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6 benefícios do Inbound Marketing para o seu negócio

4 minutos de leitura

Durante as primeiras ondas do Marketing, as empresas não tinham foco no cliente e sim no produto ou serviço que era ofertado. A atenção era voltada para ações padronizadas, conforme a conveniência logística dos fabricantes.

Vale ressaltar que não eram raros os casos em que as soluções vendidas apresentavam qualidade inferior ao que era prometido, e o cliente quase não tinha meios de fazer valer os seus direitos.

No entanto, os tempos mudaram, transformações nos meios digitais e a evolução no comportamento dos consumidores, alteraram a maneira de dar as cartas do jogo. Por esse motivo, as empresas precisaram elaborar novas formas de conquistar as pessoas.

Aqui, o Inbound Marketing aparece como uma das melhores estratégias de atração.

Continue a leitura para saber mais sobre essa estratégia de Marketing e entender os benefícios que ela pode oferecer ao seu negócio!

O que é Inbound Marketing?

Podemos definir o Inbound Marketing como um conjunto de estratégias de Marketing que tem como base a criação e compartilhamento de conteúdo, sempre voltado para um público-alvo específico.

O objetivo é conquistar a permissão de se comunicar com seu potencial cliente de maneira direta, de modo a criar e nutrir um relacionamento que pode ser duradouro. 

Resumidamente, o Inbound Marketing é a estratégia na qual a “montanha vem até você”, ou seja, o público vem até a sua empresa, atraídos pela mensagem que você transmite. Assim, fica mais fácil apresentar suas soluções e transformá-los em clientes, e promotores da sua marca. 

Para esclarecer ainda mais do que se trata essa estratégia, preparamos um vídeo completo. Confira!

6 Benefícios do Inbound Marketing para o seu negócio

Agora que você já sabe o significado de Inbound Marketing, está na hora de entender as vantagens que essa estratégia pode proporcionar à sua empresa. Acompanhe!

1. Disponibiliza conteúdos para ajudar e atrair seu público

Nos dias atuais, o consumidor pesquisa informações sobre sua empresa na internet antes mesmo de entrar, efetivamente, no ciclo de vendas. Um estudo realizado pelo SearchEngine Journal aponta que 93% da experiência online dos clientes se inicia a partir de uma busca em sites como o Google.

Vem daí a importância de produzir conteúdos que apareçam nos motores de busca e que sejam capazes de atrair seu potencial cliente. Como fazer isso? Pesquisando as informações corretas e definindo corretamente suas buyer personas.

Dessa forma, será possível distribuir suas ações de Inbound Marketing estrategicamente, de modo a trabalhar a geração de leads para seu funil e educar seus potenciais clientes sobre assuntos de seu interesse ou relacionados ao seu negócio.

2. Mensura seus resultados de maneira correta

No Outbound, ou Marketing Tradicional, os dados do número de pessoas que viram o seu anúncio são incertos ou refletem uma estimativa aproximada, certo?

Já no Inbound Marketing, é possível mensurar resultados de forma mais concreta e precisa. Com o auxílio de ferramentas, você pode obter, em tempo real, dados como:

  • conversões;
  • visitantes do site;
  • número de cliques;
  • acessos nos blog posts.

3. Otimiza gastos com comunicação e estratégias de Marketing

Dentre os inúmeros benefícios do Inbound Marketing, está a redução de custos e a otimização do orçamento. Segundo levantamento feito pela HubSpot, essa estratégia custa 62% menos do que o Outbound Marketing.

Com isso, você pode focar seu investimento em ações de Marketing que geram mais retorno e oferecem opções com melhor custo-benefício.

4. Melhora o ranqueamento da sua empresa em buscas orgânicas

Como dito anteriormente, o cliente busca informações sobre a empresa antes mesmo de ter seu primeiro contato com ela. Pensando nisso, sites de busca, como o Google, são uma ótima oportunidade de exposição para a sua marca.

E, para garantir um bom posicionamento de seus canais digitais, sua estratégia pode contar com ações focadas em Search Engine Optimization (SEO), que tornam seu conteúdo mais relevante de acordo com os mecanismos de busca da ferramenta e a busca orgânica do seu público. 

5. Promove um Marketing mais aderente ao perfil do novo consumidor

Na maioria das vezes, a rotina de navegação do público passa por sites, redes sociais e portais de notícias. São nesses canais que ocorre a busca por informações, e não por janelas pop-up, por exemplo. 

É justamente nesse ponto que o Inbound Marketing se diferencia, já que uma de suas chaves é promover o Marketing de Permissão, ou seja, ações que se adequam aos hábitos digitais do seu público, estabelecendo uma conversa com a sua permissão e interesse.

Dica: atualizando constantemente seu site com informações relevantes ou gerando materiais ricos no blog, você promove ações menos invasivas e com maior eficiência para o público.

6. Gera vendas qualificadas e maior retorno de investimento

Seguindo a metodologia de Inbound Marketing, toda pessoa que visita seu conteúdo pode ser um cliente potencial. Por que? Essa estratégia gera benefícios de obtenção de informações sobre esses visitantes em troca de conteúdo. 

O lead fornece dados para sua empresa em troca de conteúdo. E, a captura e qualificação desses leads gera um retorno sobre investimento (ROI) maior, além de vendas mais qualificadas, pois a conversão de leads em oportunidades de venda é resultado de um processo de nutrição de conteúdo focado e relevante.
E, que tal conhecer mais sobre o Inbound Marketing? Leia nosso artigo “Amplie seu conhecimento com o Curso HubSpot de Inbound Marketing”!

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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