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Obtenha mais oportunidades com o Mapa de Calor do site!

5 minutos de leitura

Na gestão 4.0, o heatmap ou mapa de calor é importante para entender as atividades do seu público no site ou blog. Com base nessas informações, é possível fazer mudanças estratégicas, de SEO por exemplo, conseguir novas oportunidades de negócio e melhorar significativamente os resultados da empresa.

Na era da transformação digital, para uma empresa garantir suas vantagens competitivas é preciso implementar as inovações e formas de administrar trazidas pela gestão 4.0.

O mapa de calor está entre as tecnologias elencadas nesse novo modelo de gestão. Com ele, é possível saber quais partes do site ou blog estão chamando mais a atenção do seu público e, dessa forma, usar as informações para aumentar as conversões.

Descubra, neste artigo, o que é mapa de calor, qual é a importância dessa tecnologia e todas as vantagens para a gestão 4.0. Continue a leitura para saber tudo sobre o assunto!

Afinal, o que é mapa de calor?

Mapa de calor, ou heatmap em inglês, é uma representação gráfica que indica, com cores, em quais partes do site ou blog houve maior atividade por parte do leitor.

O vermelho, laranja e amarelo representam os trechos que mais atraem os usuários, ou que recebem mais cliques. Já os tons frios, como verde, azul ou turquesa mostram as zonas que estão sendo “deixadas de lado”. 

Basicamente, existem três tipos de heatmap, são eles:

  • cliques: mensura, exatamente, as partes da página que receberam cliques;
  • movimento do mouse: tem como base o movimento do mouse do leitor na página;
  • scroll: identifica até que ponto da página o leitor foi e, com isso, é possível fazer os ajustes necessários para aumentar a conversão.

Segundo o Nielsen Norman Group, 80% da atenção dos usuários é direcionada para a parte superior da página. Dessa forma, o heatmap possibilita o entendimento do comportamento do leitor e ajuda a melhorar sua estratégia.

Qual é a importância do mapa de calor?

Quando o mapeamento do site é realizado, as chances de entregar melhorias estratégicas são maiores, gerando mais interação com usuários. 

Esses dados obtidos de maneira detalhada e completa sobre todas as páginas e seus pontos são materiais ricos para otimizações, além de ser uma das melhores formas de maximizar resultados

A seguir, veja mais benefícios do mapa de calor do site:

Otimiza conteúdos

Com a otimização de conteúdos, a entrega de textos com divisões estratégicas de parágrafos se torna realidade. O mapa de calor do site garante bons parâmetros de escaneabilidade, viabilizando a produção de posts com maior chance de serem lidos até o fim.

Reduz a taxa de rejeição

Primeiramente, o mapa de calor ajuda a compreender em que momento os leitores deixam a página. O fato é que podem existir diversas razões para que o usuário abandone o site, o mais importante é entender cada uma delas e pensar em soluções estratégicas para resolver cada situação. 

Gera mais pontos de conversão

O heatmap auxilia no entendimento da navegação e preferências do usuário. Com isso, pontos de conversão podem ser posicionados de maneira mais chamativa, favorecendo os gostos e hábitos dos visitantes.

Quais as vantagens do mapa de calor na gestão 4.0?

Esse novo modelo de gestão traz inúmeros benefícios para as empresas, principalmente quando combinado com o mapa de calor. 

Confira, agora, as maiores vantagens que o heatmap proporciona para a gestão 4.0:

Visualização de dados

Não é preciso muito conhecimento analítico para entender os dados mostrados pelo mapa de calor, já que é uma ferramenta visual.

Essa facilidade de observar as informações de forma gráfica, ajuda na hora de prever tendências, analisar dados e tomar decisões certeiras. 

Na prática, os responsáveis por implementar a gestão 4.0 na empresa, conseguem compreender rapidamente os indicadores e debater soluções estratégicas para obter mais oportunidades com a inovação. 

Maior poder de análise de desempenho

Com a necessidade de uma gestão orientada por dados, a equipe envolvida ganha vantagens com mapa de calor, já que o poder analítico dos profissionais fica mais aguçado e simplificado. 

Um bom heatmap possibilita a análise de desempenho em diferentes frentes. Ele pode ser mostrado em inúmeras telas, desde TVs até smartphones ou notebooks.

Essas facilidades técnicas proporcionam ao time comercial mais capacidade de entender cenários e usar isso a favor do negócio. 

Baixo custo

O mapa de calor não exige altos investimentos e oferece excelentes resultados.

Uma outra vantagem, é que justamente por não se tratar de uma tecnologia tão complexa, não é necessário estruturar um grande departamento de TI. Application Programming Interface (APIs) públicos, como o Google Maps, conseguem desenvolver um heatmap, o que torna tudo mais simples. 

Dinamismo na operação

No cotidiano da gestão 4.0, a inserção de um mapa de calor coloca camadas significativas de dinamismo. O processo de analisar relatórios gerenciais e verificar indicadores de desempenho fica mais prático. 

Os profissionais terão um recurso digital e visualmente agradável capaz de agilizar o estudo de dados, auxiliando na criação do planejamento estratégico.

Ganho de produtividade

Os gestores da empresa poderão alavancar a produtividade, já que há maior capacidade de visualizar e analisar dados, além de acompanhar indicadores. Isso vai desde o planejamento até os planos de ação executados por toda a equipe. Com ganho de poder analítico e acompanhamento dinâmico de informações, o time pode agir em tempo hábil e de forma estratégica. 

Ao final do dia, essas facilidades potencializam e maximizam os resultados da companhia, aumentando consideravelmente as oportunidades do negócio. 

Aumento das vendas e receitas

Todos os benefícios citados até aqui elevam os resultados da empresa, tanto em volume de negócios quanto em margens de lucro

A união da gestão 4.0 com o mapa de calor, amplia o poder de análise dos profissionais e potencializa a competitividade da companhia. O que gera mais vendas e, consequentemente, maior lucratividade. 

Sendo assim, o heatmap ao lado desse novo modelo de gestão pode representar o sucesso da sua empresa. Essa é uma tecnologia capaz de inserir dinamismo e inteligência de dados no dia a dia do negócio. 

O poder analítico trazido por um mapa de calor eleva a gestão 4.0 a outro patamar, garantindo a escalabilidade da companhia. Além disso, auxilia os gestores a terem uma visão mais estratégica na tomada de decisões. 

Gostou desse conteúdo? Agora, que tal conferir o artigo “Encontre as melhores oportunidades com a jornada do cliente”, assim você pode potencializar ainda mais os resultados da sua empresa!

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