Um guia sobre o Pinterest Ads Brasil

Isabella Villar

Graduanda em Marketing na Fatec Sebrae, é fascinada pela versatilidade da área. Faz parte do time de Inbound Marketing da Hubify e atua como Revisora de Conteúdo.

6 minutos de leitura

O consumidor está mais exigente, por isso ele recorre a diversos recursos antes de tomar uma decisão de compra. Por exemplo, é possível buscar inspirações no Pinterest e encontrar o produto que você nem imaginava que estava precisando. E sabendo do potencial dessa rede social, em abril de 2021, foi anunciado o lançamento do Pinterest Ads Brasil!

Isso é algo histórico, pois o Brasil é o primeiro país da América Latina a oferecer esse serviço de publicidade. A partir disso, as empresas dos mais variados segmentos podem criar estratégias poderosas na rede social.

E aí, quer descobrir como essa ferramenta pode fazer a diferença no seu negócio? Então, continue a leitura e aproveite!

O que é o Pinterest?

O Pinterest é uma ferramenta de descoberta e inspiração, com foco no apelo visual de estilos de vida e interesses. Assim, as marcas podem utilizá-la em seu benefício, para ofertar seus produtos e serviços, em primeira mão.

Utilizar a plataforma em sua estratégia de marketing, aumenta os pontos de contato que seu público-alvo pode interagir com você. Ou seja, você irá construir o reconhecimento da marca, para ser mais visto e disponível do que nunca.

O conteúdo compartilhado pelo Pinterest pode ser encontrado, por meio de palavras-chave, interesses e painéis, aumentando seu potencial como gerador de tráfego de longo prazo para o seu negócio.

Por que vale a pena anunciar no Pinterest Ads Brasil?

A princípio, segundo a Mariana Sensini, Diretora do Pinterest Brasil, desde o início do isolamento social em 2020, a rede social já reúne 38 milhões de usuários mensais, e o número de pastas criadas cresceu em 62%.

Portanto, os anúncios ajudam a influenciar na decisão de compra de diversos usuários de usuários, em suas jornadas de consumo. Dessa forma, fica mais fácil linkar os usuários para o seu site.

Também vale mencionar que os pins (bookmarks visuais e interativos que levam o usuário ao site de origem) têm uma vida útil mais longa do que os posts tradicionais das redes sociais. Ou seja, eles podem aparecer nos feeds, meses depois da publicação.

Outro ponto interessante, é que essa rede social pode ser utilizada em todo o funil de marketing, desde a criação de conhecimento, para aumentar a intenção de compra, até a realização de uma venda.  

Afinal, não é novidade que as imagens impulsionam as vendas dos negócios. E como o Pinterest é uma rede social 100% visual, não há dúvidas que ela funciona perfeitamente para os e-commerces.

Por fim, o conteúdo no Pinterest também é mais perene do que em outras mídias sociais, e oferece benefícios de visibilidade de longo prazo para o seu negócio!

Os tipos de anúncios do Pinterest Ads Brasil

O tipo de campanha escolhido determinará qual formato de anúncio combina mais com a sua empresa, bem como seu tipo de lance e os canais disponíveis. Confira!

Alfinetes (pins)

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Os pins aparecem no feed da página inicial e nos resultados de pesquisa, porém quando são promovidos o alcance é maior. Os usuários podem fixá-los em painéis, compartilhá-los e comentar sobre eles.

Depois que um usuário compartilha o pin, o rótulo “Promovido” desaparece e os re-pins subsequentes são considerados como mídia ganha. Em outras palavras, você obtém mais divulgação, gratuitamente

PS: recomendamos que você mantenha os arquivos em formato .png ou .jpeg, com no máximo 10 MB.

Carrosséis  

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Os carrosséis permitem divulgar de duas a cinco imagens. Esse formato é ótimo se você tiver vários produtos ou recursos para divulgar, porque é possível adicionar mais pontos de venda. Além disso, também é uma oportunidade de contar a história da sua marca em capítulos.

As pessoas podem deslizar pelas diferentes imagens diretamente do feed, ou podem tocar no carrossel e deslizar para ver cada cartão e site correspondente. Quando um usuário salva o carrossel de Pins, ele salvará o Pin inteiro, incluindo todos os cartões dentro dele.

Essa opção será benéfica tanto para usuários quanto anunciantes, fornecendo uma maneira de apresentar mais elementos de um produto em destaque, por meios interativos.

Vídeo

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Eles são parecidos com os pins estáticos, ou seja, também aparecem no feed da página inicial, nos resultados da pesquisa, e na página “para você”.

Os vídeos de largura padrão têm o mesmo tamanho dos Pins, enquanto os vídeos de largura máxima se espalham pelo feed, minimizando a distração dos Pins concorrentes. A exposição máxima do vídeo pode ser mais cara, já que os lances mínimos começam mais altos.

E-book Mídia Paga

Os vídeos são ideais para campanhas de conscientização, e um bom formato para contar a história de uma marca ou produto!

PS: vale a pena apostar em vídeos curtos, entre 6 e 15 segundos, e com formatos como .mp4, .mov ou .m4v, e no máximo até 2 GB.

Shopping

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Os anúncios de Shopping ​​são projetados para serem compráveis pelos usuários, ou seja, eles permitem a compra direta no pin

Eles funcionam em dispositivos móveis e na web, a única diferença é que os itens na imagem são marcados com pontos brancos, que podem ser clicados para exibir as informações do produto.

Este formato é ideal para imagens que apresentam produtos juntos, por exemplo, imagina uma sala de estar totalmente decorada, com mesa de jantar no Natal.

Logo, o objetivo desse tipo de anúncio é converter os usuários para a sua loja virtual!

O passo a passo para criar e editar uma campanha

1. Crie uma conta comercial e instale a tag do Pinterest

Antes de iniciar uma campanha publicitária no Pinterest, certifique-se de ter instalado o Pinterest Tag. Com ela, você poderá rastrear as ações que as pessoas realizam em seu site, depois de ver seus anúncios no Pinterest, incluindo checkouts, inscrições e pesquisas.

2. Escolha a meta da sua campanha

Escolher a meta certa é importante, porque determinará quais formatos de anúncio estão disponíveis e combinam mais com a sua proposta.

Existem quatro objetivos de campanha disponíveis:

  • gerar tráfego para seu site: ganhe leads de alta qualidade e envie os usuários para o seu site. Você paga por cada clique;
  • mais conhecimento da marca: mais exposição com clientes atuais e leads. Você é cobrado por 1.000 impressões;
  • conversão: estimula a conversão de leads nos seus anúncios, por meio de CTAs;
  • catálogo de compras: funciona como um catálogo, no qual a pessoa descobre seus produtos e serviços, enquanto realiza as pesquisas no aplicativo;
  • promover a conscientização, por meio de visualizações dos vídeos: os vídeos de reprodução automática são ideais para promover reconhecimento e consideração. Você paga por 1.000 impressões.

3. Defina o orçamento da campanha

Adicione o nome da sua campanha e, em seguida, escolha as datas de início e término para sua campanha. O próximo passo é definir seu orçamento como diário ou vitalício.

PS: cuidado com o que você adiciona aqui, porque isso não pode ser editado posteriormente!

4. Escolha o seu público-alvo

Se os objetivos de sua campanha publicitária no Pinterest são o tráfego ou reconhecimento, aposte em uma ampla estratégia de segmentação, para evitar baixo volume de cliques.

Você pode segmentar com base em gênero, localização, idioma e dispositivo. Além disso, a importação de listas de clientes ou leads, também pode ajudar a atingir uma audiência que já engajou sua loja virtual, ou nos próprios conteúdos dentro do aplicativo. 

No caso da ferramenta de públicos semelhantes, o Pinterest Ads Brasil consegue criar uma nova segmentação, com pessoas que tenham características semelhantes a de pessoas que já compraram do seu negócio.

Você pode expandir sua segmentação, a partir de tópicos como interesse e palavras-chave. Essa configuração garantirá que seus anúncios sejam direcionados para pesquisas e interesses relevantes, melhorando o alcance das campanhas e as taxas de cliques.

Para obter os melhores resultados, utilize 25 palavras-chave. Elas podem ser formatadas para indicar correspondência ampla, da frase ou de forma exata. E as negativas também podem ser adicionadas, para impedir que certos termos de pesquisa acionem anúncios.

 

6. Escolha os pins que serão anunciados

Para que os Pins sejam qualificados, eles devem:

  • salvo em seu perfil;
  • não ser salvo em placas secretas;
  • ter URLs de destino (não devem ser encurtados);
  • não apresentar vídeos de terceiros ou GIFs.

7. Monitore o desempenho da campanha

Nessa última etapa, é o momento de otimizar ainda mais sua campanha, ou seja, ampliar seu público, aumentar o orçamento, experimentar formatos diferentes ou planejar eventos.

Portanto, existem alguns KPIs importantes que merecem atenção, e você pode acessar clicando na Home do Pinterest Business > Menu superior > Anúncios > Relatórios. Confira quais são eles:

  • gasto total do período;
  • impressões (quantas vezes o seu pin foi visualizado);
  • cliques no pin;
  • cliques de saída, que levaram para uma ação fora do aplicativo;
  • custo médio por resultado;
  • CTR (taxa de cliques x número de impressões).

Espero que tenha gostado deste artigo, e que agora tenha ficado mais fácil para você criar anúncios no Pinterest Ads Brasil. E ainda falando no assunto, que tal conferir um artigo sobre a importância das imagens vetoriais?

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