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Conheça as métricas que devem ser avaliadas para uma estratégia de sucesso

4 minutos de leitura

Para elaborar uma estratégia de marketing digital bem-sucedida, existem diversos aspectos a serem analisados, a partir das métricas. Esse papel é desempenhado pela equipe de Sucesso do Cliente, que avalia o impacto das ações no seu público, para medir o que está sendo viável ou não.

Colocar isso em prática pode ser desafiador, por isso, acompanhe este conteúdo e entenda quais as principais métricas para uma estratégia de sucesso. Boa leitura!

Branding e Awareness 

É o objetivo de uma empresa que visa fortalecer o reconhecimento de sua marca, perante seu público. Estratégias com foco em branding awareness, não necessariamente buscam leads ou vendas no curto prazo, mas sim reconhecimento entre seu público, ser referência em determinado tema.

Algumas métricas para medir esse objetivo podem ser: visitantes no site, menções e engajamento nas redes sociais, alcance nas publicações e relatório de interesse no google trends.

Tráfego Qualificado

É o objetivo da empresa que busca aumentar o número de visitantes em site, com características favoráveis a sua empresa. Os meios para alcançar esse objetivo são: 

  • orgânico: produzir conteúdo relevante à persona;
  • pago: segmentar as campanhas conforme seu público alvo e escolher palavras-chave relevantes para seu negócio.

Geração de Leads

Lead é o usuário da internet, que preenche seus dados em determinado formulário de um site. A empresa que busca o aumento de leads, visa o aumento dos visitantes que disponibilizaram informações pessoais em seus formulários, em troca de alguma oferta (newsletter, material rico etc), informação, serviço ou produto). 

Vendas

Aqui, se baseia no fechamento de negócios por meio de suas estratégias de marketing digital. Empresas cujo objetivo é venda, geralmente se preocupam com métricas como ROI (Retorno Sobre Investimento).

Para ser mensurado de forma eficiente, é recomendado a correta configuração do Google Analytics no caso de e-commerce e, no caso de empresas de vendas complexas, a integração do CRM Comercial.

Volume por etapa

É a quantidade de usuários em determinada fase do funil. As fases são as etapas em que o usuário percorre da visita até a compra. Em um funil básico, elas seriam as seguintes: visitante, lead, lead qualificado, oportunidade e cliente. Geralmente é medido de forma mensal. Os dados são comumente encontrados em:

  • visitantes: google analytics;
  • leads: plataformas de marketing ou banco de dados;
  • oportunidades: CRM ou plataformas de marketing;
  • vendas: CRM, google analytics ou plataformas de marketing.

Conversão por etapa

É a proporção de usuários que saíram de uma etapa superior, para outra inferior do funil. Por exemplo:

  • quantidade de visitantes que viraram leads;
  • quantidade de leads que viraram oportunidades;
  • quantidade de oportunidades que viraram clientes.

Para calcular a taxa de conversão por etapa, basta dividir o número de leads que desceram para etapa inferior do funil, pelo total que estavam na etapa superior em determinado período. Exemplo:

  • visitantes no período: 100;
  • leads no período: 5;
  • taxa de conversão — visitantes para leads no período: 5/100 = 5%.

Engajamento

Visitas por canal

É o número de visitas que cada canal (tráfego direto, mídia paga, orgânico, e-mail, referência, social) trouxeram para determinado site. 

  • tráfego direto: entraram em determinado site digitando sua URL na barra de endereços do navegador;
  • mídia paga: visitaram o site por meio de um anúncio criado em canais como Google Ads, Facebook Ads e Linkedin Ads;
  • orgânico: Entraram em determinado site clicando no resultado de uma pesquisa realizada em uma ferramenta de busca (desconsiderando os anúncios);
  • e-mail: Entraram em um determinado site através de um link que estava em determinado e-mail;
  • referência: Entraram em um determinado site através de um link que estava em outro site;
  • social: Entraram em um determinado site através de uma postagem nas redes sociais.

Sessões

A sessão é um grupo de interações de usuários com o seu website, ou seja, as ações que determinado usuário realizou em determinado período de tempo. Elas vencem após 30 minutos de inatividade, ou à meia-noite de certo dia.

Taxa de rejeição 

É a porcentagem de visitas que determinada página tem, quando o usuário sai por ela sem ir para outra, ou seja, uma sessão de página única.

Tempo permanência

É o tempo médio gasto pelos visitantes em determinada página. Por meio deles, podemos mensurar se o conteúdo está relevante para o público, por exemplo.

Esperamos que o material tenha sido útil. Agora você entende a importância das métricas para uma estratégia de sucesso, e como ela atua no branding, awareness, tráfego qualificado, leads, funil de vendas e engajamento.

Então, que tal conhecer o serviço de uma agência especializada em marketing digital com foco na performance, como a Hubify, para colocar esses conhecimentos em prática?

Rubens Netto
Administrador, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV, é socio da 8D Hubify e Head do time de Customer Success.
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