Blog 8D Hubify

Conheça os diferenciais do ActiveCampaign!

10 minutos de leitura

Na hora de escolher a melhor ferramenta de automação, é importante reconhecer os atributos de cada plataforma e entender qual combina mais com a sua empresa. Assim, vamos te mostrar por que os diferenciais da ActiveCampaign fazem essa opção ser uma das melhores do mercado!

Afinal, essa empresa sempre buscou acelerar o crescimento dos negócios com uma plataforma desenhada, para oferecer a melhor experiência ao cliente.

Então, fique ligado nos recursos que destacamos para cada função da plataforma. Boa leitura!

O que é a ActiveCampaign?

De modo geral, a ActiveCampaign é uma ferramenta de Customer Experience Automation, ou automação da experiência do cliente (em português), pioneira na definição da categoria. 

Segundo dados da própria plataforma, a Active auxilia mais de 145 mil empresas, em mais de 170 países espalhados pelo mundo, a se conectar e interagir com clientes de forma relevante.

Outro ponto importante que vale ser mencionado é que a ActiveCampaign ajuda a criar experiências otimizadas para usuários, automatizando os processos de marketing, vendas e suporte.

Como acontece essa ação? Basicamente, por automações predefinidas. É a união entre e-mail marketing, automação de marketing, CRM, machine learning, segmentação e personalização entre canais.

Para resumir, com a Active é possível otimizar a experiência do cliente a partir de ações como:

  • encontrar o equilíbrio entre automação e toque humano;
  • harmonizar a inteligência do cliente com o seu negócio;
  • combinar as estratégias certas, em momentos pertinentes.

Quais são os benefícios da Active?

Uma das vantagens competitivas que a ActiveCampaign tem frente à concorrência é a possibilidade de vincular seus recursos de e-mail e mensagens a uma plataforma de automação de marketing fácil de usar.

Além disso, a Active tem funcionalidades internas de CRM e automação de vendas, sabia?

Com a ferramenta é possível:

  • criar fluxos de trabalho de marketing;
  • rastrear o comportamento de vários canais de marketing;
  • elaborar sequências de acompanhamento automatizadas.

Mas, não é só isso! A plataforma ainda oferece integração com mais de 150 aplicativos e serviços.

Vamos descobrir mais vantagens da ActiveCampaign? Confira a seguir!

Rastreamento de site

Essa funcionalidade possibilita que a Active entenda o que um contato está fazendo no seu site.

O histórico completo de visualizações da página é anexado ao registo de contatos, para que você saiba quais ações eles executaram ou não no seu site.

Assim, você pode usar essas informações de exibição de página para segmentar seus contatos e alterar seu marketing.

Conteúdo condicional

A partir do conteúdo condicional você tem a chance de alterar de forma dinâmica o conteúdo por contato.

Quer um exemplo? Você pode exibir imagens ou blocos de texto completamente diferentes em um e-mail, com base em como o contato é marcado ou em quais páginas da web ele visualizou no seu site.

API de fácil utilização

Além das integrações embutidas para muitos serviços populares, a ActiveCampaign pode se integrar fácil e completamente ao ecossistema de aplicativos que você já está utilizando.

Automação intuitiva

A maioria das ferramentas de automação de marketing são complexas e, até mesmo, confusas, não é mesmo?

Com a ActiveCampaign, isso não acontece! O construtor de automação da ferramenta é um fluxograma de arrastar e soltar, ou seja, é intuitivo e fácil de usar. Dessa forma, você pode criar automações poderosas de maneira rápida e fácil.

Pontuação avançada de leads

A ActiveCampaign permite criar pontuações ilimitadas de leads com regras, para que você tenha flexibilidade e controle para priorizar seus leads de acordo com qualquer critério importante para o seu negócio.

Essas pontuações em questão podem ser utilizadas para iniciar as automações, de modo que você possa distribuir automaticamente um lead à sua equipe de vendas quando atingirem uma pontuação limite.

Para quem a ActiveCampaign é indicada?

A ferramenta serve para empresas de todos os portes, mas há alguns nichos para os quais é mais indicada, são eles:

  • imobiliárias;
  • e-commerces;
  • turismo e eventos;
  • companhias digitais;
  • mercado B2B no geral;
  • organizações sem fins lucrativos;
  • empresas da área da saúde e nutrição.

Quais são os diferenciais da ferramenta?

Agora que já vimos sobre o que é a ActiveCampaign, seus principais benefícios e para quais empresas a ferramenta é indicada, chegou a hora de conhecer alguns de seus diferenciais. Acompanhe!

Contatos e Segmentação

Os contatos podem ser divididos em 3 agrupamentos principais:

  • listas: agrupamento principal para ativação dos leads. Ex.: lista geral, cliente, não cliente, alunos, não alunos, etc;
  • tags: marcações para facilitar a organização dos contatos. Ex.: comprou, não comprou, newsletter, etc;
  • campos personalizados: informações condicionais, preenchidas no momento da conversão. Ex.: número de colaboradores na empresa, cor preferida, etc.

1. Pesquisa Avançada

Em primeiro lugar, a plataforma permite utilizar leads específicos com base em informações personalizadas. Além das ações em massa, como adicionar leads em listas, incluir informações condicionais, importar/exportar, etc; algo que não acontece com o RD Station.

Dessa forma, o processo gerenciamento de contatos (exclusão, importação, exportação, inclusão em listas, etc) é facilitado, pois não é necessário criar uma segmentação.

2. Exclusão de contatos da base

Hoje, nas principais plataformas do mercado, o processo de exclusão de contatos é mais extenso. Ou seja, você precisa criar uma segmentação, encontrar critérios para identificar os contatos em comum, para depois fazer a remoção da plataforma.

Por outro lado, com a ActiveCampaign, é possível encontrar esses contatos com mais facilidade. Assim, existe uma “caixa” na plataforma, para você inserir os e-mails que não quer mais utilizar, de forma mais simples e prática, ajudando no trabalho operacional da equipe.

3.Tutoriais e materiais explicativos, que ajudam no uso da ferramenta

Eles oferecem muito suporte na plataforma, desde o começo sobre como fazer as importações e boas práticas, até as etapas mais profundas. E os conteúdos existem em diversos formatos, seja YouTube ou Blog.

Pontos de Conversão

Aqui, vamos entender quais são os diferenciais da ActiveCampaign para ajudar na conversão de leads na sua empresa.

4. Formulários

A criação de formulários pode aumentar o seu banco de dados de contatos e sua lista de e-mail marketing. Assim, quando você cria um formulário na ActiveCampaign, existem quatro estilos para escolher, em:

  • linha;
  • pop-up;
  • barra flutuante;
  • caixa flutuante.

5. Landing Pages

Os estilos personalizáveis de landing pages na ActiveCampaign têm uma biblioteca de modelos, com fácil personalização. Além disso, a ferramenta de design de arrastar e soltar é bastante intuitiva e fácil de usar.

6. Opt-in duplo

O opt-in duplo é um processo de duas etapas, pelo qual um contato deve passar para ser adicionado à sua lista como um contato ativo, para que ele possa receber as campanhas de e-mail.

Já que estamos falando de e-mail marketing, veja boas práticas dessa estratégia!

Após o envio do formulário, os inscritos são adicionados como contatos “não confirmados” a sua lista. Você não pode enviar e-mails para os contatos que tenham esse status e eles não contam para o seu limite de contatos.

Dessa forma, quando um inscrito preencher seu formulário, um e-mail é enviado para ele, com um link de confirmação. Se o inscrito clicar no link de confirmação, seu status será alterado de “Não confirmado” para “Ativo”, e agora você poderá enviar e-mails para ele.

Sendo assim, os diferenciais da ActiveCampaign neste recurso são:

  • confirmar o interesse dos inscritos em receber comunicações, bem como validar as informações fornecidas no momento da conversão;
  • os contatos que passam por um opt-in duplo são mais propensos a interagir com suas comunicações;
  • a confirmação do usuário tende a reduzir as notificações de spam, melhorando também a entregabilidade de e-mails.

Design de e-mail marketing

Ele tem como objetivo a criação de e-mails de forma intuitiva, utilizando ferramentas simples para personalização de diferentes e-mails, de acordo com a sua finalidade.

Assim, os tipos de e-mails podem ser newsletters periódicas, oferta de produtos, solicitação de ação específica, fluxo de nutrição de leads, entre outros.

Agora, que tal ver um vídeo sobre uma das maiores polêmicas do marketing digital?

7. Mais flexibilidade na adição e posicionamento dos blocos

Você pode usar blocos de arrastar e soltar para personalizar qualquer página criada na ActiveCampaign. Dessa maneira, você poderá adicionar e editar os textos, exibir imagens e vídeos, coletar informações de contato e muito mais.

8. Maior capacidade de personalização

Aqui, isso acontece por meio do modelo drag and drop de blocos, com funções como caixa de texto, imagens, vídeos, botões, HTML e links.

Também vale ressaltar a funcionalidade do Feed RSS. Ele é útil quando você quer fazer uma atualização das comunicações que tem dentro do seu blog, sem necessariamente usar uma newsletter.

Assim, todas as vezes que tiver conteúdo novo no blog, você pode fazer um disparo para sua base. É diferente da newsletter, que você estabelece quais conteúdos quer divulgar de forma mais segmentada.

9. Salvar blocos recorrentes

Por exemplo, se você está fazendo a campanha do mês do trabalho, é possível colocar um banner recorrente a esse tema no seu blog, para ampliar o alcance dessa publicação e atingir mais pessoas.

10. Conteúdo condicional

Entre os diferenciais da ActiveCampaign, esse é um de destaque, pois ele permite enviar conteúdos diferentes para contatos variados, a partir de uma única campanha. Por exemplo, você poderia:

  • exibir uma imagem diferente do produto, dependendo do que um contato está interessado;
  • inserir uma oferta diferente, dependendo da etapa do ciclo de vida do cliente;
  • enviar um artigo informativo, de acordo com o problema que um contato está tentando resolver;
  • aumentar a relevância de suas mensagens para cada contato individual. Além de melhorar seu relacionamento com os contatos, aumentar suas taxas de abertura, promover sua taxa de conversão e entregabilidade.

Automação

Os fluxos de automação têm como finalidade realizar ações variadas, com base no comportamento do público. Os envios de e-mail marketing, SMS e atualizações cadastrais, por exemplo, são ações que podem ser automatizadas.

Nesse sentido, os tipos de fluxos são o abandono de carrinho, nutrição de leads, download de e-book, entre outros.

11. Teste A/B em fluxos de automação

Você pode criar uma campanha de e-mail marketing que automaticamente determina a versão de maior desempenho e a envia para a maioria da sua lista de contatos.

Para fazer isso, você só precisa criar um novo mailing na plataforma e escolher Teste A/B no tipo de campanha.

Além disso, você pode criar quantas versões precisar da sua campanha e escolher qual será o foco do teste A/B. Assim, as principais opções são:

  • assunto do e-mail;
  • elementos do layout;
  • elementos gráficos;
  • texto;
  • CTA;
  • dados do remetente;
  • entre outros.

12. Criar segmentações para a entrada dentro do gatilho

Os Gatilhos são condições que iniciam automações. Com eles, você é capaz de especificar exatamente como os contatos serão adicionados às automações, para que eles possam prosseguir. Você pode adicionar várias condições, para que a mesma automação comece de várias maneiras.

Isso é útil para atingir os contatos específicos e filtrá-los. Aqui, você cria um segmento para que apenas os contatos que correspondem a ele, entrem na automação.

Diferencial extra: múltiplas funcionalidades!

Por fim, vale lembrar que você diversos recursos dentro de uma única plataforma, isto é:

  • lead scoring;
  • extensão para Gmail;
  • app para celular;
  • fazer automações de marketing;
  • entre outros!

Não sabe o que é lead scoring? Então, confira o vídeo a seguir!

Como a ActiveCampaign está frente à concorrência?

A Active está entre as principais ferramentas de automação de marketing disponíveis no mercado, mas há algumas diferenças em relação aos seus concorrentes. Veja!

RD Station vs ActiveCampaign

Para operações iniciantes, tanto o RD Station quanto a ActiveCampaign podem ser usadas. A análise específica de funcionalidades pode fazer a diferença para a estratégia de marketing, então vale a pena pesquisar isso a fundo para escolher a plataforma que atenda melhor às necessidades da sua empresa.

Agora, para operações mais avançadas, a ActiveCampaign tem recursos e oferece oportunidades que podem fazer a sua empresa crescer mais rapidamente, sem perder o contato próximo com a base de contatos. Afinal, o relacionamento com o cliente é a parte mais importante do seu negócio, tanto para adquirir, quanto para reter.

HubSpot vs ActiveCampaign

Com a ActiveCampaign, você pode integrar seus processos de CRM e marketing, proporcionando a centralização das informações dos leads. Assim, é possível não só personalizar a experiência, como também automatizá-la.

Já o HubSpot tem igualmente vantagens que se destacam nesse quesito, mas a ferramenta acaba deixando a desejar por não ser tão intuitiva quanto a Active, além de ter preços mais elevados.

Considerações finais

Vamos combinar uma coisa? Não adianta lançar uma campanha de marketing e não mensurar seu alcance, não coletar dados dos contatos, não segmentar os leads captados e não automatizar o envio de e-mails para nutri-los em cada etapa do funil.

Portanto, para que você não perca nenhuma oportunidade de negócio, a ActiveCampaign oferece inúmeras funcionalidades, como automação de marketing e ferramentas de criação e disparo automatizado de e-mails específicos para cada segmento de clientes. A plataforma ainda fornece um CRM nativo para gestão e atualização deste relacionamento com o cliente.

E aí, precisa de ajuda para entender melhor o cenário atual das estratégias da sua empresa? Aproveite para conhecer o serviço de automação de marketing da Hubify!

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
Buscar por