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Share of Voice: entenda por que ele é importante para a sua marca!

6 minutos de leitura

O Share of Voice (SOV) é um indicador do marketing digital que mostra como a sua marca está posicionada no mercado em relação aos concorrentes. Essa métrica indica o quanto os seus conteúdos estão presentes na mídia, e qual a sua porcentagem dentro do mercado.

Além de englobar anúncios e conteúdos, a percepção das pessoas também faz parte do SOV. Quanto maior for a sua participação no mercado, mais autoridade terá entre clientes em potencial.

Quais marcas disputam o mesmo público que você? Quais estão sendo mais ouvidas pelos consumidores? Qual o volume de informações relacionadas ao seu negócio? O quanto a sua marca é conhecida nas redes sociais?

Neste artigo você terá respostas para todas essas perguntas e ainda vai aprender a calcular e melhorar o Share of Voice da sua empresa para ter mais visibilidade em relação à concorrência. Confira!

O que é Share of Voice?

Basicamente, essa métrica se refere a participação da sua marca em publicidade (TV, imprensa, rádio) em relação com a de todos os demais concorrentes de mesmo nicho que o seu.

No entanto, hoje em dia, grande parte da interação acontece no meio digital. E nesse ambiente, todos os passos de consumidores e concorrentes podem ser acompanhados.

Dessa forma, a medição do Share of Voice que, anteriormente, envolvia apenas publicidade paga, agora inclui todas as formas de exposição das marcas em espaços virtuais

Sendo assim, tudo o que os consumidores ouvem a respeito da sua marca em buscas orgânicas do Google, redes sociais, blogs, entre outras mídias, é considerado pelo Share of Voice. 

Isso quer dizer que, ao conhecer o seu SOV, é possível entender de forma mais clara os desafios do mercado. Afinal, quanto mais você conseguir compreender a sua participação dentro do meio que está inserido, mais entenderá quais serão seus próximos objetivos.

Por que é importante medir o SOV?

Existem várias métricas que precisam ser monitoradas, e colocar o SOV na lista, é indispensável para a estratégia do seu negócio.

Além de ser um importante indicador para monitorar a “voz” da sua marca, o Share of Voice também acompanha os resultados de outras estratégias de marketing, como SEO, social media e PPC. 

Confira a seguir mais detalhes sobre a importância de medir essa métrica:

Visibilidade de marca

Já ouviu a frase, “quem não é visto não é lembrado”? Então, ela se aplica muito bem neste tópico. Afinal, quem não é lembrado acaba sendo esquecido, e fortalecer o reconhecimento e a memória da marca pelo mercado, faz parte da jogada.

Entender seu consumidor

O Share of Voice oferece dados valiosos sobre os consumidores. É possível descobrir quais canais eles mais usam para se comunicar com as marcas e onde eles estão. 

Quando era fundamentado na publicidade tradicional, o SOV media apenas anúncios pagos pelas marcas. No entanto, com o desenvolvimento da tecnologia e o surgimento de novas ferramentas, é possível saber quando os consumidores falam sobre a marca nos canais digitais, sites, redes sociais, etc.

Avaliar campanhas

Tendo os relatórios SOV, as campanhas existentes podem ser melhoradas e otimizadas. Com informações detalhadas, você pode analisar o desempenho das campanhas ao longo do tempo, e também medir a performance das que estão ativas.

Como calcular o Share of Voice da sua marca?

Para calcular o SOV da sua marca é necessário ter em mãos a visibilidade da sua marca nas mídias e a visibilidade total das marcas do seu mercado de atuação. A divisão entre essas duas menções consiste no Share of Voice da sua empresa. A fórmula é a seguinte:

Share of Voice = Visibilidade da marca / Visibilidade total do mercado

No entanto, caso você queira calcular o Share of Voice em canais específicos, a conta é baseada em indicadores diferentes.

No Google Ads, por exemplo, nas campanhas de PPC, em que o anunciante paga apenas quando os usuários clicam no anúncio, é possível encontrar essa métrica nos relatórios da plataforma.

De acordo com o Google, a métrica é calculada da seguinte forma:

Parcela de impressões = Impressões / Total de impressões qualificadas

Impressões indica a quantidade de vezes que o seu anúncio foi exibido. O total de impressões qualificadas, é o quanto de espaço que o seu anúncio poderia alcançar caso os concorrentes não tivessem sido mais efetivos que você.

Já nas redes sociais, medir o Share of Voice significa ver o quanto os usuários falam sobre a sua marca.

O monitoramento de menções deve ser configurado com palavras-chave relevantes e nas principais plataformas: Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.

Ainda, dependendo da plataforma utilizada, informações sobre público e perfil do usuário, podem ser capturadas dentro da aplicação e comparadas com dados dos concorrentes.

Em SEO o Share of Voice é medido pelo número de vezes que a página aparece nos resultados de busca do Google.

A solução da BrightEdge oferece o dado pronto para quem tiver interesse em uma ferramenta que automatize o processo.

Com esse relatório você pode comparar os dados com os números dos concorrentes e medir os resultados de SEO.

Como ampliar o Share of Voice?

Se lembra quando falamos que quem não é visto não é lembrado? Pois bem, para ter mais visibilidade e aumentar o alcance da sua marca, é preciso fazer os consumidores falarem (bem) dela na internet.

E como também já foi dito antes, grande parte das relações atuais ocorrem no meio digital, logo, investir em Marketing Digital fará com que o público que conversa nas redes sociais e no Google, note a sua presença.

Para ampliar o Share of Voice da sua marca, é essencial, além de seguir as dicas básicas sobre SEO, redes sociais e Google, criar estratégias personalizadas e oferecer uma experiência única para os consumidores.

Trouxemos alguns exemplos principais que podem ser aplicados:

  • criar conteúdos interativos;
  • otimizar suas estratégias de SEO;
  • oferecer uma experiência incrível;
  • interagir com o público.

Saiba mais sobre cada um desses tópicos abaixo:

Crie conteúdos interativos

Uma ótima forma de despertar e captar a atenção do público, é criar conteúdos que sejam compartilháveis. 

Sabe aquele vídeo que você assiste e tem vontade de compartilhar logo em seguida porque é tão bom que você quer que outras pessoas também vejam? Então, é esse sentimento que você precisa criar no seu público com os conteúdos que publicar.

Otimize suas estratégias de SEO

Com o aperfeiçoamento para o Google, a sua marca ganha visibilidade sem precisar pagar exposição. Isso significa que conteúdos otimizados têm mais chances de aparecer na primeira página de buscas, que recebe a maioria das visualizações e cliques.

Ofereça uma experiência incrível

O cliente sempre volta quando é bem tratado, e esse é um dos caminhos para aumentar o Share of Voice da sua marca.

Seja no atendimento, na resolução de problemas ou na entrega de produtos e serviços. Ofereça sempre uma experiência memorável ao longo da jornada em que o cliente se encontrar. Em muitos casos, eles gostam de compartilhar os mimos recebidos.

Interaja com o público

Se relacionar com o público na internet e outros canais, vai fazer sua presença ser vista como alguém que se importa com os seus consumidores, que esteja aberto ao diálogo e transparente em suas relações.

Portanto, responda comentários, mensagens, marcações e compartilhe os conteúdos dos consumidores. Também se atente as reclamações e depoimentos recebidos, desses feedbacks podem ser tiradas oportunidades de melhorias, além de demonstrar um cuidado especial com seu público.

Aplicar essas estratégias, faz com que sua marca ganhe visibilidade na internet e que mais pessoas conheçam seu negócio.

Esperamos que este artigo tenha cumprido seu papel e mostrado que medir o Share of Voice da sua marca, pode ser importante para analisar e até influenciar seus consumidores na decisão e escolha por um produto ou serviço.

Aproveite e aprenda também a divulgar o perfil da sua empresa na pesquisa do Google e no Google Maps. Acesse o nosso artigo sobre o Google meu negócio!

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