Conheça as 7 ferramentas de automação de marketing mais populares do mercado

Lais Bolina

Lais Bolina

8 minutos de leitura

Muitas pessoas adquirem ferramentas de automação como a solução definitiva para a maioria dos seus problemas de Marketing Digital. E elas realmente podem fazer a diferença, quando são utilizadas da maneira certa!

O problema é que as ferramentas de automação não funcionam sozinhas. O que significa basicamente que elas não eliminam a presença de pessoas no seu processo de geração de leads, e não trarão resultados se forem usadas isoladamente, sem uma estratégia por trás.

Então eu vou começar o meu texto com o maior erro que uma pessoa pode cometer ao colocar uma pergunta no título: respondê-la no início. E a resposta é: não! Agora, sugiro que você continue a leitura para entender o motivo. Aproveite o conteúdo!

As ferramentas de automação NÃO geram leads sozinhas

Pode ser que você tenha ficado completamente apavorado com essa afirmação, especialmente se acabou de adquirir uma ferramenta na esperança de gerar oportunidades para o seu negócio. Mas, não se preocupe, porque esse problema tem solução.

Já que mencionei que automação NÃO gera leads, entenda melhor a questão com o vídeo a seguir!

O maior dilema aqui é que ferramentas de automação não funcionam de maneira isolada, como eu já havia dito. Isso significa que você precisará de estratégias de marketing, seja Inbound Marketing, anúncios de Ads ou redes sociais para trazer essas pessoas até o seu meio de funil, isto é, onde as ferramentas realmente atuam de maneira efetiva.

Mas, fique tranquilo. Se você já tem uma estratégia que ajude na geração de leads, a ferramenta de automação será muito valiosa! Agora, é só juntar essas duas pontas para que elas funcionem de maneira harmônica e comecem a gerar oportunidades para o seu negócio.

Porém, se não tiver uma estratégia consolidada, digamos apenas que você colocou “o carro na frente dos bois” e adiantou uma etapa para gerar leads.

Por que existe o momento certo para adquirir uma ferramenta de automação de marketing? 

Essas ferramentas servem para automatizar algumas das ações de Marketing. Geralmente, elas funcionam a partir de uma base de contatos — na maioria dos casos, e-mails — que, ao realizarem uma ação, vão disparar um gatilho para uma outra tomada de decisão.

Então, no mínimo, você precisa de uma base de e-mails. A partir disso, é uma matemática simples que está por trás da estratégia de geração de leads.

Se você precisa de e-mails para incentivar as pessoas a se tornarem seus leads, é preciso inserir pontos de conversão para capturar esses contatos no seu site ou blog.

Isso porque, pensando na jornada de compra, as pessoas passam por etapas antes de estarem dispostas a fornecer suas informações de contatos para uma empresa.

Basicamente, isso funciona como um relacionamento: você não conhece uma pessoa pedindo ela em noivado! Por isso, se você quer aproveitar ao máximo a sua ferramenta de automação, como a ActiveCampaign, HubSpot ou RD Station, ter visitantes é fundamental.

Quais as soluções necessárias para a ferramenta trazer resultados?

Eu já dei um spoiler, mas apenas para ter certeza que você entendeu: você precisa de uma estratégia de atração de pessoas para os seus canais! Para isso, você tem algumas opções:

Mídia paga 

Ela pode ser uma opção, embora não seja definitiva, mas vai gerar resultados em curto prazo.

Isso porque, as estratégias como o Google Ads podem atrair pessoas para o seu site de um dia para o outro, porém, esses resultados só vão existir enquanto você estiver injetando dinheiro nos anúncios.

Assim, em um primeiro momento, elas podem ser uma boa alternativa, especialmente se você precisa mostrar os resultados da ferramenta para o seu chefe. Basta fazer uma boa conexão entre as palavras-chave escolhidas, e os pontos de conversão dos seus canais para conquistar mais pessoas.

Redes Sociais 

Elas também são uma boa opção, porém tem perdido cada vez mais o alcance por conta dos algoritmos. E, se você não tem uma página forte e com pessoas já engajadas, essas ações podem demorar a fazer efeito.

Por isso, mesmo em redes sociais, eu aconselho que você também invista em anúncios bem atrativos e com uma segmentação bem feita, e ela funcionará de maneira parecida com o Ads — na prática, vai depender do seu mercado e da sua persona.

PS.: não se esqueça que a compra de lista de e-mails NUNCA é uma opção!

Marketing de Conteúdo 

Ele é sem dúvida a melhor opção para quem tiver que escolher uma única estratégia a ser somada com a ferramenta de automação. Isso porque o Marketing de Conteúdo é uma poderosa ferramenta de atração de pessoas para os seus canais, usando como “isca” os problemas que esse público tem e que a sua empresa pode ajudar a solucionar.

Aproveite para ver um vídeo sobre o assunto!

O volume de buscas que as pessoas fazem no Google todos os dias é enorme, e com certeza existem diversas palavras-chave relacionadas ao seu negócio e clientes, que farão sentido para trazer tráfego constante e a baixo custo para o seu site.

Basta pensar o seguinte: se você compra uma palavra-chave, os resultados vão depender dos lances, e no dia que o dinheiro acabar, os acessos diminuem. Já os conteúdos que ranqueiam organicamente no Google serão uma porta de entrada constante para os seus canais.

Porém, é fato que, ao consolidar uma estratégia como essa, até começar a ver os resultados significativos vai levar um certo tempo, ainda que seja viável.

Se você já adquiriu uma ferramenta de automação, nós indicamos que você utilize todas as 3 estratégias: tanto mídia paga, quanto redes sociais e Marketing de Conteúdo. Assim, você vai colher os resultados da sua compra a curto, médio e longo prazo, além de fortalecer a sua marca e os canais de aquisição de oportunidades.

Por isso essa é uma opção muito eficiente, especialmente se você precisa gerar valor para a sua empresa e comprovar que a aquisição da ferramenta foi uma boa escolha.

Como funciona na prática?

Se você tiver que escolher uma única opção, nós indicamos o Marketing de Conteúdo, sem sombra de dúvidas.

O motivo é simples: além de ser um canal que naturalmente irá demandar uma ferramenta de automação, ele será a melhor forma de adquirir contatos ao longo do tempo, além de ter um custo menor que as estratégias pagas.

De qualquer forma, é importante saber que você precisará de alguma estratégia para impulsionar a sua geração de leads, com as ferramentas de automação. E que, para nutrir sua base, é fundamental que existam outros pontos de conversão para que esse contato caminhe ao longo do funil.

O papel da estratégia é justamente criar esse caminho para que as pessoas entrem pelo seu funil, e cheguem até a etapa de automação, assim, você consegue gerar oportunidades de maneira escalável.

Lembre-se sempre: você precisa de visitas para ter leads, e de leads para ter clientes. E os seus visitantes só vão se tornar leads ou caminhar pelo seu funil, se os pontos de contato estiverem visíveis.

Depois, entenda quais são pontos de conversão intermediários, que podem ajudar essa pessoa a chegar em outras etapas, para você coletar mais dados para e qualificá-la no lead scoring.

Infográfico 5 itens e-mail marketing

Quais são as principais ferramentas de automação?

Agora que já te expliquei todo o contexto e o motivo da automação de marketing não gerar leads, chegou o momento de conhecer as principais ferramentas disponíveis no mercado. Acompanhe!

RD Station

De acordo com pesquisa a Marketing Tools Latam, realizada pela Rock Content, a RD Station é líder em softwares de automação de marketing no Brasil.

A ferramenta foi criada pela empresa brasileira Resultados Digitais, e uma das suas principais vantagens é o fato de ser desenvolvida toda em português. Mas, não é só isso!

A RD Station oferece diversas outras funcionalidades, como:

  • configurar o lead scoring;
  • realizar disparo de e-mails marketing;
  • criar ações de automação e landing pages;
  • gerir suas mídias sociais e sua base de contatos;
  • otimizar conteúdos para motores de busca (SEO);
  • acompanhar as ações dos usuários com lead tracking.

E sabe o que é melhor? Não é preciso ter noções de programação para fazer tudo isso, a plataforma é intuitiva e de fácil usabilidade.

Quais são os valores da RD Station? Bom, essa ferramenta de automação de marketing conta com 4 planos, são eles:

  • Light: R$ 69,00 mensais;
  • Basic: R$ 489,00 mensais;
  • Pro: R$ 939,00 mensais;
  • Enterprise: R$ 2.659,00 mensais.

HubSpot 

Criadora do conceito de Inbound Marketing, a HubSpot é a ferramenta de automação de marketing mais usada na América Latina, também segundo a pesquisa Marketing Tools Latam.

A empresa oferece softwares completos para a gestão de marketing e vendas, e no seu escopo de aplicações, podemos encontrar:

  • chat para atendimento dos clientes;
  • tokens de personalização com fallback;
  • dashboards e relatórios personalizados;
  • integração com o CRM próprio da HubSpot;
  • listas de segmentação de alta especificidade;
  • lead scoring preditivo baseado em machine learning;
  • opções inteligentes de teste A/B de e-mail marketing;
  • acompanhamento em tempo real dos resultados de e-mail e conversão de landing pages.

O HubSpot ainda pode ser conectado com mais de 400 ferramentas de software, como o Salesforce, por exemplo.

E, assim como a RD Station, o HubSpot tem quatro planos:

  • Grátis: 100% gratuito e com funcionalidades limitadas;
  • Starter: US$ 45,00 mensais;
  • Professional: US$ 450,00 mensais;
  • Enterprise: US$ 1.200,00 mensais.

ActiveCampaign

A ActiveCampaign é uma ferramenta de automação de marketing que visa facilitar a experiência do usuário, o que só é possível graças a interface atrativa e amigável.

Frente a concorrência, a Active tem um diferencial que pode ser extremamente útil para as estratégias de marketing geográfico. A partir do uso da plataforma, você consegue acessar o local em que o lead estava quando recebeu seu e-mail. Dessa forma, pode-se entender melhor o contexto, de modo a analisar e avaliar o rendimento das campanhas.

E, entre as funcionalidades da ferramenta podemos:

  • segmentar leads;
  • integrar os aplicativos favoritos;
  • personalizar conteúdos de e-mail;
  • automatizar o e-mail de follow up;
  • encontrar os contatos mais engajados.

A cereja do bolo é o sistema de suporte completo que a ActiveCampaign disponibiliza. Você tem acesso a respostas de dúvidas frequentes, pode conversar por chat com um atendente, assistir tutoriais e ver guias de treinamento.

Os planos da ferramenta se baseiam na quantidade de contatos e as opções são:

  • Lite: R$ 40,00 reais mensais;
  • Plus: R$ 189,00 reais mensais;
  • Professional: R$ 539,00 reais mensais;
  • Enterprise: plano personalizado de acordo com as necessidades da empresa.

Ploomes

Outra alternativa de ferramenta de automação de marketing disponível no mercado é o Ploomes, plataforma que possibilita automatizar tarefas que tenham relação com gestão e operação de relacionamento com clientes e vendas.

Podemos separar a ferramenta em 3 recursos diferentes:

  • gestão de relacionamento com o cliente (CRM);
  • automação de fluxo de trabalho (Workflow);
  • automação de orçamentos com precificação configurável (CPQ).

A grande vantagem é que essas automações avançadas permitem a melhor gestão dos leads.

Alguns exemplos que podemos citar são:

  • classificar leads como inativos caso não haja interação com o mesmo, durante determinado período;
  • disparar e-mails sobre reclamações para os responsáveis pelo negócio;
  • alterar o estágio de um negócio após o registro dos dados necessários para a próxima etapa de uma venda ou ação de marketing;
  • disparar e-mails automáticos em datas especiais, como aniversário de clientes e feriados;
  • criação de tarefa automática após o envio de uma ata de reunião realizada;
  • envio automático de e-mails para o financeiro, informando sobre a conquista de um cliente;
  • criação de tarefa recorrente para fazer o follow up de um lead, após o envio de um orçamento.

As automações da plataforma Ploomes podem ser disparadas a partir de vários gatilhos, como a inserção ou alteração dos dados de leads, mudança de estágio no funil de vendas, criação ou exclusão de novos itens ou com base em um intervalo de tempo.

Com relação aos preços, o valor inicial para contratação é de R$ 195,00, o chamado Ploomes Básico. Mas, é possível adicionar módulos extra ao pacote, o que aumentará o preço pago na ferramenta.

Get Response

A Get Response dá vida a jornada do cliente ideal com uma ferramenta de automação de marketing visual, que evolui conforme as necessidades da sua empresa.

Com a ferramenta, é possível visualizar a jornada automatizada do cliente e ainda:

  • configurar regras para automatizar seu marketing;
  • criar perfis individualizados dos contatos;
  • enviar e-mails personalizados e relevantes.

Nessa plataforma, os planos disponíveis são:

  • Free: gratuito para 500 contatos;
  • Basic: US$ 15,58 mensais;
  • Plus: US$ 48,38 mensais;
  • Professional: US$ 97,58 mensais.

MailChimp

Inicialmente, o objetivo do MailChimp era ser uma ferramenta de e-mail marketing acessível para pequenas empresas. Porém, depois de incorporar diversos recursos de marketing e vendas, transformou-se em uma plataforma all-in-one (sistema integrado que combina diversas funções).

Entre suas funcionalidades podemos destacar:

  • ferramenta de CRM;
  • landing pages e formulários de cadastro;
  • segmentação da base;
  • público semelhante (lookalike);
  • editor de imagens;
  • jornadas de compra;
  • integrações;
  • testes A/B;
  • pesquisas;
  • relatórios.

Já os planos disponíveis são:

  • Free: com muitas limitações;
  • Essentials: R$ 55,00 mensais;
  • Standard: R$ 85,00 mensais;
  • Premium: R$ 1.650,00 mensais.

Lahar

Após consagrar-se bicampeã como melhor ferramenta de Marketing Digital pela Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), a Lahar tem sido o centro dos holofotes por investir cada vez mais em novas funcionalidades, as quais a tornaram uma plataforma de automação de marketing completa e de fácil usabilidade.

A ferramenta oferece funcionalidades como:

  • lead scoring;
  • SMS marketing;
  • editor de landing pages;
  • modelador de e-mails arrastar e soltar;
  • agendamento de disparos e fluxos de nutrição de e-mail;
  • whitelabel, que permite que toda a ferramenta seja customizada, parecido com um software próprio.

Outro ponto positivo é que a Lahar conta com uma equipe de customer success, responsável por auxiliar o cliente em todos os processos de implementação e desenvolvimento de estratégia de marketing digital.

Os planos disponíveis são:

  • Basic: R$ 265,00 mensais;
  • Professional: R$ 399,00 mensais;
  • Enterprise: R$ 849,00 mensais.

Em resumo

Sabemos que é muita coisa, por isso aqui vai um resumo sobre o que falamos de mais importante:

  1. ferramentas de automação não geram leads, elas apenas nutrem as oportunidades que existem;
  2. automações e lead scoring só são possíveis quando existem outros pontos de conversão, onde as pessoas que estão na automação podem ser levadas de maneira automática;
  3. se você não tem base de contatos, comece criando pontos de conversão para esses contatos, como um pop-up de assinatura de newsletter, ou uma opção de fale com o consultor em seu site, materiais ricos, mídia paga, e afins;
  4. lembre-se que para gerar volume de leads, você vai precisar de visitas. Quanto mais visitas, mais leads.

E, se você está buscando por uma empresa para criar uma estratégia de automação de marketing aliada a uma boa ferramenta, a Hubify pode te ajudar!

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