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Vale a pena fazer a integração entre o Hubspot e Whatsapp?

12 minutos de leitura

A integração entre HubSpot e Whatsapp pode ser chamada de WhatHub, e ela permite que você canalize suas conversas de negócios e gerenciamento de clientes em uma única plataforma: o CRM!

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Isso é bastante vantajoso para o seu negócio, pois você pode analisar as informações de seus contatos do WhatsApp e executar tarefas do HubSpot, sem sair da interface do usuário no aplicativo.

Ainda existem diversos outros benefícios, mas será que eles fazem sentido para a sua empresa? É o que vamos descobrir agora! Então, continue a leitura!

O que é HubSpot?

HubSpot CRM é uma ferramenta de automação completa com integrações para vendas, marketing, relacionamento com clientes e leads, operacional da empresa e gerenciamento de conteúdos.

O objetivo é centralizar todos os processos de venda, atendimento ao cliente e de marketing, de forma que essas etapas sejam humanizadas para os leads e eficientes para a empresa.

Esse software 360º foi criado pela empresa HubSpot, fundada em 2006. A principal missão da HubSpot com essa ferramenta é a de otimizar e facilitar a forma como as empresas gerenciam suas operações e planejamentos de venda, marketing e relacionamento com os clientes e leads.

Afinal, a empresa percebeu como os consumidores mudaram a sua forma de consumir produtos, serviços e informações, mas as empresas não estavam se adequando.

Quais são as principais funcionalidades?

As funcionalidades do HubSpot CRM são separadas conforme a ferramenta do software. Vejamos quais são.

Marketing Hub

Essa é a ferramenta de automação de marketing para gerenciamento de todo tipo de campanha, desde o planejamento até a execução.

Já que falamos em automação, que tal ver um vídeo sobre o assunto?

As principais funcionalidades são: 

  • gerenciamento da geração leads;
  • automação de marketing;
  • análise de leads;
  • plataforma de blog;
  • Keyword e Page Grader;
  • alcance das suas estratégias;
  • ações para equipe de social media.

Sales Hub

Software voltado para vendas, fazendo integrações e automações de todas as etapas de aquisição. Essa é uma forma de não perder oportunidades e ainda encurtar o processo do ciclo de vendas, porém, com mais qualidade. Para isso você tem: 

  • funcionalidades de CRM avançado;
  • orçamentos;
  • agendamentos de reuniões;
  • cadência de e-mails;
  • monitoramento dos e-mails;
  • perfis de leads e clientes;
  • prospects;
  • gerenciamento de pipeline.

Service Hub

O Service Hub é um sistema para atendimento ao cliente, conectando as equipes de venda e de suporte ao seu lead ou cliente. As principais funcionalidades são: 

  • gerenciamento de tickets;
  • feedback dos clientes;
  • central do conhecimento.

CMS Hub

No CMS Hub, você tem acesso a funcionalidades do HubSpot CRM voltado para o gerenciamento de conteúdos e geração de experiências personalizadas.

Para isso, as funções são: 

  • recomendações de SEO para seus conteúdos;
  • editores;
  • temas para a construção do seu site.

Operations Hub

Sistema para sincronizar os seus aplicativos e dados, para que todas as equipes estejam alinhadas sobre processos e clientes. 

Além da sincronização de dados, você tem acesso a automações programáveis e de qualidade de leads.

Quais são os benefícios de usar o HubSpot?

Usar ferramentas de automação é uma maneira de otimizar as suas demandas, ter mais agilidade e, principalmente, não perder oportunidades.

Controlar melhor o seu funil de vendas, pipeline e ações de prospects permite criar melhores estratégias que envolvam as dores do seu público-alvo

Além disso, a sua equipe gerencia diversos tipos de campanhas simultaneamente, acompanhando os resultados de cada uma delas.

Dessa forma, você avalia o ROI e os retornos de cada estratégia, enxergando aquelas que precisam de ajustes ou que não estão dando certo. Ou seja, você reduz custos evitando seguir com ações que não dão o retorno esperado.

Quer saber mais sobre ROI? Veja o vídeo a seguir! 

Como funciona a automação do WhatsApp no HubSpot?

Entre as mais de 1090 integrações do HubSpot, está a do WhatsApp. Isso quer dizer que você consegue conectar o mensageiro mais usado no mundo com o seu software 360º.

Essa união entre HubSpot e WhatsApp torna o seu HubSpot CRM em uma poderosa ferramenta, tanto para o setor de marketing, quanto para o de vendas.

Com isso, você pode acessar as informações de contato dos leads e iniciar conversas com apenas um clique.

Quais são as vantagens de integrar o WhatsApp e HubSpot?

A motivação dos gestores que buscam investir em tecnologia está relacionada a criação de melhorias que otimizam a operação como um todo. Nesse caso, podemos dizer que há benefícios internos, como o ganho de eficiência nos processos e a redução de custos.

Há também aspectos ligados as práticas comerciais, ou seja, que otimizam o relacionamento com o cliente e contribuem par a sua retenção. 

Para expressar de forma detalhada os benefícios dessa iniciativa, abordaremos alguns dos benefícios que podem ser conquistados a partir da integração. Com o apoio das ferramentas HubSpot, a sua empresa pode:

Manter um histórico de interações

Você sabe como praticar a nutrição de leads? Essa é uma prática que consiste em criar uma estratégia para o envio de e-mails segmentados de acordo com o perfil do potencial cliente.

Essa segmentação somente é possível por meio do funil de vendas, que começa a ser traçado a partir do primeiro contato do usuário com a empresa. Portanto, as mensagens trocadas por meio do WhatsApp servem como base para começar a solidificar esse relacionamento.

Nesse cenário, informações sobre os interesses, expectativas e necessidades são essencial para entender qual é a melhor forma de atender cada cliente.

Além do seu papel estratégico, também há a garantia de confiabilidade que determina que os dados coletados serão usados somente para fins comerciais.

Automatizar as mensagens por meio de templates

Uma das funcionalidades mais utilizadas no Whatsapp em sua versão corporativa é a possibilidade de programar templates de acordo com o tipo de comunicação que você deseja estabelecer.

Alguns dos exemplos mais comuns incluem: 

  • o envio de ofertas promocionais;
  • o anúncio de novos produtos;
  • o esclarecimento de dúvidas;
  • a comunicação de informações relevantes sobre produtos e serviços.

Além disso, a integração também possibilita o envio de textos, imagens, links e documentos.

Permite iniciar contato 1:1 de forma rápida

Um senso de individualidade é um dos pilares do relacionamento com clientes, e as empresas devem reconhecer a sua importância. O objetivo é desenvolver táticas capazes de engajar com clientes e potenciais clientes de forma significativa.

Por isso, a comunicação 1:1 pode se tornar um diferencial valorizado. Como sabemos, existem diversas oportunidades de interação com o mercado e o aplicativo de mensagens é a ferramenta ideal para atingir esse objetivo.

Gerenciar leads convertidos vindos do HubSpot

A conquista de novos clientes pode ter várias motivações, como as suas publicações nas redes sociais, a recomendação de clientes satisfeitos e o foco deste artigo, a comunicação via Whatsapp.

Um dos aspectos que devemos mencionar é que essa ferramenta pode ser aplicada em todas as etapas do funil de vendas e, como resultado, favorece a escalabilidade do negócio.

Quais erros devem ser evitados?

Nós sabemos que investimentos em tecnologia vêm acompanhados de incertezas quanto ao potencial de retorno e impacto positivo na organização. Portanto, o gestor deve saber quais erros devem evitados para melhorar os resultados do relacionamento com clientes:

  1. Estabeleça parcerias com empresas confiáveis. Uma boa reputação no mercado e expertise para executar esse procedimento devem ser uma prioridade.
  2. Faça uma análise prévia das necessidades. A base do processo de tomada de decisão deve ser informação, portanto, uma análise sobre a realidade da empresa revela as reais necessidades em termos de tecnologia.
  3. Adquirir um sistema apenas com base no preço. Com um orçamento enxuto, o primeiro impulso é optar por serviços mais acessíveis. Porém, a nossa recomendação é valorizar a qualidade oferecida.
  4. Deixar de traçar os objetivos. Ao buscar um sistema de gestão de clientes, há inúmeros aspectos que podem afetar a empresa como um todo. Essa reflexão é necessária para criar uma linha do tempo e preparar contingências para os imprevistos que podem afetar o projeto.

Por isso, durante a etapa de planejamento, nós recomendados dedicar tempo e energia para determinar quais são as expectativas.

Qual ferramenta é usada na integração?

Quando o assunto é automação do Whatsapp, é fundamental contar com uma ferramenta completa para viabilizar esse processo. Esse é um processo que vai contemplar desde a gestão de mensagens recebidas, até a conclusão do processo de vendas.

Enquanto cliente, você já deve ter recebido mensagem. Contudo, enquanto gestor, o seu papel é garantir que essa transição seja concluída sem percalços.

Como explicamos anteriormente, a integração entre o Whatsapp e o Hubspot vai muito além do uso e gestão do aplicativo de mensagens. Por esse motivo, a principal ferramenta usada para permitir o funcionamento do sistema é CRM para vendas que apoia desde o envio de comunicações, até a personalização do atendimento para converter leads.

Como fazer a integração?

Em primeiro lugar, vamos entender as etapas necessárias desse processo: 

  1. faça a sua empresa ser verificada pelo Facebook no Facebook Business Manager;
  2. escolha um parceiro da API do WhatsApp aqui;
  3. obtenha seus modelos de mensagem aprovados pelo Facebook.

Veja, a seguir, a importância de um CRM!

Os principais benefícios da integração HubsSpot e Whatsapp 

  • em primeiro lugar, ele permite a responsabilidade do agente, mantendo o controle de todas as conversas dentro do HubSpot; 
  • melhora as interações, fornecendo todas as informações relevantes sobre o contato. Ou seja, não tem necessidade de fazer as mesmas perguntas repetidamente, afinal, se estiver no CRM, o agente verá;
  • economiza tempo, sendo capaz de executar as tarefas mais comuns do HubSpot a partir da interface do usuário do WhatsApp, usando modelos e tokens para enviar mensagens. Por exemplo, atualiza o status do lead, estágio da transação, proprietário, estágio do ciclo de vida e muito mais;
  • fornece privacidade e conformidade, permitindo, dessa forma, a configuração de quais contatos serão gravados;
  • crie relatórios, listas e acione automações de fluxo de trabalho, com base no conteúdo das mensagens do WhatsApp;
  • acima de tudo, não existe qualquer complicação na hora de implementar esse recurso, além de não ser necessário ter qualquer curva de aprendizado ou custos extras;
  • mensagens 1:1 de dentro do HubSpot;
  • veja o histórico de conversas na linha do tempo de um contato no HubSpot;
  • da mesma forma, envie texto, fotos, vídeos e URLs;
  • receba e grave todas as mensagens recebidas;
  • além disso, crie e armazene modelos de mensagens;
  • use mensagens do WhatsApp, por exemplo, como gatilhos em fluxos de trabalho do HubSpot;
  • por fim, gerencie todas as suas conversas de vendas no HubSpot.

Para quem é indicado?

Antes de mais nada, esse recurso foi projetado como um companheiro do gerente de contas. Ou seja, se sua empresa tiver uma função de gerenciamento de contas no processo de Vendas ou Atendimento ao Cliente, ele será muito útil!

Independentemente de ser uma empresa B2C ou B2B, desde micro empresas até solo entrepreneurs (empreendedor solo), a integração entre HubSpot e Whatsapp pode atender muitas das suas necessidades.

Se você tem um grande centro de contato, mas não oferece serviço personalizado (sem função de gerente de conta), provavelmente precisará de uma solução de centro de contato com todos os recursos.

Por exemplo, sabemos que o WhatsApp Web permite que apenas um usuário seja conectado simultaneamente a um dispositivo, então você não vai conseguir lidar com vários usuários em conversas privadas, enquanto usa o mesmo número de telefone. Sendo assim, essa solução poderia fazer toda a diferença.

As funcionalidades da integração

Visualize e edite um contato do HubSpot na interface do usuário da Web no WhatsApp

O WhatHub vai fazer uma pesquisa em seu HubSpot CRM. Posteriormente, se um contato correspondente à conversa do WhatsApp for encontrado, ele mostrará as informações no painel do lado direito. Dessa forma, você poderá visualizar e editar o nome do contato, e-mail, estágio do ciclo de vida, status, proprietário, empresa, negócios e tickets.

Registre automaticamente suas conversas de negócios relevantes no HubSpot

Ele adiciona uma propriedade de contato de “sincronização”. Assim, é possível definir quais contatos terão as conversas registradas automaticamente na linha do tempo.

Do mesmo modo, vale a pena atualizar o status de sincronização, de forma manual ou com fluxos de trabalho. Seja como for, não existe risco das conversas pessoais/privadas serem registradas por engano!

Salve manualmente as mensagens relevantes, como notas ou tickets

Você pode salvar as mensagens do WhatsApp de forma automática e manualmente no HubSpot. A princípio, isso é útil quando você deseja criar uma nota ou um ticket, a partir de um conjunto específico de mensagens.

Nesse sentido, é possível salvar a nota no contato, empresa ou ofertas, e até mesmo criar um novo ticket.

Crie novos contatos e vincule os existentes

Se um contato não for encontrado automaticamente pelo WhatHub, isso significa que ele não existe no CRM, ou que está faltando no seu número de telefone, por exemplo. Portanto, ao utilizar o botão “Criar/Vincular no HubSpot”, você pode adicionar facilmente o contato sem sair do WhatsApp. Além disso, se o contato já existir, ele atualizará o seu número de telefone.

Envie mensagens do WhatsApp do HubSpot e use modelos

O WhatHub economiza seu tempo, permitindo que você use o modelo de mensagem, por exemplo, incluindo tokens de contato e de usuário. Do mesmo modo, você pode editar seus modelos e enviar mensagens rapidamente, incluindo informações relevantes como o nome do contato, empresa, produtos e muito mais. Acima de tudo, você pode até usar suas propriedades personalizadas!

Use em fluxos de trabalho HubSpot

Em primeiro lugar, use o poder do HubSpot Workflows para automatizar suas comunicações no WhatsApp. Em seguida, crie acionadores do HubSpot com base no conteúdo e status da mensagem, para iniciar ações como enviar e-mail, criar tarefas e muito mais.

Receba notificações de novas mensagens e adicione novos leads automaticamente

Adicione automaticamente novos leads do WhatsApp ao seu HubSpot CRM 2. Além disso, também é possível receber notificações de novas mensagens recebidas em seu computador.

Conheça os planos do HubSpot

Iniciante (usuários individuais e microempresas) 

  • $10 por mês;
  • suporta apenas um usuário/telefone por Portal HubSpot;
  • compatível apenas com planos HubSpot Free CRM e HubSpot Starter;
  • registro de mensagens automatizado + manual;
  • 2500 mensagens registradas/mês;
  • 500 mensagens enviadas da HubSpot UI/mês;
  • 250 compromissos/mês (novas tarefas/notas);
  • 3 modelos locais;
  • apenas visualização de ingressos + ofertas;
  • visualizar apenas grupos do WhatsApp;
  • marca “WhatHub” (“enviada por Whathub”);
  • disponível apenas para usuários de CRM/Starter grátis;
  • máximo de 1 usuário/linha telefônica por portal.

Básico (pequenas equipes que estão apenas começando) 

  • $ 25 por mês;
  • preço por usuário/linha telefônica;
  • recursos básicos;
  • ideal para equipes pequenas;
  • registro de mensagens automatizado + manual;
  • 7.500 mensagens registradas / mês;
  • 1.500 mensagens enviadas da HubSpot UI por mês;
  • 750 compromissos por mês (tarefas + notas);
  • 5 modelos locais;
  • suporte básico para ingressos + promoções;
  • suporte básico para grupos WhatsApp;
  • branding removido;
  • compatível com todos os clientes/planos HubSpot;
  • você pode comprar até 5 licenças Basic. Se você tiver mais agentes, você pode atualizar para cada profissional.

Profissional (equipes de médio-grande porte) 

  • $40 por mês;
  • preço por usuário/linha telefônica;
  • recursos avançados e escalabilidade total;
  • equipes de médio porte;
  • registro de mensagens automatizado + manual;
  • 10.000 mensagens registradas por mês;
  • 2.000 mensagens enviadas da HubSpot UI por mês;
  • 1.000 compromissos por mês (tarefas + notas);
  • 10 modelos locais;
  • suporte completo para ingressos + ofertas;
  • suporte total para grupos WhatsApp;
  • branding removido;
  • compatível com todos os clientes/planos HubSpot.

Por fim, esse material é apenas uma introdução sobre tudo o que o HubSpot pode fazer pelo seu negócio.

Quer crescer com a 8D Hubify e a HubSpot?

Em 2020, a 8D Hubify aceitou o convite para integrar o ecossistema da empresa norte-americana HubSpot, que conta com a maior plataforma de:

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Logo no primeiro ano de parceria, nos tornamos parceiros Gold, assim, conseguimos criar, implantar e gerir estratégias complexas nas 4 plataformas da marca. Em 2021, evoluímos de tier na parceria, passamos a ser membro Platinum da plataforma!

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Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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