Blog 8D Hubify

10 maiores vantagens do LinkedIn para sua empresa que você precisa conhecer

15 minutos de leitura

Além de usar o Google Meu Negócio, não há dúvidas de que as redes sociais são fundamentais para a estratégia de marketing digital das empresas. Só no Brasil, há 127 milhões de usuários com contas no Facebook. O Instagram já ultrapassou os 50 milhões. E, se você não conhece as vantagens do LinkedIn, saiba que essa rede social já passou da expressiva marca de 29 milhões por aqui.

Ou seja, os usuários estão à espera de empresas que consigam entender quais são suas principais necessidades e problemas.

Neste texto, você verá quais são as principais vantagens do LinkedIn e como é possível obter os melhores resultados com essa rede social. Quer ampliar sua atuação digital? Então, veja agora mesmo o que você precisa fazer. Boa leitura!

Como funciona o LinkedIn?

O LinkedIn é considerado como uma rede social dedicada a interações profissionais. Ou seja, funciona como um currículo online que permite que empresas e outros profissionais tenham acesso a todo conteúdo publicado.

Mais do que isso, permite que as empresas entrem em contato com outras marcas para procurar parcerias e fornecedores. No caso de estar incluído em grupos, a visibilidade será ainda maior. Isso significa que todos que estão seguindo a empresa ou grupo ligado a ela terão acesso ao perfil.

Além disso, as empresas e os grupos que a sua instituição segue também são importantes para aumentar a visibilidade da página. Os profissionais que seguem a mesma empresa que você ou fazem parte do mesmo grupo têm uma ligação indireta com a página, aumentando o seu círculo de visibilidade.

Vale lembrar, entretanto, que o LinkedIn não substitui o Facebook. De acordo com estudos, entre os 95% dos usuários no Brasil que acessaram, ao menos, uma rede social no intervalo de 30 dias, 86% usaram o Facebook, enquanto o LinkedIn ficou com apenas 22%. De acordo com o mesmo estudo, 72% dos usuários utilizam o Facebook, e a rede profissional ficou apenas com 28%.

Ou seja, cada rede social tem seus objetivos e atinge usuários diferentes, dentro de uma estratégia de resultados.

Para que serve essa rede social profissional?

O LinkedIn tem várias utilidades para pessoas e empresas. Como a rede tem um tom mais profissional, as interações tendem a ser mais informativas e objetivas.

Por um lado, as empresas têm condições de ampliar o mercado de atuação, fazer parcerias e novos negócios. Por outro, as pessoas podem escolher cursos para melhorar o currículo, fazer amizades profissionais e até mesmo rastrear boas oportunidades de emprego. Assim, a rede social permite:

  • conectar amizades profissionais;
  • possibilitar o marketing digital pessoal;
  • conectar profissionais de todo o mundo;
  • conectar profissionais de mesma área de interesse;
  • facilitar a busca por empresas (seja para conquistar um emprego, seja para fazer parcerias).

Quais as vantagens de criar um perfil para a empresa no LinkedIn?

Veja agora quais são as principais vantagens em criar um perfil no LinkedIn para sua empresa!

1. Mostrar autoridade empresarial

Uma das vantagens do LinkedIn, tem a ver com a autoridade empresarial, a empresa consegue mostrar o que ela faz e como tudo é feito, até que se torne uma referência em seu ramo de atuação. Isso acontece quando a instituição consegue conversar com seus consumidores ideais, tirando as dúvidas deles e ensinando como eles podem alcançar seus principais sonhos.

Com um conteúdo educacional, a sua rede de contatos poderá ver a marca como referência. O LinkedIn é um dos meios para você conseguir esse resultado, uma vez que é uma rede destinada a relações profissionais.

2. Promover a empresa

Quando a marca da empresa consegue entregar valor para o público-alvo, a instituição é promovida nos mais variados canais em que atua. Para tanto, o LinkedIn surge como uma poderosa ferramenta para que os produtos e serviços da empresa sejam compartilhados.

Entretanto, esse ponto deve ser planejado considerando o anterior. Ou seja, a empresa precisa apontar e resolver as dificuldades de seus consumidores, sendo, assim, notada. Afinal, entre as vantagens do LinkedIn, está o fato de a rede social ser uma das ferramentas que as pessoas usam para aprender mais sobre diversos assuntos.

3. Promover funcionários

Os colaboradores são um tipo de porta-voz da empresa e esse ponto está entre as vantagens do LinkedIn. Desse modo, eles podem passar uma série de impressões e informações para os consumidores. Para conseguir implementar isso, faça com que funcionários-chave tenham uma conta ativa no LinkedIn e sejam ativos na rede.

Quando a página empresarial postar algum conteúdo, faça uma contextualização e marque algum dos colaboradores. Nesse sentido, busque engajá-los para que também comentem e compartilhem essas publicações.

4. Conseguir novos clientes

O LinkedIn tem uma grande concentração de profissionais. Depois de definir qual é o tipo de cliente ideal, a empresa estará pronta para poder buscar por eles, utilizando recursos presentes na ferramenta, como as buscas avançadas. Antes de enviar uma solicitação de conexão, entretanto, verifique se eles realmente têm o perfil desejado pela instituição.

5. Procurar antigos contatos

Tente fazer um esquema das pessoas com quem a empresa deixou de conversar nos últimos meses e que tenham o perfil procurado pela instituição. Para começar uma nova conversa, procure pontos em comum disponíveis no perfil ou tente relembrar a pessoa do que motivou a última conversa.

6. Construir relacionamentos profissionais

Mesmo com os contatos em que a empresa já tem e se relaciona, há o que fazer. Busque por conexões que se mostrem estratégicas. Nesse caso, estabeleça um novo contato, mostrando que a marca acredita que determinado conteúdo pode ser útil para o dia a dia daquela pessoa.

7. Contar com uma cultura de aprendizado

Siga pessoas conhecidas pela autoridade no mercado em que a empresa atua (autoridades, influenciadores e profissionais reconhecidos). Nem sempre é preciso solicitar uma conexão com essas pessoas. Indique para que outros colaboradores possam segui-las e discutir assuntos com elas. O ideal é se fazer conhecido e trocar opiniões. Assim, a chance de os funcionários da sua empresa aprenderem e serem vistos é maior.

Aproveitando que falamos sobre influenciadores, que tal descobrir como contratar o influenciador perfeito para a sua marca?

8. Informar-se sobre as principais tendências do mercado

Procure saber quais são os assuntos do momento na sua rede de contatos. Reserve um tempo durante os dias para visitar alguns perfis. Acesse também as páginas de empresas rivais, procurando por alguns padrões que podem ser úteis para traçar sua própria estratégia, como:

  • pesquisas;
  • novas tecnologias;
  • modelos de gestão.

9. Promover materiais

Entre as vantagens do LinkedIn, também podemos citar a promoção de materiais. Normalmente, as empresas têm muito conteúdo para compartilhar. Com o LinkedIn, cada um deles pode ser patrocinado ou impulsionado com o LinkedIn Ads.

A prática pode encontrar possíveis pessoas que serão impactadas pela mensagem e se interessarão pelos produtos e serviços da empresa. Dê preferência para os materiais que são úteis para que os consumidores consigam resolver suas demandas.

10. Procurar talentos

O LinkedIn está repleto de grandes talentos. Ao se posicionar como uma marca que procura e valoriza bons profissionais e que se destaca em seu mercado, os profissionais terão desejo em trabalhar em seu negócio.

Para tanto, produza conteúdo que demonstre essa tendência. Mostre o dia a dia dos profissionais e até mesmo uma foto de um destaque da empresa. Conte quais são os motivos para a empresa considerá-lo como um potencial talento não só para ela, mas para todo o mercado.

Como aproveitar as vantagens do LinkedIn?

Quer saber o que fazer para contar com as vantagens da rede social? Confira agora as melhores dicas!

Crie uma página institucional

Como acontece com o Facebook, o LinkedIn permite a criação tanto de perfis pessoais quanto empresariais. Nas duas redes, é recomendável que as empresas criem perfis exclusivos para fins comerciais. Nesse caso, é possível contar com soluções exclusivas. Assim, as estratégias da empresa terão mais possibilidades e dados para análise.

Não sabe como montar seu perfil empresarial? Então, assista o vídeo a seguir e veja dicas incríveis!

Personalize sua URL e tenha melhores resultados de SEO

Uma das práticas interessantes para a sua página empresarial é poder usar a opção de links personalizáveis. Com eles, a possibilidade de ver o perfil nas primeiras posições do Google é maior. Fazer a edição de perfis pessoais da URL é fácil. Próximo ao avatar, há um ícone de configuração de URL. No caso de empresas, a alteração deve ser feita diretamente no suporte.

Insira mais de um idioma na página

Caso a empresa tenha clientes internacionais, é possível inserir mais de uma língua em seu perfil, utilizando o mesmo endereço de URL. Próximo ao botão “Ver perfil como”, há uma seta. Nela, selecione “Criar perfil em outro idioma”. Inicialmente, o LinkedIn fará o espelhamento de informações. Depois, você poderá fazer a tradução como bem preferir.

Use e abuse das fotos

Apelar para o visual é uma estratégia importante para fazer com que sua marca seja vista. Embora o LinkedIn não seja uma rede que priorize o uso das imagens, como acontece com o Instagram ou Pinterest, isso não significa que você deva evitá-las.

Pelo contrário, use o espaço para exibir os melhores projetos da empresa e se comunicar de forma mais eficaz com os seus consumidores. Essa é uma maneira para movimentar o perfil e aumentar a quantidade de pessoas que acessam a página.

Faça uma descrição precisa do seu negócio

Diferentemente do Instagram e Facebook (em que as pessoas buscam, sobretudo, por diversão e diálogo com seus parentes e amigos), o LinkedIn é a rede social em que os usuários buscam por informações profissionais, parcerias e até mesmo encontrar uma nova possibilidade de mercado.

Nesse sentido, para que a sua empresa seja mais visível na rede, é fundamental fazer uma descrição precisa do seu negócio. Dessa forma, as pessoas poderão encontrá-la mais facilmente e se certificar de que é esse o relacionamento que elas estão procurando.

Inclusive, a quantidade de informações inseridas aumenta a credibilidade do negócio. Contar um pouco da história empresarial pode fazer com que o público sinta quais são os objetivos e missão da empresa, se conectando com ela. É possível usar descrições, os setores de mercado e até mesmo slogans.

Preencha todos os campos disponíveis

Os campos disponíveis no LinkedIn permitem que a descrição dos trabalhos empresariais seja feita com profundidade e exatidão. Por isso, preencha a maior quantidade de campos possível. Dessa forma, as pessoas conhecerão bem o campo de atuação empresarial, bem como as suas vantagens e diferenciais.

No caso de perfis pessoais, destaque possíveis prêmios e projetos filantrópicos de que você já participou. Atuou de forma decisiva para o benefício de alguma empresa? Cite o caso, demonstrando qual foi a sua importância no momento de fechar o negócio. Quando os profissionais se mostram qualificados, a marca é a grande beneficiada, já que os usuários verão que ela conta com grandes profissionais.

Participe de grupos

Como na vida social como um todo, no LinkedIn, é essencial formar uma rede de contatos, mais conhecida como networking. Na rede, isso é criado a partir dos grupos. Lá, os profissionais podem discutir sobre determinados assuntos, trocar experiências e até começar uma conversa para fechar possíveis negócios.

Portanto, participar ativamente dos grupos é uma forma para fortalecer a marca nesse espaço, colocando-se como referência de mercado. Criar um grupo permite que você vá além e consiga enviar e-mails para todos os participantes.

Vale lembrar que o grupo não é lugar para ficar fazendo propagandas. Ao contrário, é o melhor momento para interagir com outras pessoas e mostrar que a marca está disponível para resolver os principais problemas dos participantes. Ou seja, o mais importante é a experiência empresarial.

Além disso, algum tempo deve ser dedicado para a interação no espaço. Assim, será mais fácil construir uma autoridade de sucesso e ser reconhecido tanto dentro da rede quanto fora.

Quais são os piores erros das empresas no LinkedIn?

Para não errar na estratégia, é necessário evitar algumas práticas. Descubra agora o que você não deve fazer!

Não postar constantemente

É comum que as empresas deixem os perfis por vários dias sem nenhuma postagem ou interação. Depois de algum tempo, arrependem-se de fato e tentam postar vários conteúdos de uma só vez. Entretanto, logo depois, voltam à mesma rotina.

O que cria autoridade para as marcas não é a quantidade de conteúdo postado em apenas um dia (provavelmente, a maioria das pessoas nem verá todas as publicações), mas a frequência com que as postagens são publicadas. Por isso, é melhor postar em intervalos regulares do que fazer várias publicações esporádicas.

Não contar com um calendário de publicações

Como continuação do erro anterior, está a falta de um calendário de publicações. Quando a empresa não se planeja para fazer postagens diárias, corre o sério risco de se esquecer ou de deixar de produzir conteúdo interessante.

Com um calendário, as empresas passam a produzir seu conteúdo com antecedência e a procurar por meios para garantir que o material estará publicado no dia esperado. Para tanto, utilizar a ferramenta de programação de postagens é uma estratégia interessante. Dessa forma, o conteúdo será postado no horário em que a empresa acredita que o conteúdo será mais visualizado.

Não fazer posts específicos para a rede social

Para diminuir o trabalho ou economizar com a produção de conteúdo para cada rede em que a empresa atua, é comum postar um mesmo material em todas elas. Entretanto, a prática não é recomendada, uma vez que as redes têm enfoques e públicos diferentes.

No caso do LinkedIn, o tom deve ser mais profissional em relação ao que é encontrado nas demais, como Facebook e Instagram. Dessa forma, a produção do conteúdo já deve considerar tais diferenças no momento da produção. Assim, será mais fácil conquistar os seguidores e ter uma comunicação mais interessante com as conexões, aproveitando, de fato, as vantagens do LinkedIn.

Não atualizar as informações

A empresa mudou de telefone ou a sede agora está em outro lugar? Mude as informações o mais rápido possível no seu perfil. Quando não há confiança nas informações e elas não se confirmam na prática, as pessoas se sentem enganadas. Não é isso que sua empresa deseja, não é mesmo? O mesmo vale para modificações no endereço do site ou qualquer outra informação relevante para o seu público. Preze pela transparência!

Não ser ativo na rede

Outro problema que deve ser evitado é apenas postar conteúdo e sair da conta. Para conseguir construir autoridade e respeito na rede social, é preciso mais do que apenas publicar conteúdo. A empresa deve interagir com os usuários, mostrando estar presente sempre que eles precisarem.

Por tanto, responda a todos os comentários que forem feitos. Nem mesmo os negativos devem ser desconsiderados. Nesse caso, é possível fazer com que o usuário tenha a relação restaurada com a empresa.

Ao verem que a marca se comunica com as pessoas pela rede social, mais seguidores tenderão a fazer perguntas e enviar mensagens para ela. Então, esteja pronto para responder a essas mensagens da forma mais precisa e rápida possível. Ser ativo na rede social (inclusive, participando de grupos) é tão importante quanto ter um calendário de postagens.

Não contar com estratégias bem definidas

Uma das maiores dificuldades para os administradores de páginas em redes sociais é confundir dados valiosos com informações sobre popularidade, mas que pouco dizem sobre a eficácia das estratégias. Também chamadas de métricas de vaidade, podem medir a quantidade de curtidas, comentários e compartilhamentos.

Embora isso tenha algum valor, não necessariamente renderá algum lucro. Por exemplo, é possível que suas publicações não tenham relação com as necessidades dos seus consumidores e apenas estejam divertindo um público diferente. Nesse caso, ainda que sua página consiga ter um grande alcance, dificilmente aquele público fará negócios com a empresa ou ajudará nisso.

Por isso, é preciso ter uma estratégia baseada nos objetivos empresariais. Nesse caso, cada ação será planejada para gerar uma conversão. Além disso, cada detalhe deve ser monitorado para otimizar as ações.

Não entender quais são as novidades do marketing

A produção de conteúdo deve sempre conciliar os desejos dos consumidores e as tendências de marketing. Dessa forma, a empresa pode sair à frente da concorrência e conseguir melhores resultados. Caso demore para implementar as mudanças, será mais difícil ser considerada como referência na área de atuação. 

Algumas das principais tendências são:

Como melhorar a audiência na rede social?

Mesmo depois de criar a página empresarial, você pode usar algumas técnicas para conseguir criar uma audiência online. A seguir, veja as principais.

Faça SEO para LinkedIn

O LinkedIn é uma página muito amigável para os motores de busca. Por isso, pesquise quais são as melhores palavras-chave e otimize suas postagens. Dessa forma, a chance de os seus conteúdos estarem nas primeiras posições do Google é considerável.

Lembre-se também de adicionar os termos-chave na descrição da empresa. Isso também é útil para ser encontrado facilmente na ferramenta de pesquisa das redes sociais.

Quer saber mais dicas de como bombar seu LinkedIn? Confira o vídeo!

Invista em mídia paga

Empresas que tenham uma Company Page podem criar campanhas patrocinadas para a promoção do conteúdo criado. As grandes vantagens do LinkedIn aqui são as possibilidades de segmentação e foco, que são superiores até mesmo em relação ao Facebook.

Dessa forma, você terá à disposição uma excelente oportunidade para conseguir tráfego de alta qualidade para seu site de forma rápida para o funil do marketing do seu negócio.

Mensure os resultados das suas ações

Da mesma forma que você pode mensurar os resultados das ações de seu site e do Facebook, é possível verificar se as estratégias com o LinkedIn também estão proporcionando o retorno que você espera. Você consegue ter acesso a informações como quantidade de visualizações, engajamento e cliques. Com isso, toda a estratégia e a comunicação empresarial podem ser ajustadas para alcançar ainda mais pessoas nas próximas publicações.

Por que contratar uma agência de marketing digital?

As empresas podem conseguir melhores resultados se praticarem as ações mais condizentes com o mercado e o público de atuação. Além disso, a todo momento, deve-se verificar se há algum ajuste que deve ser realizado para maximizar o retorno obtido.

Para tanto, as ações são muitas: desde a criação de postagens até o uso de links patrocinados. Caso a empresa não tenha tempo, conhecimento específico ou profissionais qualificados, boas oportunidades de negócio podem ser perdidas.

Com a parceria de boas agências de marketing digital, o processo fica mais fácil para a empresa, que terá mais tempo para lidar com os consumidores. Além disso, terá a certeza de que as melhores práticas serão executadas para que o maior retorno seja obtido.

Outro benefício de ter parcerias com as agências é que elas estão sempre atentas às novidades dos aplicativos e redes sociais. Você conhece, por exemplo,a atualização do Instagram que pune a utilização de falsos seguidores? Essas empresas estão prontas para adotar somente as melhores práticas, evitando esse tipo de punição.

Como vimos até aqui, o LinkedIn possibilita o acesso a uma valiosa rede de contatos, capaz de trazer novos parceiros e clientes. Entretanto, não basta apenas criar um perfil e tocá-lo de qualquer forma. Longe disso, é necessário ter um planejamento digital voltado aos resultados para a rede, possibilitando recuperar o investimento efetuado.

Para tanto, conte com uma empresa especializada que possa ajudá-lo em todos os processos. Assim, serão grandes as chances de alcançar os objetivos traçados por meio das vantagens do LinkedIn.

Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como podemos ajudá-lo a aumentar suas vendas a partir de uma estratégia digital consistente!

Rubens Netto
Administrador, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV, é socio da 8D Hubify e Head do time de Customer Success.
Buscar por