Conseguimos um aumento de 1.300% na taxa de conversão de visitantes para leads da Intelligenza!

Tainah Escocard

Tainah Escocard

Publicitaria formada pela FAAP e apaixonada por marketing digital, especialista em negociação pela Universidade de Michigan, e Inbound Marketing pela Rock Content. Atualmente é sócia e responsável pela área de Vendas e o Marketing Institucional da Hubify.

4 minutos de leitura

Contar com o apoio dos meios digitais deixou de ser um diferencial tem algum tempo. Agora, as empresas que desejam se destacar no mercado tem como obrigação ter presença no online.

E, foi pensando nesse quesito que a Intelligenza fechou parceria com a Hubify. Confira!

Sobre a Intelligenza

A empresa nasceu em 2008, com o propósito de entregar serviços de consultoria e tecnologia SAP para gestão de equipes e RH. Desde então, acumula casos de sucesso em todo o Brasil, por seu alto padrão na entrega dos projetos.

Atualmente, a empresa leva de 3 a 6 meses para negociação e fechamento do contrato. Possui uma cultura focada no cliente, buscando resoluções de problemas reais, que cercam diariamente o setor de RH.

Por mais que seu produto seja a tecnologia, oferecendo ferramentas que otimizam processos e aumentam a eficiência das equipes, o verdadeiro diferencial competitivo da Intelligenza está na humanização: constroem relações transparentes e leais, que resultam em relacionamentos saudáveis e duradouros, refletindo diretamente na satisfação dos clientes.

Para que os negócios alcancem a alta performance, a empresa oferece ferramentas essenciais para a gestão de equipes. Além disso, tem parceria com a SAP, realizando a revenda de produtos e suporte, que consiste em uma equipe especializada para sanar dúvidas e corrigir problemas.

Como visão, a Intelligenza almeja ser a maior e melhor consultoria no segmento de tecnologia para gestão de pessoas. Por isso, o marketing digital foi implementado com o objetivo de fazer com que o lead entenda a dinâmica da SAP, gerando assim, um crescimento anual de 25% em leads.

Quais eram os desafios enfrentados?

Os produtos ofertados têm um alto valor agregado, são bem procurados pelo público-alvo e têm muitos concorrentes. Portanto, para se destacar e ganhar um maior diferencial competitivo, a empresa percebeu que havia um grande potencial para trabalhar com o marketing digital.

O objetivo do cliente era aumentar o volume de leads gerados, com isso, o principal problema diagnosticado foi a taxa de conversão do site, pois, embora tivesse um tráfego alto — em média 14k de usuários por mês —, havia uma baixa geração de leads qualificados, com uma taxa de conversão de 0,5%. 

Além disso, não existia integração entre a plataforma de marketing e a plataforma de vendas. Sem a integração entre a RD e o CRM da Intelligenza, não era possível analisar dados e monitorar métricas que seriam essenciais para a qualificação de leads e o entendimento do percurso dos mesmos dentro do funil de vendas.

Soluções trazidas pela Hubify

Visto que o principal problema era o baixo volume de leads gerados, a nossa solução foi melhorar a taxa de conversão para todas as etapas do funil, mantendo um tráfego qualificado.

A implementação da estratégia para aumentar a taxa de conversão aconteceu no início de 2021 e a solução que apresentamos foi moldada com base no funil de vendas, englobando as áreas de Conteúdo e SEO, Mídia Paga e Automação.

Para melhorar a qualificação do tráfego orgânico, trabalhamos com a estratégia de Topic Clusters e otimização de conteúdo. Também utilizamos o tráfego pago, com impulsionamento de materiais ricos e campanhas de divulgação dos produtos.

Com o auxílio da ferramenta RD Station, utilizamos as estratégias para aumentar a taxa de conversão, que incluiu adicionar novos pontos de conversão no site, criar landing pages de levantada de mão e materiais ricos. E para aumentar o número de leads qualificados e oportunidades, trabalhamos com fluxos de nutrição de e-mails e disparos mensais para a base. 

Outra solução que implementamos, foi a integração da plataforma de marketing digital da RD com o CRM da empresa, com o objetivo de obter uma visão completa do funil de vendas, tornando possível que os vendedores internos da marca entrem em contato com os leads gerados.

Assim, quando uma venda for efetuada, teremos fácil acesso ao número de conversões realizadas. Dessa forma, é possível calcular as taxas de conversão de todas as etapas do funil, com o auxílio de uma única plataforma, tendo um melhor entendimento e análise sobre a qualificação dos leads e o ICP do cliente. 

Resultados alcançados

Os resultados alcançados foram extremamente positivos, mesmo em um curto período de tempo, conseguimos um aumento de 1.300% na taxa de conversão de visitantes para leads, comparando o segundo semestre de 2020 com o primeiro semestre de 2021.

Tivemos dois fatores que influenciaram no crescimento da taxa de conversão citado acima. Primeiro, melhoramos a qualificação do tráfego no site através da implementação da estratégia de Topic Clusters, com a qual passamos a palavra-chave “Sap SuccessFactors” da 24ª (3ª página) no Google para a 4ª posição (1ª página), gerando um aumento de aproximadamente 500% em usuários qualificados, dentro de apenas 6 meses de trabalho.

O segundo fator, foi a construção de landing pages focadas em conversão. Temos landing pages com aproximadamente 45% de taxa de conversão de visitantes para leads, que é um crescimento muito expressivo comparando com a taxa de conversão inicial de 0,5%. 

O objetivo do cliente estava relacionado com o crescimento na geração de leads e oportunidades. Com a implementação das estratégias, conseguimos crescer em mais de 200% no volume de leads, quando comparamos o primeiro semestre de 2021 com o segundo semestre de 2020.

Isso significa que em Julho 2021, estamos aproximadamente 25% acima da meta de crescimento anual. Dentro do pipeline de vendas, geramos uma venda e 16 oportunidades para a empresa, sendo que 2 propostas acumularam aproximadamente 8x o valor do ticket médio no pipeline.

E aí, quer dar match com a Hubify e também ser um case de sucesso? Entre em contato com a gente e saiba como o nosso time de especialistas pode ajudar!

Ouça nosso Podcast!