Foi-se o tempo em que quando as pessoas procuravam por algum tipo de serviço ou produto, elas recorriam às listas telefônicas. Hoje em dia, quando temos qualquer tipo de dúvida, basta utilizar nossos smartphones ou computadores, para realizar uma pesquisa no Google.
Por meio dele, nós conseguimos obter qualquer tipo de informação em poucos segundos, assim é uma ferramenta que já faz parte da vida das pessoas.
Então, é natural que ocorra uma disputa entre as empresas para serem vistas pelos seus possíveis clientes, afinal, “quem não é visto, não é lembrado”. E é exatamente por existir essa alta disputa pelas melhores posições nos mecanismos de pesquisa, que todos os anos o Google lança o seu guia de melhores práticas para serem aplicadas no seu site, de modo a fazer com que o site seja visto com bons olhos e, consequentemente, alcance as melhores posições na busca orgânica.
E é isso que vamos neste artigo, com a abordagem da nova atualização chamada Google Bert. Boa leitura!
O que é Google Bert?
Como dissemos mais acima, esse conjunto de técnicas e estratégias recebe o nome de SEO (Search Engine Optimization), e caso sua empresa ainda não esteja aplicando elas no seu site, provavelmente você está perdendo uma grande chance de gerar mais negócios para sua empresa.
Anualmente, o Google lança um guia de boas práticas a serem aplicadas, além disso, ele realiza inúmeras atualizações no seu algoritmo. Entre essas atualizações, uma das mais importantes foi o Google Bert — mas afinal, do que se trata essa atualização?
O Google Bert chegou para revolucionar as buscas feitas na internet. Apesar do motor de busca utilizar tecnologias de indexação, essa atualização fez com que o Google entendesse melhor a intenção de busca das pessoas, compreendendo gírias, sinônimos e erros de português. É como se você estivesse falando com um ser humano, que entende o que você procura e entrega os melhores resultados, incrível, não é mesmo?
Como ele funciona?
O BERT é o acrônimo para Bidirectional Encoder Representations from Transformers, que pode ser traduzido como representações de codificador bidirecional de transformadores.
Diferente de outros sistemas que trabalham de forma unidirecional, ou seja, só podem fazer a compreensão de um lado, o BERT possui bidirecionalidade, ou seja, ele é capaz de ler e compreender o contexto dos termos que estão presentes na esquerda e direita do texto, isso faz com que ele tenha uma compreensão mais assertiva quanto à intenção de busca do usuário.
Afinal, quais serão seus efeitos no Marketing Digital?
Nos primórdios do Google, quando realizávamos pesquisas por termos como por exemplo “tênis nike”, o algoritmo ainda não era capaz de entender o que o usuário estava procurando ao utilizar esses termos, então era comum se deparar com artigos falando sobre os melhores tênis da Nike, por exemplo.
No entanto, com o avanço do algoritmo, agora ele é capaz de compreender e exibir para o usuário, exatamente os melhores conteúdos. Por exemplo, se você procurar por “banco Itaú”, o algoritmo vai pegar a sua localização atual, e exibir as agências do Itaú próximas a você, além de exibir a página de acesso ao internet banking do Itaú. Portanto, agora mais do que nunca, o Google é capaz de entregar os melhores resultados aos usuários, com base na sua intenção de busca.
Como adequar um site ao Google Bert?
Essa é uma das principais dúvidas dos administradores de site, e a resposta é muito simples: não tem muito o que se possa fazer, pois como falamos ao longo do artigo, essa atualização tem o objetivo de entregar aos usuários os melhores resultados, com base nas intenções de busca, então se após essa atualização as suas páginas perderem posições no Google, isso indica que elas não estavam respondendo aos questionamentos que os usuários estavam buscando.
Portanto, a dica de ouro é a seguinte: escreva os seus conteúdos para os usuários, e não para o BERT. Tendo em mente que você precisa responder aos questionamentos do usuário, fica mais fácil produzir e atualizar os seus conteúdos pensando nas intenções de busca dos usuários, e não como uma forma de agradar o algoritmo do Google.
Uma outra dica legal é priorizar a escaneabilidade do seu texto. Ela se refere à facilidade de leitura do seu conteúdo por parte do usuário, então ao produzir os seus conteúdos, não utilize parágrafos muito longos, mas sim intertítulos, e, se possível, também utilize bullet points. Esses recursos facilitam a leitura para o usuário, e não fazem com que o seu conteúdo seja visto como um conteúdo maçante para acessar.
Espero que você tenha gostado, e que as nossas informações tenham ajudado a entender mais sobre o Google Bert. E que tal saber mais sobre o assunto? Basta ler o nosso artigo sobre como funciona o algoritmo do Google!