Content manager: Descubra a importância de um para suas estratégias de marketing de conteúdo

Fabio Duran

Fabio Duran

Cofundador e CEO da Hubify. GDista, apaixonado por economia comportamental e vendas. Advogado formado pelo Mackenzie e pós-graduado em Administração de Empresas e Gestão de Projetos pela Universidade da Califórnia.

7 minutos de leitura

Você sabe o que é um content manager? Utilizar boas estratégias de marketing digital é essencial para que a empresa desenvolva um relacionamento mais próximo com as pessoas que demonstram interesse em seus produtos ou serviços.

Nesse caso, o marketing de conteúdo é uma das principais ferramentas utilizadas, e é aqui que esse profissional se torna fundamental. O foco dele é fazer com que a empresa ofereça materiais de qualidade para atrair mais clientes, mas sua função é bastante ampla.

Para esclarecer o assunto, preparamos esse conteúdo explicando o que é o content manager e a importância desse profissional para a sua estratégia de marketing. Acompanhe!

O que é um content manager?

O content manager ou gestor de conteúdo é a pessoa responsável por gerenciar os materiais ofertados ao público, por meio dos canais escolhidos pela empresa, como blog, redes sociais ou e-mail marketing. Todas as ações são feitas com o objetivo de gerar e converter leads, incluindo as seguintes etapas relacionadas aos conteúdos:

  • criação;
  • edição;
  • publicação;
  • atualização;
  • planejamento;
  • coordenação.  

Assim, ele deve executar e integrar todo o conteúdo produzido, para que eles conversem entre si e mantenham o tom desejado pela empresa. A integração ainda deve considerar os outros setores do negócio, já que todos os departamentos precisam estar alinhados em relação às publicações e ofertas para atender melhor os clientes.

Além disso, o gestor também precisa compreender o que acontece em cada setor, a fim de avaliar o tipo de conteúdo e os assuntos mais procurados, já que isso possibilitará a entrega de materiais relevantes para o público. Aqui, a conversa com pessoas de outros departamentos e a coleta de feedbacks de leitores em blogs ou mídias sociais é uma ótima ferramenta. 

Saiba mais em nosso vídeo sobre Marketing de Conteúdo!

Quais são as principais funções desse profissional?

A principal função do content manager é alinhar as estratégias de marketing de conteúdo, de acordo com os objetivos do negócio e interesses do público-alvo. Como gestor/gerente, é comum que a função acumule diversas atividades, as mais comuns são:

  • manter o calendário editorial em dia;
  • coordenar os profissionais do time de conteúdo;
  • desenvolver materiais (blogposts, ebooks, webinars etc.);
  • editar e revisar todos os conteúdos produzidos pela equipe;
  • garantir a distribuição dos materiais nos canais certos;
  • transformar os leitores em leads;
  • ajudar os leads a esclarecer dúvidas de todas as etapas da jornada de compra;
  • acompanhar menções à empresa e seus resultados;
  • mensurar os resultados das publicações feitas. 

Tudo isso é feito com foco em entregar o melhor conteúdo ao público consumidor da marca, melhorar o posicionamento no mercado e, a longo prazo, aumentar as vendas por meio da captação, nutrição e conversão de leads. No entanto, vale frisar que as atividades exercidas variam de acordo com o contratante e as necessidades específicas do negócio. 

Quais são as habilidades necessárias para o content manager?

É comum associar o cargo a pessoas formadas em Letras ou algum curso da área de Comunicação, como Jornalismo ou Publicidade e Propaganda. Isso acontece pela afinidade com a escrita e estratégias aplicadas à produção de conteúdo. Porém, esse não deve ser um critério obrigatório. 

Além de boa escrita, o content manager precisa ter outras habilidades para cumprir a sua função e trazer os resultados desejados pelas estratégias de marketing da empresa. Listamos as principais, veja só!

Conhecimento em marketing

Como a produção de conteúdo é uma das principais estratégia de marketing, é essencial que o content manager tenha conhecimentos aprofundados sobre o assunto. Além disso, é preciso estar familiarizado com conceitos como:

E vários outros termos da área. Como essa é uma parte ampla, não é necessário que ele tenha conhecimento aprofundado sobre tudo, mas é preciso ter uma base para lidar com todas as demandas. Uma dica de ouro aqui é contratar uma agência de marketing de performance para prestar suporte ao gestor de conteúdo

Fazendo isso, ele contará com uma equipe de profissionais especializados em diferentes assuntos para auxiliá-lo no desempenho de suas atividades. Sem dúvidas, isso potencializará os resultados obtidos pela empresa, por meio do marketing.

Competência para gestão de projetos 

Como a função envolve gerenciar os conteúdos que serão publicados pela empresa, o profissional precisa ter conhecimentos sobre gestão de projetos. O cargo exige o desenvolvimento de fluxos de trabalho para atribuir as funções de cada um na equipe, organizar os prazos e garantir que os materiais produzidos estão de acordo com os objetivos do negócio.

Capacidade de liderança e gestão de pessoas

A capacidade de liderança e a habilidade para a gestão de pessoas são fundamentais, tendo em vista que é necessário lidar com a equipe de conteúdo. O time pode ser formado por colaboradores da empresa ou profissionais freelancers, mas em todos os casos o gerente precisará inspirá-los, passar as tarefas que eles devem cumprir e saber como se posicionar para cobrar entregas ou solicitar correções. 

Por outro lado, o profissional deve saber como mantê-los motivados, dar feedbacks e ressaltar os pontos positivos. Ainda, é comum que o content manager seja consultado nos processos de contratação de novos membros para a equipe, então é importante ter capacidade para avaliar os candidatos

Aptidão para tecnologias

A gestão das estratégias de marketing digital exige que o content manager tenha aptidão para se habituar ao uso de novas tecnologias. Isso acontece porque as ferramentas de automação e centralização de processos são cada vez mais importantes para cumprir todas as tarefas e acompanhar os resultados obtidos. 

O gerenciamento manual, apesar de possível, demanda muito tempo e aumenta as chances de erro, prejudicando todo o trabalho. Isso gera mais custos, reduz a produtividade e, em regra, exige que mais pessoas se dediquem a essas tarefas. Desse modo, é preciso que o gestor tenha conhecimento sobre as ferramentas que podem ser adotadas e facilidade para dominar o seu uso. 

Banner Topic Cluster

Habilidade de comunicação oral e escrita

A habilidade de comunicação é necessária, pois o cargo exige interação com diversos profissionais da empresa. Conseguir organizar as ideias e relacionar todas as informações de forma clara, além de se expressar corretamente com toda a equipe, é imprescindível para alinhar as expectativas com os resultados apresentados.

Aliás, essa característica também está diretamente relacionada ao planejamento, à produção e revisão de conteúdos. Uma boa comunicação evita que a equipe fique com dúvidas e tenha dificuldades em realizar as tarefas exigidas. Então ela se torna indispensável para criar materiais de qualidade para o público. 

Rotina de aprendizado constante

O mercado passa por constantes mudanças, então o content manager deve ter uma boa capacidade de aprendizado e foco para acompanhar as tendências. Com as mudanças feitas nos algoritmos e no comportamento dos usuários, essa medida é imprescindível para que a empresa tenha estratégias efetivas no marketing digital. 

Em complemento, existem algumas qualificações que trazem benefícios para o currículo, como bom nível de leitura em inglês e conhecimento em Content Management System (CMS), o software utilizado para criar, gerenciar e modificar os conteúdos

Qual a sua importância para a estratégia de marketing de conteúdo?

A produção de conteúdo é uma das principais estratégias para conseguir mais engajamento do público-alvo e, assim, aumentar a autoridade da marca no meio digital, o que certamente resultará em melhores resultados e conversões no futuro.

Porém, não basta escrever qualquer material, ele também precisa ser planejado de acordo com as necessidades da marca e, principalmente, ser relevante para a persona, caso contrário, dificilmente ela concluirá a leitura e trará algum resultado para o negócio. 

Por causa disso, ao criar um planejamento é preciso conhecer os interesses da persona e as características da jornada de compra. O foco do gestor não é apenas traçar estratégias, mas colocá-las em prática para destacar a sua empresa da concorrência e alcançar o público desejado.

Com o tempo, baseado na análise de resultados, o content manager aprende mais sobre o público para otimizar a estratégia e fazer os ajustes necessários para conquistar mais visitantes, leads e conversões. Sem ter uma pessoa inteiramente dedicada a essa tarefa, o setor terá mais dificuldade em manter um planejamento eficiente e identificar pontos de melhoria. 

Agora que você já sabe o que é o content manager e a sua importância para o marketing, organize-se para encontrar um profissional que atenda suas necessidades. Assim, é possível melhorar o posicionamento da marca por meio de estratégias efetivas, otimizando o retorno do investimento com a captação e conversão de leads. 

Como se tornar um Content Manager

Deu para notar que esse cargo faz toda a diferença em uma boa estratégia de marketing, não é? E o mercado está atento, por isso surgem novas oportunidades para ingressar na área e desenvolver sua carreira em um ramo promissor.

Se você ficou curioso e quer saber como se tornar um gestor de conteúdo, acompanhe nossas dicas:

Aprimore suas habilidades

Como já mencionamos acima, existem diversas habilidades que são essenciais para que o profissional possa exercer seu papel. Então, a dica inicial é se aprofundar no que você já domina e explorar aquilo que ainda não tem experiência

Vale a pena apostar em cursos livres ou até uma graduação se preferir, além da possibilidade de optar pelos cursos online que ganharam destaque nos últimos tempos. Posso indicar alguns sites como Rock University, RD University, Udemy e Hotmart, que oferecem bastante conteúdo rico e certificados de conclusão, que você pode até divulgar no seu perfil no Linkedin, por exemplo.

Esteja atualizado

Ok, agora que você já tem a bagagem técnica necessária para conquistar a vaga dos sonhos, não se esqueça de ler e pesquisar bastante sobre as tendências e notícias da área. Afinal, sabemos que o marketing digital não para de crescer e com ele novas práticas, atualizações e ferramentas surgem para que as atividades sejam elevadas.

Além do fato que o próprio perfil do consumidor muda diariamente e por isso é essencial ficar atento a essas mudanças para entender quais são os interesses, principais canais e abordagem necessários durante o desenvolvimento da estratégia.

Domine as principais skills

Para reunir tudo que falamos até aqui, existem algumas competências que fazem a diferença na hora de assumir o cargo de content manager. São elas: boa comunicação, criatividade, organização, trabalho em equipe, liderança, escrita exemplar, gerenciamento de tempo e planejamento.

Também é importante ter experiência em empregos anteriores, devido a responsabilidade desse cargo, demonstrar que você já domina algumas atividades não é um diferencial entre os concorrentes, mas sim um requisito.

E se você quer realmente um diferencial para se destacar, aposte em temas como ciência da computação e graduação nas áreas de jornalismo, comunicação, publicação, relações públicas e marketing.

Tenha um portfólio

Para finalizar, nada melhor do que fazer o seu marketing pessoal. Afinal, é assim que você vai conquistar aquela vaga e mostrar por que você é a melhor opção.

Se você escreve artigos para a internet, a dica é reuni-los em um portfólio online e divulgá-los para que as pessoas notem a sua capacidade como profissional. Mas, se você não tiver acesso as suas produções ou apenas não ter algum conteúdo publicado, uma alternativa é criar materiais que combinem com a proposta da empresa que você quer trabalhar.

Isso vai demonstrar o seu esforço e preocupação com os valores da marca, algo que certamente os recrutadores vão querer saber. Com um leque de temas relevantes, você está preparado para assumir o cargo e alcançar os objetivos da estratégia.

Para relembrar os principais pontos!

O content manager é o responsável por definir as melhores estratégias de marketing de conteúdo, participando de todas as etapas, desde o planejamento até a avaliação de resultados. Desse modo, ele tem um papel essencial para que a empresa alcance os objetivos desejados e tenha o melhor retorno possível

Para que o profissional consiga entregar os resultados esperados, é fundamental que ele tenha habilidades específicas relacionadas ao marketing e à gestão. Além disso, a empresa também pode contar com uma agência especializada para melhorar a performance e potencializar os resultados.

Então, quer melhorar os resultados do marketing digital na sua empresa? Acesse agora mesmo o nosso site e descubra como a Hubify pode te ajudar na conquista desse objetivo!

Posts Relacionados