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Tudo que você precisa saber para montar sua estratégia de Topic Clusters

5 minutos de leitura

Atualmente, ter presença online e se destacar na internet é uma das tarefas mais importantes, que precisam ser superadas pelas empresas que desejam se manter no mercado. Para tornar isso mais fácil, foram criadas diversas ferramentas e métodos que devem ser seguidos nos canais de comunicação para ter sucesso, como é o caso da estratégia de Topic Clusters.

O Topic Clusters é uma estratégia de SEO que se tornou novidade no mercado e no mundo do marketing, pensada na forma como os usuários interagem com os sites de busca.

Mas, você sabe o que é Topic Cluster e como esse método pode ajudar a aumentar a visualização dos conteúdos do seu site?

Neste artigo, vamos explicar tudo que você precisa saber para montar a sua estratégia e se destacar da concorrência. Confira!

O que significa Topic Clusters?

Topic Cluster, traduzido do inglês, significa “grupo de tópicos”. É uma estratégia criada pela HubSpot, visando as mudanças de comportamento das pessoas online e como elas fazem suas pesquisas nos sites de busca, principalmente no Google. 

Na prática, isso significa organizar os materiais de SEO do site em grupos de conteúdo que envolvam um tópico central. Ou seja, o Topic Cluster busca conectar os conteúdos de SEO de forma que eles fiquem interligados entre si, visando um tópico específico.

Com o objetivo de melhorar a posição dos conteúdos nos sites de busca, a estratégia de Topic Cluster visa a nova forma como as pessoas se relacionam com a internet e as mudanças dos sites de busca. 

Aproveitando que falamos sobre os sites de busca, que tal saber como conquistar as primeiras posições do Google? Veja o vídeo!

Antes, o Google entendia apenas buscas específicas, que variavam de acordo com a palavra-chave digitada. Hoje, as buscas são orientadas pela intenção de busca do usuário, que já tem mais “intimidade” com a internet, e faz buscas de forma mais natural, como se estivesse conversando com alguém.

Nesse sentido, a palavra-chave agora não é mais tudo que importa na hora de escrever um conteúdo de SEO. Por isso, o Topic Cluster foi inventado, visando oferecer um contexto maior sobre o tema que está sendo pesquisado.

Quer saber como isso funciona na prática? Continue acompanhando!

Como funciona a estratégia de Topic Clusters?

Como o Topic Cluster visa interligar os conteúdos de SEO do site, a estratégia visa toda uma estrutura planejada desses materiais. Ela conta com três elementos principais, sendo eles:

  • pilar post;
  • clusters;
  • linkagem interna.

Abaixo, vamos explicar cada um de forma mais detalhada.

Pilar post

O pilar post é o conteúdo central do grupo. Ou seja, o tema que vai interligar todos os posts de SEO entre si.

Ele funciona como a estrutura de sustentação dos outros posts e, por isso, precisa ser de um tema mais geral, que possa ser dividido entre diversas outras categorias. Ou seja, ele precisa ter uma palavra-chave que aborde conteúdos mais vastos.

Por exemplo, em uma agência de marketing, é possível criar uma estratégia de Topic Cluster em que o tema de um pilar post seja “marketing digital”. A partir deste tema, é possível criar outros tópicos (os clusters, como veremos adiante) mais específicos sobre o assunto, como “Inbound Marketing”, “Outbound Marketing”, “personas” e muito mais.

Podem existir vários grupos diferentes de pilar post, de acordo com o tema abordado. Nesse sentido, vale lembrar que os conteúdos do pilar e dos clusters precisam ter relação entre si. Ou seja, nada de colocar um cluster sobre trabalho remoto em um pilar post de marketing digital, por exemplo.

Clusters

Os clusters, como já mencionamos, são os conteúdos que vão ser criados em torno do pilar post, que se relacionam com o tema principal. Enquanto os grupos de pilar post focam em assuntos mais abrangentes, que podem ser destrinchados, os clusters são assuntos mais específicos que estejam relacionados com o pilar.

Ou seja, enquanto o pilar pode explorar vários assuntos dentro da mesma temática, o cluster visa explicar um ponto específico daquele conteúdo geral. 

Para encontrar os assuntos que devem ser abordados, vale definir um pilar post que tenha a ver com o conteúdo do seu site e buscar palavras-chave que podem ser incluídas dentro desse material e que, mais tarde, se tornarão posts específicos sobre o assunto. 

Resumindo, se seu assunto é “marketing digital”, vale fazer um pilar post que fale brevemente sobre personas e depois criar um cluster específico sobre esse assunto.

O pilar post e os clusters devem estar interconectados entre si para que o site de busca entenda a estrutura como uma coisa só, e assim melhore o ranqueamento do conteúdo. O que nos leva ao último ponto da estratégia, confira!

Linkagem interna

Mas como é possível estruturar o conteúdo entre diferentes posts para que eles fiquem interligados entre si e, assim, funcionem como uma estratégia de Topic Cluster? Para quem entende de SEO, mesmo que pouco, a resposta está óbvia: com a linkagem interna.

Por isso, é importante que seu pilar post aborde brevemente os temas que serão tratados nos clusters, assim como os clusters devem mencionar o tema principal do pilar post. Dessa forma, depois que todos os posts forem criados, tudo que você precisará fazer é linkar os conteúdos entre si e, assim, estruturar sua estratégia de Topic Cluster.

Nesse sentido, vale criar de dez, até trinta clusters, que girem em torno de um único pilar post, a depender do assunto abordado. O pilar post também deve ser mais rico e abrangente, inclusive no tamanho — geralmente, os pilar post tem um número maior de palavras do que os clusters. Também é recomendável que o pilar post esteja linkado logo no primeiro parágrafo de todos os clusters.

Com todos os posts feitos e linkados entre si, você cria uma teia de conteúdo em torno de um tema principal, o que traz muito mais peso para os sites de busca na hora de ranquear seu conteúdo para o usuário. 

Viu como é fácil? Com a estratégia de Topic Cluster feita de forma adequada e, é claro, com conteúdos que tenham a ver com a solução trazida pela sua marca, vai ficar fácil atrair mais usuários para o seu site e, assim, potencializar a presença da sua marca online.

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Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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