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Como é possível manter os leads engajados em todo o processo de vendas com a ActiveCampaign?

8 minutos de leitura

O processo de vendas de uma empresa tem evoluído cada vez mais rápido com o passar dos anos. Várias práticas, antes consideradas chaves para a geração de receitas de um negócio, hoje perderam eficiência ou tornaram-se obsoletas. Atualmente, uma das prioridades é o engajamento de leads.

O avanço da tecnologia tem permitido que novas técnicas sejam usadas neste processo, ao mesmo tempo que, consumidores também têm mais acesso à informação. 

Quer saber como é possível manter os leads engajados no processo de vendas e como a ActiveCampaign pode te ajudar com isso? Então, continue a leitura!

Qual é o panorama da situação atual?

Se por um lado, novas oportunidades de fechar negócio são abertas constantemente, por outro, consumidores inteligentes não permitem mais vendedores interesseiros e insistentes, dando espaço para a venda consultiva, onde o vendedor tem como foco principal o cliente, procurando sempre sanar suas dores. 

Com a necessidade de que haja um relacionamento real com o cliente, ter um processo de vendas estruturado é fundamental para que se possa escalar o negócio sem prejudicar a jornada de compra

É necessário que esse processo seja flexível a mudanças e se adapte às demandas do mercado e a sua persona. Para que a conexão com o cliente se dê de forma mais eficiente, é imprescindível que o time de vendas e marketing também estejam conectados. 

Afinal, sem essa conversa entres os dois departamentos, não existe uma união do discurso entre os times, o que pode gerar uma quebra de expectativas do cliente, dificultando o fechamento da venda. 

Além disso, com o compartilhamento de informações entre os times, o setor de vendas entende os principais pontos de interesse do cliente, enquanto o marketing pode nutrir os leads procurando quebrar as principais objeções antes mesmo do contato direto com esse cliente.

Já que falamos de leads, você acha que ferramentas de automação os gera? Veja o vídeo a seguir e descubra a resposta!

Como a ActiveCampaign pode manter os leads engajados?

Com a ActiveCampaign é possível automatizar o engajamento de leads durante o processo de venda, possibilitando aumentar a quantidade de pontos de contatos de forma escalável e personalizada para cada cliente. 

A automação em vendas com a ActiveCampaign possibilita a comunicação estratégica usando diferentes canais e reunindo os dados de Marketing e Vendas em uma plataforma, que possibilita o contato de forma humanizada em uma estratégia escalável.

O acompanhamento integrado entre marketing e vendas permite também o contato automatizado através de campanhas de marketing, follow-up de vendas e o envio de e-mails personalizados em momentos específicos e de forma integrada à estratégia. Isso permite ao time de vendas entrar em contato com leads mais qualificados no momento ideal, otimizando o engajamento e aumentando a possibilidade de fechar negócio.

Para manter o engajamento dos leads, é necessária uma visão geral da estratégia, capaz de entregar uma experiência personalizada para cada possível cliente. O uso das ferramentas disponibilizadas no processo de vendas da ActiveCampaign permite essa personalização aumentando o potencial de crescimento do negócio, como:

  • a visão completa do cliente, desde suas interações em diferentes pontos de contato e as informações obtidas permitem uma resposta de forma automática a suas interações;
  • o Lead Scoring é uma poderosa ferramenta para determinar os leads com maior potencial de fechamento, de acordo com a sua jornada de compra; 
  • automatizar o pipeline permite uma maior velocidade na passagem dos deals e facilita ao time de vendas entender em que momento abordar o lead para a próxima tarefa;
  • o monitoramento do site pode auxiliar no contato com o lead, entregando sempre exatamente o que ele está procurando;
  • integração com mais de 870 aplicativos, permitindo maior visibilidade de dados e insights.

Qual é a importância da segmentação para entregar a mensagem certa e manter o engajamento de leads?

Vamos imaginar a seguinte situação: você tem um e-commerce que vende roupas de banho e deseja fazer uma promoção para compradores iniciantes, para que obtenham um desconto de 20%

Nesse momento, você não quer enviar essa mensagem para todo mundo, certo? Por exemplo, não será enviada para pessoas que já realizaram uma compra e você também não quer encaminhar a mensagem em julho, já que nessa época não há um mercado aquecido para roupas de banho.

Logo, você que ter certeza que de está encaminhando e direcionando essa mensagem para os clientes mais recentes ou pessoas que ainda não compraram no seu e-commerce. Além de esperar até dezembro ou janeiro, quando o tempo está mais quente.

Conseguiu compreender como a segmentação é importante? De acordo com algumas pesquisas da SmarterHQ:

  • 70% das pessoas nascidas entre 1981 e 1995 (millennials) estão dispostas a permitir que os varejistas rastreiem seus comportamentos de navegação e compra, em troca de uma melhor experiência de compra;
  • 70% dos millennials estão frustrados com as marcas que enviam e-mails de marketing irrelevantes e preferem e-mails personalizados ao invés de comunicações em massa;
  • as cinco principais vantagens da personalização incluem maior envolvimento do visitante (55%), melhor experiência do cliente (55%), melhor percepção da marca (39%), aumento das taxas de conversão (51%) e maior geração de leads (46%).

Ou seja, as pessoas querem que você segmente e envie um material mais relevante. Isso fará com que eles abram seus e-mails, cliquem em seus CTAs e confiem muito mais na sua marca.

Quais são os três tipos de segmentação na ActiveCampaign?

Na ActiveCampaign, temos três componentes básicos que ajudam na segmentação e engajamento de leads. Quais são eles? Veja a seguir!

Listas

As listas da ActiveCampaign têm como característica ser:

  • uma das categorias de segmentação mais amplas;
  • somente interna (os contatos não veem em qual lista estão);
  • necessária para enviar e-mails.

Na plataforma, um contato considerado ativo é aquele que está na lista. É alguém que optou por participar das suas comunicações e você pode enviar a eles suas mensagens. Portanto, eles são realmente importantes.

Dica: quanto menos listas você tiver, melhor!

Para decidir se alguém precisa estar em mais de uma lista, um bom conselho é separar os contatos nas listas por experiência de contato. Ou seja, lista de prospects e lista de clientes, B2B e B2C).

Na ActiveCampaign, existem 2 maneiras de ver quais listas você tem e quem está em quais:

  1. perfil de um contato;
  2. na seção “Listas” da ferramenta.

Aqui, você também pode mover alguém de uma lista para outra ou remover alguém da lista. E, embora isso não atrapalhe muito sua capacidade de entrega, isso afetará seus relatórios.

Tag

As tags são super flexíveis e facilmente adicionadas e removidas, sabia? Elas refletem dados temporários e realmente podem mostrar o relacionamento com seus contatos.

Está se perguntando quais são as características das tags? Olhe só! 

  • flexível, tags podem ser facilmente adicionadas e removidas;
  • refletem dados temporários e a jornada/relação do contato com sua empresa;
  • podem ser vistas internamente.

As categorias de tags podem incluir (mas não estão limitadas a):

  1. ação;
  2. interesse;
  3. fonte;
  4. status.

Para encontrar as tags na ActiveCampaign, você tem dois caminhos: perfil de um contato ou no menu “Contatos”, localizado na barra lateral da plataforma.

Campos personalizados

Os campos personalizados têm três funcionalidades básicas:

  • armazenar e representar dados de contato;
  • ser mais completos, eles contam a história toda;
  • possibilidade de serem usados em formulários e enviados para e-mails utilizando tags de personalização.

É possível usar esses campos para diferentes finalidades, como automatizar uma ótima experiência do cliente.

Existem inúmeros tipos diferentes de campos personalizados, como:

  • datas;
  • caixa de texto;
  • caixa de seleção.

E, para acessar esses campos, você pode ir no perfil do contato ou na seção “Formulários” em “Gerenciar Campos”.

Quais são os passos essenciais para segmentar leads?

Veja a seguir os passos para segmentar leads a partir de algumas considerações!

Informação

A maneira mais simples para segmentar leads por meio de informação é a partir de landing pages. Por esse motivo, é imprescindível definir quais são as perguntas a serem feitas na página, de modo a coletar os dados mais relevantes para o seu negócio.

Processo

Nos casos mais comuns, quando temos materiais mais abrangentes, pensamos na oferta antes do público. Então dividimos uma campanha considerada grande em micro-campanhas, cada uma com linguagens direcionadas ao público.

Ferramentas tecnológicas

Uma questão que facilita a segmentação de leads é usar uma plataforma de e-mail marketing que tenha listas dinâmicas, isto é, listas que são atualizadas automaticamente seguindo o que um lead preenche no formulário de uma landing page.

Quais são os critérios de segmentação de leads?

Aprendizado e descoberta

Na primeira etapa da jornada de compra, o lead está iniciando o processo de aprendizado sobre o assunto e ainda não está ciente de que tem uma necessidade de negócio.

Algumas ações que identificam se o lead está nesse estágio são download de materiais ricos introdutórios ou interações nas redes sociais.

Reconhecimento do problema 

Aqui, o lead já está um pouco mais avançado no funil, já descobriu que tem um problema e começa o processo de busca por soluções.

Quais ações identificam que o lead está nesse estágio? Download de materiais mais aprofundados, conversões em e-mails e busca orgânica em motores como o Google.

Consideração da solução 

Na terceira etapa do processo, o lead já está analisando diferentes alternativas para solucionar o problema identificado no estágio anterior.

Origem de tráfego via campanhas de meio ou fundo de funil no Ads e leitura de cases de sucesso são alguns dos pontos que indicam que o lead está nessa etapa.

Decisão de compra 

Quando chegamos a última etapa, o lead já está bem avançado, conhece seu problema e possíveis soluções. Aqui, ele está somente analisando as possíveis alternativas.

Pedido de orçamento ou contato, acesso à página de preços e teste gratuito são alguns comportamentos que podem ser observados quando o lead está no estágio de decisão de compra.

Conclusão

A ActiveCampaign pode ser uma ferramenta fundamental e muito poderosa para manter o engajamento dos leads durante o processo de venda. 

Criar uma experiência personalizada para os consumidores é essencial, visando sempre combater a dor do cliente ao invés de tratar como mais uma venda. A ferramenta de automação no processo de vendas da ActiveCampaign permite alinhar cada interação do lead criando uma experiência única possibilitando explorar ao máximo o potencial do seu negócio.

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Derby Ribeiro
Graduando em Engenharia Química pela Universidade Estadual do Amazonas, atualmente compõe o time de Automação da 8D Hubify.
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