Olá Leitores da Hubify, tudo bem com vocês? Aqui é o Marcio, aquele carinha que escreveu outros artigos aqui no blog como aquele que tinha dicas para um site dar resultado e também contando um pouquinho do cotidiano aqui na Hubify. E, há algum tempo, nós preparamos uma excelente ideia para sua empresa se destacar no dia dos pais. Aproveitou? Tenho certeza de que sim! Mas hoje o tema do artigo será um pouco diferente: o que acha de conferir algumas dicas sobre Marketing para o Dia das Crianças?
Pois é, eu ainda não sou pai e não tenho filhos, porém, sou especialista no assunto desse post, pois “sou quase uma criança” rsrsrs.
Brincadeiras à parte, eu preparei essas 10 dicas de Marketing para o dia das crianças para vocês com muito cuidado e carinho! Afinal, a data está chegando (faltam só duas semanas!) e é importante você se preparar para oferecer apenas o melhor nesse dia!
Gostou? Então tenha uma boa leitura e aproveite para aumentar as suas vendas!
Começaremos pelo zero, sim. Só para você não se perder nos seus insights e projeções. Essa dica eu criei para você pensar com calma antes de implementar as próximas dicas, pois, assim, seu esforço e investimento não serão desperdiçados.
Por exemplo: se seu posicionamento de um ano inteiro é focado em atingir e encantar apenas adultos e/ou adolescentes (que já passaram da idade e, provavelmente, não ganham mais presentes no Dia das Crianças), então não vale a pena pegar carona nessa data, não é? Ou, ainda, se você vende um produto ou serviço que não tem nenhuma relação com crianças, então não precisa se esforçar também. Guarde o tempo e recursos que seriam investidos para focar em um público mais adequado ao seu produto!
Analise a oportunidade da data e faça a seguinte reflexão: meu trabalho e dinheiro podem render bons frutos com as crianças?
Se a resposta for “não”, evite… Se a resposta for “sim”, ataque!
Vou dar um exemplo mais tangível para você: seu hotel, perto de um grande centro de convenções, tem o foco total no público B2B, e fica numa região com poucos atrativos turísticos. Então, qual é o motivo de investir nessa data para tentar atrair famílias no feriado das crianças? Ficou claro agora?
Quer mais um exemplo tangível de quando investir? Vamos supor que você tem uma cantina italiana e seu público é bem variado. Você pode investir em uma experiência de marca com diversão para as crianças e gastronomia para os adultos, ou uma promoção especial, ou ainda pratos especiais para os pequenos. Eles estarão se divertindo muito, enquanto os pais certamente ficarão bastante satisfeitos com os pratos e promoções que você oferece.
Resumindo: tenha muita atenção ao planejamento para o Dia das Crianças, pois as oportunidades de distrações são muitas e manter foco no que você tem a oferecer será um bom passo para o sucesso!
Desde que comecei a trabalhar com compra de mídia, tive a oportunidade de me formar e informar melhor sobre esse importante braço do Marketing Digital. E, há algum tempo, participei de um evento com um dos profissionais mais renomados quando se trata dos trabalhos patrocinados nos buscadores. E, ao contrário do que eu imaginava, investir na sazonalidade dentro do Google Ads pode aumentar muito seu CTR e conversão.
Portanto, se você já investe em Ads, aposte em anúncios e palavras-chave focadas no dia das crianças, assim, seu resultado final pode ter um bônus muito bom. Sendo que o mesmo vale para outras datas importantes dentro do seu mercado. Então fique atento!
Se você quer saber mais sobre anúncios no Google, leia nosso material exclusivo sobre eles.
Dica: o mesmo vale para o Ads do Facebook ou Instagram! Segmente bem o seu público, utilize as palavras corretas e sua campanha pode atingir excelentes resultados!
É muito comum vermos anúncios para as crianças na televisão falando diretamente para os pequenos. Isso também acontece em campanhas de merchandising em lojas infantis. Mas, lembre-se, estamos no Marketing Digital. Nosso campo é diferente e, por isso, nossa abordagem também deve mudar. Foque o discurso de suas vendas nos pais!
Por quê? Simples: as crianças inspiram e fazem com que os pais queiram gastar; elas podem pedir algum presente, demonstrar interesse, mas quem realmente decide a compra são sempre os adultos.
Faz muito tempo que o dia 12 de outubro é a data do Dia das Crianças. E você certamente sabe disso. Então não tem motivo para deixar tudo para última hora!
Processos de decisão de compra, muitas vezes, configuram-se por uma longa jornada de decisão por parte do consumidor, que está cada vez mais propenso a pesquisar, buscar opções e ter preferência por fornecedores que saibam gerir bem seu relacionamento com os clientes, antes de, de fato, fechar uma negociação.
Portanto, prepare-se com antecedência, planeje seu estoque, mude a temática das redes sociais e/ou loja, crie um ambiente que demonstre que você preza pela data, entre no clima, faça uma comunicação divertida e o que mais casar com sua estratégia!
Entenda que comprar o presente às vésperas não é uma regra, ou seja, você não vai querer aparecer só no dia 11 de outubro. Esteja presente com antecedência: quanto mais cedo você “aparecer” e demonstrar interesse em vender, mais cedo será lembrado.
Você já comprou algo pela internet, realizou o pagamento, esperou dias para seu produto chegar, até que no grande dia, ninguém chegou à sua casa para entregá-lo? Esse é apenas um pequeno exemplo de como a logística pode atrapalhar (muito) os planos dos clientes (e dos fornecedores também), se tornando um influenciador na hora de ele voltar ou não a comprar neste estabelecimento.
Agora imagine que é você o protagonista do atraso. Já pensou vender um produto para o dia das crianças e entregar ele na black friday? Frustração total para o cliente e a criança, não é? O presente não chegou, e talvez quem não chegue nunca mais seja o seu cliente à sua porta.
Portanto, planeje sua logística com antecedência e prepare-se para cumprir com os prazos e continuar sendo a preferência dos pais!
Você leu a Dica 0, refletiu bastante, viu que seu produto não atende ao público infantil, mas, mesmo assim, quer usar a data ao seu favor? Tudo bem, você pode optar pelos brindes especiais! Eles certamente te ajudarão a não ficar de fora!
Por exemplo: um posto de gasolina não vende para crianças. Contudo, os pais sempre precisam abastecer seus carros, certo? Então pense em alguns mimos para os pequenos. Mochilas, pelúcias, chaveiros, entre outros, são boas opções de itens que podem agradá-los. Dessa forma, você pode aumentar as suas vendas no período, mesmo sem se relacionar diretamente com as crianças.
Dica: Se quiser arriscar, não se limite. Isso tudo também funciona para lava-rápido, oficina mecânica, salão de cabeleireiro, farmácia, cinema, etc.
Antes de produzir este artigo, fiz algumas reuniões com meus gestores e, na última delas, nós avaliamos o sucesso de alguns artigos do nosso blog e identificamos um parâmetro bem bacana: palavras-chave sazonais têm um bom resultado.
A questão com elas é a agilidade: como não são produzidos conteúdos com enfoque nestas palavras durante o ano todo, inicie antes da concorrência, tenha material rico e se aproveite do alto volume de busca em um curto espaço de tempo.
Foi por isso que tivemos a ideia de produzir artigos diferenciados em datas específicas do ano, como este de Marketing para o dia das crianças que você está lendo.
E você pode fazer o mesmo! Se o dia 12 de outubro está muito próximo, planeje as próximas datas, e mãos à obra! Mesmo que esses conteúdos tenham “periodicidade”, o pico de resultado vale a pena!
Leia também: Saiba como encontrar a palavra chave para a sua campanha de marketing.
Você já ouviu falar no CONAR? O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária existe, é ativo e pode acabar com as suas estratégias. Portanto, fique atento às regras dele no que diz respeito às crianças!
Além disso, a Associação Brasileira de Publicidade possui um material sobre o que pode e não pode ser explorado nessa data. Abaixo eu listei algumas observações:
São determinações do próprio CONAR, ok? Então nada de desobedecer!
Se você vai fazer anúncios no Facebook ou Instagram com o tema do dia das crianças, nada de economizar nas cores e diversão! Crianças gostam disso!
Aqui, vale a pena brincar e fazer o lado lúdico dos adultos aflorar! Sim, é muito difícil termos o olhar dos pequenos, mas se esforce para libertar um pouco da criança que existe em você! Fale a língua deles e se torne familiar a eles!
Dica: Use bastante referência para criar! Do Brasil e do exterior! Procure publicações no Instagram ou no Pinterest que possam dar boas ideias artísticas para os seus materiais.
Somos especialistas em marketing de performance e gostamos de ajudar a sua empresa a crescer! Principalmente em datas comemorativas e momentos de grande abertura, como é o Dia das Crianças! Nos esforçamos por nossos clientes e buscamos sempre o melhor da estratégia do Marketing Digital para trazer resultados reais!
Por isso, se você está em busca de uma consultoria, ajuda com posicionamento digital ou uma nova agência para começar com o pé direito sua nova estratégia, conte conosco!
Clique aqui para saber mais sobre a Hubify e entrar em contato com a gente! Estamos sempre disponíveis para uma boa conversa e um bom café!