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Google Grants: um plano de marketing para ONGs!

7 minutos de leitura

Constantemente, surgem novas ferramentas para desenvolver o mercado digital, independentemente do seu segmento de atuação. Assim, não seria diferente no terceiro setor e é por isso que vale a pena ter um plano de marketing para as ONGs!

 

E aqui o Google Grants entra como peça-chave, já que ele é um programa que oferece US $10.000 por mês em publicidade gratuita para organizações sem fins lucrativos. Assim, em conjunto com o marketing digital, é criada uma estratégia poderosa de arrecadação de doações e recrutamento de voluntários

 

Quer saber como? Continue a leitura deste artigo e descubra!

 

Afinal, qual a relação do Marketing Digital com o Google Grants?

A princípio, vamos falar sobre uma das vertentes do marketing digital que se chama Mídia Paga, ela é uma estratégia baseada na divulgação de um produto/serviço em troca de certo valor, e engloba diversos canais como o Google, Facebook, Linkedin, Waze, entre outros. E o que faz ela ser uma das estratégias mais utilizadas é o fato dela agregar bastante visibilidade à marca, fazendo o retorno ser rápido!

Assim, o Google Ads se consolida como uma das maiores plataformas de anúncios online, pois gera tráfego qualificado para vários canais. A partir dele, o usuário que já está pronto para realizar uma compra vai notar o anúncio da marca, que encaixa perfeitamente com seus interesses de consumo.

 

Então, o Google Grants surge com a mesma premissa, porém destinado às ações humanitárias. Da mesma forma que um e-commerce conquista mais clientes para o seu site, uma ONG também estará bem posicionada para atrair doadores e voluntários!

 

Como utilizá-lo da maneira correta?

 

SEMrush

 

Em primeiro lugar, foco nas palavras-chave

Os seus anúncios serão exibidos de acordo com um termo específico que precisa ser o mais adequado à pesquisa do seu público.

Para isso, existe uma ótima ferramenta chamada SEMrush que ajuda a analisar qual o volume de buscas de determinada palavra-chave, além de conferir quais os termos utilizados pelos concorrentes, entre outras funcionalidades.

 

Portanto, comece fazendo uma pesquisa de palavras-chave para  descobrir quais dos seus serviços, campanhas e ações as pessoas estão procurando. Em seguida, configure as campanhas de anúncios do Google de acordo com esses pontos, caso contrário, sua ONG terá campanhas de baixo desempenho.

 

Vale ressaltar também o formato da palavra-chave “correspondência ampla modificada” que significa as variações de cada palavra para serem adicionadas no anúncio. Por exemplo, uma pesquisa por instituições de caridade que trabalham com idosos corresponderá à palavra-chave + idosos + instituição de caridade. Tudo isso oferece a combinação perfeita de alcance para alcançar mais usuários e relevância.

 

Saiba evitar os principais erros

Agora que você já sabe a importância das palavras-chave, isso não significa que é preciso adicionar milhares delas em seu plano de marketing para ONGs!

 

Um dos erros mais comuns é apostar em palavras aleatórias apenas para conquistar mais pessoas, aqui você pode utilizar termos que correspondam a diferentes pesquisas, mas limite a quantidade por duas ou três nos anúncios.  

 

Por último, mas não menos importante, sempre utilize a palavra-chave em seu título e descrição. Isso significa que o seu anúncio corresponderá exatamente ao que os usuários procuram e aumentará a probabilidade deles clicarem.  

 

Se você está pensando em usufruir do Google Grants para aumentar a conscientização da população, vá com calma. Os anúncios do Google servem para gerar cliques, então se a sua campanha não receber a quantidade necessária, o Google vai parar de exibir seus anúncios e penalizar sua conta.

 

Para saber mais, recomendo que assista nosso vídeo sobre como conquistar a primeira página do Google:

 

Quais são os desafios?

Nem tudo são flores, né? Por isso, existem alguns empecilhos ao utilizar esse programa, e o principal está relacionado às restrições de orçamento, já que você não pode exceder $329 por dia em lances, o que resulta em um orçamento mensal de $10.000. Além disso, caso você não esteja recebendo os cliques suficientes e alcance apenas $200 em um dia, não será possível utilizar o valor que “sobrou” no dia seguinte.  

 

Ainda nesse assunto, o limite de custo por clique acaba sendo outro desafio. Na maioria dos casos o custo máximo por clique para suas palavras-chave é $2, o que torna mais difícil competir com instituições que usam o Google Ads, pois algumas palavras-chave podem custar até 10x mais.

 

E se o resultado da sua campanha for abaixo dos anúncios pagos, isso pode prejudicar bastante. O Google Grants só entrará em leilão se existir estoque sobrando, e, mesmo assim, os anúncios aparecerão abaixo dos pagos. Ou seja, se um concessionário lançar $1 para uma palavra-chave e o anunciante pagante tiver o mesmo lance, o anunciante pagante vencerá o leilão.

 

Vale ressaltar também, que o Google Grants permite anúncios baseados apenas em texto nas páginas de resultados de pesquisa do Google, o que restringe seu potencial de alcance, já que a publicidade pode ser uma arma poderosa do marketing multicanal.

 

Então, se você pretende utilizar anúncios gráficos, será preciso investir uma parte de seu orçamento na Rede de Display do Google ou em redes sociais, por meio do Facebook Business.

 

E as soluções?

Apesar dos desafios que conhecemos acima, existem técnicas para reverter a situação!

Em primeiro lugar, aposte em estratégias de lances diferentes, dependendo de suas metas, existem estratégias “inteligentes” que você pode remover o limite de lance de $2, por meio do comando “maximizar conversões. No entanto, é preciso configurar o acompanhamento de conversões para usar essas estratégias de lances.

 

Outra prática bem-vinda é focar no Índice de qualidade, uma vez que a qualidade do seu anúncio faz toda a diferença, portanto, foque nele para atingir sua meta, com menos cliques e melhores posições de anúncio.

 

E teste muito! A chave para obter sucesso sempre envolve experimentos com diferentes possibilidades para comparar os resultados, até encontrar a melhor fórmula.

 

Então, por que vale a pena apostar no Google Grants?

Sabemos que a mídia paga é a escolha certa para expandir o seu público atual. Mas, será que esse é o único benefício? Descubra a seguir, se o Google Grants é viável para sua ONG!  

 

Conteúdos de qualidade

Se você quer conscientizar a população, saiba que o Google Grants é indispensável em qualquer plano de marketing para ONGs. Com ele é possível atrair novos visitantes ao seu site, no momento exato em que eles pesquisarem por um assunto relacionado a sua causa.

 

Ok, mas e quando eles clicarem no anúncio, o que fará o usuário permanecer na página? Aqui, estamos falando em conteúdo de qualidade, algo que vai fazer toda a diferença, já que você vai oferecer um material que realmente seja do interesse do público, gerando identificação com a sua proposta.

 

Aqui, vale a pena utilizar materiais ricos e multimídia para fazer o leitor avançar no funil de vendas, por exemplo o download de um e-book.

 

Voluntários

Você pode veicular suas campanhas para divulgar as oportunidades para ser voluntário. Uma dica é criar um grupo de anúncios para alcançar aqueles que procuram novas vagas em sua comunidade. Quando isso é feito diretamente do seu site, o impacto é maior!

 

Membros

Uma prática bastante comum em ONGs são as assinaturas de membros, ou seja, que realizam uma doação periódica, se você não utilizava esse recurso, com o Google Grants ficará mais fácil atrair os membros, por meio do Google Ads. Para isso, apresente os benefícios da associação, incluindo palavras-chave.

 

Assim, elabore uma campanha que envie tráfego a uma página que destaca esses benefícios, além de depoimentos de membros e um formulário de inscrição.

 

Doações

Esse talvez seja o maior de seus benefícios, por isso a pesquisa de palavras-chave se torna tão importante aqui. Uma estratégia bastante utilizada é literalmente “pedir” doações no anúncio e ela pode até funcionar, mas devido a concorrência, acaba sendo mais difícil.

 

Uma alternativa é apostar em atrair doadores em potencial, por meio de termos sobre suas causas e convencê-los a doar quando estiverem em seu site, devido algum conteúdo relevante e de qualidade.

 

Espero que tenha gostado de ler sobre como elaborar um plano de marketing para ONGs utilizando o Google Grants! Se você curtiu, que tal conferir um guia de mídia paga para ficar expert nessa estratégia?

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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