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O quanto vale investir em mídia paga?

5 minutos de leitura

Já ficou mais do que evidente que a mídia paga para e-commerces veio para ficar, não é mesmo? Essa área está repleta de oportunidades para impulsionar seus resultados com marketing digital.

E, se você ainda se pergunta se vale a pena anunciar na internet, te digo que precisa ler esse conteúdo até o final. Porque, pasme, as ações de mídia paga não são tão caras como se diz no senso comum.

E aí, está pronto para saber o que é mídia paga, entender porque você deve investir nessa estratégia e como definir quanto deve ser seu orçamento? Então, continue a leitura!

O que é mídia paga?

Podemos resumir a mídia paga como toda forma de promoção em que você paga para veicular conteúdo em um espaço e atingir seu público-alvo. São links patrocinados, anúncios em redes sociais e banners que aumentam sua visibilidade, geram tráfego e alcançam audiências mais amplas.

Antigamente, era comum relacionarmos esse termo a campanhas offline, como comerciais de rádio e anúncios em jornais. Porém, hoje, quando falamos em mídia paga, a primeira coisa que nos vem à cabeça são ações de marketing digital, concorda?

Afinal, segundo pesquisa, a publicidade digital teve um aumento de 25% durante a pandemia.

No mundo online, as mídias pagas têm diversos formatos e canais de marketing. Ou seja, você paga para veicular conteúdos da sua empresa nesses espaços, com objetivos como:

  • ter um alcance maior;
  • atingir um público específico;
  • tornar sua marca mais conhecida.

Por que investir em mídia paga?

Agora que você já entendeu melhor do que se trata a famosa mídia paga, chegou a hora de ver os principais motivos de se investir nessas ações. Acompanhe!

Investimentos flexíveis

Não, a mídia paga não precisa ser cara. Na verdade, essas ações podem ser pensadas e desenhadas conforme a realidade do negócio.

No Google Ads e Facebook Ads, por exemplo, é possível impactar muitas pessoas com um valor relativamente baixo. Como? Tudo irá depender da sua segmentação, foque muito bem no público-alvo das campanhas.

Além disso, você pode definir a verba que deseja. Olha que notícia boa!

Formatos variáveis 

Além de ser um investimento flexível, você também tem inúmeras opções de formatos para divulgar sua marca com a mídia paga. Seja com um anúncio no Google ou um banner em um site acessado pelo seu público.

Por exemplo, no Google Ads, há opções de anúncios em:

  • texto;
  • vídeo;
  • gráfico;
  • formato responsivo.

Já o Facebook Ads oferta os formatos:

  • vídeo;
  • imagem;
  • carrossel;
  • experiência instantânea;
  • e muito mais.

Aproveitando que estamos falando de Facebook, que tal conhecer melhor o Facebook Business?

Resultados rápidos

Uma das principais vantagens da mídia paga é que os resultados são, relativamente, rápidos. Ou seja, a partir do momento em que você coloca o anúncio no ar, ele já está aparecendo para o público e gerando tráfego.

Para que isso serve? Bom, isso pode ser útil se você estiver lançando um site ou precisar fazer um novo produto bombar em pouco tempo, por exemplo.

É como se você pegasse um “atalho” com a mídia paga para divulgar seu negócio, fazendo com que se destaque da concorrência em curto tempo. Além de não depender somente da autoridade e tráfego orgânico para alcançar visibilidade.

Resultados mensuráveis

A mídia paga é responsável por fornecer dados precisos sobre sua audiência e resultados, sabia disso? Dessa forma, você tem uma estratégia totalmente mensurável e personalizável.

Em todos os canais de mídia paga, sem exceção, você encontra ferramentas de analytics e insights que mostram o caminho para o sucesso. #FicaADica

Por exemplo, com essas ferramentas você consegue saber quanto está pagando por clique, lead e venda. Além disso, é possível identificar de que campanha cada resultado veio.

Sendo assim, basta analisar os dados para tomar decisões e aproveitar ao máximo o potencial dos anúncios.

Identifica e segmenta seu público

Com essas ferramentas você tem muitas opções de segmentação para encontrar o público-alvo certo, com o máximo de detalhamento possível.

Sem contar que você pode usar os dados coletados para identificar quais públicos dão mais retorno e novos nichos de mercado para explorar.

Assertividade do público

Com as ferramentas de mídia paga você consegue segmentar o público exato que deseja atingir. Como? É possível fazer o direcionamento por:

  • idade;
  • gênero;
  • interesses;
  • listas;
  • e muito mais.

Já na publicidade tradicional, como outdoors ou comerciais em rádio, por exemplo, você sempre se comunica com um público muito abrangente, o que pode não ser tão interessante para a sua empresa.

Já que o valor investido será alto e quem “receberá sua mensagem”, na maioria das vezes, não será seu público-alvo.

Mas, quanto investir em mídia paga?

Antes de mais nada, você precisa entender o seguinte: para que um negócio se desenvolva de forma sustentável, sua gestão financeira tem que ser saudável e isso não é negociável.

Investir em mídia é muito parecido com qualquer outro investimento financeiro onde você aplica X reais, assume um risco e esse risco é recompensado com um retorno acima de X reais, depois de um período.

E, é exatamente isso que faremos com o investimento em mídia. Veja os passos a seguir:

  1. Estabeleça seu Custo por Venda (CPV), esse é o total investido em mídia dividido pelo total de vendas geradas. 

Exemplo: Investi R$ 2.000,00 em Facebook Ads e isso me deu um retorno de 40 vendas. Meu CPV é de R$ 50,00.

  1. Ache seu Ticket Médio das vendas realizadas.

Exemplo: Essas 40 vendas foram responsáveis por um faturamento de R$ 12,000,00. Ou seja, meu Ticket Médio é R$ 300,00.

  1. Defina sua Margem de Contribuição sobre essas vendas.

Exemplo: Meu custos variáveis relacionados a essas vendas foram de R$ 8,000,00. Então, a contribuição foi de R$ 4,000,00 no total. Como foram 40 vendas, tive uma contribuição de R$ 100,00 por pedido.

Resumidamente, se meu CPV é de R$ 50,00 e eu recebo livre R$ 100,00 por venda, isso quer dizer que eu estou dobrando meu investimento em mídia! 

Preste a atenção: toda vez que o Redutor de Margem for menor que a Margem de Contribuição, você pode acelerar! Afinal, você estará multiplicando seu dinheiro!

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Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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