Saiba quando migrar do Pipedrive para o Hubspot CRM

Ingrid Garcez

Ingrid Garcez

Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da Hubify.

4 minutos de leitura

As vantagens que o Hubspot CRM pode trazer para sua estratégia já estão bem evidentes, não é mesmo? Mas, muitos profissionais de marketing ainda ficam em dúvida de quando migrar do Pipedrive para a ferramenta citada anteriormente.

Antes de qualquer coisa, é importante planejar a mudança do gerenciamento do seu negócio e compreender as principais diferenças entre essas duas plataformas.

O Hubspot CRM possibilita uma nova experiência, com novos recursos e elementos, que o Pipedrive não contempla em seu escopo. 

Neste artigo você vai ver tudo que precisa saber sobre o Hubspot CRM antes de optar por migrar seus dados. Continue a leitura!

O que é o Pipedrive?

De acordo com descrição no próprio site da empresa, “O Pipedrive é a primeira plataforma CRM criada para vendedores, por vendedores”.

Dessa forma, a ferramenta tem como foco central as vendas e, a partir disso, cria-se uma rotina de agendamento, acompanhamento e conclusão de tarefas. Assim, tanto gestores quanto vendedores conseguem visualizar e compreender todas as atividades envolvidas em uma venda. 

Além disso, o Pipedrive permite identificar as possíveis falhas no processo e as oportunidades de otimização para o seu negócio. Para isso, a plataforma estrutura as etapas de negociação, rastreia o atendimento, simplifica o funil de vendas e acompanha a execução de metas.

O que é o HubSpot?

O HubSpot CRM é um software que permite controlar o processo de vendas com facilidade, possibilitando um gerenciamento completo de leads, prospects, oportunidades, fechamentos e todo o pipeline de vendas.

As funcionalidades e flexibilidade em adaptar as etapas de vendas ao cliente, integrar marketing e vendas em único lugar e, principalmente, gerar uma experiência única e personalizada ao longo de toda jornada.

Quais são as diferenças entre o Hubspot CRM e o Pipedrive?

Antes de decidir mudar do Pipedrive para o Hubspot CRM, é necessário entender as diferenças entre as ferramentas e compreender qual faz mais sentido para a sua estratégia.

Para as pessoas que visam somente um CRM de vendas sólido, continuar utilizando o Pipedrive pode ser uma ótima opção. Porém, se o objetivo em mente for crescer, melhorar o marketing e o gerenciamento de clientes, vale a pena considerar o HubSpot.

Isso porque o Pipedrive oferece boas funcionalidades, mas limita seu foco para o time de vendas. Já o Hubspot é planejado para equipes de marketing e vendas, tendo aplicações importantes em ambas as áreas.

Quer entender mais sobre o Vendarketing? Confira o vídeo a seguir!

Hubspot CRM x Pipedrive: análise das ferramentas

Você já entendeu um pouco das diferenças entre as ferramentas, mas, que tal ver uma análise completa entre os sistemas Hubspot CRM e o Pipedrive? Confira!

Personalização e gerenciamento de pipeline

A possibilidade de personalização e gerenciamento de pipeline é uma das funções mais importantes de um CRM, correto?

Por esse motivo, o Hubspot criou um pipeline que permite que todas as oportunidades de negócios estejam sendo trabalhadas. 

No seu primeiro acesso, você receberá uma estrutura de pipeline padrão, que é fácil de usar, mas a personalização é totalmente possível. E, o mais importante, para gerenciar e personalizar o pipeline não é preciso ter conhecimento técnico, todo processo de adicionar, excluir ou editar ofertas é rápido e muito simples. 

O Pipedrive também disponibiliza bons recursos de personalização, apresentando uma janela principal com uma estrutura visual bem organizada. A ferramenta foi construída  para facilitar a visibilidade e o rastreamento do processo de vendas.

Integração de e-mail

Outro aspecto importante é a integração com e-mail, usado para conectar o time de Vendarketing com:

  • leads;
  • clientes;
  • consumidores em potencial.

A plataforma Hubspot CRM oferece integração completa com diversos aplicativos de e-mail, como: 

  • Gmail;
  • G Suite;
  • Outlook;
  • Office 365.

Também há inúmeras opções de otimização, o que permite que o seu negócio possa criar modelos próprios e personalizados. O Hubspot também permite realizar análise completa de métricas, para que o setor de marketing possa programar o envio de e-mails na hora certa.

Além disso, você poderá verificar os e-mails em tempo real, vendo dados sobre a taxa de abertura, métricas sobre anexos, links e botões que foram clicados. 

O Pipedrive também oferece recursos úteis para os e-mails, podendo ser criados na plataforma, ou acessar redes externas. Com a ferramenta é possível:

  • acompanhar os e-mails em tempo real;
  • analisar cliques;
  • responder imediatamente;
  • agendar a resposta para outro momento.

Integrações e aplicativos

Um bom CRM precisa, além de fazer integrações com e-mails, oferecer a possibilidade de combinações com outros aplicativos importantes para o negócio. 

É por isso que é necessário considerar todos os aplicativos utilizados pela equipe de marketing e vendas, antes de escolher entre o HubSpot CRM e Pipedrive. 

O HubSpot CRM oferece integração com:

Sem contar que a plataforma conta com uma série de serviços, como o rastreamento e programação, banco de dados da empresa, relatórios completos de vendas e vistas personalizadas. 

Já o Pipedrive oferece integração com:

  • e-mail; 
  • Google Maps;
  • aplicativos móveis.

Além disso, a ferramenta também fornece relatórios de vendas, linha do tempo, histórico de contato, definição e relatórios, e metas. 

Valores

O Hubspot CRM tem grande vantagem competitiva, o seu sistema é permanentemente gratuito, para acesso de usuários ilimitados. 

Já que estamos falando em CRM, assista o vídeo abaixo para saber a importância que o CRM tem para o seu negócio!

Na versão gratuita, são disponibilizados relatórios padrão de marketing, vendas e atendimento ao cliente, tarefas, bate-papo ao vivo e e-mail da equipe. 

Há também acesso a:

  • formulários pop-up;
  • insights de contato;
  • qualificação de leads.
  • bots de conversação;
  • registros da empresa.

Para ter acesso a mais recursos, a empresa pode optar por comprar um dos planos do Hubspot CRM, projetados para atender a diferentes necessidades.

O Pipedrive oferece os planos:

  • prata, mais barato;
  • ouro, valor médio;
  • platinum, mais caro e mais completo. 

É possível testar a ferramenta por 14 dias gratuitamente antes de escolher um dos planos. 

O que você precisa saber sobre o Hubspot CRM?

O Hubspot CRM é uma ferramenta baseada na nuvem, criada para auxiliar no processo de crescimento de empresas, de maneira sustentável e muito eficiente. 

Além disso, o Marketing Hub, Sales Hub, Service Hub e CMS Hub são outras ferramentas que podem criar uma otimização de relacionamento com o cliente verdadeiramente poderosa. 

Vale destacar que a plataforma de CRM Hubspot oferece várias possibilidades de customização e personalização. Dessa forma o sistema pode funcionar como se fosse projetado especialmente para sua empresa. 

Em síntese, se você já conhece a importância dos relatórios para as estratégias de marketing, saiba que o Hubspot CRM oferece inúmeras possibilidades, para que sua equipe possa analisar dados e tomar as melhores decisões em relação ao negócio.

Conclusão

Agora, você pode estar se perguntando quando deve migrar do Pipedrive para o HubSpot CRM, certo?

Se o que você precisa é uma ferramenta com diversas funções para a equipe de vendas e marketing, que trabalhará desde a oportunidade de negócio até o pós-venda, o Hubspot CRM é o sistema ideal.

Com a plataforma de CRM todos os departamentos da empresa poderão trabalhar de forma alinhada, tendo acesso a informações importantes para executar suas tarefas. 

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