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Descubra a importância de fazer gerenciamento de redes sociais

3 minutos de leitura

Você sabia que 65% da população brasileira está em alguma rede social? Isso significa que há potencial para que as empresas consigam manter um relacionamento mais estreito com seus potenciais e atuais clientes a partir delas. Entretanto, para que a ideia dê certo é fundamental fazer gerenciamento de social media.

Esse trabalho consiste em gerenciar as redes a fim de obter os resultados esperados pela empresa. Como o processo é essencial para os resultados da empresa, ele deve ser realizado de maneira profissional.

Neste texto, você verá algumas ações necessárias para conseguir crescer usando as redes sociais. Quer saber como fazer? Então, veja agora. Boa leitura!

Defina as estratégias

Toda ação deve ser precedida de uma estratégia clara. Caso contrário, a empresa não saberá aonde deseja chegar, o que dificultará a obtenção dos resultados desejados. Por isso, antes de começar sua ação nas redes sociais, ou intensificá-la, é necessário definir claramente quais são os objetivos desejados e qual modo de ação será usado nesse sentido.

Decida se você usará links patrocinados para promover suas postagens ou se usará apenas o tráfego orgânico (natural). Caso você queira mesclá-los, é interessante escolher quanto será investido e quais são limites para cada anúncio ou post.

Deixe claro quais serão as redes sociais utilizadas. Para tanto, faça pesquisas a fim de entender quais são as redes sociais mais utilizadas pelo seu público-alvo. Vale lembrar que nem sempre estar em várias é sinônimo de um bom trabalho, já que a relevância do conteúdo é fundamental.

Produza conteúdo relevante

Como você viu, produzir conteúdo relevante é uma das principais formas de gerenciar as redes sociais de forma eficiente. Isso acontece quando os gestores são capazes de entender quais são os assuntos mais relevantes para o público.

É comum que as empresas pensem mais em destacar a marca a oferecer conteúdos que venham, de fato, ajudar os seguidores em sua vida cotidiana. Nesses casos, torna-se mais difícil deixar a página relevante e conseguir o retorno esperados.

Seja consistente

De nada vale pensar nos conteúdos e não os publicar ou fazer as postagens todas de uma vez. As redes sociais operam pela consistência. Ou seja, quanto mais você for metódico nas publicações, maiores serão as chances de que os posts apareçam na timeline dos usuários.

Quando as postagens são feitas em intervalos longos, a tendência é que o usuário e a própria rede não julguem que a página é relevante, ainda que o conteúdo seja.

Um dos principais motivos que podem minar sua consistência é o esquecimento. Por isso, faça o agendamento das suas publicações.

Agende suas publicações

Usar a ferramenta de agendamento das redes sociais ou mesmo plataformas de gerenciamento garante que você não esquecerá de fazer as postagens nos horários mais adequados. É possível agendar todos os posts de uma mesma semana, por exemplo, garantindo que os usuários terão novos conteúdos de acordo com a estratégia utilizada.

Vale lembrar que um calendário editorial também é importante, já que você escolhe quais são os melhores conteúdos para cada época, ajudando a produção dos materiais.

Agora que você sabe qual é a importância de fazer gerenciamento de redes sociais, é hora de colocar a mão na massa e planejar as melhores estratégias para conseguir os resultados desejados, que podem ser aumento de vendas, melhor comunicação com os clientes e até mesmo exposição de produtos e serviços.

Já que você chegou até aqui, é hora de entender melhor sobre o funcionamento da mídia paga. Veja agora. Esperamos por você!

Rubens Netto
Administrador, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV, é socio da 8D Hubify e Head do time de Customer Success.
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