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8 dicas de como fazer criativos para anúncios no Facebook

6 minutos de leitura

"Como fazer criativos para anúncios no Facebook de forma eficiente?" — essa é uma dúvida que muitos departamentos de marketing de empresas compartilham. Afinal, não se trata apenas de ter o maior budget disponível e uma equipe de marketing digital dedicada a fazer somente esse trabalho.

É preciso adotar estratégias específicas no processo de produção desses materiais que aumentem o total de impressões, a taxa de cliques e a conversão de leads. Afinal, mais do que bons números, você quer aumentar o seu ROI, não é mesmo?

Por essa razão, você encontrará oito dicas neste post de como fazer criativos para Facebook, otimizando-os e personalizando-os. Continue lendo e saiba mais!

1. Chame a atenção já nos três primeiros segundos

Ao fazer criativos para o Facebook, você pode recorrer a fotos, carrosséis, stories ou mesmo vídeos. Esse último, muitas vezes, se torna a preferência dos profissionais de marketing, devido ao volume de detalhes que podem ser passados aos usuários. Isso porque, dadas as proporções, é como se ele fosse o equivalente a um comercial, que é exibido na tv.

Contudo, quando estamos falando de internet, precisamos lembrar que a dinâmica é diferente. Em frente à televisão, o espectador tem apenas ela como ponto de atenção. Somente um canal para assistir por vez. No mundo virtual, é o oposto.

Primeiro, há o acesso simultâneo por múltiplos aparelhos: celular, notebook, tablet etc. Além disso, é comum conferir duas ou mais redes sociais ao mesmo tempo.

Já que estamos falando em redes sociais, que tal ver um vídeo sobre copies para esse tipo de comunicação?

Para completar, as pessoas são bombardeadas constantemente de conteúdo, notícias, matérias, anúncios e afins. Tudo isso em um único feed. Imagine agora ao abrir também o do Instagram, Tik Tok, YouTube etc?!

Portanto, é preciso usar o tempo ao seu favor para se sobressair entre tanta informação. Além, é claro, de aguçar a curiosidade do potencial cliente.

Uma dica para isso é planejar o anúncio com algum gancho nos três primeiros segundos do vídeo. Pode ser, por exemplo, um convite diferente, uma pergunta instigante, uma cena chamativa entre os personagens, a proposta de um super desconto, entre outros.

2. Invista no storytelling

Já que estamos falando sobre como fazer criativos para anúncios, aproveite para investir no storytelling. Ou seja, acrescente uma narrativa de valor, reflexão, motivação ou superação à sua publicidade. Uma história que não só dialogue com as necessidades de consumo do usuário, mas que permita a ele se sentir representado.

O público cria vínculos com mais facilidade com uma marca quando se sente enaltecido, respeitado e tendo as demandas pessoais enxergadas e priorizadas.

Ou seja, seu público não é apenas alguém que paga por produto A, B ou C e só. Portanto, em vez de anúncios básicos — para não dizer repetitivos e clichês —, se diferencie da concorrência na comunicação com os consumidores.

3. Evite inserir muito texto

Quando o objetivo é entender como fazer criativos para anúncios, não há dúvidas. Muitos profissionais de marketing entendem que não se deve pesar a mão nos textos dentro do material publicitário. Não importa se é vídeo, foto ou carrossel.

Apesar disso, nem sempre há o mesmo cuidado nas legendas, que, muitas vezes, acabam sobrecarregadas com textões. Aqui reforçamos o que já comentamos no primeiro tópico: é preciso ser acessível, direto ao ponto e poupar o tempo do usuário.

Lembre-se que as pessoas estão apenas navegando pelo feed e querem informações práticas. Logo, dificilmente vão parar para ler 10 linhas de texto sobre um produto, não concorda? Por isso, o ideal é criar legendas com até 160 caracteres.

4. Tenha um CTA claro e forte

Chegamos ao quarto ponto importante ao fazer um criativo para o Facebook. Isto é, ter um call to action (CTA) direto e que transmita urgência. Isso envolve utilizar botões, setas, lettering, ilustrações e frases curtas.

Afinal, o objetivo é que o usuário fique instigado pela campanha e (re)aja o quanto antes. Que ele queira conhecer mais da marca, acompanhá-la nas redes sociais, consumir os conteúdos que ela produz etc. Do contrário, você perde a oportunidade de transformar o usuário em um potencial lead, nutrir ele e, acima de tudo, de convertê-lo em um cliente.

5. Use imagens de boa qualidade

Fora o que já foi dito, não esqueça de usar imagens com boa qualidade nos anúncios. Isso porque fotografias e clipes em baixa resolução geram desconforto visual. Algo que dificulta a conexão com a publicidade e tende a afastar o interesse das pessoas em conferi-la.

Para completar, ter esse tipo de material de origem duvidosa ainda pode render um problema para você. Isto é, transformar a sua marca em meme, por conta do mau gosto ou pela "falta de profissionais competentes para assumir o trabalho".

6. Mostre o produto ao fazer criativos para o Facebook

Vai produzir um criativo para o Facebook? Então, mostre e reforce qual é o seu produto, especialmente ao optar por vídeos — que podem ter durações diversas. Por exemplo, a plataforma permite até cerca de 241 minutos. Ou seja, as possibilidades são inúmeras!

Portanto, tenha em mente que não adianta fazer um anúncio com excelente qualidade audiovisual, call to action e ofertas para o público-alvo, mas não mostrar o que a marca vende.

Quando isso acontece, as pessoas não processam corretamente as informações recebidas nesse tipo de material publicitário. Isso fica ainda mais evidente quando elas estão tendo o primeiro contato com a marca, por meio dessa publicidade.

Em alguns casos, passadas algumas horas ou alguns dias, elas sequer conseguem recordar ou associar o que viram à sua marca. Em outros, as pessoas chegam a entender de maneira equivocada o produto que está sendo oferecido (e em que condições isso acontece). Por isso, atenção redobrada!

7. Explore conteúdos virais

Além do que já foi dito, explore conteúdos que estão virais nas redes sociais, rendendo alto engajamento nas plataformas (Facebook, Instagram, Twitter etc.). Isso pode ser feito tanto no visual dos criativos quanto na comunicação deles.

E o melhor é que não faltam opções para esse objetivo: há diversos memes, challenges, trends e afins circulando diariamente. Essa é uma forma simples, mas bastante efetiva, de se diferenciar no meio de tantas postagens e anúncios (inclusive, de concorrentes).

Afinal, você consegue atrair a atenção dos usuários, ao mesmo tempo que gera identificação e envolvimento do público com os anúncios (com comentários, compartilhamentos e curtidas). Isso sem falar, é claro, que ainda promove uma identidade moderna e antenada para a sua marca.

8. Não esqueça os usuários mobile

Uma última dica sobre como fazer criativos para anúncios é não esquecer os usuários mobile. Como mostra o levantamento do IBGE, o dispositivo mais usado para acesso à internet é o celular. Para se ter ideia, ele é a preferência de 98,1% dos brasileiros. O segundo colocado, o computador, é utilizado por cerca de 50,7%.

Portanto, é preciso levar esse cenário em consideração ao produzir anúncios para as redes sociais, garantindo que eles sejam responsivos. Do contrário, a experiência do seu público ao conferi-los será prejudicada e isso vai, consequentemente, afetar os resultados da sua campanha.

E então, gostou das dicas de como fazer criativos para anúncios? Pois comece já a implementá-las na produção dos seus criativos para Facebook.

Assim, você consegue potencializar o alcance da marca e também a forma de publicizar os produtos que ela comercializa. Isso sem falar, é claro, na melhora dos resultados: mais público e mais vendas fechadas!

Para essa missão, não deixe de conferir o infográfico especial que a Hubify produziu sobre as especificações técnicas para criativos de anúncios no Facebook. Confira já esse material!

Oscar Sigaki
Engenheiro formado pela FEI, com MBA em Gestão de Negócios pela FGV e Professor de Pós-Graduação no curso de Marketing Digital na UMC. Já foi responsável pelo marketing de performance em projetos como Vivo, Smiles, Kroton, entre outros. Hoje é sócio e CGO da 8D Hubify.
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