Utilizar estratégias de marketing offline e marketing online ao mesmo tempo pode não ser uma má ideia quanto muitos acreditam, pois, dependendo da campanha ambas podem atuar de forma complementar e atingir um mesmo público em diversas camadas de interesse e adequação de consumo de conteúdo!
Ao buscarmos soluções para ampliar o alcance da comunicação de uma marca, pode aparecer uma questão complicada, por envolver a disponibilidade de verbas e o retorno que será cobrado por elas: qual o melhor investimento, marketing offline ou online?
O marketing offline e online são as duas opções apresentadas pelo mercado. Mas quais as diferenças entre essas duas vertentes do marketing? Será que a única opção de atrair e conquistar o seu público é contratando uma dessas modalidades?
É preciso conhecer melhor cada um desses tipos de marketing para que o seu investimento em campanhas seja acertado. Por isso, veja, neste artigo, o conceito do marketing online e offline, suas principais vantagens e qual a melhor solução para o seu negócio!
Antes de prosseguir com a leitura, saiba o que você verá neste artigo:
- Marketing offline é o marketing “tradicional”
- Vantagens do marketing offline
- Desvantagens do marketing offline
- Marketing online é a evolução do marketing tradicional
- Vantagens do marketing online
- Desvantagens do marketing online
- Principais diferenças entre marketing offline e online
- Segmentação precisa
- Análise e mensuração de resultados
- Alcance e relação custo-benefício
- É possível alcançar o sucesso utilizando as duas estratégias em conjunto
- Dicas para unir as estratégias de marketing online e offline
- Eventos
- QR codes
- Cartão de visitas
Marketing offline é o marketing “tradicional”
Há poucas décadas, essa era a única maneira usada para abordar o público. A definição é tão abrangente que fica mais fácil fazê-la por eliminação. O marketing offline é todo aquele que não acontece em meios conectados à internet. Ou seja, tudo que é feito nos veículos tradicionais, como:
- rádio;
- televisão;
- jornal;
- outdoor;
- ações presenciais;
- campanhas por telefonemas (como o call center);
- panfletagem;
- cartas e malas diretas impressas.
O offline também pode ser chamado de marketing tradicional, que se vale muito do volume para atingir o público-alvo e que apresenta problemas quando o assunto é a segmentação, já que é necessário se basear em informações muitas vezes desatualizadas ou pouco confiáveis sobre a efetividade de cada ação.
Isso nos leva a outra fraqueza do marketing offline, que é a dificuldade em mensurar o retorno sobre o investimento (ROI, do inglês return on investiment), pois não há dados concretos para obter informações numéricas reais e fiéis ao realizado.
Entretanto, como você verá, o marketing tradicional ainda é muito usado e, com um planejamento de marketing inteligente, é possível conseguir bons resultados usando essa estratégia. Um bom exemplo é o outbound marketing, que se concentra em ações offline de forma atualizada.
Vantagens do marketing offline
Com técnicas consolidadas, apesar de algumas ultrapassadas, veja os benefícios de aplicar o marketing tradicional:
- alto impacto: alcance em massa da sua mensagem;
- capacidade de alcançar o público offline: hoje, no Brasil, apenas 35,3% da população acima de 10 anos não tem acesso à internet, entretanto, esse público representa quase 60 milhões de pessoas, se concentrando principalmente no target acima de 60 anos;
- experiências próximas: contato face a face em ações pontuais (por exemplo, no ponto de vendas).
Desvantagens do marketing offline
- invasivo: hoje, as pessoas percebem as estratégias de marketing com muita facilidade e não aceitam mais o modelo tradicional de abordagem, em que o mix é empurrado para o consumidor a qualquer custo, usando, inclusive, recursos apelativos;
- desperdício do investimento: para entregar a sua mensagem ao seu cliente ideal, você precisa impactar muitas pessoas que não fazem parte desse perfil;
- dificuldade de mensuração: faltam métricas consistentes que acompanhem o desempenho das ações, além de a maioria delas ser remota, impossibilitando a intervenção em tempo real.
Marketing online é a evolução do marketing tradicional
Independentemente do formato, o que conhecemos de marketing vale tanto no online quanto no offline. Há outras nomenclaturas que você verá por aí, como inbound e outbound marketing, que se referem a outros aspectos da atividade.
No entanto, tenha em mente que, com o digital, não surgiu um novo tipo de marketing — na verdade, ele absorveu a evolução dos mercados e dos hábitos das pessoas de todo o mundo.
O marketing online é uma divisão meramente simbólica de uma vasta área de conhecimento para ilustrar os novos formatos que surgiram com a internet, gadgets variados e a conectividade móvel, onipresente nos dias atuais.
Hoje, antes de chegarmos ao cliente, falamos com um usuário que passa muito tempo conectado às telas. Anúncios nas redes sociais e nos mecanismos de busca como o Google ou o Bing e toda uma gama de formatos para publicidade online são só a ponta do iceberg.
Há muitas outras estratégias que podem utilizar a conectividade a favor da sua mensagem, como o marketing de conteúdo e o marketing de relacionamento, modalidades que focam as características e necessidades do seu consumidor, e não da sua empresa.
Vantagens do marketing online
Veja, a seguir, os principais motivos para apostar nessa estratégia:
- segmentação: como é possível acompanhar melhor o comportamento da sua audiência, o marketing digital trouxe o conceito das personas, com características mais detalhadas sobre o cliente ideal e suas preferências;
- custo-benefício: além das estratégias orgânicas, como o SEO e o inbound marketing, em que o investimento foca no desenvolvimento de inteligências e execução das ações, a publicidade online, conhecida também como marketing de performance, tem melhores preços se comparados às mídias de massa e um excelente retorno;
- foco: nesse ambiente, é mais fácil direcionar suas ações para os objetivos de marketing, alcançando resultados expressivos de acordo com o que você deseja;
- engajamento: o relacionamento é um recurso valioso tanto para conquistar novos consumidores quanto para fidelizar os clientes da sua marca. Em plataformas digitais como as redes sociais, fóruns e apps, você gera interações e aproxima a empresa do público;
- KPIs relevantes: os KPIs, ou indicadores-chave de performance, são um conjunto de métricas que ajudam você a acompanhar o desempenho das suas ações, garantindo que você conquiste seus resultados de marketing, corrija possíveis falhas, aproveite oportunidades e consiga o melhor ROI para o seu negócio.
Desvantagens do marketing online
Como você deve ter percebido, as estratégias digitais são muito importantes para alcançar esse novo consumidor. Além disso, esse é um formato que possibilita escalar a interação com o público com um excelente custo-benefício.
De qualquer forma, é importante atentar para as desvantagens dessa estratégia, como:
- concorrência: mesmo que ambientes digitais favoreçam a visibilidade, o marketing digital é usado por quase todas as empresas, por isso, a concorrência que acontece é maior, necessitando de um trabalho constante para conseguir se destacar e estar sempre à frente quando o assunto é falar com o público;
- pessoas desconectadas: mesmo que a tendência atual seja o online e as pessoas passem cada vez mais tempo no ambiente virtual, isso não significa que essa estratégia alcançará os nichos de todos os tipos de negócios.
Alguns setores bem específicos talvez não tenham seu público conectado ainda — e também é possível que este se identifique exatamente pela desconexão.
Principais diferenças entre marketing offline e online
Apesar de essas duas estratégias serem muito interessantes, você deve ter notado o quanto elas divergem (até mesmo na abordagem do público). Afinal, imagine um bufê que atende públicos diferenciados com comerciais de TV falando especificamente para:
- intolerantes a glúten e lactose;
- veganos;
- pessoas que não podem comer açúcar;
- público fitness.
Ou a empresa faz um comercial abrangente ou precisará investir muito para conseguir uma personalização da mensagem. Então, quando pensamos nas diferenças entre as duas estratégias, uma das principais características que a internet tem é a de personalizar a marca.
Você consegue fazer um trabalho com recursos de automação, personalização de mensagens e segmentação de público. Contudo, o importante é conciliar as duas estratégias, entendendo de onde vem o seu cliente, qual é o seu caminho no ciclo de vendas e como entregar experiências surpreendentes, além de tornar o ciclo de vendas mais enxuto, é claro.
Enquanto o marketing tradicional tem como qualidade a chance de criar estratégias de contato pessoal, muitas vezes essas ações se tornam robóticas com a contratação de equipes que não conhecem a cultura organizacional e apenas seguem scripts e protocolos.
Em contrapartida, o meio digital pode não ter o calor humano nas relações, mas proporcionar interações mais humanas mesmo com robôs, como os chatbots.
Veja a seguir algumas diferenças entre essas duas estratégias.
Segmentação precisa
No marketing offline, já existiam o target e o público-alvo, desenvolvidos a partir de dados demográficos. No marketing digital, a segmentação é o ponto forte.
Dependendo dos objetivos e das ferramentas selecionadas para atuar, você pode definir o perfil de usuário que deve ser impactado pela sua mensagem, por um determinado tipo de busca feita nos sites de pesquisas ou, ainda, pela navegação ou padrão de comportamento do usuário, entre outras possibilidades.
É claro que, integrando as duas estratégias, você pode usar o conceito das personas para entender os pontos físicos onde suas ações alcançarão o público certo e quais as preferências para a criação de experiências, como shows e eventos.
Análise e mensuração de resultados
Os resultados são facilmente acompanhados por meio das inúmeras ferramentas no marketing digital (muitas delas gratuitas). O monitoramento de análises existentes, para as mais diversas necessidades da sua empresa, é fundamental em um cenário em que as tendências mudam com maior agilidade.
É possível quantificar quantos reais foram obtidos em retorno para cada R$ 1 investido na sua campanha praticamente em tempo real. Essa é uma excelente maneira de defender investimentos e demonstrar avanços de novas estratégias.
Agora imagine o aprimoramento de técnicas outbound com a análise de dados online. Por exemplo, uma loja pode coletar informações sobre o comportamento do usuário para entender melhor o que leva seu prospect a fechar a venda ou não.
Ainda, saber se os leads encaminhados pela publicidade online para as lojas físicas estão convertendo ou não. É possível, pelo interesse demonstrado ou pelo conteúdo consumido, estimular ainda mais a nutrição desses leads, disponibilizando exatamente o que ele procura.
Alcance e relação custo-benefício
O marketing digital representa uma modalidade de investimento viável para pequenas e médias empresas. Ele tem o seu alcance ampliado com baixo custo em modalidades de mídia programática, por exemplo.
Assim, até mesmo empreendimentos locais podem colher os frutos do marketing digital dentro das suas possibilidades financeiras — uma estratégia de alcance mais abrangente a um custo realizável.
Ainda assim, existem ações pontuais do outbound marketing que também apresentam ótimos resultados para a empresa, principalmente se o planejamento usar a inteligência e coleta de dados do digital para definir o plano de ações do offline.
É possível alcançar o sucesso utilizando as duas estratégias em conjunto
Quando falamos sobre a utilização das melhores estratégias de marketing para impulsionar uma marca, a dúvida gira entre as opções tradicionais — como a televisão, o jornal e o rádio — e as possibilidades que surgiram pelo avanço das tecnologias.
Mas, será que é preciso abrir mão do marketing offline para aderir ao marketing online e vice-versa? Ou vale considerar a aplicação em conjunto para alcançar melhores resultados, considerando que pode haver um mesmo público com interesse nas duas opções de abordagem?
Falamos diária e continuamente em integração, que pode ser de sistemas, estratégias, ações e pessoas. Mesmo com a mudança no comportamento do consumidor é possível perceber que muitos não abandonaram alguns hábitos tradicionais.
Um exemplo disso é que mesmo com tantos recursos tecnológicos e acesso à informação em tempo real, muitas pessoas ainda ouvem rádio ou assistem à TV, seja por interesse ou saudosismo.
Há também aqueles que preferem uma divulgação impressa de produtos e serviços. Você pode inclusive, criar um material com boas chamadas visuais, mas deixar o endereço do site sugerindo ao consumidor que ele acesse para encontrar mais opções ou até mesmo promoções.
Se durante tanto tempo, mesmo com um tom invasivo, o marketing offline foi capaz de muitas conversões, seu aprimoramento, representado pela versão online, com uma abordagem mais branda, tende a conectar o público do passado com o do presente, sendo muitas vezes pessoas de uma mesma família ou rol de amigos.
Acontece muito de avós e netos se conectarem com uma mesma marca, por canais ou até mesmo campanhas diferentes, mas é aí que as estratégias podem ser utilizadas em conjunto — linguagens diferentes com o mesmo objetivo.
Vamos pensar no uso de ferramentas facilmente acessadas pelos computadores ou smartphones. É o que acontece na atualidade com lojas online que aderiram à estratégias como omnichannel que consiste em permitir que o consumidor compre pela internet e retire sua compra na loja.
A interação entres os dois canais de vendas aumenta o grau de relacionamento entre o consumidor e a marca. Nesse caso, embora a decisão de compra tenha partido de um acesso online, a ida à loja celebra a união com o modo offline de fazer negócios.
Dicas para unir as estratégias de marketing online e offline
A decisão de unir as forças dos dois tipos de marketing perpassa a ideia de uma inovação atemporal, ainda que conservando a imposição do marketing tradicional e suas contribuições dentro das ações virtualizadas.
Mesmo que haja alguma resistência às aplicações do velho padrão de convencimento do consumidor sobre uma compra, instintivamente a memória visual está condicionada, muitas vezes ao que é palpável, por vezes insistente.
Veja nossas dicas para colocar em prática, na mesma campanha, os conceitos do marketing offline e marketing online, objetivando bons resultados!
Eventos
Os eventos são ideais para estabelecer uma conexão direta com o potencial cliente é permitir que ele conheça o “tom de voz” da sua empresa. Os momentos de diálogo, de apresentação de portfólio e demonstrações de resultados, podem surtir muito efeito nas ações de marketing offline.
Em contrapartida, nesse mesmo evento é possível que haja algum tipo de ferramenta online, como um terminal, por exemplo, onde o visitante possa deixar seu contato para receber newsletter com referências de conteúdos relevantes.
Dependendo do tipo de evento, a distribuição de brindes ou participação em mini palestras, pode criar um sentimento mais profundo entre o visitante e a marca, levando a um interesse maior e decisão de compra.
QR codes
Quer algo mais interessante do que os QR codes que se tornaram uma estratégia dinâmica e curiosa, já que muitos consumidores correm para fazer a leitura por escaneamento e acessar um conteúdo online?
Os códigos podem estar em embalagens, materiais impressos, panfletos e serão levados diretamente ao site da marca, onde o visitante deve encontrar uma gama de informações que o deixem ainda mais curioso para explorar o ambiente.
Cartão de visitas
Muitos pensaram que o cartão de visitas cairia em desuso com o crescente envio de e-mails personalizados e durante muito tempo, essa não foi uma ferramenta tão eficiente.
O hábito de fazer contato por telefone e negociar melhores condições de preço de produtos ou serviços, deu lugar a uma forma online e distanciada, mas, ainda assim, muitas pessoas gostam de tratar com o profissional específico e fazem questão de guardar os cartões para uma negociação futura.
Enviar o cartão de visitas por e-mail ou aplicativos como o WhatsApp já é uma prática comum e embora a ação tenha origem no marketing offline é uma prova clara de que as duas estratégias funcionam bem juntas.
O envio por mídia possibilita informações com links que levem o consumidor direto ao site da empresa ou a um conteúdo de relevância que sintetize o primeiro contato, chamando a atenção para novas oportunidades — uma forma simples de envolvimento.
Instintivamente, os visitante, consumidores, leads e potenciais clientes estarão se deixando envolver por qualquer forma de interação do marketing, o que nos mostra, que na verdade não importa se o marketing é on ou offline e sim, se a ação gera interesse e desejo de fazer negócio com a empresa.
Vale lembrar de que se você decidir utilizar as duas formas de marketing juntas, suas campanhas devem ser padronizadas e oferecer a mesma mensagem para os diferentes públicos — uma identidade visual que remeta à sua marca em canais variados.
Como você viu, o marketing offline também não morreu — ele se reinventou com a atualização do digital. É uma excelente oportunidade para as empresas entenderem o quanto essas duas estratégias podem trazer resultados de alto impacto, principalmente se você optar por aproveitar as ações de melhor retorno para a sua marca nessas duas áreas de atuação.
Ser por um lado, o marketing offline conserva o tradicionalismo, por outro o marketing online mostra que a melhoria contínua é um triunfo da modernidade, porém sem a necessidade de sobrepor ou extinguir ideias criadas no passado, que deram e continuam dando certo em uma versão mais arrojada.
Curtiu o posto? Para entender melhor como o marketing digital pode ser benéfico para o seu negócio, confira também o nosso artigo sobre o período necessário para obter retorno com essa estratégia!
Recapitulando a ideia principal
Marketing Offline
Vantagens do marketing offline
- alto impacto
- capacidade de alcançar o público offline
- experiências próximas
Desvantagens do marketing offline
- invasivo
- desperdício do investimento
- dificuldade de mensuração
Marketing Online
Vantagens do marketing online
- segmentação
- custo-benefício
- foco
- engajamento
- KPIs relevantes
Desvantagens do marketing online
- Concorrência
- pessoas desconectadas