Blog 8D Hubify

ActiveCampaign versus Hubspot: qual a melhor opção?

6 minutos de leitura

As plataformas de marketing estão inovando e cada vez mais surgem opções para facilitar a rotina desses profissionais. E quando falamos em automação de marketing, isso se torna ainda mais importante. Portanto, vamos fazer uma comparação sobre Activecampaign versus Hubspot, para entender qual é melhor.

Você já tem um palpite? Será que ele vai combinar com o nosso veredito? Então, acompanhe este artigo e tire todas as suas dúvidas. Boa leitura!

Sobre a Hubspot

O HubSpot é uma plataforma de CRM com produtos focados em marketing, vendas, gerenciamento de conteúdo e atendimento ao cliente. 

Conforme a sua empresa cresce, ele fornece diversos dados conectados, onde você pode construir uma experiência do cliente envolvente.

Então, para entender como cada recurso funciona, confira a seguir:

CRM

A força do Hubspot vem de uma estrutura completa, como plataforma de CRM, independentemente do seu objetivo. Ou seja, você tem total controle sobre seus contatos, e como gerenciá-los. 

Crie quantas propriedades personalizadas forem necessárias e use os valores dessas propriedades, para criar listas segmentadas que podem ser usadas em suas campanhas de marketing. 

Você também pode obter detalhes personalizados de seus contatos, como informações pessoais e visualizações de páginas da web, assim fica mais fácil segmentar sua lista e alcançar mais clientes. 

Além disso, vale lembrar que a interface de CRM é fácil de navegar para usuários que não são de TI, garantindo que você e sua equipe possam começar rapidamente.

Análise de dados

Muitas empresas aproveitam dados externos do HubSpot, para tomar decisões. Isso porque os objetos personalizados darão a flexibilidade necessária para importar, armazenar e relatar esses dados. Você pode nomear o objeto, determinar suas propriedades, e decidir em quais outros ele deve ser associado. 

E não existe período de ajuste, ou qualquer aplicativo novo para descobrir, apenas dados mais completos e eficientes.

E-mail Marketing

Em primeiro lugar, o HubSpot foi pioneiro na metodologia de criar um software de Inbound Marketing. A partir daí, a empresa criou as melhores ferramentas desse ramo, para ajudar os profissionais de marketing a contar suas histórias.

O editor de e-mail é no modelo “arrastar e soltar”, sendo fácil de utilizar, além de uma variedade de modelos que você pode personalizar, para atender às necessidades específicas de sua marca. 

Você também desfrutará de recursos de personalização como tempos de envio inteligentes, testes A/B, segmentação de lista e tokens de personalização, utilizando qualquer informação coletada no CRM do HubSpot gratuito. 

Dessa forma, é possível relatar todos os e-mails, a partir da análise do HubSpot, oferecendo dados internos com percepções profundas sobre o desempenho da sua estratégia.

Aproveitando que estamos falando de e-mail marketing, que tal aprofundar seu conhecimento sobre o assunto?

Os preços

Dos 4 principais tipos de serviços que eles oferecem (CRM, Marketing, Vendas, Serviço), existem até 5 planos individuais. Alguns serviços têm menos planos do que outros, mas os nomes e as faixas gerais de preços permanecem semelhantes do início ao fim.

De forma resumida, podemos entender da seguinte forma:

Marketing

  • Starter (45 dólares/mês);
  • Professional (800 dólares/mês);
  • Enterprise (3.200 dólares/mês).

CRM e vendas

  • Starter (45 dólares/mês);
  • Professional (450 dólares/mês);
  • Enterprise (1.200 dólares/mês).

Serviço ao cliente

  • Starter (45 dólares/mês);
  • Professional (360 dólares/mês);
  • Enterprise (1.200 dólares/mês).

CMS

  • Professional (360 dólares/mês);
  • Enterprise (900 dólares/mês).

Sobre a ActiveCampaign

A ActiveCampaign é uma plataforma de automação da experiência do cliente, que ajuda as empresas a se conectarem e interagirem com clientes e leads. A plataforma cria experiências de cliente otimizadas e personalizadas, automatizando diversos processos de marketing, vendas e suporte nos bastidores. 

Em seguida, vamos conhecer a fundo cada funcionalidade que essa plataforma oferece:

CRM

O CRM da ActiveCampaign torna mais fácil centralizar seus dados de contato para realizar ações, como notificar sua equipe de vendas, atualizar negócios, criar tarefas e nutrir leads automaticamente. 

Você também pode segmentar seus contatos com base nos dados que coletou, como via interações de campanha, dados sociais ou atividade do site. Portanto, ao mergulhar no registro de um contato, você pode revisar o seu histórico.

O CRM da ActiveCampaign é dividido em contatos (pessoas) e negócios (controle sobre onde um contato está no pipeline de vendas). Assim, você pode criar quantas etapas no pipeline forem necessárias e, em seguida, adicionar negócios individuais (com contatos e membros da equipe atribuídos a eles), conforme surgirem. Além disso, é possível arrastar cada negociação para o próximo estágio, quando ela estiver concluída.

Por fim, é possível integrar seus processos de marketing e vendas no mesmo sistema. Dessa forma, com a automação de vendas, é possível centralizar as informações de clientes para uma estratégia de engajamento unificada.

Análise de dados

Além de uma infinidade de relatórios disponíveis na plataforma, como campanhas, contatos, automações, formulários, negócios, entre outros, a ActiveCampaign também permite a criação de relatórios personalizados.

A ferramenta ainda dispõe da criação de objetos personalizados. A integração por meio de APIs com outras plataformas permite captar todos os dados necessários para a tomada de decisão.  A ActiveCampaign possibilita a integração com mais de 860 apps.

E-mail Marketing

No software de e-mail marketing da ActiveCampaign, você poderá criar formulários de inscrição, conteúdo dinâmico, segmentação de e-mail e testes A/B, para engajar e nutrir seus contatos. Além disso, o designer de e-mail também funciona no modo “arrastar e soltar”, permitindo que a configuração da campanha em minutos

Ao mesmo tempo, você pode selecionar entre mais de 100 modelos de e-mail marketing, otimizando o tempo de criação de layouts. Ou, se quiser, pode começar do zero e criar seu próprio design exclusivo. 

Ainda, é possível utilizar receitas de automação de marketing que permitem criar sequências de e-mail. Você pode personalizar os fluxos pré-configurados de acordo com o seu negócio.

Os preços

A ActiveCampaign oferece 4 planos e os preços variam de acordo com seus recursos. Vale destacar que a empresa aceita pagamentos em real, o que faz com que a solução seja mais viável para o público brasileiro. Podemos resumir os planos em: Lite (50 reais/mês), Plus (236 reais/mês), Professional (673 reais/mês) e Enterprise (1.386 reais/mês).

As principais diferenças entre ActiveCampaign e Hubspot

As principais diferenças entre as plataformas são:

  • a ActiveCampaign é construída com foco em toda a experiência do cliente, pensando na integração das informações em toda a jornada completa do usuário, enquanto o HubSpot foca mais no CRM;
  • o HubSpot oferece mais possibilidades de gerenciamento de mídias sociais que a ActiveCampaign;
  • ambas as ferramentas permitem visualizações de relatórios robustos;
  • os planos da ActiveCampaign são geralmente mais baratos do que HubSpot;
  • a ActiveCampaign é mais fácil de usar, exigindo menos tempo para aprender do que o HubSpot.

O veredito

Com a ActiveCampaign, você integra os processos de CRM e marketing, possibilitando a centralização dos dados dos seus leads. Dessa maneira, é possível não só personalizar a experiência, como automatizá-la.  

O HubSpot também tem benefícios que se destacam nesse quesito, mas acaba ficando para traz pelo fato de não ser tão intuitivo quanto a ActiveCampaign e pelo seu preço mais elevado.

Logo, entre ActiveCampaign versus Hubspot, escolhemos a primeira opção!

Quer crescer com a 8D Hubify e a HubSpot?

Em 2020, a 8D Hubify aceitou o convite para integrar o ecossistema da empresa norte-americana HubSpot, que conta com a maior plataforma de:

  • marketing;
  • vendas;
  • atendimento;
  • CRM.

Logo no primeiro ano de parceria, nos tornamos parceiros Gold, assim, conseguimos criar, implantar e gerir estratégias complexas nas 4 plataformas da marca. Em 2021, evoluímos de tier na parceria, passamos a ser membro Platinum da plataforma!

Com a expertise da 8D Hubify, aliada às funcionalidades da HubSpot seu negócio pode crescer ainda mais, de forma escalável e próspera.

Curtiu? Essa é uma análise da 8D Hubify, mas se você ainda sentir dúvidas sobre optar ou não pela ActiveCampaign, indico mais um artigo que pode ser do seu interesse: ActiveCampaign ou RD Station: qual a melhor opção?

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
Buscar por