Descubra qual a frequência de publicação ideal para o seu blog!

Rubens Netto

Rubens Netto

4 minutos de leitura

Se você chegou até aqui, é porque ainda bate aquela indecisão na hora de saber qual a frequência de publicação certa dos seus conteúdos para engajar a audiência, não é mesmo?

 

Saber qual a melhor maneira de compartilhar suas publicações é mais que essencial, pois elas podem impactar na sua estratégia de marketing, e diretamente no futuro do seu negócio. No entanto, diversas dúvidas surgem no meio do caminho como saber a periodicidade correta, em quais canais postar, até mesmo em quais horários.

 

E foi pensando nisso, que nós preparamos este post com algumas dicas valiosas para você atrair e agradar o seu público-alvo pela criação de conteúdos ideais, que resultarão em maior visibilidade para o seu negócio. Boa leitura!

A importância de estabelecer uma frequência de publicação

É de grande importância mostrar o que você tem a oferecer em diversos canais de comunicação. Será por meio dessas postagens que você irá “fisgar” a atenção da sua audiência, mantendo ela animada para buscar novidades.

Além do público, o próprio Google rankeia melhor as páginas que se mantém em constante atualização. Por exemplo, crescer o seu site de 10 páginas para 100 páginas oferece mais chances de ser encontrado pelo público-alvo. Essas páginas também informam ao Google sobre o que é o seu site e demonstram que você está ativo nele.

Não existe um padrão exato para o número de publicações diárias, mensais e até mensais, tudo dependerá de fatores como o tamanho da sua empresa, as estratégias de marketing escolhidas e da própria indústria onde seu negócio está inserido.

Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo recente da HubSpot, empresas B2B (business-to-business) que publicam 16 blog posts a mais por mês recebem 3,5 vezes a quantidade de tráfego das empresas que publicam entre 0 a 4 posts mensais.

 

O mesmo é válido para as empresas B2C (business-to-consumer), aquelas que publicam mais de 16 blog post por mês conseguem cerca de 4,5 mais vezes mais tráfego do que as que publicam entre 0 a 4 publicações.

Conteúdo constante, mas sempre com qualidade

Não caia na armadilha de construir conteúdos rápidos, mas sem nenhum valor palpável. O público precisa se impactar de maneira positiva, após ler sua publicação. Assim, surge uma questão importante — como saber quais são os assuntos que meu público está interessado?

 

Em primeiro lugar, realize um bom planejamento das suas ações na world wide web e determine uma estratégia de atuação. Mantenha-se antenado com as novidades e tendências da sua área de atuação, buscando ser o primeiro a tratar os assuntos de forma estratégica, objetiva e completa.

Para saber o que está gerando resultados ou não com a sua audiência, avalie todas as publicações. Assim, você saberá como medir o desenvolvimento da sua estratégia, em relação às metas anteriormente definidas.

 

Por isso, não tenha medo em pesquisar diversas fontes de prestígios, citar materiais de profissionais renomados e realizar uma pesquisa profunda para cada publicação gerada, a fim de construir um conteúdo de qualidade.

Saiba onde pode publicar seus conteúdos 

Agora que você já sabe quais são os benefícios de estabelecer uma frequência de publicação, chegou a hora de descobrir onde e como compartilhar os seus conteúdos.

E-book SEO onpage

Blogs

Criar um blog para compartilhar as novidades e animar seu público é extremamente vantajoso. Por meio dessa ferramenta de fácil manuseio, você consegue atrair cliques e colocar seu negócio no topo das pesquisas do Google.

Para cada texto, você pode apostar em conteúdos evergreen ou conteúdos noticiosos. No primeiro, são aqueles conteúdos que serão relevantes daqui 20 anos, por exemplo. Já o segundo é momentâneo, ou seja, vai engajar mais, durante um curto espaço de tempo.

Existem diversas táticas de SEO para que seu blog post se destaque dos seus concorrentes. Entre elas, utilizar palavras-chaves estratégicas, utilizar e citar links confiáveis, além de abusar das mídias visuais.

Não se esqueça de formatar seu texto, tornando o conteúdo escaneável. Assim, os leitores vão absorver as informações com mais rapidez. Os pontos a serem levados em consideração na hora de escanear seu texto são:

  • utilize bullet points;
  • coloque as frases de maior impacto em negrito;
  • coloque termos estrangeiros em itálicos;
  • faça parágrafos curtos, de no máximo de 3 a 4 linhas;
  • defina intertítulos.

Redes Sociais

Cada rede social tem sua peculiaridade e devem ser tratadas de maneiras distintas. Por exemplo, o mesmo conteúdo compartilhado no Facebook (que permite textos infinitos) pode não surtir o mesmo engajamento no Twitter (que aceita conteúdo de até 280 palavras por tuíte).

Além de prestar atenção no requisito anteriormente citado, vale lembrar que a frequência de publicação varia de acordo com cada rede social.

Twitter

Aqui, ele permite que você realize um número de postagem cada vez maior. Com o passar das horas, os tuítes vão se perdendo entre as novas publicações de novos usuários ou pelo próprio Twitter.

A média ideia seria entre 4 a 15 postagens por dia. Além disso, não se esqueça de utilizar hashtags em ascensão, interagir com o público, produzir conteúdos de fácil compartilhamento, e agendar postagens para horário de pico que nessa rede social varia 12h e 13 da tarde.

Facebook

Quanto ao Facebook, é necessário postar, no mínimo, duas vezes ao dia durante a semana, e uma vez aos sábados e domingos. O melhor dia de engajamento, de acordo com uma pesquisa da TrackMaven, é quinta-feira, às 20h.

Linkedin

Já o LinkedIn, deve estar posicionado como uma rede para atrair bons negócios. Por meio de publicações certeiras, você pode se tornar excelência na sua área de atuação!

Aposte em compartilhamentos de blog posts e artigos originais que valorizem os feitos positivos seu empreendimento. Por ser uma rede social que acompanhava a vida corporativa, compartilhe sempre no horário comercial, evitando postar entre 19h da noite até e 9h da manhã.

Ao final, nós chegamos a simples conclusão que o ideal é criar e publicar cada vez mais conteúdo, mas sem perder a relevância e qualidade. Lembre-se que é necessário criar um vínculo com o seu público-alvo. Eles dirão quais estratégias estão dando certo dentro da frequência de postagem agora estabelecida.

Espero que este artigo tenho sido útil para ajudar você a mensurar e definir a frequência ideal para fazer as publicações em seu blog. E dando continuidade ao assunto, que tal conferir 5 técnicas de Copywriting para seu blog converter mais?

Posts Relacionados