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Como divulgar minha empresa no Facebook e Instagram?

10 minutos de leitura

As redes sociais são o meio de comunicação mais usado pelas pessoas de todas as idades nos dias atuais. Com isso, se tornaram também uma excelente ferramenta para divulgar negócios, produtos e serviços. Veja neste artigo dicas importantes e como divulgar sua empresa no Facebook e Instagram!

Todo mundo sabe que o alcance das redes sociais é imenso. Seja para lazer, diversão, fonte de informação ou estudos. As possibilidades de conexões online são muitas e crescem ainda mais a cada dia.

Além disso, é notável que a internet é uma ferramenta muito importante para o mundo dos negócios. Ou seja, ela expande o horizonte de atuação da marca e gera o crescimento sólido e sem fronteiras.

Diante desse cenário, é evidente que não se pode esquecer das redes sociais e foi pensando nisso, que elaboramos este post. Para ajudar você a aprender como divulgar a sua empresa no Facebook e Instagram, de maneira assertiva e consciente!

O que você verá nesse artigo?

  • Como divulgar minha empresa no Facebook e Instagram?
  • A importância de anunciar nas redes sociais
  • As vantagens de anunciar o seu negócio nas redes sociais
  • Visibilidade
  • Aproximação
  • Disseminação
  • Tráfego
  • Aumento nas vendas
  • Práticas para anunciar seu negócio em redes sociais
  • Segmente seu público
  • Fale a linguagem do cliente
  • Use e abuse de imagens
  • Explore os Stories
  • Tenha periodicidade em seus posts
  • Dicas para anunciar seu negócio no Instagram
  • Dicas para anunciar seu negócio no Facebook

Como divulgar minha empresa no Facebook e Instagram?

Atualmente, o Facebook tem mais de 2,1 bilhões de usuários, um volume 17% maior do que o alcançado pela plataforma um ano atrás. No Brasil, são 127 milhões de usuários mensais ativos.

O Instagram, criado em 2010, e que tem se popularizado potencialmente nos últimos tempos, teve uma das mais incríveis expansões recentes, contando com mais de 1 bilhão de usuários.

Essa conectividade mudou o jeito como as pessoas se relacionam, trazendo novas e mais completas possibilidades para o marketing digital.

Além disso, também é preciso entender que as redes sociais são uma ferramenta para se chegar com mais qualidade ao público. É um auxiliador que depende de outros pontos de estruturação para fazer uma boa campanha de marketing.

A importância de anunciar no Facebook e Instagram

A tendência para o futuro é que a comunicação seja feita ainda mais pelas redes sociais, e isso já é notável nos dias atuais. Por exemplo, diversos aspectos são favoráveis ao aumento do uso das redes sociais no meio empresarial.

Os principais são a grande abrangência que uma informação pode ter e alcançar um número elevado de pessoas. Além do baixo custo e sustentabilidade. Isso porque a divulgação pelas redes sociais evita o uso de panfletos e materiais plásticos.

Os números comprovam a importância das redes sociais para promover a empresa, pois estimulam os clientes por conteúdos, gerando interação e compartilhamento. Esses fatores são importantes para ter um bom diferencial estratégico e alavancar as vendas.

As vantagens de anunciar o seu negócio no Facebook e Instagram

O marketing digital por meio das redes sociais oferece diversas vantagens para o empreendimento e deve ser explorado da melhor forma possível. 

Confira as vantagens de anunciar o seu negócio nas redes sociais!

Visibilidade

Uma das vantagens básicas do marketing nas redes sociais é a visibilidade. Um conteúdo pode ser visto pelo público-alvo do negócio muito mais rápido, em comparação com outros meios de comunicação.

Assim, milhares de pessoas terão acesso aos produtos e serviços oferecidos pela empresa tornando a marca visível, de forma simples e rápida. É possível personalizar a publicação para atingir o público que tem tudo a ver com o negócio.

Aproximação

Manter as páginas das redes sociais da empresa atualizadas é uma forma de estreitar relações com os clientes. A aproximação é essencial para o sucesso da empresa, pois permite conhecer as necessidades e preferências do consumidor. Sem mencionar que você pode direcionar os produtos e serviços.

Também é uma forma de saber o que pode ser melhorado, definir estratégias e metas com o objetivo de alavancar as vendas. Estar próximo do público é a chave para conduzir a empresa ao sucesso.

Disseminação

As redes sociais têm uma grande capacidade de disseminar informações e isso também se aplica aos produtos e serviços de uma empresa.

Se uma pessoa tem uma experiência positiva, ela acaba divulgando para outras e assim viralizando um grande público. Isso aumenta a audiência e as possibilidades de novas vendas.

Tráfego

Acima de tudo, as redes sociais são grandes facilitadoras de tráfego para a marca. Além de promover a interação com o público, elas também são como uma entrada para o site oficial ou loja virtual.

Por exemplo, com links que direcionam o leitor ao site da empresa, você pode aumentar o número de pessoas que visitam o portal para conhecer melhor os serviços ou produtos. Também é uma forma eficiente de informar endereço e contato contribuindo para destacar a marca no mercado.

Aumento nas vendas

Quando uma empresa está visível nas redes sociais, costuma atingir o maior número possível de clientes em potencial. Com isso é notável o aumento da solicitação de orçamentos e concretização de vendas.

É uma consequência natural, já que as pessoas têm contato fácil com o negócio em qualquer lugar que estiverem. Ou seja, independente do segmento da empresa é possível impulsionar as vendas com uma estratégia inteligente nas redes sociais, seja Facebook ou Instagram.

Práticas para anunciar seu negócio no Facebook e Instagram

Anunciar aleatoriamente pode gerar negócios para uma empresa, mas os resultados serão mais efetivos com a adoção de práticas mais específicas e direcionadas às expectativas e público que se deseja atingir.

Segmente seu público

A segmentação de público é muito importante quando se fala de marketing digital em redes sociais. No Facebook, por exemplo, ter uma segmentação de público adequada permite um melhor aproveitamento de recursos para a veiculação de posts patrocinados, atingindo consumidores em potencial.

Além disso, também é um importante auxílio para definir o tom de comunicação na rede, descobrir o tipo de público com que você mais se relaciona, suas preferências e hábitos.

No Instagram, a segmentação de público funciona como no Facebook, podendo ser programada diretamente pelo gerenciador de negócios da plataforma. Também é possível trabalhar os anúncios das duas redes em conjunto, caso você tenha contas vinculadas entre elas.

O critério de engajamento do Instagram, no entanto, trabalha de maneira um pouco diferenciada: o poder orgânico da plataforma é maior que o de sua parceira, devido a popularidade das hashtags usadas nas imagens.

Desta forma, as publicações ganham relevância com ajustes em seus conteúdos, sendo também “mostradas” ao público de maneira cronológica. Seguindo o volume de uso de determinado termo na rede em um mesmo período.

Complemente seu conhecimento com o vídeo a seguir!

Fale a linguagem do cliente

Em primeiro lugar, a linguagem das redes sociais é mais pessoal, criando uma relação de proximidade com o público-alvo. Muitas empresas acabam se confundindo nesse quesito e perdem a posição de profissionalismo.

Um consumidor quer sentir-se próximo da marca, mas ainda ser tratado como um cliente. Além disso, é possível, por conta da estruturação da campanha e da persona utilizada, adotar padrões específicos de linguagem.

No Facebook, o ideal é fazer posts com no máximo 5 linhas. A linguagem deve ser condizente com a persona e direcionada ao segmento de público. As pessoas leem o que está escrito no Facebook com frequência, então, muito cuidado com erros.

Além disso, o uso de hashtags no Facebook deve ser feito com cautela, por conta de seu baixo poder de impacto, e posts com links externos devem ser privilegiados. Também é importante que o post faça a pessoa sentir que aquele conteúdo fala por ela.

Já no Instagram, trabalhe conteúdo rico e de maior poder visual. A ferramenta de busca da plataforma é um de seus grandes trunfos e os conteúdos que mais prezam pelo impacto da pré-visualização têm melhores condições de serem conhecidos.

Apesar de não afetar diretamente as métricas de desempenho do perfil, pode ser um importante recurso para reconhecimento e engajamento orgânico. Neste caso, o texto é secundário, o que requer ainda mais cuidado, sendo assertivo, breve, e ter impacto sobre o leitor.

Abuse das hashtags, considerando criar algumas específicas para as suas campanhas, pois elas aumentarão seu alcance de audiência e ajudarão criar maior relevância para novos seguidores.

Use e abuse de imagens

A imagem é sempre muito importante, sobretudo pelo comportamento de uso do usuário nas duas redes sociais. É a forma principal de comunicar algo, pois é o primeiro impacto que o público terá.

No Facebook, escolha com cuidado. A imagem deve remeter ao produto ou serviço sempre. Uma imagem postada junto a um link deve ter relação direta com o assunto. Procure criar imagens que o público deseje compartilhar.

No Instagram, a imagem é essencial. Afinal, essa é uma rede social visual. É importante lembrar que não existe compartilhamento direto no feed nessa rede (é possível usar apps para repost, mas é uma exceção).

Precisa-se conquistar o público diretamente. Usar vídeos também é um recurso útil, que tem sido muito explorado nos últimos tempos. Os vídeos têm um tom que se comunica bem com o usuário e pode ser muito efetivo nas conversões.

Explore os Stories

Em primeiro lugar, as ferramentas de stories do Facebook e do Instagram podem ser outro importante recurso para ajudar sua empresa a vender mais por meio das redes sociais. O recurso já não é recente, mas é uma novidade na forma de abordagem de conteúdo por parte das duas plataformas.

Além disso, trata-se de um formato popularizado há algum tempo por outra rede social, o Snapchat, que consiste em trabalhar com conteúdos em tela cheia em smartphones. Isso permite melhor aproveitamento do espaço de visualização e a “imersão” do usuário nessa mídia.

Ou seja, usar o stories para divulgação de conteúdo recorrente ou material diferenciado daquele que é visto no feed, pode ser uma prática útil para estender o portfólio de comunicação digital do seu negócio. Portanto, lembre-se de se atualizar sempre sobre ideias e práticas bem definidas para utilizar a ferramenta.

Dica: Mais recentemente, o Instagram lançou a ferramenta IGTV, que trabalha com material mais extenso de produtores de conteúdo. Talvez seu uso não seja aplicável ao seu negócio, mas acompanhar a plataforma pode ser interessante para ter boas ideias de conteúdo.

Tenha periodicidade em seus posts

Não existe regra específica de periodicidade de postagem, mas é preciso ficar atento ao segmento de público para se definir a quantidade de posts e, especialmente, o horário.

Por exemplo, no Facebook, como a divulgação orgânica é por critério de relevância, apenas 1% a 5% dos curtidores da página terão o conteúdo disposto na linha do tempo. Ou seja, se entre esse público, houver relevância (curtidas, comentários e compartilhamentos), o rating do algoritmo fará com que haja maior visibilidade.

Por outro lado, no Instagram, o critério é cronológico. Logo, é importante definir o horário dos posts de acordo com a segmentação de público ― no período em que os usuários mais utilizam o Instagram ― para conseguir maior alcance.

Portanto, usando esses critérios no Facebook e Instagram, já é possível você começar a estruturar uma campanha usando essas redes sociais como auxiliares na divulgação da empresa.

Importante: as informações sobre comportamento de uso do público são disponibilizadas dentro das próprias informações de desempenho da página. Consulte-as sempre para conhecer seus seguidores.

Em suma, quando falamos em redes sociais, sabemos que cada uma tem suas particularidades e atingem os usuários de formas diferentes. Pode ser até o mesmo público, mas em cada ambiente haverá um comportamento voltado para a proposta da rede em uso no momento.

Dicas para anunciar seu negócio no Instagram

  • tenha um perfil de Instagram comercial;
  • use fotos, logos e informações certeiras na bio;
  • tenha um nome de usuário que remeta à sua empresa;
  • utilize imagens com qualidade alta e bem editadas;
  • escolha hashtags universais que personifiquem a sua marca;
  • crie uma espécie de revista virtual e interativa e não apenas divulgue produtos.

Dicas para anunciar seu negócio no Facebook

  • mensure resultados;
  • tenha um conteúdo relevante e agregador;
  • seja uma presença constante na vida dos usuários;
  • crie campanhas publicitárias focadas no público-alvo;
  • priorize uma audiência qualitativa em vez de quantitativa;
  • tenha um moderador para manter a página limpa e dinâmica;
  • analise a concorrência e se inteire das tendências de postagens;
  • ofereça respostas rápidas para dúvidas, sugestões ou solicitações;
  • planeje as postagens conforme a sazonalidade, o cronograma e a disponibilidade de produtos e serviços da empresa.

Outra dica é conhecer as vantagens do Lookalike do Facebook Ads.

Como você percebeu, as redes sociais são imprescindíveis para impulsionar as vendas de uma empresa e estreitar o relacionamento com os clientes. Uma forma eficiente de aperfeiçoar os serviços e produtos, identificar pontos a melhorar e atender melhor o público-alvo.

Ou seja, usar estratégias inteligentes para divulgação no Facebook e Instagram é a chave para fomentar as vendas e chegar ao tão sonhado sucesso profissional. Em suma, essas ferramentas essenciais para qualquer empreendimento.

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Rubens Netto
Administrador, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV, é socio da 8D Hubify e Head do time de Customer Success.
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