • marketing via SMS;
  • mapa de automações;
  • conteúdo condicional;
  • relatório avançado de desempenho;
  • formulários de marca personalizados;
  • CRM com automação de vendas;
  • prospecção por SMS;
  • app de CRM para dispositivos móveis.

Professional

Com preço a partir de 673 reais, o plano Professional conta com as seguintes funcionalidades, além do que já consta no plano Plus: 

  • personalização da web;
  • envio preditivo;
  • atribuição de marketing;
  • teste A/B em automações;
  • relatório de atribuição;
  • probabilidade de ganho;
  • relatório de conversão;
  • experiências personalizadas de produto;
  • mensagens no app;
  • onboarding dedicado.

Enterprise

O plano Enterprise é o mais completo da ActiveCampaign Brasil e tem valor a partir de 1386 reais. Além disso, ele oferece as seguintes vantagens, somadas a todos os recursos do plano Professional:

  • relatórios personalizados;
  • URL personalizável;
  • serviços de design gratuitos;
  • teste de e-mail ilimitado;
  • objetos personalizados;
  • SSO;
  • usuários ilimitados;
  • branding personalizado no app;
  • suporte HIPAA.

Afinal, vale a pena investir na ActiveCampaign no Brasil?

Ao analisar todos os pontos citados, vale a pena sim! A ActiveCampaign é uma plataforma inovadora, já consolidada em vários países, com mais de 150 mil clientes ao redor do mundo. Isso reflete em um produto de qualidade que pode atender empresas de diversos segmentos.

Além disso, investe em uma abordagem local, com colaboradores brasileiros e com a divulgação de conteúdos produzidos exclusivamente para o público do Brasil. Por fim, aceita pagamento em reais, diferente de outras plataformas que só aceitam em dólar, o que é um diferencial gigantesco.

Bom, chegamos ao final desse artigo, e espero que ele tenha sido útil para você decidir se a plataforma ActiveCampaign Brasil combina com a sua empresa. Então, se tiver qualquer dúvida, é só deixar nos comentários!

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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