Blog 8D Hubify

Quando anunciar no Google o meu salão de beleza?

7 minutos de leitura

Anunciar no Google é um caminho bastante eficiente para conquistar bons resultados de visibilidade nos negócios da sua empresa. Um exemplo é o salão de beleza que pode usufruir de várias vantagens do Google Ads, a plataforma de links patrocinados do gigante das buscas.

No entanto, nem tudo se refere à conquista de público: você também pode obter insights valiosos a respeito da sua audiência e dos produtos.

Ficou na dúvida sobre quais são esses caminhos possíveis? Para ajudar nisso, separamos uma lista com 6 razões determinantes para anunciar seu salão de beleza no Google. Assim fica mais fácil planejar as suas ações e saber quais resultados esperar das suas iniciativas. Confira!

Por que utilizar o Google?

Sempre que precisamos fazer alguma pesquisa recorremos a essa ferramenta, não é mesmo? Utilizar o Google Ads é uma ótima opção para sua empresa crescer e aumentar o número de clientes, justamente por ser um lugar onde as pessoas buscam soluções para os seus problemas.

Para se ter uma ideia, no terceiro trimestre de 2020, a empresa superou as expectativas com uma alta de 10% na receita de propagandas, comparado ao ano anterior. Aqui, isso representa um lucro total de US$ 37,10 bilhões. Assim, aumenta o número de empresas que decidem investir nesse mecanismo de busca.

Continue a leitura e veja alguns motivos que vão fazer com que você também queira investir!

Opções de segmentação

No marketing tradicional, é mais difícil segmentar o seu público, já que esse tipo de mídia atinge pessoas com perfis diferentes. Com a ferramenta de links patrocinados do Google, você pode escolher entre diversas opções, como:

  • idioma e localização dos usuários;
  • dispositivos e navegadores utilizados;
  • interesses pessoais de compra e entretenimento;
  • canais e sites mais visitados;
  • sexo e idade;
  • interações com sua empresa (remarketing);
  • termos (palavras-chave) utilizados na busca do Google.

Dessa forma, você terá mais convicção de que seus anúncios serão veiculados para o público correto, fazendo com que seu orçamento não seja desperdiçado com pessoas que não têm interesse nos seus produtos ou o perfil desejado pela sua empresa.

Digamos que sua empresa atende apenas pessoas do sexo feminino, ao anunciar na TV você não poderia segmentar sua propaganda apenas para o público correto. Já na internet, isso é possível.

Possibilidades de mensuração

Outra diferença crucial entre investir em meios tradicionais e no Google é a mensuração. Na maioria das mídias tradicionais, deve-se esperar a conclusão da campanha para ter acesso total aos resultados. Dessa maneira, é muito difícil fazer modificações na estrutura do marketing criado, ou seja, caso falhas sejam identificadas, o conhecimento adquirido será útil apenas na próxima criação da empresa.

Com o Google, isso é diferente. Você pode observar o rendimento das suas campanhas em tempo real e fazer modificações na sua estratégia para otimizar seus resultados, aumentando as respostas dos usuários e o número de conversões — tudo isso em apenas poucos minutos!

Veja como saber se as estratégias estão gerando resultado em nosso artigo sobre as principais métricas de marketing digital!

Disponibilidade

A ferramenta de criação de anúncios está sempre disponível. Isso significa que você pode investir sempre na empresa para aumentar as vendas e os lucros do seu negócio.

Controle da mensagem

Com o Google Ads você tem total controle da mensagem que foi criada, podendo fazer modificações no tom da mensagem e em termos que podem ser desagradáveis para o seu público-alvo. Sendo assim, você não terá que pedir que o seu material seja retirado do ar ou, em alguns casos, esperar que a veiculação da mídia termine.

Quando anunciar o seu salão de beleza no Google?

Quase todos os negócios podem aumentar suas vendas e seus faturamentos ao investir nos anúncios do Google. Veja a seguir, quais são os momentos certos para começar suas campanhas.

1. Quando desejar obter resultados rápidos

Um dos principais benefícios de anunciar no Google é conseguir resultados rápidos. A dinâmica é muito simples: ele vai mostrar sua empresa sempre que alguém procurar pelo termo que você escolheu, dentro da região adequada e de acordo com o seu orçamento disponível.

Uma vez que você acerte a melhor estratégia, é literalmente colocar o seu salão de beleza no lugar certo e na hora certa! O algoritmo do buscador sempre consegue entregar um bom número de visitantes qualificados para o seu site, isto é, quem realmente tem interesse em utilizar seus serviços. Afinal, não faz sentido se comunicar com quem não tem possibilidades de virar um cliente do seu salão, certo?

2. Quando tiver certeza do retorno sobre o seu investimento

Ao anunciar no Google Ads você vai ter a resposta exata de qual foi o seu retorno. É possível definir um orçamento do quanto você vai gastar, e a partir de dados como impressões, cliques e conversões (agendamento de serviços, por exemplo) do seu anúncio você saberá quantas pessoas viram o seu salão de beleza nas pesquisas do Google, interagiram com o anúncio e agendaram um serviço ou tratamento.

Você pode medir o Retorno Sobre Investimento (ROI) não apenas na campanha como um todo, mas também um grupo de termos de pesquisa e até mesmo palavras específicas — nem sempre a palavra mais procurada ou a mais barata é a que gera mais pedidos de agendamento de serviço.

3. Quando for preciso impulsionar seu conteúdo

Uma das principais ferramentas de marketing digital é o marketing de conteúdo. Portanto, isso não pode faltar na estratégia do seu salão de beleza, que pode (e deve) ser complementada por anúncios do próprio Google Ads — pois dessa forma, você conseguirá distribuir o seu conteúdo mais rapidamente e para um número maior de pessoas.

Outro ponto importante sobre a união das estratégias de marketing de conteúdo e Google Ads é que quanto mais conteúdos sobre determinados termos o seu site tiver, maior é a chance de você pagar menos pelos seus anúncios no Google Ads — bons conteúdos no site aumentam a nota de palavras e termos de pesquisa, o que na prática significa que você pagará menos por eles ao anunciar.

4. Quando for preciso saber o que o seu público busca

Você já parou para pensar o que mais vende no seu salão de beleza? Qual é o serviço mais buscado e lucrativo? Os resultados dos anúncios do Google podem, por exemplo, ajudá-lo a entender quais são os serviços mais procurados e onde vale mais a pena investir.

Um contato próximo com a audiência do seu salão de beleza é imprescindível se você deseja ser bem-sucedido. Ao anunciar no Google, é possível acompanhar a performance dos seus anúncios e tirar um retrato fiel sobre as preferências e os interesses do seu público.

Além de ajudar no planejamento das suas campanhas de Google Ads, você também pode usar essas informações para tomar decisões mais estratégicas no seu negócio, como priorizar determinados serviços.

5. Quando você precisar detectar palavras-chave estratégicas para o seu negócio

Como dito no início deste artigo, ao investir em Google Ads você vai contar com uma visibilidade bastante vantajosa, mas um efeito interessante dessas campanhas pagas é gerar benefícios para o ranking orgânico do site de buscas. Como isso acontece?

Depois de algum tempo, você saberá quais palavras e termos de anúncio lhe geram mais retorno e poderá investir com base nessas conclusões. Ao descobrir as palavras-chave de mais sucesso, você pode usar essa informação para otimizar ainda mais o seu site e blog.

6. Quando quiser otimizar o fluxo de nutrição

Sabe-se que no Brasil apenas 1,44% das pessoas que visitam um site pela primeira vez realizam uma compra, então o que fazer com o restante? A resposta é nutrição, ou seja, fornecer conteúdo de qualidade para que essas pessoas indecisas possam contratar os serviços do seu salão de beleza no futuro. A boa notícia é que o Google Ads também pode ajudá-lo nessa empreitada!

Se você tem uma estratégia robusta de marketing digital, sabe da importância de manter o seu público em constante contato com os seus serviços e marca. Anunciar no Google pode ser um canal bastante poderoso na hora de conquistar tráfego para nutrir e, eventualmente, transformá-lo em cliente.

Tudo é feito automaticamente com o Google Ads, selecionando aqueles com o melhor perfil para interagir com o seu negócio.

Para que o seu salão de beleza tenha mais lucro com anúncios no Google, é importante que você conte com uma equipe de profissionais preparada para fazer seus anúncios e testes. Dessa maneira, terá os melhores resultados possíveis, se preocupando somente em atender os novos clientes que chegarão a partir da ferramenta.

Além disso, essa equipe fará testes periódicos para entender como o seu público prefere os anúncios. Assim, a tendência será aumentar o número de interessados nos seus serviços e produtos.

Quer aprender ainda mais sobre a conquista de clientes? Entre agora mesmo no site da Hubify, veja mais artigos interessantes e saiba um pouco mais sobre o que podemos fazer para que a sua empresa aumente o faturamento!

Oscar Sigaki
Engenheiro formado pela FEI, com MBA em Gestão de Negócios pela FGV e Professor de Pós-Graduação no curso de Marketing Digital na UMC. Já foi responsável pelo marketing de performance em projetos como Vivo, Smiles, Kroton, entre outros. Hoje é sócio e CGO da 8D Hubify.
Buscar por