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Como fazer a integração da VTEX com o RD Station?

7 minutos de leitura

Para escalar marcas é preciso ter tecnologias que comportam esse crescimento, principalmente quando estamos falando do comércio eletrônico. Afinal, é um grande volume de informações e visitas a todo o momento, por isso, requerem estratégias de marketing e acompanhamentos específicos.

Nesse sentido, a VETX é uma plataforma utilizada por mais de 2 mil marcas do comércio eletrônico nacional e internacional. E para alavancar as oportunidades e não perder leads nunca mais, é possível fazer a integração VTEX e RD Station Marketing.

A seguir, confira o passo a passo de como fazer a união de tecnologias entre VTEX e RD Station e os benefícios para a gestão de oportunidades. Confira!

O que é a VTEX?

A VTEX é uma plataforma SaaS (Software as a Service) em nuvem voltada para e-commerce. Trata-se de uma solução completa para a estruturação e manutenção de lojas virtuais de qualquer nicho.

Diversos players do comércio eletrônico brasileiro e internacional utilizam a VTEX como plataforma, alguns exemplos são:

  • Sony;
  • L’oréal;
  • Carrefour;
  • Coca-Cola;
  • Magazine Luiza;
  • O Boticário.

A VTEX foi fundada no Rio de Janeiro, no ano de 2000 por Mariano Gomide e Geraldo Thomaz. Já em 2007 se tornou a plataforma da grande Wallmart no Brasil.

Quais são as funcionalidades da VTEX?

O objetivo central da plataforma é que o lojista se preocupe somente em vender. Para isso, a VTEX oferece todas as ferramentas necessárias para a marca, como cadastro de produtos, integração de meios de pagamento online, cálculo de frete e prazos de entrega, por exemplo.

A seguir, confira algumas das funcionalidades de uma das plataformas mais robustas para o seu e-commerce.

OMS

Um OMS (Sistema de Gerenciamento de Pedidos) é uma das tecnologias-base de uma loja virtual que seja eficiente para o consumidor e para a marca.

Pensando nisso, a VTEX tem um OMS robusto, porém de simples navegação e utilização intuitiva. O lojista poderá cancelar, dividir, modificar, agregar e substituir pedidos feitos em qualquer canal da empresa.

Por meio do gerenciador de pedidos também é realizado todo o trâmite para devoluções, reembolsos e créditos.

Experiência omnichannel

É preciso estar onde os clientes estão. E com as mudanças nos meios e hábitos de consumo B2B e B2C, os clientes estão em todos os lugares.

Nesse sentido, a VTEX disponibiliza diversos recursos para a sua marca entregar uma experiência multicanal. Algumas delas são:

  • integração das lojas e centros de distribuição: gerencie os pedidos de todos os canais da marca em um único lugar;
  • fulfillment: reduza custos e otimize as suas operações logísticas de pedidos gerados em qualquer canal e oferecendo múltiplas opções fulfillment para os clientes;
  • visão de toda a rede em um local: acompanhe e gerencie toda a rede de canais e de lojas em um único lugar, desde o estoque até a descrição dos produtos para que o cliente não tenha problemas durante as compras e envio de pedidos.

Integrações com aplicativos e outros sistemas

A partir da tecnologia API First, a VTEX permite a integração com centenas de aplicativos e sistemas que aumentam o poder de um e-commerce.

Essa união de forças é feita de forma simples e pode ser administrada por qualquer pessoa, mesmo que não seja da área de TI. Algumas das possibilidades de integrações são:

  • Google Shopping;
  • Amazon;
  • Facebook;
  • Mercado Livre;
  • Magazine Luiza.

Pagamentos múltiplos

A VTEX disponibiliza mais de 100 meios de pagamento que podem ser integrados a uma loja online. Isso de forma segura para empresa e para cliente.

Além disso, também é possível utilizar carteiras digitais, como Apple Pay e Google Pay para facilitar e melhorar a experiência do consumidor.

Motor de promoções unificados

Gestores do nicho de comércio eletrônico sabem que datas comerciais e comemorativas, como Black Friday e Natal, precisam ser planejadas.

Um dos processos envolvidos é ter uma plataforma que atenda, com agilidade, a demanda do cliente e da gestão.

Para solucionar problemas recorrentes do mercado, a VTEX disponibiliza o módulo de promoções. Essa é funcionalidade que permite configurar e administrar promoções de qualquer tipo e a qualquer momento. A partir, disso é possível realizar funções úteis para essas campanhas, como:

  • mudar os preços por tempo limitado;
  • oferecer e configurar descontos progressivos no carrinho de compras;
  • gerar cupons de desconto que expiram após seu uso ou tempo determinado;
  • enviar brindes;
  • entre outras.

Teste A/B

A plataforma permite que o lojista crie testes A/B das suas páginas de forma simples. Essa é uma metodologia muito importante para coletar dados e identificar as estratégias de marketing e vendas que funcionam com o seu público.

VTEX Insights

O VTEX Insights é o módulo da plataforma que gera melhorias e alguns dados da loja, como ticket médio, tempo de carregamento das páginas de produtos e a média de itens por carrinho de compras.

Essas são informações e dados fundamentais para aplicar ajustes que potencializem as vendas da marca e para identificar o que gera resultados para o seu público.

O que é possível fazer com a integração VTEX e RD Station?

A integração da VTEX com a plataforma da RD Station permite a criação e atualização de leads no RD Station.

Essa é uma união de tecnologias desenvolvida para que as equipes de marketing e vendas não percam mais oportunidades. Além disso, esse é o caminho para que as equipes sempre tenham acesso aos dados de quem já passou pelo site da loja.

A partir da integração da VTEX com o RD Station, os leads serão criados ou atualizados sempre que um desses eventos forem identificados na plataforma da VTEX:

  • quando um pedido for criado;
  • quando um pedido estiver com o status de “aguardado”;
  • quando um pedido for pago;
  • quando um pedido for cancelado.

Passo a passo da integração VTEX e RD Station

Primeiramente, para integrar a VTEX no RD Station Marketing é ter uma conta nas duas plataformas. Estando tudo certo com o cadastro, é só seguir o passo a passo:

1º passo: Conectar as contas

Para começar, é preciso conectar a VTEX na sua conta do RD Station, Para isso:

  • faça o login na sua conta do RD Station Marketing;
  • acesse a loja de aplicativos do RD Station (a AppStore);
  • busque por “VTEX by RD”;
  • clique em “Detalhes”, depois em “Adicionar Integração”.

Depois, é só inserir o login e senha da sua conta RD Station marketing. Feito o acesso, faça o segundo passo da conexão de contas:

  • clique no menu “Conexões”;
  • selecione o RD Station Marketing;
  • clique em “Conectar App”;
  • selecione a opção RD Station Marketing;
  • crie um nome para a conta;
  • clique na opção de conceder acesso.

Pronto. Você acabou de integrar a sua conta do RD. Agora, é necessário fazer a integração com a conta da plataforma VTEX:

  • no mesmo menu de “Conexões”, clique em “Conectar App”;
  • selecione a opção VTEX;
  • no campo nome, coloque o nome da loja;
  • insira a chave de aplicação e o token de aplicação.

Tanto a chave quanto o token de verificação são gerados da seguinte maneira:

  • acesse a sua conta da plataforma VTEX;
  • vá ao menu “Configurações da Conta”, depois em “Gerenciamento da Conta”;
  • clique em “Chaves de Aplicação”;
  • depois, seleciona “Gerenciar minhas chaves”;
  • clique em Generate new.

Depois da chave selecionada, é preciso que ajustar a máscara na VTEX para a versão Soft, pois o padrão da plataforma é um e-mail protegido. Por isso, se a máscara não for alterada, o RD Station marketing não conseguirá fazer a leitura de dados para a integração.

2º Passo: Definir o modelo de operação

A integração VTEX e RD Station Marketing funciona a partir de modelos 5 pré-desenvolvidos para facilitar a sua operação:

  • pedido criado;
  • pedido pago;
  • pedido cancelado;
  • pedido aguardando pagamento.

No entanto, também é possível criar novas regras na opção “Criar uma regra”. Essa é uma ação recomendada para casos em que os modelos preexistentes não atendam as suas necessidades.

Para criar um novo modelo, siga os passos:

  • acesse o menu “Modelos”;
  • informe de onde virão os dados (no caso, da VETX);
  • informe o evento que fará a captura do lead;
  • selecione para onde os dados serão enviados (no caso, RD Station);
  • informe o evento;
  • defina os campos que serão atualizados quando essa ação for selecionada.

3º Passo: Ajustar Regras

Sendo os modelos prontos ou não, será necessário aplicar todas as regras criadas a um filtro de dados. Esse passo é feito para registrar os e-mails dos leads na sua conta da RD.

Para isso, as etapas são:

  • em configurações da automação, logo abaixo do gatilho da VTEX, clique no símbolo “+”;
  • escolha a opção “Ferramentas”;
  • depois clique em “Converter Valores”;
  • no campo “Onde Substituir”, faça o mapeamento do campo que está chegando com o e-mail @vetx;
  • no campo “O que substituir”, coloque “[\S\s]{29}$”.

Feito isso, basta alterar o evento seguinte, que envia o dado para o RD Station Marketing. Para fazer essa etapa, basta clicar no símbolo de engrenagem de todos os eventos que você envia para o RD.

Depois, é só localizar o campo do e-mail do RD e atribuir a ele a fórmula aplica na regra anterior.

4º Passo: Execute a integração VTEX

Para executar a integração que configuramos, você precisa:

  • validar as regras de envio criadas;
  • renomear de uma maneira que fique de fácil identificação para qualquer pessoa que precisa acessar;
  • clicar em “Executar”.

Pronto, sua integração VTEX e RD Station Marketing está criada e em funcionamento.

Parceria 8D Hubify e RD Station

A 8D Hubify faz parte de um ecossistema de agências partner da RD Station desde 2018. A partir do nível máximo de parceria (o Diamond) alcançado pela 8D Hubify, você tem acesso a um time de marketing com ferramentas e habilidades para criar e executar estratégias avançadas de Inbound Marketing.

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Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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