Blog 8D Hubify

7 maneiras incríveis de alavancar as mídias sociais para o seu negócio

6 minutos de leitura

Os profissionais de marketing da atualidade entendem a importância de incluir as mídias sociais em suas estratégias de marketing. 74% dos profissionais dessa área investem em marketing de mídia social. 

A mídia social oferecerá à sua empresa o escopo de se conectar e se envolver pessoalmente com seus consumidores e até mesmo com clientes em potencial.

As plataformas de mídia social são uma oportunidade de venda direta para o seu negócio, considerando que 74% dos clientes dependem dessas plataformas para tomar decisões de compra. Pesquisas adicionais mostram que 90% dos indivíduos compram de empresas que seguem em plataformas de mídia social.

A maioria dos usuários verifica seus perfis nesses meios de 5 a 10 vezes durante o dia e depende do Twitter, Instagram e Facebook para mais do que apenas atualizações e notícias de amigos. Se usada adequadamente, a mídia social pode ajudá-lo a direcionar o tráfego para seu site e, assim, gerar conversões e vendas.

Então, vamos descobrir as diferentes maneiras pelas quais você pode alavancar as mídias sociais para o seu negócio.

Use o poder dos influenciadores

71% dos profissionais de marketing acham que o tráfego e a qualidade do cliente gerado pelo marketing de influência são muito melhores em comparação com as outras formas de anúncios. Isso pode ser verdade até certo ponto, considerando que os relatórios sugerem um ROI de US$ 5,78 para cada dólar gasto em marketing de influenciadores.

O marketing de influenciadores envolve a parceria de sua marca com uma estrela ou celebridade de mídia social, essencialmente conhecida como influenciador, para entregar uma mensagem pretendida por meio de propaganda ou vídeo. Tais parcerias atraem novos clientes e os seguidores dos influenciadores de modo a realizar ações, como comprar o produto ou o serviço anunciado.

Já que estamos falando sobre influenciadores, veja um vídeo sobre o assunto!

Inspire-se na Dunkin', a marca de café expresso, rosquinha e café favorita da América que baseou sua estratégia de mídia social para 2021 no domínio do TikTok e obteve grande parte de seu sucesso aqui. Dunkin' aproveitou os enormes seguidores de mídia social de Charli D' Amelio para atrair a atenção dos clientes da Geração Z e aumentar seu público no TikTok para mais de 3 milhões de seguidores.

Aposte nas redes sociais mais relevantes

Não presuma que sua empresa precisa estar presente em todas as plataformas de mídia social. Seria melhor se você estivesse onde seu público-alvo está. Este será um plano de marketing de mídia social eficaz para o seu negócio.

Cada plataforma de mídia social tem seus próprios recursos e ferramentas exclusivas. Mas todos eles não atenderão às suas necessidades. Saiba onde estão seus públicos-alvo e descarte as plataformas que se alinham perfeitamente à sua marca.

Em seguida, concentre seus recursos e tempo nas plataformas que você acha que gerarão o maior ROI para seus negócios.

Por falar em ROI, que tal saber mais sobre o assunto?

A consistência é obrigatória

A consistência é a chave para uma campanha de marketing de mídia social próspera. Mas lembre-se, consistência não é apenas fazer postagens regulares, mas também ser consistente com o tom, a estética e as mensagens da sua marca nos diferentes sites de redes sociais.

Para ser consistente com suas postagens e outros elementos, você deve criar um cronograma descrevendo o momento certo para postar e o tipo de conteúdo que você deve postar. Além disso, considere a frequência de suas postagens com as quais o público tem mais chances de se envolver.

Um bom exemplo de consistência em suas postagens é a National Geographic ou NatGeo, rede de televisão por assinatura americana e principal canal que continua postando trabalhos de fotógrafos inexperientes em sua página principal.

Os reposts ocasionais do NatGeo são a combinação perfeita de educação e diversão, levando centenas e milhares de fotógrafos a marcar regularmente em suas contas individuais.

Mantenha o engajamento alto

Embora você possa usar diferentes maneiras de manter o engajamento do seu negócio alto, as plataformas de mídia social são ótimos canais para fazer isso. Isso porque esses sites têm bases de usuários ativas.

Facebook, com 1,82 bilhão de usuários ativos diariamente; O LinkedIn, com 675 milhões de usuários ativos mensais e o TikTok, com uma taxa média de engajamento de 9,38%, são plataformas que você pode usar para manter alto o engajamento do seu negócio.

É provável que haja pelo menos um usuário online pronto para interagir com seus esforços de marketing do Instagram por meio de stories, postagens no Facebook e tweets, considerando isso e a distribuição de tempo adequada nessas plataformas de mídia social.

Permanecer ativo em diferentes plataformas de mídia social e seguir os interesses de seus seguidores fará com que sua taxa de engajamento aumente automaticamente, independentemente da plataforma escolhida.

Equilibre conteúdo útil e promocional

Evite ter um tom de vendas ao falar sobre seus produtos em sites de mídia social. Concentre-se mais na criação de conteúdo útil que ajude os usuários a tomar suas decisões de compra.

Simplesmente falar sobre sua marca em diferentes sites de mídia social não fará de você um negócio confiável no setor. Sua marca crescerá organicamente apenas quando os clientes virem até você depois de ver seu conteúdo e não quando você os persuadir a vir até você.

Portanto, concentre-se na criação de conteúdo, como vídeos de produtos, tutoriais e liderança de pensamento do setor para aumentar drasticamente seus seguidores.

De acordo com relatórios da Statista, 38% dos espectadores consideram as avaliações online importantes quando se trata de tomar decisões de compra. Coletar avaliações positivas sobre seus produtos e serviços é outra boa maneira de construir uma reputação de marca e se estabelecer no setor.

Dê recompensas

Distribuir recompensas para seguidores de mídia social por meio de promoções, desafios e brindes é uma boa maneira de aumentar o engajamento e criar um burburinho divertido em torno do seu negócio. Esses programas de recompensa não exigem grandes investimentos, mas trazem grandes retornos e até se tornam virais se feitos de forma eficaz.

Um bom exemplo de alavancagem dessa estratégia de mídia social é a DSW, uma empresa americana de calçados de grife que surgiu com o desafio #DSWCutLoose. Nesse desafio, a marca pede que seus seguidores se fotografem dançando ao som da música Footloose e compartilhem o vídeo nas redes sociais para concorrer a um vale-presente de US$ 200.

A DSW investiu apenas US $ 2.000 nas recompensas e os envios de vídeos coletaram mais de 8 bilhões de visualizações apenas no TikTok.

Continue analisando suas métricas de marketing

Seria útil se você analisasse suas métricas de marketing de mídia social regularmente para obter informações adequadas sobre o desempenho de sua campanha. Você terá uma ideia melhor de sua atividade de mídia social e os lugares onde precisa melhorar.

Depois de descobrir o que está funcionando e o que não está para sua marca, você economizará recursos preciosos e, assim, aumentará também o retorno do investimento.

Leve embora

Reserve um tempo para desenvolver planos de marketing específicos para plataformas de mídia social e você verá que sua empresa está colhendo as vantagens de usar a mídia social.

Seja usando o marketing de influenciadores ou expandindo seus canais de suporte ao cliente, aproveite as mídias sociais para atingir seus objetivos de negócios hoje!

Autor Convidado
Buscar por