Como definir o lance de CPC ideal para a sua campanha?

Isabella Villar

Graduanda em Marketing na Fatec Sebrae, é fascinada pela versatilidade da área. Faz parte do time de Inbound Marketing da Hubify e atua como Revisora de Conteúdo.

4 minutos de leitura

Na hora de criar uma nova campanha no Google Ads, escolher o lance de CPC (custo por clique) adequado não é uma tarefa fácil. Afinal, existem inúmeras opções para escolher e, se você não tiver experiência com cada uma, a decisão pode interferir nos resultados da campanha.

Você quer um melhor reconhecimento da marca? Tráfego do site? Vendas diretas? Cada um deles irá gerar estratégias de lances diferentes para alcançar sua meta. 

Quer saber como descobrir isso? Então, continue a leitura deste artigo:

Os principais objetivos para cada campanha

Em primeiro lugar, o orçamento e volume vai depender dos objetivos da sua campanha. Por exemplo, se o foco está em aumentar as conversões ou direcionar tráfego para seu site, com o objetivo de transformá-los em uma venda, considere os seguintes tipos de lance: CPA, ROAS, CPC manual e maximizar as conversões.

Por outro lado, se você deseja se concentrar em direcionar mais tráfego para seu site com outras metas além da conversão, as opções de maximizar os cliques e definir uma localização da página de pesquisa são uma boa pedida.

Práticas recomendadas para definir o seu lance de CPC

  1. determine sua margem de lucro desejada, para cada venda correspondente;
  2. defina o valor que você deseja gastar em cada conversão associada à palavra-chave;
  3. use sua margem de lucro desejada, custo máximo por conversão e quaisquer outros valores de custo para chegar aos preços de seus produtos;
  4. escolha uma taxa de conversão para a palavra-chave, ou grupo de palavras-chave apropriado;
  5. multiplique seu custo máximo por conversão pela taxa de conversão, para determinar o CPC;
  6. consulte o Estimador de tráfego do Google para obter as taxas máximas de CPC em suas diferentes palavras-chave;
  7. aposte em estimativas de lance de primeira página do Google, para ajustar seus valores de custo máximo por clique. Essas informações estão localizadas na guia Análise de palavra-chave de sua conta do Ads;
  8. modifique os valores máximos de CPC, com base no desempenho de seus anúncios. Se você ter altas taxas de conversão para determinados anúncios e baixas taxas de conversão para outros anúncios, ajuste o valor máximo de custo por clique de acordo. Isso pode significar, por exemplo, aumentar seus valores de custo máximo por clique para os anúncios de alta conversão, assim eles podem obter tráfego mais qualificado e maior lucro.

Vale ressaltar que, ao decidir sobre seu CPC máximo do Google Ads, é importante lembrar que os lances não são o único determinante do posicionamento do seu anúncio. Você também deve se esforçar para melhorar o Índice de qualidade do seu anúncio.

Aqui, é possível fazer isso ao melhorar a qualidade da sua página de destino, tornando seu anúncio e palavras-chave mais relevantes e melhorando sua taxa de cliques.

Dica extra: aproveite uma estratégia de lances de portfólio para otimizar várias campanhas de uma só vez!

Uma estratégia de lances de portfólio agrupa vários grupos de anúncios, campanhas e palavras-chave. Sendo assim, ela é uma ferramenta útil se você usa uma estratégia de lances automáticos e deseja otimizar seus resultados em várias campanhas.

Com uma estratégia de lances de portfólio focada no ROAS, o algoritmo tentará maximizar o gasto entre as campanhas, para ganhar as palavras-chave e os cliques que realmente geram resultados.

Eles também podem ser úteis, caso uma única campanha tiver dados limitados no que diz respeito às conversões ou tráfego para lances inteligentes.

CPC manual vs. otimizado: quem vence?

Lance de CPC manual

O lance manual de CPC oferece mais controle sobre sua estratégia de lance. Porém, mais controle significa mais tempo gasto monitorando os custos e ajustando por conta própria.

E-book Mídia Paga

Se você ainda não tem um bom conhecimento do Google Ads, essa estratégia não é sua melhor aposta.

Dessa forma, o CPC manual é onde você define lances para diferentes grupos de anúncios ou palavras-chave por conta própria. Portanto, se existem termos de pesquisa específicos que são mais lucrativos do que outros, é possível ajustar rapidamente os orçamentos, para adicionar ou remover dinheiro de outras campanhas.

Se você tiver uma campanha variada com muitos grupos de anúncios e palavras-chave, o CPC manual é mais trabalhoso. Além disso, você também pode definir os lances para muitos cliques, que provavelmente não serão convertidos.

O Google tem o CPC otimizado marcado por padrão, então você precisa desmarcá-lo para realmente selecionar o CPC manual.

Você verá um aviso de que a campanha pode resultar em baixo desempenho, mas se sua campanha não tiver dados para continuar, ou tem um orçamento limitado, essa pode ser a melhor opção.

Lance de CPC otimizado

Em poucas palavras, ele é uma mistura de lance manual e inteligente. Você define o CPC básico para seus grupos de anúncios e palavras-chave, mas o algoritmo consegue otimizá-los.

Assim, o Google tem o direito de aumentar ou diminuir o valor do seu lance, com base na probabilidade de impulsionar a venda. Os lances tentarão ser calculados em suas configurações de custo máximo por clique.

Se uma pesquisa for muito competitiva e os CPCs forem absurdamente altos, o Google pode diminuir seu lance para custar menos devido à diminuição das chances de conversão.  

Você pode escolher se deseja que o algoritmo aprimore seus lances definidos com base em um número fixo de conversões, ou otimize o valor das conversões. Porém, isso só vai funcionar, caso você tenha criado conversões diferentes do Google Ads com valores variados, ou se existir eventos de conversão dinâmicos, que rastreiam o valor total de uma venda.

PS: esse tipo de lance está disponível nas Redes de Pesquisa e Display!

Também é válido destacar a opção “Maximizar cliques“, que se baseia em uma estratégia de lance automático, com base em seu orçamento diário máximo. Aqui, o Google Ads tentará gerar o maior número possível de cliques com seu orçamento diário. Além disso, ele não considera a qualidade ou relevância do tráfego e não é ideal para impulsionar vendas ou outras conversões.

Em suma, essa estratégia é a melhor opção se você tiver um orçamento limitado ou volume de pesquisa limitado para as palavras-chave em sua campanha.

Quando fazer os ajustes de lance de CPC?

Com base nas métricas, pode chegar o momento que você nota a possibilidade de converter mais ou menos em determinado ponto. Por exemplo, se o seu público jovem for mais ativo nas vendas, vale a pena fazer um ajuste e aumentar a verba nas opções demográficas. Aqui, existem as opções “aumentar” e “diminuir”.

Em outras palavras, você vai analisar o relatório e identificar o que está sustentável e as oportunidades de melhoria!

Gostou de saber mais sobre o lance de CPC? Tenho certeza que agora ficará mais fácil lançar a sua campanha. E se quiser saber mais, eu indico a leitura do nosso artigo sobre a união entre Google Ads e Marketing de Conteúdo!

Posts Relacionados