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Migrar do ActiveCampaign para Salesforce: descubra como fazer

7 minutos de leitura

Com as operações do ActiveCampaign sendo encerradas no país, é importante que as empresas façam a migração de dados para uma nova plataforma, a fim de continuar as suas atividades. Dentro desse contexto, a Salesforce se destaca como uma excelente ferramenta para gestão integrada de CRM (Customer Relationship Management).

Cuidar do relacionamento da empresa com o público não é uma tarefa simples, mas é fundamental para o sucesso de um negócio. Por outro lado, o uso de ferramentas otimizadas e parcerias com empresas confiáveis torna esse trabalho muito mais prático e eficiente.

Pensando nisso, a Salesforce oferece experiências personalizadas para as empresas terem acesso a uma plataforma otimizada para a gestão de CRM, com integração, qualidade e tecnologia.

Neste post, saiba por que migrar do ActiveCampaign para a Salesforce e confira como fazer essa mudança da melhor maneira!

O que é a Salesforce?

A Salesforce é uma empresa especialista no desenvolvimento de soluções de gerenciamento de relacionamento com o cliente. O objetivo da organização é estreitar as relações entre empresas e público. Para isso, conta com uma plataforma de CRM integrada, a fim de oferecer uma visão única de todos os processos que estão acontecendo.

Dentre os principais serviços oferecidos pela Salesforce, destacam-se as soluções a seguir!

CRM

A plataforma de CRM integrada se chama Salesforce Customer 360 e permite conectar setores de marketing, TI, vendas, atendimento ao cliente, serviços, entre muitos outros, em um só lugar. Desse modo, é possível monitorar e administrar os dados em tempo real, a fim de otimizar todo o trabalho interno.

Com o trabalho do Customer 360, empresas dos mais variados portes e segmentos podem desfrutar de uma série de benefícios, como:

  • automatização de tarefa da rotina organizacional; 
  • insights valiosos devido à análise de dados em tempo real; 
  • melhora no tempo de ROI depois da implementação; 
  • aumento da produtividade das equipes; 
  • maior colaboração entre os funcionários; 
  • aprimoramento da experiência do cliente; 
  • acesso a um ecossistema de empresas parceiras, com ofertas em aplicativos e em serviços de consultoria para incrementar as estratégias do negócio. 

Sales Cloud

Com o Sales Cloud, o sistema de vendas da Salesforce, é possível aproveitar a automação da força de vendas para expandir os resultados, alcançar cada vez mais clientes e fechar negócios com mais flexibilidade e agilidade.

O uso de Inteligência Artificial permite a integração de dados, a fim de tomar decisões com base em informações valiosas. Além disso, a plataforma auxilia a conquistar mais leads, aumentar a produtividade e, consequentemente, ter um melhor desempenho no setor de vendas.

Service Cloud

O Service Cloud, solução de atendimento ao cliente, tem de tudo para elevar a escalabilidade do negócio. O objetivo do serviço é concentrar em um só lugar todas as atividades relacionadas à comunicação com o público externo.

A partir do Service Cloud, é possível maximizar o ROI, elevar a excelência do atendimento, definir estratégias eficientes e otimizadas, além de ter acesso a ferramentas tecnológicas de ponta. Tudo isso com funcionamento integral, 24 horas por dia e todos os dias da semana.

Marketing Cloud

Os serviços de Marketing Cloud da Salesforce também permitem inovar a empresa e oferecer um diferencial competitivo ao mercado. Com a automatização do engajamento em diversos canais de contato com os clientes, é possível aproveitar o uso de dados estratégicos para otimizar a performance.

Vale destacar que o Marketing Cloud, assim como as diversas outras soluções da Salesforce, integra todos os serviços em uma só plataforma. Desse modo, é possível ter uma gestão facilitada, por meio da automação de marketing, e acompanhar diferentes canais em um só lugar.

Quais os tipos de planos?

Na Salesforce, existem diferentes tipos de planos para aderir na sua empresa. Avaliar as características de cada um deles é um processo importante para fazer a escolha que oferece o melhor custo-benefício e atende às necessidades do seu negócio. Saiba mais!

Standard

O plano Standard é aquele que está incluso em todas as licenças. Os recursos disponíveis giram em torno de demonstrações, ferramentas para se guiar, dicas da comunidade e aprendizado online. Dentre eles, é possível citar:

  • trailhead
  • portal de ajuda; 
  • comunidade de trailblazers
  • success center; 
  • suporte técnico; 
  • treinamento especializado; 
  • descontos do Trailhead Academy
  • serviços proativos. 

Premier

O Premier, por sua vez, conta com uma ajuda especializada extra, suporte ao vivo, treinamento de especialistas e orientação de adoção. Além disso, o plano permite acesso mais rápido aos serviços de suporte especializado e a melhores insights para gerar novos resultados. Essa versão equivale também a 30% das taxas de licença aplicáveis.

Signature

Por fim, há o Signature, que oferece todas as vantagens dos planos anteriores e, ainda, diversos outros benefícios, como:

  • serviços proativos — mensagens de alertas exibidas a qualquer momento do dia, inclusive nos finais de semana e feriados, para acompanhar o desempenho e fazer diagnóstico rápido pelos engenheiros, se for necessário; 
  • gerenciamento técnico de conta — suporte técnico que trabalha em torno de melhorias no sistema; 
  • gerenciamento de eventos-chave  — prepara o sistema para lidar com um maior tráfego em datas especiais. 

O que considerar no momento da migração?

Lidar com mudanças não é fácil, principalmente em uma empresa. Afinal, envolve o alinhamento de diversos setores e uma comunicação muito eficiente para as atividades ocorrerem conforme o planejamento.

Por essa razão, considerar alguns cuidados fundamentais no momento de migração do ActiveCampaign para a Salesforce será fundamental. Veja algumas dicas!

Prepare as equipes

O primeiro passo é garantir que as equipes estejam aptas para trabalhar na nova plataforma. Reservar um tempo para o treinamento e a capacitação das funcionalidades do novo sistema poupará diversos problemas no futuro, como erros desnecessários, queda na produtividade, alto índice de dúvidas, entre outros.

Tenha em mente que mudanças como essas também impactam os profissionais. Por isso, é fundamental manter os colaboradores inteirados sobre a migração e prepará-los de todas as maneiras para se adaptar ao novo sistema.

Capriche no planejamento e na organização interna

Montar um planejamento de migração também facilitará todo o processo. Desse modo, é possível transferir os dados com calma e monitoramento, a fim de não perder nenhum conteúdo por descuido.

Caprichar na organização interna diz respeito a fazer todo o processo de migração com atenção, por etapas e com supervisão. Assim, novamente, é possível prevenir problemas no futuro e manter a rotina organizacional equilibrada.

Faça backups de segurança

Lidar com programas que trabalham em nuvem requer também a necessidade de backups. Esse é um procedimento simples, mas que consegue fortalecer toda a segurança de dados da sua empresa.

Sendo assim, programe-se para incluir na rotina os processos de backups. O ideal é que essas atividades ocorram a curto prazo, como em poucos dias ou, no máximo, uma semana. Assim, a cada etapa concluída na migração, é possível ter a confiança de que os dados foram salvos.

Atualize integrações de canais

Lembre-se de que o foco de plataformas como a Salesforce é garantir uma gestão integrada. Desse modo, cuidar da integração dos canais é fundamental para fazer um bom uso da ferramenta.

Para isso, vale a pena observar se os registros das contas das redes sociais e dos demais canais de comunicação estão atualizados. Assim, é possível evitar falhas e problemas para seguir o planejamento.

Conte com suporte especializado

Vale a pena destacar também que a empresa não precisa passar pelo processo sozinha. É sempre possível entrar em contato com os serviços de suporte especializado. Dessa forma, aproveite o apoio de uma equipe com expertise para tirar dúvidas e tornar o processo de migração mais seguro.

Como visto, o ActiveCampaign está encerrando as atividades no país. Sendo assim, quanto mais cedo a empresa migrar para outra plataforma vantajosa, mais seguros estarão os processos de gestão de CRM e de automação de Marketing. Por isso, vale a pena se preparar e caprichar na migração para a Salesforce.

Como é a parceria da 8D Hubify com a Salesforce?

A 8D Hubify é uma agência brasileira de marketing digital e CRM para empresas. A empresa é parceira da Salesforce, líder mundial em CRM, desde 2015. A parceria permite que a 8D Hubify ofereça soluções personalizadas de CRM para seus clientes, utilizando a plataforma Salesforce.

Com essa parceria, a 8D Hubify pode ajudar as empresas a implementar e gerenciar programas de fidelidade com base no Customer 360 da Salesforce. Isso permite que as companhias ofereçam uma experiência de cliente mais personalizada e eficaz, aumentando a retenção de clientes e a lucratividade.

Gostou da ideia? Então, saiba como manter a empresa por dentro de novidades na área do Marketing. Acesse o nosso site e veja como investir cada vez mais no relacionamento com o público!

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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