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Como analisar resultados com o dashboard da RD Station?

8 minutos de leitura

A RD Station é uma plataforma de Customer Relationship Management (CRM) e automação de Marketing Digital. Ela é ideal para a aplicação do Inbound Marketing em diversas áreas, sabia? As ferramentas da dashboard também permitem gerar mais leads e vendas.

A plataforma reúne, em um único local, as informações cruciais para um excelente controle de relacionamento com seus prospects e organização dos dados comerciais de forma estratégica, com foco na inteligência e otimização dos processos.

Que tal saber como operao dashboard da RD Station e como essa funcionalidade pode te ajudar na mensuração de resultados? É só continuar a leitura!

Qual a importância de analisar resultados no marketing digital?

Você concorda que saber o caminho para onde estamos indo e quais melhorias precisamos implementar são os principais fatores que tornam a mensuração de resultados algo tão importante para toda empresa?

Como isso funciona na prática? O Marketing pode atrair novos leads por meio das redes sociais, da estratégia de e-mail marketing ou de várias outras formas.

No entanto, se não houver um trabalho específico para medir os resultados gerados a partir de cada um desses canais quando os leads se tornam oportunidades de negócio, fica difícil identificar qual o melhor deles, certo?

Já que falamos em e-mail marketing, veja um vídeo com boas práticas dessa estratégia!

Logo, mais importante do que fazer essa mensuração é medir os resultados da maneira correta! Afinal, somente assim você terá clareza se o seu negócio está no caminho certo ou errado.

Além disso, você também será capaz de gerir com inteligência as ações de marketing e vendas, realizando uma análise completa de cada funil. Ou seja, quanto melhor for o trabalho de mensuração de desempenho, maiores serão as suas chances de identificar pontos de melhorias em ambas as áreas.

Quais as vantagens de usar o dashboard da RD Station?

Vamos alinhar um ponto: a única forma de ter certeza de que você está no caminho certo, investindo dinheiro naquilo que realmente traz retorno para o seu negócio, é analisando os resultados obtidos.

Com o dashboard da RD Station, você pode acompanhar o desempenho da sua empresa em relação às metas traçadas para o mês e fica por dentro dos resultados de suas últimas ações e campanhas.

Ou seja, nesse painel principal, é possível ter acesso ao resumo dos principais dados das ações digitais desenvolvidas pela empresa, e também informações relevantes em relação ao funil de vendas, como o número de visitantes, de leads, as páginas mais acessadas do site.

Como fazer a análise mensal geral no dashboard?

A RD Station pensa em tudo! A plataforma já facilita parte do nosso trabalho nos dando, logo na tela inicial da conta, um overview de como estão os resultados mensais (inclusive em comparação ao mês anterior).

Qual é o primeiro ponto que deve ser analisado? Conseguiu bater a meta que tinha estipulado ou, pelo menos, manteve uma tendência de crescimento em todo o funil de vendas (visitantes, leads, oportunidades e vendas)? 

Caso a resposta seja negativa, consegue já identificar o problema na hora? Por que, por exemplo, a quantidade de visitantes diminuiu ou a taxa de conversão foi abaixo do esperado? Vale conversar com a sua equipe para identificar variações da estratégia ou investigar possíveis problemas.

Depois, se você clicar em “Mais detalhes de suas Fontes de Tráfego e Conversões”, abaixo do gráfico geral, ainda poderá analisar o resultado de cada etapa do funil mais a fundo, com base nas principais fontes de conversão da sua marca (Tráfego Direto, Mídia Paga, Busca Orgânica, E-mail, Referência, Social, Display). 

Aí vão alguns pontos que podem te ajudar!

  • Analisando os visitantes detalhadamente: qual o canal de conversão que tem atraído mais usuários para o seu site? Os investimentos que fez em cada um estão valendo a pena? Tem alguma fonte de tráfego que merece uma atenção especial para atingir melhores resultados?
  • Analisando as conversões (visitantes em leads) detalhadamente: aqui, que canal apresentou a melhor taxa de conversão — ou seja, converteu uma porcentagem maior de visitantes em leads? Esse foi o canal em que você investiu mais ou não? Esse resultado está de acordo com o que esperava? 
  • Analisando as oportunidades detalhadamente: qual foi o canal que rendeu o maior número de oportunidades? E, principalmente, que canal tem rendido as oportunidades mais qualificadas? Se houver diferença entre o canal com maior número de oportunidades X o canal com oportunidades mais qualificadas, vale reavaliar as estratégias e otimizar suas ações para o que tem gerado oportunidades mais qualificadas;
  • Analisando as vendas detalhadamente: que canal tem trazido mais vendas para o seu negócio? E, especialmente, que canal tem convertido mais oportunidades em vendas? Para o mês seguinte, pode ser interessante direcionar mais os seus investimentos para ele.

Como fazer a análise com os quatro menus da RD Station?

Na plataforma, você encontra quatro menus (atrair, converter, relacionar e analisar) que podem te ajudar a aprofundar suas análises do dashboard. Acompanhe!

Atrair

Comece pensando: suas estratégias estão de acordo para atrair novos usuários como desejava?

De modo a esclarecer essa questão, você pode olhar dois pontos no dashboard da RD Station: palavras-chave e páginas mais acessadas.

Para analisar como está a sua atração de novos usuários pelas palavras-chave que está utilizando para a sua marca, é só ir em “Atrair”, depois em “Painel de Palavras-Chave”.

Ah, e não se esqueça de facilitar a análise ordenando os resultados na opção “Ranking (do menor para o maior)”.

Após esse ponto, análise questões como:

  • as palavras-chave que estão melhor ranqueadas realmente têm relação com a sua marca? Tenha em mente que elas são as que têm maior potencial de atrair novos usuários para o seu site;
  • existem palavras-chave em que você não está bem ranqueado, mas que são interessantes para o seu negócio? O que você pode fazer para melhorar essa posição? Otimização de SEO, conseguir links externos para ganhar autoridade?
  • você está ganhando mais posições do que perdendo? 

Depois disso, retorne ao dashboard inicial e olhe as “Páginas mais acessadas deste mês” e clique em “Ver relatório completo de páginas e acessos”.

Você terá acesso às páginas que atraem mais acessos para o seu site, as visualizações no mês, o tempo médio do usuário na página e a taxa de rejeição. Então, o que você deve analisar é: 

  • quais das páginas mais acessadas apresentaram uma taxa de rejeição muito alta (acima de 80%)?
  • tem algum conteúdo do blog que é muito interessante para a sua marca, mas que não está entre os mais acessados? 
  • qual tipo de conteúdo e assuntos têm atraído mais visitantes? 

Converter

No ponto de conversão, foque sua análise nas landing pages!

Acesse suas principais LPs e observe a taxa de conversão de cada uma, analisando se está dentro do padrão de conversão de visitantes em leads (nesse caso, uma taxa de conversão considerada boa é de 30%).

Se as taxas não estiverem  dentro do padrão, reflita sobre o que pode ser feito para otimizar a landing page

  • melhorar o design?
  • deixar o CTA mais claro?
  • melhorar o conteúdo? 
  • usar técnicas de copywriting melhores para uma comunicação mais persuasiva? 

Também é muito importante que você realize testes A/B nas suas landing pages. Esse tipo de teste permite que você faça pequenas alterações em uma LP, criando versões diferentes, para que depois possa identificar aquela versão que apresentou os melhores resultados. 

Se você já aplica essa técnica, observe a performance e as taxas de conversão de cada versão e, em seguida, deixe ativa apenas a LP que converte mais.

Relacionar

Do ponto de vista de relacionar, você deve olhar principalmente para as suas campanhas de e-mail marketing, para saber se estão sendo efetivas dentro do Inbound Marketing.

Vá em “Relacionar”, depois em “E-mail”.

A partir daí, considere as seguintes questões para fazer uma boa análise dessa etapa:

  • as suas campanhas de e-mail do mês estão com boas taxas de abertura e de cliques? Busque taxas de abertura acima de 15% e de clique acima de 2%;
  • quantos descadastros você teve no mês? E por que essas pessoas se descadastraram? Colete essa informação na própria plataforma, após cada e-mail enviado, para identificar se há algo na sua estratégia que possa ser ajustado; 
  • quais os assuntos, conteúdos e temas dos e-mails que deram os melhores resultados? Você fez alguma ação diferente para isso? 

Analisar

Há duas questões que você precisa observar com mais cuidado na sua análise: os leads qualificados e as oportunidades que gerou no dashboard da RD Station.

De forma geral, os leads qualificados vão indicar o quanto as suas estratégias de marketing digital estão conversando com pessoas que realmente têm chances de fechar uma venda com você, aproximando-se do perfil de cliente ideal da sua empresa.

Já as oportunidades são definidas com base na famosa “levantada de mão” do lead, e podem indicar o quanto as suas estratégias estão sendo bem-sucedidas para estimular o próprio lead a sinalizar que quer fechar uma venda com você.

Como funciona a parceria entre 8D Hubify e RD Station?

Em 2018, a 8D Hubify, agência de Marketing Digital para Gerar Prosperidade, anunciou sua parceria com a RD Station, uma plataforma líder de automação de marketing. Essa parceria visa ajudar as empresas a alcançarem seus objetivos de negócios por meio de estratégias de marketing mais eficazes.

Para começar, a 8D Hubify fornece consultoria especializada em marketing digital para ajudar companhias a compreenderem melhor seus clientes e criar campanhas de marketing personalizadas. Além disso, a agência também ajuda as empresas a integrar a RD Station em suas estratégias de marketing, de modo a maximizar o retorno sobre investimento.

Por outro lado, a RD Station fornece sua plataforma de automação de marketing para a 8D Hubify, permitindo que a agência gerencie e otimize campanhas de marketing em escala. Isso inclui a capacidade de segmentar clientes, gerenciar leads e medir o desempenho das campanhas.

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Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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