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HubSpot ou RD Station: qual ferramenta de automação escolher?

11 minutos de leitura

Quando o assunto é automação, qual é o seu primeiro pensamento? Você sabe o que é uma ferramenta de automação?

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Basicamente, as ferramentas de automação são essenciais para otimização de tempo, de modo a evitar processos manuais, permitindo criar padrões para serem executados automaticamente.

Mas, falando sobre HubSpot e RD Station, vamos focar em automação de marketing, onde podemos destacar os processos de:

  • automatizar a captação de leads;
  • a forma com que sua empresa se relaciona com eles
  • a venda com potenciais clientes.

Para isso, as automações de marketing costumam seguir o modelo de funil de marketing: atração, relacionamento, venda e encantamento. Usando a ferramenta de automação que mais combina com suas necessidades, o processo pode ser bem prático. A pergunta é: qual ferramenta escolher?

Realizando um levantamento das principais ferramentas de automação de marketing, contamos com duas muito conhecidas no mercado. Temos a HubSpot, uma empresa que vem revolucionando o mercado de Inbound Marketing. Por outro lado, também temos a Resultados Digitais, com a plataforma RD Station, uma empresa brasileira que conquistou o mercado pelo seu custo benefício.

Quer saber qual ferramenta escolher? Continue lendo!

Quem é a HubSpot?

HubSpot, como um todo, é uma empresa americana fundada em 2006 pelos “criadores do Inbound Marketing”, Brian Halligan e Dharmesh Shah.

A HubSpot aplica o Inbound para transformar organizações através do marketing, das vendas e do atendimento ao cliente.

O software HubSpot é robusto, dividido essencialmente em 3 módulos: Marketing Hub, Sales Hub e Service Hub.

Com isso, centralizam todos os processos de Inbound Marketing (atração, conversão, qualificação, venda e fidelização de clientes) em um único lugar.

Aproveitando que estamos falando de Inbound Marketing, que tal ver um vídeo sobre o assunto?

Uma frase que descreve muito bem a solução oferecida pela HubSpot é: envolva e estimule leads. Reduza atritos, deixe de lado soluções limitadas e comece a fazer marketing do jeito certo.

Dentre as principais funções a HubSpot marketing oferece:

Agendamento de publicações 

Uma forma de tornar os processos mais ágeis é por meio da automação de marketing, já que você consegue integrar a ferramenta de automação às publicações nas mídias sociais.

De um jeito muito simples e rápido, o profissional de social media pode fazer a organização de posts e programá-los por meio de um calendário diário, semanal ou mensal, o que facilita o dia a dia da equipe.

Monitoramento de leads

Quando a conversão ocorre e os leads entram no funil, começa uma nova etapa para continuar a nutrição e levá-los até o final da jornada de compra.

Assim, a ferramenta de automação de marketing é essencial para fazer o monitoramento, uma vez que oferece recursos específicos: o lead scoring e o lead tracking.

Criação de testes A/B

Os testes A/B são criados para estudar o comportamento do público e entender qual das alternativas terá maior impacto. Por meio da mudança de apenas um elemento, são criadas duas variantes de um material para fazer um teste e descobrir qual agrada mais o público.

Disparo de e-mail marketing

No HubSpot, você ainda pode aproveitar recursos como templates personalizados, variados filtros de segmentação, remarketing, retargeting, entre outros. Ah, e claro, a isso somamos todas as ferramentas que permitem mensurar os resultados de cada disparo para aprimorar constantemente as suas campanhas.

O que é a RD Station?

A RD Station, é a empresa por trás do RD Station Marketing, ferramenta de automação de Marketing Digital. A empresa localizada no sul do país foi fundada em 2011 por Eric Santos, Guilherme Lopes, Bruno Ghisi e André Siqueira. E, em 2021, foi vendida para o grupo TOTVS, uma empresa brasileira de software, com sede em São Paulo.

No RD Station Marketing, é possível atrair, captar leads, relacionar e qualificar a base, além de integrar redes sociais e ferramentas.

Uma frase que representa bem a solução oferecida pela RD Station é: a plataforma completa para sua empresa criar uma verdadeira máquina de crescimento.

Dentre as principais funções o RD marketing oferece:

Campanhas de e-mail marketing

Visitantes que já demonstraram interesse na empresa e forneceram contatos de e-mail podem se tornar clientes ao receberem bons conteúdos via campanhas direcionadas. Podem ser artigos interessantes, e-books ou, até mesmo, promoções exclusivas.

Landing Page

As landing pages, basicamente, centralizam em um só lugar aquilo que mais interessa a um cliente em potencial. Elas têm um visual claro, com informações específicas, com a oferta de um conteúdo que ajudará na conversão que a empresa busca. Seu objetivo é levar o cliente para a próxima etapa do funil de vendas.

Fluxos de automação

O fluxo de automação consiste em diferentes ações automatizadas que ajudam o cliente a retomar a sua relação com a empresa. A funcionalidade permite programar ações como:

  • envio mensagens de boas-vindas;
  • cartões de aniversário;
  • lembretes de carrinho de compra virtual abandonado;
  • nutrição de leads;
  • entre outros.

Segmentação de leads

Ter uma base de leads é fundamental. O que torna seu atendimento ainda mais eficiente é uma ferramenta que permite a segmentação de leads, filtrando somente informações que interessam. Assim, você consegue aumentar o número de conversões, vendas e, consequentemente, lucro.

Análise de resultados

Uma atividade essencial para o sucesso do marketing é o monitoramento e análise dos resultados. Por meio da funcionalidade “Análise de canais”, o RD Station permite que a empresa analise diversas informações, como Retorno Sobre Investimento (ROI) e taxas de conversão.

Integrações

A integração com redes sociais, além de diversas outras plataformas, facilita o fluxo de trabalho da equipe de marketing, permitindo maior dedicação a outras atividades mais complexas que demandam atenção especial. 

Essa funcionalidade permite, por exemplo, programar publicações no Instagram para economizar tempo e energia que poderiam ser direcionados para outras questões estratégicas, como avaliação de resultados.

É preciso frisar que os preços e recursos podem variar conforme o plano escolhido, como falaremos um pouco mais a seguir.

Afinal, Hubspot ou RD Station, qual ferramenta escolher? Vamos listar alguns pontos importantes.

Quais são os principais pontos das duas plataformas?

O RD Station Marketing gerencia e automatiza as suas atividades de marketing digital. Ele auxilia na atração de visitantes, conversão em leads e oportunidades.

Além disso, faz o acompanhamento de negócios fechados, API para integrações e relatórios de forma simples e intuitiva, na versão gratuita do CRM.

Já que tocamos no assunto CRM, veja um vídeo sobre a importância desse ponto!

Já o HubSpot Marketing tem todas as ferramentas para você começar a fazer marketing desde o início.

Ele converte, envolve e estimula o seu público com anúncios, bate-papo, e-mails, formulários, Facebook Messenger, API para integrações e demais funções completas. Sem mencionar o CRM gratuito.

Planos e Preços

O RD Station tem quatro planos disponíveis e seus preços se baseiam na quantidade máxima de contatos que você quer ter. Cada plano atende a necessidades específicas, e você deve escolher um de acordo com as funcionalidades que precisa para sua estratégia.

O preço inicial é R$ 19/mês no plano Light* e você pode testar grátis por 10 dias. Os planos Pro e Enterprise são para estratégias mais completas e contam com um time de especialistas de sucesso do cliente que ajudarão você em cada fase da sua jornada.

O HubSpot Marketing Hub também tem quatro planos disponíveis: Grátis, Starter, Professional e Enterprise, além de ter versão de teste grátis.

A versão paga do HubSpot Marketing Hub é a partir de US $45,00/mês. O preço do produto pode variar de acordo com os recursos, suporte, treinamento e personalização, e é pago em dólar.

Diferenças no CRM 

O HubSpot CRM é perfeito para companhias que demandam uma alta integração entre Vendas e Marketing, a partir de leads que exigem uma elevada atenção durante a jornada de compra.

Já o RD Station é mais adotado em casos em que há aderência do produto ou serviço por diversos de clientes, ou seja, alta base de leads e muitas conversões, com menor valor médio nas vendas.

De maneira geral, o CRM do HubSpot integra o próprio software de automação de marketing. No entanto, o suporte por telefone até hoje é apenas por inglês (mensagens e e-mails têm opções em português). E a RD Station CRM também tem plano gratuito.

Quais são as funcionalidades do HubSpot e da RD Station?

Agora que já vimos um pouco sobre o HubSpot, a RD Station e alguns pontos das duas plataformas, chegou o momento de conhecer suas funcionalidades. Acompanhe!

1. SEO

É possível encontrar um painel de palavras-chave em ambas as ferramentas de automação de marketing. Na HubSpot, há a possibilidade de link building, para conquista de links externos ao site, o que não ocorre no RD Station.

Em contrapartida, a RD tem uma funcionalidade de ideias de conteúdos para blog posts, conforme o tema a ser escrito.

2. Redes sociais

Os dois softwares oferecem a gestão de redes sociais, como agendamento de posts e monitoramento, em suas funcionalidades. Outro ponto relevante é que é possível realizar o acompanhamento de resultados de cada publicação, e se leads foram gerados a partir dessas postagens.

3. Landing page

Tanto o HubSpot como o RD Station permitem a criação de landing pages responsivas, com editores internos e intuitivos. Também é possível fazer testes A/B e acompanhar as melhores taxas de conversão por esses canais.

4. E-mail marketing

Ambas as ferramentas têm a edição no modelo drag and drop (arrastar e soltar), facilitando o disparo e a análise das campanhas de e-mail marketing. Onde está a diferença? Na quantidade de disparos e de contatos. A RD Station e o HubSpot ainda oferecem a possibilidade de testes A/B em e-mails marketing.

5. Gestão de leads

Você encontra gestão de listas estáticas, dinâmicas e lead scoring nos dois softwares de automação de marketing. O HubSpot conta com CRM próprio e permite integração com diversos outros CRMs. Porém, o RD Station possibilita apenas integrações externas, muitas delas já com uma API nativa, o que facilita o processo.

Já que falamos em lead scoring, veja um vídeo sobre o assunto!

6. Automação de marketing 

É justamente por esse ponto que optamos por contratar alguma das ferramentas, concorda? 

Tanto a RD Station quanto o HubSpot oferecem em suas funcionalidades a nutrição de leads, incluindo:

  • envio de e-mails em sequência, tendo a conversão como gatilho;
  • histórico de interações;
  • migração entre fluxos de nutrição;
  • envio automático do contato para o CRM.

7. Blog

Quando o assunto é o HubSpot, você pode criar um blog no próprio software e agendar publicações por lá mesmo. No entanto, essa não é uma função que o RD Station oferece.

Um ponto positivo é que ambas as ferramentas permitem integrar formulários e analisar o SEO do blog.

8. Integrações 

Como dito anteriormente, as duas plataformas possibilitam integração com CRMs. Além disso, também é possível integrar as ferramentas com sistemas de terceiros e com formulários já existentes.

O RD Station já oferece integrações nativas que facilitam todo o processo, além de uma integração direta com campanhas de leads Ads no Facebook.

9. Análises 

Em ambas as ferramentas há análise do funil de vendas, análise do ROI, relatórios diários, semanais e mensais. Agora, somente o RD Station tem o Marketing BI.

10. Relatórios

RD Station

Um ponto que merece destaque nos relatórios do RD Station é o fato dos mesmos permitirem a comparação direta das taxas de abertura e clickthrough, de todas as campanhas de e-mail já enviadas pela ferramenta.

Outro diferencial é que os e-mails enviados alimentam o lead scoring dos contatos, atribuindo pontuações para o lead a partir da forma que ele vai se relacionando com seus e-mails, fluxos de automação, conversões em landing pages e outros formulários.

O que isso possibilita? Compreender quem são os leads qualificados para uma abordagem comercial da equipe de vendas.

HubSpot

Já os relatórios do HubSpot CRM merecem destaque por permitir uma avaliação rigorosa sobre o desempenho dos e-mails, possibilitando: 

  • análise sobre os tipos de dispositivos (desktop ou mobile) nos quais as mensagens foram abertas; 
  • horário no qual os contatos se engajaram com o e-mail; 
  • qual a ferramenta de e-mail usada pelos contatos, como Gmail, por exemplo.

Além disso, a ferramenta também permite o uso de lead scoring para a geração de uma pontuação que pode ser utilizada nas estratégias e ações de Marketing e Vendas.

Quais são as integrações disponíveis nas ferramentas?

No RD Station, é possível realizar integrações com algumas ferramentas como: Tallos, Gmail, Conta Azul, Meetime, Pluga, Zenvia, Opens, WhatsApp, Lahar, Mailchimp, Slack, Runrun.it, e muito mais.

Já na HubSpot você pode fazer integrações com ferramentas como: Zapier, Google Ads, Slack, iCloud, Voice, WordPress, etc.

Conclusão

O RD Station oferece muitos recursos que empresas menores ou menos avançadas poderiam precisar com um baixo investimento.

Já a HubSpot oferece todos os recursos de que uma empresa precisa para dar início à expansão do marketing, além de um sistema gratuito de CRM.

Se você está em dúvida de qual a melhor solução entre HubSpot ou RD Station, é preciso analisar qual plataforma atende ao momento atual do seu negócio para melhor aproveitamento dos recursos, além da viabilidade financeira para aquisição.

A 8D Hubify é parceira da RD Station e da HubSpot!

Desde 2018, a 8D Hubify faz parte do ecossistema com mais de 2 mil agências parceiras da RD Station, sendo que, em apenas 2 anos, alcançamos o nível mais alto de parceria

Como agência RD Station Diamond, fica nítida a alta capacidade do time 8D Hubify de criar e executar estratégias avançadas de Inbound Marketing. Como confirmação disso, fomos a única agência Melhor Agência de Resultados do Brasil por 2 anos consecutivos, 2021 e 2022.

No caso do HubSpot, em 2020, aceitamos o convite para integrar o ecossistema da maior plataforma de marketing, vendas, atendimento e CRM do mundo. 

Logo no primeiro ano de parceria, nos tornamos parceiros Gold, e assim conseguimos criar, implantar e gerir estratégias complexas nas 4 plataformas da marca. E, em 2021, nos tornamos parceiros Platinum da ferramenta.

Precisa de ajuda para escolher uma das duas ferramentas? Conte com a 8D Hubify!

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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