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O guia completo para criar pop-ups eficientes e adequados

8 minutos de leitura

Campanhas e ações de marketing são pautadas em chamar a atenção do lead para uma ação, que pode ser solicitar uma demo, fazer um cadastro ou assinar uma newsletter, por exemplo. Nesses casos, o uso de pop-ups é muito útil.

Os pop-ups são ferramentas de marketing digital muito utilizadas em estratégias de conversão, principalmente em experimentos de CRO (Conversion Rate Optimization). Esse é um recurso que veio como substituição dos banners tradicionais.

No entanto, é preciso cuidado. Usar um pop-up no seu site pode abrir as portas para novas conversões e leads, porém é necessário usar esse recurso com cautela para não ser penalizado pelo Google ou prejudicar a experiência do usuário.

Afinal, quando usados com exagero ou nos locais errados do seu site, pop-ups podem se tornar negativos para a pessoa que está navegando, fazendo com que você perca todo o poder deles.

Neste guia, você vai entender o que é um pop-up, vantagens de tê-lo no site dos seus clientes e ferramentas para criá-los. Saiba mais!

O que são pop-ups?

Pop-ups são as janelas menores que surgem na sua tela enquanto você navega em uma página, seja na versão mobile, seja desktop. O termo vem justamente da alusão a coisas “saltando” na tela.

Esse é um recurso que pode ter diferentes metas de conversão, como conseguir assinaturas para newsletter, divulgar anúncios ou simplesmente informar. Portanto, de forma geral, um pop-up serve para captar a atenção do usuário para onde você quer.

Quais são os tipos de pop-ups?

Os tipos de pop-ups são:

  • rolagem (scroll);
  • tempo;
  • saída;
  • fixo;
  • ativado por clique;
  • menu;
  • anúncio.

Vamos entender cada um deles?

Pop-up de rolagem

O pop-up de rolagem, ou scroll, é ativado quando o usuário aciona a barra de rolagem da página. Ou seja, quando ele movimenta a janela. Esse é o modelo mais utilizado e dinâmico.

As oportunidades de conteúdo aqui são muitas, como combinar o assunto do pop-up com os itens da página. Com isso, você complementa a experiência do lead ou cliente no seu site.

Pop-up de tempo

Esse modelo aparece na tela quando o usuário fica na página pelo tempo determinado por você.

Por exemplo, imagine que, durante algum estudo ou teste de comportamento do usuário no site do seu cliente, foi constatado que os usuários estão ficando ociosos na página. Uma das ações pode ser colocar um pop-up de tempo para sugerir ou indicar uma atitude para o visitante.

Pop-up de saída

Os pop-ups de saída são aqueles que aparecem na tela quando o usuário dá a entender que está saindo da página ou do site. Por exemplo, os pop-ups com “vai sair sem comprar nada?”, com os quais você certamente já deve ter se deparado.

Pop-up fixo

São os mais semelhantes aos banners. Eles podem ficar em uma única posição da página, sem se moverem quando o usuário rola a tela. Normalmente, eles ficam nas laterais e no rodapé.

Porém, esse modelo precisa de testes tanto na versão mobile quanto desktop. Assim, você evita implementá-lo em tamanhos, formatos e posições que afetam a navegação do seu cliente ou lead.

Pop-ups ativados por clique

Como o próprio nome sugere, são os pop-ups que surgem na tela quando o usuário clica em locais específicos, determinados pela sua estratégia.

Pop-ups de menu

São as janelas que surgem na tela quando, geralmente, há um clique em imagem ou link utilizando o botão direito do mouse. Normalmente, é usado para que o cliente ou lead acesse opções de edição ou o contexto daquele link ou imagem.

Pop-ups de anúncio

Finalmente, temos o pop-up do tipo anúncio. Ele é acionado de acordo com a sua estratégia, ou seja, não requer nenhuma ação do usuário. A finalidade é sempre promover algo e levar a uma ação, então, tome cuidado para não prejudicar a experiência do usuário.

Por que usar pop-ups se eles podem ser arriscados?

Pop-up não necessariamente são negativos, desde que usados de forma adequada e com cautela. Eles somente perturbam a pessoa que está navegando quando são aplicados excessivamente e sem uma estratégia por trás.

Prova disso é que o Google vem punindo os sites que utilizam essas janelas de forma que atrapalham a experiência do usuário. Se esse não for o seu caso, eles são poderosas ferramentas de conversão — o CRO que o diga!

Algumas das vantagens de usar pop-ups são:

  • mantêm o cliente por mais tempo nas suas páginas;
  • promovem conteúdos, produtos e serviços de forma mais atrativa;
  • chamam a atenção do usuário, podendo gerar gatilhos de compra;
  • captam dados para a sua base de leads;
  • direcionam e orientam o cliente/lead para a ação que você deseja
  • aumentam as suas chances de conversão

Como usar os pop-ups nas estratégias de marketing?

Para usar pop-up nas estratégias de marketing digital sem atrapalhar a navegação e experiência do usuário, é preciso planejamento.

Você precisa estudar o perfil do seu cliente e seu público-alvo para identificar os comportamentos de navegação e os tipos de pop-ups que o site em questão suporta. Além disso, é importante avaliar qual será a estratégia por trás dessas janelas dinâmicas.

Será captar mais contatos para a sua base de leads por meio de chamadas para cadastro de newsletter? Chamadas para demo? Informar sobre promoções relâmpago?

A seguir, confira algumas ações para incorporar essa ferramenta nas suas estratégias.

Só use se for relevante

Essa é quase que uma lei para o uso de pop-ups. Usando somente quando for relevante, você automaticamente evita que eles sejam inconvenientes.

Como dito, estude o comportamento dos usuários nas páginas e levante as ações de conversão que o site do seu cliente precisa potencializar.

Mensure sempre

A mensuração de dados e resultados é palavra de ordem no marketing digital, pois métricas e números não mentem.

Então, para identificar quais pop-ups estão sendo relevantes para o público, avalie a taxa de cliques nessa tela e a bounce rate, ou taxa de rejeição, nas páginas onde foram implementados.

Dessa forma, você avalia se o pop-up está sendo bem aceito ou não. Caso os números não demonstrem grande rejeição, mas também não estejam gerando resultados, tente testar novos modelos.

Para isso, você pode fazer testes A/B ou utilizar mapas de calor no seu site. Assim, é possível identificar o comportamento nas páginas e avaliar tipos e locais estratégicos para seu pop-up.

Já que falamos em testes A/B, assista ao vídeo a seguir e saiba como realizar essa estratégia de forma simultânea!

Ofereça conteúdos de valor e exclusividade

Não use pop-ups somente para vender. Esse recurso também pode ser usado para nutrir os seus leads, inclusive no blog.

Uma forma de aplicar isso é usando essas janelas dinâmicas como opção para o lead fazer o download de algum material gratuito. Mas lembre-se de que esse conteúdo precisa gerar valor.

Use para newsletter

Se uma pessoa navega constantemente no seu blog ou visita mais de uma página, ela é um lead importante. Afinal, mostrou-se  interessada nos conteúdos.

Diante disso, uma forma de captar dados desse lead, começar a nutri-lo e engajá-lo é por meio de newsletter.

Para fazer isso com pop-ups, você pode configurá-los para que sejam acionados quando o lead visitar, por exemplo, o terceiro artigo do blog. Outra alternativa é usar a paginação do blog como gatilho para a janela dinâmica.

Implemente para quem sai da página sem nenhuma ação

Pop-ups também podem ser usados para reverter rejeições nas suas páginas. Essa é uma estratégia muito aplicada em e-commerces quando o consumidor sai da página sem finalizar a compra ou abandona o carrinho.

Nesse caso, esse recurso pode ser usado para entregar um cupom de desconto para que o cliente finalize a compra ou sugerir uma ação bastante atrativa para que o usuário mude de ideia e não deixe o site.

Como criar pop-ups?

Para criar pop-ups, você precisa de ferramentas que estejam integradas ao site do seu cliente.

As três melhores ferramentas que indicamos para criar, configurar e mensurar os resultados dos seus pop-ups são:

RD Station

A RD Station permite que você crie quatro tipos de pop-ups:

  • CTA e direcionamento para página de ebooks — modelo scroll
  • assinar newsletter — modelo de saída;
  • cupons de desconto — modelo de saída;
  • download de e-book — modelo de saída.

Após definir a finalidade e o modelo do pop-up, a RD Station mostrará as funcionalidades para configurar a sua janela dinâmica. Você terá ações para definir em que páginas o pop-up aparecerá, campos (caso tenha formulário) e a frequência com que esse recurso aparecerá para os visitantes do site ou blog.

Hubspot

Por meio da ferramenta formulários pop-up do Hubspot, você também cria e configura as suas janelas de forma bem simples.

A ferramenta é gratuita e pode ser usada em qualquer tipo de site. Após selecionados o modelo e a finalidade, personalize toda a parte visual do seu pop-up e depois acompanhe os comportamentos e resultados.

ActiveCampaign

Também muito simples de criar pop-ups, a ferramenta da ActiveCampaign permite configurar desde janelas flutuantes até em barras. Após criar o seu pop-up, você recebe o código de incorporação.

Com essa espécie de tag em mãos, você o implementa no site de forma simples. Caso não queira trabalhar com códigos, tem a opção de instalar o plugin da ActiveCampaign no WordPress do site ou blog.

Como vimos, os pop-ups são recursos do marketing digital que podem potencializar a sua conversão de leads e melhorar as suas métricas de aquisição. No entanto, precisam ser acompanhados de estudo de comportamento e de planejamento para serem usados com cautela e não terem o resultado inverso.

Aproveite o tema para conhecer mais sobre os serviços de automação e potencialize os resultados dos seus clientes!

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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