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5 vantagens que a ActiveCampaign pode trazer para sua estratégia de automação

4 minutos de leitura

Quando pensamos em automação de marketing, muitas dúvidas podem acabar surgindo na hora de elaborar uma estratégia ou então, colocá-la em prática. Felizmente, diversas plataformas de marketing têm ajudado a tornar esse processo mais dinâmico para as empresas.

A ActiveCampaign é uma das plataformas que nasceu com esse objetivo. Tendo o propósito de ajudar os negócios a ganharem escala e produtividade, ela oferece ferramentas ideais para quem deseja trabalhar com a automação de marketing.

E para entender melhor sobre esses recursos, nesse artigo você vai conhecer as principais vantagens que a ActiveCampaign oferece para estratégias de automação. Continue a leitura!

Modelos prontos e replicáveis

O primeiro recurso que vale destacar, são os modelos prontos de automação, que podem ser replicados dentro da plataforma ou servirem de base para a criação de fluxos customizados.

Atualmente, a Active oferece mais 500 modelos de fluxos utilizando ações e objetivos variados. A vantagem de trabalhar com esses modelos é que a estrutura das automações já estão mapeadas, tornando a criação dos fluxos mais rápida e prática para as empresas.

Ações Personalizadas 

Para quem busca criar automações customizadas do zero, a Active também oferece diversos recursos para construir uma jornada personalizada.

A primeira vantagem da ActiveCampaign é definir ações com base em informações ou interesses do lead. Com essa opção é possível configurar etapas do fluxo com base em quem abriu e-mails, visitou páginas do site, informou algum dado nos formulários, entre outras interações que podem ser mapeadas e trabalhadas para personalizar a experiência do lead.

O segundo recurso é o teste A/B, que permite comparar ações específicas dentro da mesma automação, como por exemplo, analisar qual assunto de e-mail é mais atrativo, testar diferentes intervalos entre uma ação e outra, analisar interações distintas em cada caminho da automação, etc.

Além disso, também é possível construir ações ligadas a outras plataformas via integração, como enviar contatos para planilhas, notificar e-mails, criar cadastros e afins.

As opções de personalização dos fluxos não param por aí. São diversas possibilidades que facilitam o processo de acompanhar e engajar os leads de acordo com as etapas em que ele passar.

Mapa da automação 

Seguindo a lógica de facilitar a construção de fluxos e trazer escala para as empresas, a ActiveCampaign oferece um recurso muito interessante para quem deseja trabalhar com diversos fluxos simultaneamente, o mapa das automações.

Essa ferramenta permite que os usuários da plataforma visualizem todas as automações criadas dentro da Active e identifique quais estão relacionadas entre si.

Na prática, esse recurso torna mais simples o processo de acompanhar quais automações estão sendo trabalhadas, quais não estão e como elas se conectam na jornada do lead, dando mais contexto sobre cada fluxo criado e facilitando o gerenciamento dessas automações.

Interação com o time comercial

Uma vantagem bem atrativa para as equipes de Vendarketing é a interação dos fluxos de marketing com o funil comercial da plataforma.

Atualmente, a ActiveCampaign oferece uma série de recursos para as equipes de vendas e, através do fluxo de automação é possível unir as ações de marketing com o time comercial.

Um exemplo dessas ações é enviar o lead para o contato comercial, após ele ter aberto um e-mail fundo de funil. Ou então, definir uma tarefa para o time de vendedores, quando os leads realizarem alguma ação no site.

Essas e outras tarefas podem facilitar a passagem das oportunidades entre marketing e vendas e combinar uma estratégia muito mais robusta para as empresas.

Já que falamos em Vendarketing, veja um vídeo para saber mais sobre esse assunto!

Definição de metas

Por último, mas não menos importante, com a Active também é possível definir metas para os fluxos de automação da plataforma. Em outras palavras, com essa vantagem da ActiveCampaign os usuários podem escolher objetivos para cada fluxo criado e, conforme o lead alcance a meta definida, a próxima etapa da automação poderá ser específica para aquele contexto.

Por exemplo, em um fluxo de abandono de carrinho para e-commerce, a meta é fazer com que o lead volte para o site e conclua o seu pedido. Ao atingir essa meta, o fluxo de automação pode direcioná-lo para a próxima etapa após a compra, como um e-mail de confirmação do pedido ou então, a marcação da venda na plataforma. 

E se o lead não concluir o pedido no site, outras ações também podem ser definidas para quem não atingiu a meta, como e-mail de suporte sobre como realizar compras no site ou envio de cupons promocionais, para tentar engajá-lo na compra.

Com esses recursos, a ActiveCampaign acaba se tornando uma opção muito interessante para quem busca criar automações eficientes e estruturar estratégias completas para o seu negócio.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite para conferir o artigo “Aumente suas taxas de abertura com o Envio Preditivo da Activecampaign”!

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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