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CMS Hubspot: 3 motivos para começar a usar hoje

7 minutos de leitura

Um site bem construído ou um blog de qualidade não é capaz de atingir todo o seu potencial sem o apoio de um CMS. Como um profissional de marketing, você deve saber que a produção de conteúdo faz parte de uma estratégia muito mais ampla para a conquista do mercado. Por esse motivo, a escolha do CMS ideal se torna ainda mais relevante para a atração e retenção de clientes.

Não podemos negar que o papel da tecnologia é fundamental para garantir que o site é um ambiente atrativo e confiável para os visitantes. Por isso, temos identificado um crescimento considerável no número de empresas que investem em soluções desenvolvidas para a produção, publicação e gestão de conteúdos para plataformas digitais.

Como resultado, soluções como o CMS HubSpot tem se tornado cada vez mais presente no cotidiano de profissionais e empresas que se dedicam ao marketing digital. Por causa dessa tendência, queremos usar esse espaço para explorar um pouco sobre o papel do CMS e como é possível escolher a ferramenta mais completa para suas necessidades. Continue lendo e descubra mais!

O que é CMS?

Em primeiro lugar, a sigla CMS tem origem no idioma inglês e significa Content Management System, ou Sistema de Gestão de Conteúdos, em português. Pode parecer algo intuitivo, mas a ideia por trás do funcionamento de um CMS é criar mecanismos capazes de gerar melhoras durante a etapa de produção de conteúdos, bem como fazer a sua gestão.

Certamente, você está ciente de que a percepção dos clientes sobre a empresa tem relação direta com a qualidade do conteúdo. Esse fator, por sua vez, ajuda a valorizar os produtos e serviços oferecidos. Por isso, a sua busca por uma solução de CMS completa precisa começar pelo entendimento do que é essa ferramenta e como pode ser utilizada.

Se você planeja cuidar da produção, revisão e publicação, essa é uma das funções mais básicas que podem ser encontradas até em ferramentas gratuitas. Por outro lado, com um sistema mais robusto, existe a possibilidade de fazer a gestão do conteúdo e aproveitar as demais funcionalidades reunidas nesse sistema.

Como usar a gestão de conteúdos na prática?

Se a criação e a manutenção de um blog faz parte da sua estratégia de marketing digital, você não pode abrir mão de um sistema de gestão de conteúdo. Esse recurso ajuda a tornar esse processo mais inovador, atualiza as práticas de trabalho e, acima de tudo, amplia a atratividade das postagens para o público.

Apesar dessa facilidade, a equipe de marketing ainda precisa manter um fluxo de criação (que é bastante complexo), o que aumenta a necessidade de garantir que essa estrutura seja mantida por uma ferramenta como o CMS HubSpot.

Outra vantagem que faz com que o CMS seja tão valorizado é possibilidade de personalização. Hoje, você não precisa de um profissional design ou de programação para ter um site pronto dentro de alguns minutos. Essa facilidade é decorrente de sistemas que simplificam todo esse processo, o que permite: 

  • escolher o seu esquema de cores a ser usado;
  • personalizar logotipo e elementos gráficos;
  • programar o banco de dados com o conteúdo produzido.

Dessa forma, a parte técnica deixa de representar um desafio a ser superado. Além disso, há uma otimização da experiência do usuário focando, também, no desempenho das páginas, o seu grau de atratividade e o potencial de crescimento do site.

Quais recursos um sistema de CMS precisa ter?

Um dos diferenciais é que o CMS foi criado a partir da ideia de que ser dinâmico é essencial, ou seja, é possível manter um site, um blog ou, até mesmo, uma loja virtual sempre atualizada. Dessa maneira, o gestor elimina a necessidade de processos manuais, pois as postagens e atualizações podem ser programadas da forma como o usuário preferir.

Essa característica é importante devido ao algoritmo do Google. A plataforma de pesquisa valoriza os sites com atualizações que seguem um cronograma rígido. Como resultado, o seu site tem o potencial de ocupar as primeiras posições na lista de resultados exibidos pelo Google.

Se o seu interesse é adquirir um sistema de gerenciamento de conteúdo, há algumas funções que você não pode abrir mão. Por exemplo, a criação e publicação de páginas são elementos básicos que devem estar incluídos nas opções mais acessíveis. Isso ocorre porque é importante focar na facilidade de edição e manutenção desses conteúdos.

Outro ponto que merece atenção é a facilidade de uso que faz com que até mesmo novos usuários possam extrair o máximo dessa ferramenta. Um dos recursos mais avançados é chamado de arrastar e soltar ou drag and drop. Com essa funcionalidade, é possível escolher o melhor posicionamento de imagens, texto, publicidade e conteúdos interativos que ajudam a aumentar a atratividade da página.

Por fim, não basta criar o site ideal, é preciso hospedá-lo. A maioria dos clientes da HubSpot opta por hospedar o site inteiro para garantir que a equipe de marketing tenha acesso todos os conteúdos no mesmo local.

Porém, existe a possibilidade de usar o sistema para hospedar páginas específicas, como hotsites promocionais, páginas de cadastro de assinantes ou landing pages.

Por que o CMS Hubspot vale a pena?

Quando estamos falando sistema de gestão, alguns elementos básicos devem ser considerados. Uma ferramenta intuitiva, um pacote de suporte técnico confiável e uma boa reputação no mercado são apenas alguns aspectos que devem ser avaliados durante o processo de tomada de decisão.

Outros exemplos incluem:

Pacotes que oferecem o que você precisa

Ao contratar um sistema de gestão, os recursos oferecidos podem não ser compatíveis com o que você precisa. Esse não é o caso do CMS HubSpot. Provavelmente, a primeira pergunta que surge na sua mente ao analisar é sobre o impacto financeiro para a empresa do sistema de gerenciamento de conteúdo.

Essa é uma preocupação bastante válida que requer uma análise tanto sobre investimento, como sobre o retorno esperado. Por esse motivo, destacamos que essa ferramenta é compatível o tamanho da sua operação.

Se você é atua com a produção de conteúdo e quer fazer a gestão do seu portfólio, existe um plano gratuito com funcionalidades e recursos que vão transformar o seu dia-a-dia. Por outro lado, para quem é gestor de marketing, os planos premium podem ser usados profissionais de marketing, por desenvolvedores e pela equipe de segurança da informação.

Personalização é a palavra-chave

Não existe uma estratégia de marketing digital que não conte com espaço para sua personalização. Essa é uma área dinâmica que requer agilidade para identificar e se adaptar as novas tendências.

Por isso, o CMS não pode ser usado de forma rígida o mutável. Inclusive, quanto mais flexível, melhor será o seu desempenho. Nesse caso, a personalização se torna mais visível em 2 aspectos: 

  • Customização: na qual a aparência e a apresentação do site ou blog pode ser adaptada para refletir a características marca, os valores e a imagem quem precisa deseja projetar para o mercado; 
  • Flexibilização: uma vez que o conteúdo foi publicado e já está atraindo visitantes para o seu site, é preciso cuidar para manter a sua relevância. Um dos princípios produção de conteúdo garantir a sua característica evergreen, ou seja, são informações que permanecem atrativas para o público por um longo período de tempo.

Todos esses elementos combinados criaram uma experiência única que simplifica e qualifica a produção de conteúdo. Além do impacto no tráfego, é perceptível como o primeiro contato com a empresa pelo site pode ser otimizada pensando na construção de relacionamento.

Oferece segurança de ponta a ponta

A segurança de informação é um dos elementos mais importantes para a gestão de um site. Com fortalecimento do LGPD e a demanda dos usuários pela proteção dos seus dados, as empresas precisam se tornar um repositório seguro.

Algumas das funcionalidades mais interessantes são: 

  • a gestão do conteúdo em nuvem;
  • a hospedagem no CMS HubSpot;
  • o monitoramento e proteção contra ameaças que funciona 24 horas;
  • a criação de níveis permissão de usuários para evitar acessos indevidos;
  • os constantes testes de vulnerabilidades e ameaças.

Tudo isso está aliado a um sistema de criptografia SSL que garante a proteção das informações e promove uma resposta ágil em caso de eventuais incidentes. Como resultado, promovemos iniciativa na qual CMS HubSpot cuida da segurança enquanto você pode se dedicar a experiência de seus clientes.

Quer crescer com a 8D Hubify e a HubSpot?

Em 2020, a 8D Hubify aceitou o convite para integrar o ecossistema da empresa norte-americana HubSpot, que conta com a maior plataforma de:

  • marketing;
  • vendas;
  • atendimento;
  • CRM.

Logo no primeiro ano de parceria, nos tornamos parceiros Gold, assim, conseguimos criar, implantar e gerir estratégias complexas nas 4 plataformas da marca. Em 2021, evoluímos de tier na parceria, passamos a ser membro Platinum da plataforma!

Com a expertise da 8D Hubify, aliada às funcionalidades da HubSpot seu negócio pode crescer ainda mais, de forma escalável e próspera.

Para quem tem interesse em conhecer mais sobre os recursos, você pode aproveitar essa oportunidade ainda hoje. A 8D Hubify é uma das parceiras certificadas do HubSpot. Isso quer dizer que o nosso time pode implementar e configurar a ferramenta dentro da sua organização e ainda servir como ponto de apoio nesse processo de transição e adaptação a nova ferramenta.

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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